FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Google Chrome, o novo navegador do Google

Liques
De uma forma incrível, o Google deixou em segredo o lançamento do seu novo navegador. As primeiras fofocas surgiram a alguns dias e a empresa já vai lançar a versão beta.

"A companhia convocou a imprensa brasileira para um anúncio mundial nesta quarta-feira (3). Depois do vazamento da informação do lançamento pelo "Wall Street Journal", o evento no país foi adiantado para terça (2), indicando que o Brasil pode estar na lista dos cem países que receberão o novo produto"

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL744881-6174,00.html

Agora eu me pergunto: A massa vai aderir ao novo navegador? Vamos ter problemas para adaptar os nossos sites ao navegador?
cparakawa
Nem sei se saiu o beta hoje. Os boatos dizem que cada "aba" do navegador vai alocar memória separadamente. Se por um lado vai demandar mais memória, por outro pode acabar com as "travadas" que eu verifico fechando os tabs no firefox. Pode ser uma boa opção, é esperar.
Liques
Já é possível baixar o navegador.

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/google-chrome-hands-e-primeiras-impress%C3%B5es-com-screenshots

Já baixei aqui, as primeira impressões que tive foram ótimas. Bem mais rápido para abrir as páginas.

As minhas páginas estão OK pelo navegador. Ainda bem. Mr. Green

cparakawa wrote:
Nem sei se saiu o beta hoje. Os boatos dizem que cada "aba" do navegador vai alocar memória separadamente. Se por um lado vai demandar mais memória, por outro pode acabar com as "travadas" que eu verifico fechando os tabs no firefox. Pode ser uma boa opção, é esperar.

Você está certo, a cada página ele abre como um EXE independente. No meu caso que o computador possui pouca memória não vale muito a pena abrir abas. Pesa bem mais.

Mas vou evitar usar o navegador por causa de uma cláusula chata, a mesma que existe no orkut: O usuário mantêm as propriedades das coisas que vê pelo navegador, mas o Google pode usa-las quando quiser.

Putz, isso já é demais né? Que mania chata da empresa de querer colocar isso nos produtos dela. Mesmo que nunca eles abestadamente fariam isso, é uma porcaria.
mariohs
Estou usando-o neste exato momento. Não me acostumei, a barra de endereços é difernete do Firefox, tal como no Opera. Fora que eu to enfrentando alguns bugs e vou voltar AGORA para a raposa de fogo.
D'Artagnan
Download em http://www.google.com/chrome,
Uma das coisas mais lindas que eu vi nos ultimos tempos Rolling Eyes
cparakawa
Instalei agora, aparentemente tá bem rápido. Depois eu faço um teste com umas 20 abas abertas, algumas rodando com sites pesados - e que dão refresh automático.

Eu gostei do visual "clean", detesto browser com aquele monte de penduricalhos e 3 toolbars no topo. Cool

Ainda é beta, vamos ver como vai ficar o produto final. Queria ver o "bloatware" GoogleOS. Já tem browser e office mesmo, tá faltando o OS. Será que o Google vai mesmo dominar o mundo?
D'Artagnan
Compartilhando,

pra quem tem problem com proxy, tenta baixar direto o intalador BAIXAR
Liques
cparakawa wrote:

Ainda é beta, vamos ver como vai ficar o produto final. Queria ver o "bloatware" GoogleOS. Já tem browser e office mesmo, tá faltando o OS. Será que o Google vai mesmo dominar o mundo?

Não sei onde eu vi uma matéria que dizia que muitas empresas grandes, como IBM, estão estudando como o Google poderá influir no mercado no futuro.

Eu não acho nada dificil o Google querer fazer um OS mesmo. Pense bem: Eles conseguiram fazer uma engine de navegador. Na verdade eu não sei muito se foram eles... não sei o que o framework de JavaScript influi no navegador. Mas para rodar em ótimas condições eles detêm os melhores profissionais da atualidade.

Também com a cultura da empresa, onde todo o mundo quer trabalhar lá...

É preciso tomar cuidado... quem sabe eles vão querer virar tiranos de uma hora para outra? Espero que não, mas tudo pode acontecer. Mr. Green
cparakawa
O google já está influenciando no mercado atual. Se eles criarem um pacotão unindo pontos fortes dos outros competidores, há uma boa possibilidade de conseguirem emplacar.

O Chrome parece que vem de um fork do konqueror - kfh, algo assim. É algo promissor. Instalei aqui, de vez em quando dá umas travadas no youtube. bleargh ... Rolling Eyes
wolvebr
aew... depois de muito tempo estou voltando a postar... xPP...
bem... baixei o Chrome e logo de cara já estranhei o design... totalmente diferente pra quem está acostumado com FF ou IE, mas td bem, da pra se acostumar.
a navegação nele realmente é mais rápida do que até mesmo o FF3, pode baixar e ver você mesmo. Com relação as abas também funciona bem a parte de alocação de ram, mas eu já consegui travar algumas vezes o Chrome vendo vídeos do youtube, mas nada d+. Se eu comparar ele com o FF3, o FF3 consome 150mb de ram enquanto o Chrome consome menos de 50mb com os mesmos sites abertos.
Até agora só publicaram um problema: já foi descoberta uma falha que da pra executar scripts maliciosos... ¬¬''... porém em seu 2º dia de download ele já pegou 2,6% do mercado de browsers (não era pra se esperar menos de uma empresa tão grande)...
eu ainda prefiro o opera/ff3, ainda gosto muito da barra de menu la em cima... xD... abçs pra todos...
phantombr
Também estou usando agora enquanto digito este texto, e gostei muito do visual, estilo Google mesmo. Acabei de achar um bugzinho enquanto digito heuhuehueh as palavras somem quando precisa dar quebra de texto, ao enxer a linha da caixa de texto rsrsrs... mas tudo bem.. não só aposto neste navegador (que já importou meus favoritos automaticamente *-* ) como também garanto que vou usá-lo no futuro.
Guardian
A maioria das pessoas já usam o Google como pesquisa padrão, o Orkut, o não sei o que... Agora até o navegador? Tomara que seja bom... Vou baixar e testar...

Tomara que quando criarmos sites não tenha problemas com o navegador como no IE... Já estou cheia de hacks pra qui hacks pra lá... Confused

Está super legal(visualmente, não testei ainda).

O Google quer dominar o mundo, aliás, a internet hehe

P.S.: Será que veio pra compensar o desastre do Firefox 3 que em vez de melhorar piorou? XD
gilmariofgl
Já baixei e realmente o programa é bonitinho, mas depois do Firefox 3, Opera 9, explorer 7, Netscape 9, Avant Browser 11, acho que não foi grade novidade. Além disso, nada comparado ao Launch picLens. Sendo assim eu vou continuar com o Firefox mesmo.
Liques
Guardian wrote:

Tomara que quando criarmos sites não tenha problemas com o navegador como no IE... Já estou cheia de hacks pra qui hacks pra lá... Confused

É... mais um navegador pra gente testar né. Smile

Guardian wrote:
P.S.: Será que veio pra compensar o desastre do Firefox 3 que em vez de melhorar piorou? XD

Até hoje eu não entendi por que tantas pessoas falam que o Firefox 3 é super bom e blá, blá. O IE aqui roda melhor do que o Firefox. Mas quando eu falo isso para alguém que defende o Fifefox a resposta parece de um religioso fanático:"O que? Isso é impossível! O IE é uma droga! Para de usar ele". Mr. Green Não sei como seria a reação com o Chrone.
Petsecia
Eu estou morrendo de vontade de testar!!!!
Li uma reportagem no G1 e gostei muito das novas funções que ele tem. Alguem aqui ja testou? Gostou? Vale a pena instalar agora ou é melhor esperar que tenha uma nova versão, com eventuais bugs corrigidos?

Liques wrote:
De uma forma incrível, o Google deixou em segredo o lançamento do seu novo navegador. As primeiras fofocas surgiram a alguns dias e a empresa já vai lançar a versão beta.

"A companhia convocou a imprensa brasileira para um anúncio mundial nesta quarta-feira (3). Depois do vazamento da informação do lançamento pelo "Wall Street Journal", o evento no país foi adiantado para terça (2), indicando que o Brasil pode estar na lista dos cem países que receberão o novo produto"

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL744881-6174,00.html

Agora eu me pergunto: A massa vai aderir ao novo navegador? Vamos ter problemas para adaptar os nossos sites ao navegador?
fnds
Eu testei e até gostei, tem um disegne simplistas, aumenta a area util do ecrã, cada tab é iniciada num novo processo, o que aumenta a estabilidade...
Não há nada como experimentar, ainda não o considero uma alternativa ao meu Opera, algum dia quem sabe...
Lviter
Ainda vou testar. O visual dele me agradou.

Mas estas miniaturas dos favoritos já temos no FF com a extensão Speed Dial.

Em todo caso, não seria legal a Google virar uma nova Microsoft, acho que quanto mais
"pulverizado" o mercado melhor, sou contra qualquer tipo de monopólio.
fnds
Lviter wrote:
Ainda vou testar. O visual dele me agradou.
Em todo caso, não seria legal a Google virar uma nova Microsoft, acho que quanto mais
"pulverizado" o mercado melhor, sou contra qualquer tipo de monopólio.
Concordo, mas visto que o browser é opensource já nos dá algumas garantias de que isso não irá acontecer (espero eu).
tkoh
é um bom navegador, ja o andei a testar, porém anda a gastar muita memória, porque como o proprio features do site diz, ele aloca memoria para 1 processo para cada aba que abre.
Acho que apesar de tudo ta um bom navegador para um beta.
Penso que seja um futuro concorrente para o firefox, so espero que funcione com todas as funcionalidades do media player. Pois o firefox ainda falha nisso ate hoje.
Vanilla
Meu irmão já tinha instalado ele aqui, então fui testar pra ver qual era. Eu adorei o design, achei muito bonito mesmo. Não gosto de coisas "demais" (eu desabilitei algumas coisinhas no Opera pra que ele ficasse mais clean). Achei um pouco lerdinho, mas até aí, mais rápido que o Firefox. Daí fui ver a memória que ele tava consumindo... O Opera estava aberto aqui e gastando o dobro de memória. Mas eu tinha abertas no Opera 8 abas contra uma do Chrome. Resultado: nada de muito "Oooohhh que maravilha!". Voltei pro Opera.

Lviter wrote:

No Opera, essa é uma função nativa. Pelo que eu vi, são os sites mais visitados, né? No speed dial do Opera, você escolhe quais coloca. Eu ainda fiz uma modificaçãozinha pra caberem mais: são 16, contra 9 no original.
phantombr
Liques wrote:
Mas vou evitar usar o navegador por causa de uma cláusula chata, a mesma que existe no orkut: O usuário mantêm as propriedades das coisas que vê pelo navegador, mas o Google pode usa-las quando quiser.

Putz, isso já é demais né? Que mania chata da empresa de querer colocar isso nos produtos dela. Mesmo que nunca eles abestadamente fariam isso, é uma porcaria.

"Google mudou os termos de uso de seu navegador a fim de evitar polêmicas em torno do copyright de textos." (Info)

leia aqui.
Liques
phantombr wrote:

"Google mudou os termos de uso de seu navegador a fim de evitar polêmicas em torno do copyright de textos." (Info)

leia aqui.

Agora sim ^^

Porém o próprio artigo se contradiz: No inicio ele diz "O Google mudou os termos de uso" mas no final a respostar oficial do Google é "que modificará os termos de uso". Mas já deve ter mudado, vou baixar o Chrome na esperança que esse artigo não exista. Se ainda existir, o Chrome é ruim então. Razz
mariohs
Para quem não quer abandonar o Firefox, saiu no Lifehacker uma maneira de deixar o Firefox igual ao Chrome. Fiquem atentos que algumas pessoas tiveram problemas ao desinstalar o pacote.
Lviter
Vanilla wrote:

Lviter wrote:

No Opera, essa é uma função nativa. Pelo que eu vi, são os sites mais visitados, né? No speed dial do Opera, você escolhe quais coloca. Eu ainda fiz uma modificaçãozinha pra caberem mais: são 16, contra 9 no original.

Vanilla, sei que você adora o Opera e elogiou tanto que tentei inclusive me acostumar com ele, mas acabei continuando com o Firefox, talvez por pura preguiça de mudar. Mas no speed dial do FF você também escolhe quais sites inclui e pode aumentar a quantidade como quiser. O meu atualmente está em 24 e ainda vou aumentar para mais Very Happy
tkoh
Um bom navegador definitivamente. como tudo que a google faz...
Rapido, leve, pelo menos enquanto possui poucas abas xD, bonito (sim porque possui mesmo um interface bonito), e apesar de estar em beta já possui todas as funcionalidades de grandes navegadores a funcionar.
Por exemplo algo que o firefox não consegue fazer é ir ao Site da Radio Orbital, www.orbital.pt e tocar a musica que ai passa, ja o google chrome ja o faz, o que é impressionante diga-se de passagem.

Dou nota 10 para um beta como este.

PS: de momento so uso o google chrome e ainda nao tive um um unico break no navegador, ainda nao crashou comigo. Recomendo a testarem.
thi.dias
Vou testar ele qualquer dia desses. Mas com certeza ele não deve ter os problemas do IE. Só quero ver quanto a plugins de bancos e tal. Quando é que eles fazem versões para esse navegador. Very Happy
quirino
Muito bom , leve e rapido!
a google é muito boa no que faz , mas ainda prefiro o firefox...
Alice
quirino wrote:
Muito bom , leve e rapido!
a google é muito boa no que faz , mas ainda prefiro o firefox...

Concordo! Ele é bom, leve, rápido e simples, o único problema é lembrar que ele está no pc, tenho 4 navegadores no pc mas o primeiro que clico é o Firefox, as vezes quando o FF fica de bode eu pulo pro Chrome e tudo fica bem! Smile A Google é TUDO! ^^
discoogle
testado e aprovado.. porém ainda deixa muito a desejar em termos tecnicos...
bem ou mal.. temos qeu considerar que para desenvolvedores de web o carro chefe aidna eh o ie.. mesmo com todos seus defeitos ...
quirino
discoogle wrote:
testado e aprovado.. porém ainda deixa muito a desejar em termos tecnicos...
bem ou mal.. temos qeu considerar que para desenvolvedores de web o carro chefe aidna eh o ie.. mesmo com todos seus defeitos ...

Infelizmente a maioria das pessoas o Internet Explore, e muitos aplicativos da web tem problemas com esse navegador...
Liques
quirino wrote:
Infelizmente a maioria das pessoas o Internet Explore, e muitos aplicativos da web tem problemas com esse navegador...

Quirino, deixando de lado a onda anti-Microsoft e onda anti-americana, o IE é um ótimo navegador, mas há um problema.

As pessoas ainda usam a versão 6.0 do navegador. Só para ter uma idéia, ele foi feito em 2001!!! Em 2001 o Google ainda era pequeninho e eu nem sabia HTML. xD

Ainda acho crédito por que, apesar de tão antigo, ainda roda páginas bem modernas. Só a gente, programadores juniores, que sofre para fazer páginas adaptáveis a ele. Very Happy
gracielsom2009
O google chrome nao aceita css
sera que tem algma configuração para que passe a aceitar
mariohs
gracielsom2009 wrote:

Acho que você está se enganando em relação à sigla. Tem certeza que é CSS?
Liques
mariohs wrote:
gracielsom2009 wrote:

Acho que você está se enganando em relação à sigla. Tem certeza que é CSS?

Tb acho que está enganado, hehe.

Se não aceitasse acho que 90% das páginas de internet estariam desconfiguradas sendo vistas pelo navegador.
Alice
Aceita Css sim! O_o' Nossa, se não aceitasse seria um navegador triste! Wink
agudosnet
eu baixei o navegador, mas prefiro ficar com o firefox msm
phantombr
Vi uma notícia na INFO que o pessoal ta pressionando o Google para 'tirar' seus produtos da fase beta-eterna. Vide GMail, Orkut, Maps, etc... e quem sabe assim dar um boooom na qualidade dos produtos.

Eu uso POUCO perto do que espero usar o Chrome no futuro.
Alice
phantombr wrote:
Vi uma notícia na INFO que o pessoal ta pressionando o Google para 'tirar' seus produtos da fase beta-eterna. Vide GMail, Orkut, Maps, etc... e quem sabe assim dar um boooom na qualidade dos produtos.

Eu uso POUCO perto do que espero usar o Chrome no futuro.

É, eu também uso bem pouco o Chrome, mas gosto muito da rapidez dele de abrir o navegador... Ao contrário do FF que demora um pouco...
gilaraujo
nao gostei mto nao, prefiro o mozilla
phantombr
Conforme eu mesmo estive comentando, alguns blogs já postaram que o Google Chrome saiu da fase beta. Eu particularmente não tive o prazer de atualizar o meu ainda, mas... em tempo, será feito.

Quote:
Há quem diga que os navegadores serão em breves anos, sistemas operativos capazes de gerir todas as necessidades dos utilizadores. Serão pontes entre os sistemas actuais no futuro, os Cloud systems e a máquina física do utilizador, seja ela de que potência e serventia for.
http://www.pplware.com/2008/12/11/google-chrome-1015436-final/

Quote:
"Since we first released Google Chrome, the development team has been hard at work improving the stability and overall performance of the browser. In just 100 days, we have reached more than 10 million active users around the world (on all seven continents, no less) and released 14 updates to the product. We're excited to announce that with today's fifteenth release we are taking off the "beta" label!"
ttp://googlechromereleases.blogspot.com/
Alice
phantombr wrote:
Conforme eu mesmo estive comentando, alguns blogs já postaram que o Google Chrome saiu da fase beta. Eu particularmente não tive o prazer de atualizar o meu ainda, mas... em tempo, será feito.

Quote:
Há quem diga que os navegadores serão em breves anos, sistemas operativos capazes de gerir todas as necessidades dos utilizadores. Serão pontes entre os sistemas actuais no futuro, os Cloud systems e a máquina física do utilizador, seja ela de que potência e serventia for.
http://www.pplware.com/2008/12/11/google-chrome-1015436-final/

Quote:
"Since we first released Google Chrome, the development team has been hard at work improving the stability and overall performance of the browser. In just 100 days, we have reached more than 10 million active users around the world (on all seven continents, no less) and released 14 updates to the product. We're excited to announce that with today's fifteenth release we are taking off the "beta" label!"
ttp://googlechromereleases.blogspot.com/

É, saiu mesmo do Beta, eu também ainda não atualizei, aliás, vou logo atrás disso!
milborr
Testei o Chrome, mas vou continuar com o firefox!!! ja me acostumei com ele e em termos de segurança acho que seja melhor! mas o Chrome é um bom navegador tambem!!!