FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Como instalar Joomla no Frihost???

Aidmar
Olá a Todos!!!

Minha dúvida é a seguinte: Para instalar o Joomla no Frihost eu tenho que descompactar os arquivos no meu pc e depois fazer upload deles??? Eu instalei ele no meu pc e redou legal com o Xampp, mas o arquivo compactado tem + ou - 3.900 arquivos. Eu tenho que fazer upload de todos eles???? Ou tem como fazer upload do arquivo compactado e descompactar ele direto na pasta onde ele será instalado??? É que pelo file manager eu tenho que selecionar os arquivos um a um, então vou levar um mês para enviar todos eles...rs.

Resumo da ópera:

Qual o melhor meio de instalar o Joomla no Frihost????

Abraços a Todos!!!
D'Artagnan
*A RESPOSTA ANTERIOR ESTAVA ERRADA! PORTANTO REMOVI*
Bockman
Aidmar, podes enviar o ficheiro em formato .tar.gz que o DirectAdmin consegue descompactar.

Se fizeres o upload de um ficheiro em .tar.gz, basta ires ao file manager e quando estiveres na pasta onde puseste o ficheiro, vais ter na coluna "Action" uma opção Extract na linha do ficheiro.

É muito mais fácil e rápido fazer o upload em ficheiros compactados. Fica também a dica para o D'Artagnan, que também usa o DirectAdmin aqui na Frihost Wink

Be Well Cool
Aidmar
Obrigado pela dica, Sir Bockman!!!

Fiz conforme você explicou e funcionou direitinho. Ele só não conseguiu criar um bd novo, mas isso foi contornado usando o prefixo nos nomes das tabelas. Uma coisa que me chamou a atenção foi que o instalador do Joomla não conseguiu editar o arquivo configuration.php, e por isso eu tive que criá-lo manualmente com as configurações que foram exibidas no final da instalação e colocá-lo na raiz do site. Inclusive, ao editar as opções de template, me exibiu uma mensagem dizendo que não era possível editar o arquivo params.ini. Por quê isso acontece??? Questão de segunrança??? Ah, antes de postar aqui a pergunta eu havia feito o upload do arquivo compactado de instalação, mas estava em .zip. Achei que se funcionasse com um, funcionaria com o outro...rs. Laughing Mas a dúvida já foi sanada e o problema resolvido!!!

Abraços a Todos!!!
ewerton_aj
eU ESTOU COM A MESMA DUVIDA NAO SEI INSLTALAR O JOOMLA NO FRI HOST
Lviter
Descompacte a versão mais recente do Joomla em seu computador, faça o upload dos arquivos para o Frihost via FTP e depois crie um banco de dados (anote os dados do bd: nome do bd, login e senha).

Depois faça a instalação do Joomla "abrindo o site", ou seja visitando a url e seguindo os passos que seriam seguidos em qualquer hospedagem. Neste vídeo tutorial o Banco de dados é criado com o CPanel, mas não é complicado criar um BD no Direct Admin:
http://www.youtube.com/watch?v=6bfddlGpvdo&feature=player_embedded

Eu uso e gosto do Joomla, mas acho o Wordpress mais descomplicado, leve e simples de usar. Quando instalei o Joomla aqui no Frihost houve alguns problemas de permissão, o que é comum com o Joomla, dependendo da hospedagem, mas o WP nunca me deixou na mão neste particular.
JorYS90
Legal fica mas facil com ajuda do pessoal aqui x=
ewerton_aj
MUITO BOA AS RESPOSTAS PARABENS MUITO OBRIGADO PESSOAL CONTINUE AJUDANDO QUEM NÃO SABE Laughing
phantombr
Tambem ja instalei o Joomla aqui no frihost e tive o mesmo problema de permissões. Contudo a criação do banco de dados ocorreu normalmente. Na verdade achei o sistema em si muito lento de rodar e talvez a palavra seja burocrático de administrar. Continuo usando o MediaWiki mas praticamente não atualizo o site.
Lviter
É preciso analisar o custo x benefício de cada sistema. Joomla é um sistema pesadinho mesmo, embora muito completo. Gosto muito da flexibilidade que ele dá ao layout, embora a nova versão 3.0 do Wordpress também esteja progredindo nesse sentido.
Sidney
Joomla! - Instalação Passo a Passo
Entenda o passo a passo da instalação do Joomla
Este guia demonstra o passo a passo da instalação do Joomla 1.5.x no seu micro, tendo como base que você leu o item "Rode o Joomla no seu micro" pubicado neste site e já possui o servidor Web Apache + Interpretador PHP + o banco de dados MYSQL instalados.

É assumido que você está instalando o Joomla no Windows, que o servidor web Apache está direcionado para ser executado na pasta raiz c:\www, que foi criada a pasta "c:\www\meusite" que conterá o seu site joomla e que o servidor Web e o MYSQL foram iniciados.

Obtendo a última versão
Baixe a última versão do joomla, que pode ser obtida em Joomla_1.5.9-Stable-Full_Package.zip. Estou assumindo que a versão baixada foi a 1.5.7 ou superior.

Descompactando a versão para dentro do seu site

Copiei o arquivo Joomla_1.5.7-Stable-Full_Package.zip para dentro da pasta do seu site, neste exeplo c:\www\meusite e descompacte-a. Você terá uma estrutura de pastas conforme mostrado abaixo.

Tela Pastas padrões

Acesse o navegador (Browser) e digite: http://localhost/meusite e pressione a tecla enter.

1. Idioma
O joomla iniciará a instalação mostrando a tela de seleção do idioma de instalação.

Tela idiomas

Selecione o idioma de instalação do Joomla e pressione o botão próximo, no canto superior direito da tela;

2. Verificação de pré-instalação
A tela de pré-instalação mostra as configurações mínimas para instalação do Joomla estão corretas.

Estas configurações estão divididas entre obrigatórias e recomendadas. Leia as instruções na própria tela.

Tela Pré-instalação

Estando tudo conforme, pressione o botão próximo que será exibida a tela de licença;

3. Licença
Leia a licença e pressione o botão próximo;

Tela de licença do Joomla

O próximo passo será a configuração do banco de dados;

4. Banco de dados
A tela seguir solicita informações para configurar o banco de dados que será utilizado pelo seu site.

Informando os dados corretamente o Joomla criará automaticamente o banco de dados do seu site sem necessitar nenhum conhecimento seu sobre banco de dados.

Tela de configuração do banco de dados

A tela configuração do banco de dados está dividida em configurações básicas e avançadas.

Em configurações básicas, informe:
Tipo de Banco de Dado: mysql
Nome do Servidor : localhost
Nome de Usuário : root
Senha : <senha do banco de dados> (Na isntalação local com XAMPP, deixe sem preenchimento
Nome do Banco de Dados: dbmeusite (É o nome do seu banco de dados. Pode ser qualquer um.)

Em configurações avançadas, informe:
Remover Tabelas Existente: deixe desmarcado
Backup de Tabelas Antigas: deixe desmarcado
Prefixo da Tabela: jos_ (Mantenha o sugerido)
Após prencher os campos solicitados e pressione o botão próximo.

5. Configuração do ftp
Como estamos instalando localmente o Joomla, não é necessário configurar o servidor FTP.

Tela de configuração do ftp

Mantenha a opção não selecionada e pressione o botão próximo;

6. Configuração principal
Nesta tela iremos informar o nome do site, senha de acesso a área de administração e se desejamos uma versão de exemplo o site com conteúdo previamente preenchido.

Tela de configuração principal

Informe:
Seu e-mail. Este será o e-mail do super-administrador e qualquer notificação do Joomla será encaminhado para este e-mail.

Uma senha. Esta senha é que dará acesso a área de admisnitração do site;

Obs.: Anote a senha, pois vários usuáiros que instalam o Joomla acabam esquecendo esta senha e depois não consegue logar na área de administração, tendo que apagar tudo e recomeçar novamente do zero.

Pressione o botão "instalar exemplo de conteúdo", para que o site seja criado com informações de exemplo. Isto irá facilitar seu entendimento quanto a estrutura do site.

Pressione o botão próximo para concluir a instalação;

7. Fim
Esta é a tela final da isntalação do Joomla, se tudo ocorreu bem, a mesma será exibida, solicitando que seja removida a pasta installation da estrutura de repositórios do Joomla.

Tela Fim

8. Removendo a pasta installation
Conforme solicitado na tela acima, acesse a pasta do seu site e remova a pasta installation;

Tela Remover a pasta installation

Após remover a pasta installation, você estará habilitado a acessar o seu site Joomla.

9 . Acessando o seu novo site
Volte ao navegador e pressione e informe o endereço http://localhost/meusite e presisone enter.

Por padrão, seu site terá a interface conforme abaixo.

Tela seu site instalado

10 - Acessando a área de administração do seu site
Para acessar a área de adminsitração, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator e pressione enter.

Será solicitado o nome do usuário e a senha para acesso a esta área, informe:

Usuário: admin
Senha: <a senha que você informou ao final da isntalação do Joomla, na tela 7 de configuração.

Tela área de administração

11. Concluíndo
Junto com este template outros templates são pré-instalados e você poderá instalar qualquer outro disponível pela comunidade Joomla ou mesmo fazer o próprio template, mas este é um segundo passo que exige que você já esteja conhecendo um pouco mais sobre o joomla.

Para acessar seu site recem criado, digite no navegador http://localhost/meusite

Para entrar na área de adminsitração do site, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator

Bom proveito. Very Happy
tadeu7
Alguma vez você já quis copiar a cor exata que você viu em algum lugar na sua tela? Se sim, você está indo amar Cpick.

Cpick é um desses pequenos aplicativos que podem fazer a diferença no seu trabalho do dia a dia. É basicamente um seletor de cores, ou seja, uma ferramenta que permite obter os códigos de qualquer cor que você vê na tela. Cpick atualmente suporta hexadecimal, decimal, RGB, CMYK e HSV.

Mas Cpick inclui algumas ferramentas adicionais que o tornam ainda mais útil. As barras em sua interface, por exemplo, permitem que você crie novas cores movendo-os de lado a lado. Você também pode criar listas de cores e guardá-los para mais tarde. e gerar total de folhas de estilo CSS para usar em seu site.

O único inconveniente, se houver, é um design um pouco antiquado interface que se beneficiariam muito com um pouco de revisão.

Com CPick você tem não apenas um seletor de cores completa, mas também uma ferramenta útil para criar paletas de cores e ajudá-lo com folhas de estilo CSS.