FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Benefícios do Incenso

Kashinilaya
Um novo estudo do The FASEB Journalhttp://www.fasebj.org/cgi/search?fulltext=incense&sendit=Enter&volume=22&issue=8&journalcode=fasebj mostra que o incenso é psicoativo. As moléculas liberadas de um incenso que se queima ativam canais no cérebro que aliviam a ansiedade e a depressão.

É um achado importante, já que só nos Estados Unidos mais de cinqüenta milhões de pessoas são afetadas por alguma forma de ansiedade ou depressão.
Gilgamesh
Calma, calma, me desculpe, mas o incenso pode aliviar ansiedade e depressão.. o cigarro também faz isso... E o incenso tem os mesmos males e alguns outros a mais

Quote:

Teste mostra que fumaça de incenso é prejudicial à saúde

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Usado desde a Antigüidade com sentido de purificação e proteção, o incenso acaba de receber sinal vermelho da Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Cinco marcas avaliadas mostram que daquela fumacinha, aparentemente inocente, exalam substâncias altamente tóxicas.

Queimando um incenso todos os dias, por exemplo, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno --substância cancerígena-- contida em três cigarros, ou seja, em torno de 180 microgramas por metro cúbico. Há também alta concentração de formol, cerca de 20 microgramas por metro cúbico, que pode irritar as mucosas.
Paulo Fehlauer/Folha Imagem
Renata Sobreira Uliana, 49, professora de yoga, conta usar incenso todos os dias no altar que tem em sua casa
Renata Sobreira Uliana, 49, professora de yoga, conta usar incenso todos os dias no altar que tem em sua casa

As substâncias nem de longe lembram as especiarias aromáticas com as quais o incenso era fabricado no passado, como gálbano, estoraque, onicha e olíbano. Se há uma leve semelhança, ela reside na forma obscura da fabricação. No passado, o incenso era preparado secretamente por sacerdotes.

Hoje, o consumidor também não é informado como esses produtos são feitos e quais substâncias está inalando. O motivo é simples: por falta de regulamentação própria, os fabricantes de incenso não são obrigados a fazer isso.

Nas cinco marcas avaliadas (Agni Zen, Big Bran, Golden, Hem e Mahalakshimi), todas indianas, não há sequer o nome do distribuidor brasileiro na embalagem. Muito menos a descrição de quais substâncias compõem o produto. A Folha tentou localizar as empresas, por meio dos nomes dos incensos, mas, assim como a Pro Teste, não teve sucesso.

A avaliação foi feita a partir da simulação do uso em ambiente parecido com uma sala. Segundo a Pro Teste, foi medida a emissão de poluentes VOCs (compostos orgânicos voláteis) e de substâncias passíveis de causar alergias, como benzeno e formol. As concentrações foram medidas após meia hora do acendimento.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste e colunista da Folha, alerta que os aromatizadores de ambiente, como o incenso, são vendidos sem regulamentação ou fiscalização, o que representa perigo à saúde.

"Os consumidores pensam que se trata de produtos inofensivos, que trazem harmonia e, na verdade, estão inalando substâncias altamente tóxicas e até cancerígenas."

A Pro Teste reivindica que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) faça um estudo sobre o impacto dos produtos na saúde e elabore regulamentação para a produção, importação e venda no Brasil.

Consumidora

"Estou surpresa. Acendo incensos diariamente há 20 anos no momento em que faço minhas preces no altar budista que tenho na sala. É uma forma de agradecimento às divindades e de limpeza energética. Jamais pensei que eles pudessem fazer mais mal do que bem", diz Renata Sobreira Uliana, 49.

O resultado dos testes também surpreendeu os médicos. "Nunca li nenhum artigo científico a respeito disso, mas é um dado muito interessante, que vai fazer a gente repensar a forma de liberar esse tipo de produto", diz José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia.

Clystenes Soares Silva, pneumologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que nem pessoas predispostas a desenvolver quadros alérgicos (como rinite e asma) nem pessoas saudáveis devem se expor aos incensos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u380056.shtml

Minha chefe no antigo trabalho colocava isso, eu apagava, pq dava uma baita dor de cabeça na hora e depois também... Muita coisa se faz pensando que é bom, mas a saúde vem em primeiro lugar.!
cparakawa
Quer dizer então que eu posso fumar incenso que dá na mesma? Shocked

Nem sei o que vai no incenso. Lembro daqueles incensos mais "primitivos", em que vc usava várias ervas secas e trituradas, queimando-as com carvão. Que eu saiba, não faz muito bem à saúde por causa do carvão: diminuição de oxigênio, monóxido de carbono, fuligem e mais umas coisas não muito boas para a saúde. É mesmo, parece cigarro, só não sei se o efeito da nicotina é substituído por algum outro.
Vanilla
Gilgamesh wrote:
Calma, calma, me desculpe, mas o incenso pode aliviar ansiedade e depressão.. o cigarro também faz isso... E o incenso tem os mesmos males e alguns outros a mais

Dear Lord!!!!!! Sou viciada em incensos (diga-se de passagem que meu favorito é o de baunilha), mas já faz tempo que eu não compro ou acendo nenhum. Depois disso, não acendo nunca mais mesmo. Parei de fumar porque faz mal, não fazia idéia que acender um incenso podia ser tão ruim quanto...
cparakawa
Eu continuo com o cigarro, então nem tô tão preocupado com o incenso.

Off-topic:
Eu vi o seu avatar do Chong Li, o nome real do cara é "Bolo". Putz. Rolling Eyes
http://en.wikipedia.org/wiki/Bloodsport_(film)
Vanilla
cparakawa wrote:
Eu continuo com o cigarro, então nem tô tão preocupado com o incenso.

Off-topic:
Eu vi o seu avatar do Chong Li, o nome real do cara é "Bolo". Putz. Rolling Eyes
http://en.wikipedia.org/wiki/Bloodsport_(film)

Mimimi cigarro faz mal mimimi. Te pouparei do mimimi. Acho um saco quando vem me falar que é errado e tal. Viver faz mal! Very Happy

Ahhhh, xo continuar o off topic só dessa vez... O nome verdadeiro do Bolo Yeung é Yang Sze. Ele adotou o nome Bolo quando começou a participar dos filmes do Bruce Lee. Não me pergunte por que. Rolling Eyes BTW, ele tinha 50 anos quando filmou Bloodsport. E fazia o Van Damme parecer uma mocinha. Very Happy
cparakawa
Vanilla wrote:
Ahhhh, xo continuar o off topic só dessa vez... O nome verdadeiro do Bolo Yeung é Yang Sze. Ele adotou o nome Bolo quando começou a participar dos filmes do Bruce Lee. Não me pergunte por que. Rolling Eyes

Fiquei curioso. Ia dizer que bolo é aquilo que é comido em toda festa, mas o wikipedia dá versões menos à la Ronaldo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bolo

Quote:
Bolo (slang), anything good in life; it is often yelled in a drunken rage.

Quote:
Bolo (tank), a type of enhanced artificially intelligent tank appearing in the science fiction of Keith Laumer. The word was vaguely taken from the US Army use.

Quote:
B-18 Bolo, a United States Army Air Corps bomber aircraft from the 1930s

Opções mais prováveis, acho.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Voltando pro incenso, de novo na wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Incense

Tem incenso de maconha e de ópio. Rolling Eyes

Os malefícios do incenso, segundo o post do Gilgamesh, estão aparentemente vinculados com o processo de queima do mesmo. Como não existe ninguém fiscalizando, é bem possível que os fabricantes bem "criativos" adicionem madeira, pólvora, carvão e muitas coisas além de nossa imaginação. Eu não costumo queimar incenso freqüentemente, e o que eu tenho em casa é em pó. O ideal é usar carvão, mas eu uso álcool ou fluido de Zippo (querosene), sei lá se piora a situação.

Pelo jeito, o melhor são fragrâncias naturais que não precisem ser queimadas.
mariohs
Sou o único aqui que não curte o cheiro de incenso? Não sou daqueles que pedem pra apagar ou ficam de mimimi falando que não gosta, etc e tal. Se alguém me pergunta se pode acender, eu falo que pode na boa, se me pede pra escolher, eu escolho não acender Very Happy
quirino
Eu gosto de insenso, acendo uma vez ou outra no mês, gosto de incensos com o cheiro suave, não sabia que eles tem como efeito aliviar a tensão e a depressão, mas já tinha ouvido falar que fazia mal igual ao cigarro...mas como já disse a Vanilla, mimimi tudo faz mal mimimi...rs
Petsecia
Eu não gosto de nada com fumaça, seja cigarro ou incenso.
Se tiver deprimida vai lexotan mesmo. KKKKKKKKKK
quirino
Petsecia salve a geração saúde ehn ?!!! lexotan kkkkkkkkkkkkk
ah naum...prefiro incenso mesmo, melhor fumaça do que remédio...rs
Aidmar
Eu sei que vão querer me crucificar depois disso, mas na minha opinião, contra depressão e stress, nada melhor do que um bom orgasmo sem culpa com alguém de quem você goste.

É só a minha opinião!!! Wink

Abraços a Todos!!!
Deline
AUHHAUHA realmente o orgasmo deve ganhar de todos
Meu primo acendia todo dia um incenso no quarto dele...acho que quando o cheiro é muito doce e fica por muito tempo dá dor de cabeça...

Puts lexotan huauhahua, lexotan me lembra aline durel xD
Alice
Nossa, incenso é prejudicial? aqui em casa meu pai sempre compra, não sou muito fã mas até gosto de alguns, meu namorado é quem sente dor de cabeça com a fumaçinha! O.o
arquivo
Olha isso, impressionante... não fazia idéia que o incenso fosse prejudicial, mas tb nao acreditava em nenhum beneficio além de um cheirinho que dependendo do tipo de incenso poderia dar um ar gostoso pra determinado ambiente...mas com essa noticia até perdi a votnade de comprar um pra mim, ainda mais que faz piuco tempo que parei de fumar e oque estou procurando é uma vida mais saudável, sendo assim seria muito contraditório ingerir outro tipo de fumava maléfica...
Petsecia
Umhmmmm....
Tá, gostei do remedio.

javascript:emoticon('Very Happy')

Aidmar wrote:
Eu sei que vão querer me crucificar depois disso, mas na minha opinião, contra depressão e stress, nada melhor do que um bom orgasmo sem culpa com alguém de quem você goste.

É só a minha opinião!!! Wink

Abraços a Todos!!!
Very Happy
Petsecia
Fumaça faz mal, até pra camada de ozonio... KKKKKK
Odeio fumaça.

quirino wrote:
Petsecia salve a geração saúde ehn ?!!! lexotan kkkkkkkkkkkkk
ah naum...prefiro incenso mesmo, melhor fumaça do que remédio...rs
quirino
ahh... pega nada rs...
depende da fumaça também neh, no caso a do incenso eu gosto!
Kashinilaya
O alerta de Gilgamesh é importante! Devemos entender que vivemos em uma era de profunda ignorância (estamos evoluindo, eu sei!). A ignorância é tanta que pensamos que somos sabidos demais! A tendência nesta era é de utilizarmos produtos que atentam contra a vida, de alguma forma. Somos vítimas de um sem número de substâncias tóxicas, vindo de todas as direções. Em uma era mais iluminada, de mais sabedoria, produtos que fazem mal seriam raridade. Não duvido nem um pouco da citação de Gilgamesh.

Portanto, amigos, tenhamos cuidado com tudo o que consumimos, inclusive incenso. Não sou muito de utilizá-lo, mas daqui para frente serei mais cuidadoso. Só utilizarei se tiver confiança no produtor!
quirino
se for parar para pensar em tudo que faz mal não faremos mais nada, mas é bom evitar aquilo que não é tão necessario...
Gilgamesh
Talvez façamos tanta m... que se nos cuidassemos melhor viveríamos o dobro, mas estamos propensos a muita coisa. Mesmo asssim, é difícil, pq eu estou tomando meu bom e velho refrigerante de cola, que espero que seja o último, pq isso dá problemas.
E eu com 23 anos, já um probleminha que se eu não tratar agora, depois vou me ferrar, porque quando criança não comia direito...

Em suma...
cparakawa
quirino wrote:
se for parar para pensar em tudo que faz mal não faremos mais nada, mas é bom evitar aquilo que não é tão necessario...

Pois é, se for cortar tudo o que faz mal, ou provavelmente faz mal, não se "vive" mais. Eu não vejo muita graça numa vida extremamente regrada, mas vai de cada um ...
Luarah
Incenso não me relaxa em nada. Sofro de asma e só o fato de sentir aquele perfume entojante, já entro em crise. Passo bem longe dessas lojas que vendem produtos místicos.
Incenso é muito nocivo. minha vizinha acende aquela coisa horrível e como nossas janelas são próximas, esse cheiro tóxico invade minha casa. Tenho tido crises horrívies de asma, fico acordada até às 3 da manhã com falta de ar. Estou muito nervosa. Meu médico disse que esses produtos são muito prejudiciais, principalmente para quem é alérgico. Outro dia, ela acendeu à noite e tive uma das piores crises da minha vida.
Não sei mais o que fazer. Acho que os adoradores de incensos, deveriam entender que existe pessoas alérgicas no mundo, já sofremos com a poluição e agora com esse modismo, temos que enfrentar mais esse produto tóxico.
Outro dia surtei, gritei feito louca para ela apagar aquela porcaria, lhe disse que ela que se fechasse num quarto e que acendesse aquele incenso, sem ventilação. Se depois de algumas horas, ela ainda estivesse viva, então o problema era comigo.
Ela ascende uns 5 por dia. Se eu não me mudar de casa, tenho certeza que vou morrer. Deveriam proibir a comercialização dessa droga ou proibir seu uso, próximo à áreas residencias. Gosta de incenso, vai morar numa chácara.
akumashio
Nossa.. intaum é por isso que ando muito atordoado
Nunca mais fiquei perto de um Incenso... Vlw ae.. dessa eu naum sabia! Embarassed
Luarah
Semana passada resolvi meu problema. Já estava cansada de ter crises de asma. Todos os dias minha vizinha acendia aquele incenso. Fui à uma casa de umbanda e comprei um defumador, pedi o mais fedido e de cheiro mais forte. Quando comecei a tossir e sentir falta de ar, logo minha casa estava impreguinada com aquele cheiro entojante do incenso dela. Pensei comigo mesma, se já estou com falta de ar, que diferença vai fazer mais um cheiro. Acendi o defumador, coloquei bem próximo à janela, como ela faz com seu incenso e saí de minha casa. Deixei aquilo queimando. Mas antes de sair, escutei ela fechar todas as janelas de sua casa, com raiva e reclamando do cheiro.
Já faz uma semana que ela não acende mais aquela porcaria. Já tinha lhe pedido para não acender tantos incenso, que o cheiro vinha até a minha casa e que eu era alérgica. Ela me disse que o problema era meu, e que ela fazia o que queria na casa dela.

Então, se estou em minha casa, também posso acender o que eu quero! Laughing
Deline
Pra que acender incenso? Você passa numas ruas e sente aquele cheiro de maconha, fica calminho, calminho... AHAHAHAHA
Luarah
Dedê, qualquer cheiro é melhor que o cheiro de incenso. Cigarro, maconha....qualquer coisa é melhor. Naquele palitinho fedido, está cheio de produtos tóxicos.
Nada contra incenso, desde que esse cheiro insuportável não entre na minha casa. Desde que a vizinha parou de acender aqueles palitinhos ridículos, não tive mais crise de asma e meu marido, que não quis me deixar mais nervosa, me confessou que estava tendo dores de cabeça todos os dias, faz uma semana que não precisa tomar remédios para sua enxaqueca.

Se aquela infeliz acender novamente aqueles incensos, vou acender no mínimo, uns 5 defumadores. Meu cunhado, que é engenheiro químico, até me emprestou uma máscara semifacial com respirador.

Vamos ver quem vai ganhar a guerra! Twisted Evil
romeryto
Incenso é um aromatizante muito bom.

E além disso, tem toda uma boa filosofia agregada.
mikelll
já li numa revista que os incensos e velas de cheiro são muito poluentes e podem provocar problemas respiratórios graves...
Se é verdade ou mentira não sei, mas faz algum sentido...
O tabaco também é relaxante e é uma das maiores causas de morte por doença polmunar ou outras
Confused
thi.dias
o simples cheiro agradável, independente de alguma substancia psicoativa, já acalma qualquer pessoa.
Luarah
Nada contra a pessoas que gostam de incensos, mas pegunte a algum alérgico se se acalma com esse cheiro.

Para quem sofre de asma, é terrível. Quando um asmático entra em contato com uma substância que lhe provoca uma crise, fica horas com falta de ar e é uma das piores sensações que um ser humano pode ter.

Todos os asmáticos saem do consultório com a recomendação médica que não devem ficar num ambiente com cheiro de cigarro, aromatizantes de ambiente e principalmente incensos.

A queima dos incensos libera pequenas partículas de pó que podem conter monóxido de carbono e benzeno – duas substâncias altamente perigosas. Alguns estudos revelaram ligação entre alta exposição a incensos com doenças como câncer, asma e irritações de pele.

Para mim, não há nada de positivo em queimar incensos. Não há lógica alguma em colocar a saúde própria e a dos familiares em perigo por misticismo ou filosofia.

Minha médica me disse que já soube de mães que acenderam incensos em suas casas com filhos recém-nascidos. Não é um crime?
Deline
Depende muito do incenso, senão vira o problema do cigarro, tem gente que não gosta do cheiro mas mesmo assim tem que sentir, como a Luara.
Mesma coisa quando algum vizinho sem noção coloca fogo no lixo na frente da sua casa -.-
phellipe
Vanilla wrote:
Gilgamesh wrote:

Dear Lord!!!!!! Sou viciada em incensos (diga-se de passagem que meu favorito é o de baunilha), mas já faz tempo que eu não compro ou acendo nenhum. Depois disso, não acendo nunca mais mesmo. Parei de fumar porque faz mal, não fazia idéia que acender um incenso podia ser tão ruim quanto...

Lá em casa a gente tinha costume de acender antes de dormir, passar na casa toda, deixar um no cantinho do quarto. Mas CARACA, fiquei com medo agora.
Alice
Nossa, que punk! oO
mikelll
Deline wrote:
Depende muito do incenso, senão vira o problema do cigarro, tem gente que não gosta do cheiro mas mesmo assim tem que sentir, como a Luara.
Mesma coisa quando algum vizinho sem noção coloca fogo no lixo na frente da sua casa -.-

isso é horrivel!! odeio vizinho que queima lixo!! grrrrrrrrrr Evil or Very Mad
cherry-pie
Eu particularmente não gosto de incenso, a maioria é fedorento, minha vizinha acende aquele negócio todos os dias e fica soltando aquela fumaceira braba e o cheiro chega até o meu apartamento ¬¬'
Luarah
Nossa, como vocês aguentam um cheiro desses! Meu irmão é síndico do prédio onde mora e após muitas reclamações, em assembléia, por votação, os moradores decidiram pela proibição. Quem acender essa ´porcaria será multado. Ele me contou que, felizmente, só havia uma com essa mania de acender incenso. Disse que o cheiro impregnava o prédio todo.

Uma moradora, que tem seu apartamento acima da senhora que acendia os incensos, assim como eu, é asmática, e suas crises estavam piorando. Meu irmão, a pedido dessa moradora, visitou seu apartamento e lhe deu razão, o cheiro realmente chegava até o andar de cima e era insuportável.

Ninguém tem o direito de poluir o prédio com produtos tóxicos.

Reclame com o síndico.
cherry-pie
no meu caso naum tem muito com quem reclamar pq a maldita vizinha que usa incenso é a própria síndica rsrs
Luarah
Que azar!
Propaga
Inicio minha participação neste tópico com uma pergunta?
-Do que nossos pulmões gostam?
De fumaça? Tenho absoluta certeza de que não é!
Então meus colegas de fórum, quanta falácia em torno de um assunto que nosso organismo já responde por si mesmo?

Desculpem-me aqueles que divergem do meu ‘ponto de vista’, mas inalar fumaça ‘não está com nada’! Já fumei –cigarros- e hoje simplesmente tenho vergonha daquela época imbecil da minha vida.

Como disse, devemos respeitar nosso corpo e não ‘botar pra dentro’ nada que seja agressivo. Tanto faz comendo, bebendo e/ou inalando! Como já se falou, nosso corpo é um ‘templo sagrado’ e que deve ser respeitado como tal.

Concordo plenamente com o procedimento da Luarah. Se dialogando não se conseguiu o bom senso da vizinha em parar de queimar incenso, então que a vizinha experimentasse do seu próprio veneno!

Não tenho cachorro –apesar de gostar demais desses animais- para não aborrecer os vizinhos com seus latidos.

Portanto, tento não fazer nada, absolutamente nada que prejudique e/ou perturbe os outros. Mas, por favor, não me incomodem porque se não, ‘a cobra vai fumar’. Há se vai!!!

FUMAÇA? Nunca mais!
Propaga
cherry-pie wrote:
no meu caso naum tem muito com quem reclamar pq a maldita vizinha que usa incenso é a própria síndica rsrs

Não importa 'cherry-pie'. Exerça seu direito de condômina! Verifique no regimento interno do condomínio se existe alguma citação neste sentido. Em caso negativo, participe na próxima reunião e peça para que conste em ata a sua solicitação para que se acabe com qualquer fumaça indesejável no prédio.

E, se por ventura, você sentir-se constrangida em apresentar sua reclamação e pedido para inclusão no regimento interno do prédio –na próxima assembléia-, faça uma visita ao Ministério Público e o o/a Promotor/a apresentará, com certeza, uma orientação plausível.

Porém, primeiramente faça uma visita à Vigilância Sanitária local e relate seu caso.
leandrow
Odeio incenso.

E se tem algum benefício, certamente não supera nem de longe seus malefícios.
enilsoncba
leandrow wrote:
Odeio incenso.

E se tem algum benefício, certamente não supera nem de longe seus malefícios.

pronto.. concordo do começo ao fim com isso ai...
de que vale tantos "beneficios" que se dizem existir, sendo q os maleficios ultrapassam em riscos nocivos a saúde...
quer algo cheirosinho?! Tem aromatizadores, ambientalizadores, perfumes, essencias, "bom ar", sprays de essencia, etc etc... menos fumaça!!!