FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Alguém curte Eletrônica???

Aidmar
Olá a Todos!!!

Queria saber se alguém aqui do forum gosta de eletrônica, se trabalha com isso ou é só hobby mesmo. Eu gosto bastante, e queria trocar idéias, projetos e ajudar a tirar dúvidas (se eu puder!!!).

Abraços a Todos!!!
rafael2112
Sim sou técnico, já montei amplificadores e voçê que circuito está fazendo?
Alguma dúvida ou algo para compartilhar?
Aidmar
Bem, a intenção não era essa (tirar MINHAS dúvidas...rs), mas já que você tocou no assunto...

Estou com muita dificuldade para simular um circuito simples de um multivibrador astável em programas tipo o Proteus ou o Multisim. Costuma dar algum erro, como se o programa não pudesse simular tal situação, ou simplesmente não funciona. O curioso é que eu já montei esse projetinho antes, com 2 leds, e eles alternavam a uma frequencia de aproximadamente 1Hz. Não creio que isso seja muito para um pc...rs.

O projeto é esse: http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227

Esse eu não montei, mas fiz um muito parecido. Tentei esse aqui também: http://www.novaeletronica.net/q/n1/5_projetos/pag.16.html

Também não consegui simular ele. Tem até um exemplo do funcionamento dele (igual ao que eu fiz em casa...rs). Só não repara na simplicidade dos projetos, é que meu conhecimento técnico na área é beeeem pequeno. Meu ramo mesmo é informática, mas gosto muito de eletrônica como hobby. Ah, outra coisa: Não sei trabalhar com osciloscópio, e nesses programas você tem a opção de realizar medições com vários instrumentos de bancada. Não consegui medir nada com ele nesses projetos...rs. Não sei se estou fazendo algo errado.

Se puder ajudar, fico muito grato!!!

Abraços!!!
Aidmar
Ah, já ia me esquecendo:

Estou testando esses programas de simulação de circuitos eletrônicos porque pretendo montar um controle remoto modulado por tom, com 4 canais, para ser usado em um modelo náutico. Sei que as peças não são caras, mas como estou desempregado, é melhor testar os projetos que eu encontrei antes de comprar as peças...rs

Abraços!!!
rafael2112
O circuito acima não funcionou, porque não configurou os dados dos transistores, dessa forma ele não simula, os dados dos transitores geralmente tem no site do fabricante, a ST deve ter, deve procurar por spice.pdf (que é um simulador) lá têm os dados.
O ociloscópio não é dificil de usar de simulador basta fazer umas continhas basicas.
rafael2112
Aidmar wrote:
Ah, já ia me esquecendo:

Estou testando esses programas de simulação de circuitos eletrônicos porque pretendo montar um controle remoto modulado por tom, com 4 canais, para ser usado em um modelo náutico. Sei que as peças não são caras, mas como estou desempregado, é melhor testar os projetos que eu encontrei antes de comprar as peças...rs

Abraços!!!

Não faço idéia do circuito. mais não seria RF. dificilmente vai simular.. Sad
Aidmar
Na verdade, seria rf sim. O transmissor trabalha numa frequencia livre da faixa de fm e transmite um tom específico por canal. O receptor recebe nessa frequencia e, dependendo do tom, ele aciona uma determinada saída, que pode ser um relé ou qualquer outra coisa de pouca corrente. Mas, de qualquer forma, consegui resolver o problema: Primeiro, o meu Proteus não estava funcionando direito (descobri isso depois...rs). Isso é o que dá usar essas porcarias craqueadas... ¬¬ . Baixei o demo do Multisim no site do próprio desenvolvedor e ele funcionou perfeitamente. Segundo, o primeiro projeto parece que tem alguma coisa errada mesmo. Esse projeto (http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227) não funciona mesmo no Multisim. Ele liga, mas não oscila. Vou dar uma procurada e daqui a pouco eu posto aqui o projeto do controle remoto.

Abraços!!!
Aidmar
Consegui encontrar o site onde eu havia baixado o projeto. Aqui está ele:

http://www.jonasbairros.xpg.com.br/controle%20remoto%20de%204%20a%2010%20canais.gif

O site é esse (tem muitos projetos por sinal):
http://www.jonasbairros.xpg.com.br/

Outra coisa que eu esqueci de falar, é que enquanto eu utilizava o Multisim, eu acabei aprendendo a utilizar (pelo menos de forma rudimentar) o osciloscópio do programa. Muito legal ver as formas de onda que o circuito gera!!! Eu achava que o multivibrador astável gerasse uma onda "quadrada", onde ela simplesmente saltava do 0 até o ponto máximo no momento em que o led acendia, mas não é bem assim...rs. Mas obrigado pelas respostas, e espero que mais pessoas do forum postem aqui!!!

Abraços!!!

Ps: Dá uma olhada no projeto e me diz o que você acha. Tem futuro???
rafael2112
Aidmar wrote:
. Baixei o demo do Multisim no site do próprio desenvolvedor e ele funcionou perfeitamente. Segundo, o primeiro projeto parece que tem alguma coisa errada mesmo. Esse projeto (http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227) não funciona mesmo no Multisim. Ele liga, mas não oscila. Vou dar uma procurada e daqui a pouco eu posto aqui o projeto do controle remoto.

Abraços!!!

Voçê tem que configurar cert o transistor como valor de Beta, RE, etc..Senão não vai funcionar, un dos melhores que conheço simulador é o PSpice mais não é facil de usar, de uma pesquisada.
Aquele 1 circuito deve funcionar sim pois tem até placa
rafael2112
Aidmar wrote:
Consegui encontrar o site onde eu havia baixado o projeto. Aqui está ele:

http://www.jonasbairros.xpg.com.br/controle%20remoto%20de%204%20a%2010%20canais.gif

O site é esse (tem muitos projetos por sinal):
http://www.jonasbairros.xpg.com.br/

Outra coisa que eu esqueci de falar, é que enquanto eu utilizava o Multisim, eu acabei aprendendo a utilizar (pelo menos de forma rudimentar) o osciloscópio do programa. Muito legal ver as formas de onda que o circuito gera!!! Eu achava que o multivibrador astável gerasse uma onda "quadrada", onde ela simplesmente saltava do 0 até o ponto máximo no momento em que o led acendia, mas não é bem assim...rs. Mas obrigado pelas respostas, e espero que mais pessoas do forum postem aqui!!!

Abraços!!!

Ps: Dá uma olhada no projeto e me diz o que você acha. Tem futuro???

Neste site "jonasbairros" ele só vai colocando projetos que acha pela net, muitos não sabe se funciona pois nunca montou pra saber veja com moderação.
Um transmissor e receptor RF sem placa é complicado de montar sem o desenho da placa, pois pode dar ocilação parasita se mal dimencionada, procure algum outro.
O que pretende ligar, qual o uso?
Aidmar
Pretendo fazer um barquinho de controle remoto...hehehe. Sei que esse controle não aceita comandos simultâneos, por isso pensei em utilizar algum tipo de interruptor eletrônico no canal que vai controlar o motor que irá impulsionar o barco. Com um toque, ele mantém o barco em movimento indefinidamente, mantendo os outros canais livres para manobrar. Outro toque, e ele pára. Aqui tem um projeto semelhante, que foi publicado na revista Eletrônica Total há uns anos atrás: http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=37644. É o mesmo princípio, mas já tem o layout das placas necessárias. Uma coisa que só agora eu fui perceber é que esse projeto não utiliza trimmer ou capacitor variável para sintonia, ela é feita através de uma bobina. Esses trimmers são difíceis demais pra achar, além de perderem a regulagem facilmente (experiência própria com um transmissor de fm que eu fiz...). Será que essas bobinas são difíceis de encontrar em lojas de componentes eletrônicos???
Tilibra
tah aí uma coisa que eu realmente nao curto ...

qdo era mais novo até gostava de criar coisas, mas lógicamente sem nenhum conhecimento em eletrônica .... era tudo na tentativa e erro ... xD
D'Artagnan
nunca me interessei muito por eletronica, hardware em geral sempre me deu calafrios, eu só mecho no que precisa e "va lá" , sou estremamente desengonçado - tb tenho um problema que eu tremo muito quando faço trabalhos detalhistas , tipo soldar... a ultima vez que eu estanhei uma placa era metade na placa e metade no dedo (ouch)...

eu tenho um colega q trabalha com isso, ele faz projetos eletronicos com CLP, eu fico imanigando como é programar em CLP, se tem uma coisa que me deixa curioso é como funciona a logica nos circuitos , será que da de estudar eletronica "em casa"?
Aidmar
D'Artagnan disse:

Quote:
a ultima vez que eu estanhei uma placa era metade na placa e metade no dedo (ouch)...

Desculpe mas... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!! Laughing

D'Artagnan disse:

Quote:
será que da de estudar eletronica "em casa"?

Pode até achar que é mentira, mas o único curso de eletrônica que eu fiz foi um por correspondência do Instituto Universal Brasileiro que o meu avô tinha comprado mas nunca teve saco pra estudar...hehehe. O curso era beeem antigo, e na época eu tinha uns 12 ou 13 anos... Hoje eu tenho 25!!! E na época ele já era velho!!! Rs... Mas esses cursos costumam vir com recursos interessantes, tipo ferramentas básicas, kits de montagem de projetos com placas e componentes, etc. Esse que eu fiz, por exemplo, as primeiras aulas vinham com ferro de solda, alicate, chave de fenda, solda, e algums componentes para montar um rádio até o final do curso. Em cada aula, ele explicava o funcionamento de uma etapa de um rádio am/fm e dava as peças para montar justamente aquela parte do rádio. Era bem legal... Pra quem quiser aprender só por hobby, vale a pena investir num cursinho desses. Apesar de que hoje em dia eu não sei como estão os cursos por correspondência, mas creio que dê pra achar algum desse tipo. E isso sem falar que existe MUITA coisa sobre isso na internet, desde o basicão (como efetuar uma solda) até assuntos mais avançados (como programar um microcontrolador, ou projetar um display de lcd pro computador).
Aidmar
Eu não sei muita coisa (até porque sou apenas um "curioso" que deu umas lidas no material de um cursinho antigo), mas se quiser uma ajuda é só falar!!! Sabe como me encontrar...rs.

Abraços a Todos!!!
rafael2112
Aidmar wrote:
Pretendo fazer um barquinho de controle remoto...hehehe. Sei que esse controle não aceita comandos simultâneos, por isso pensei em utilizar algum tipo de interruptor eletrônico no canal que vai controlar o motor que irá impulsionar o barco. Com um toque, ele mantém o barco em movimento indefinidamente, mantendo os outros canais livres para manobrar. Outro toque, e ele pára. Aqui tem um projeto semelhante, que foi publicado na revista Eletrônica Total há uns anos atrás: http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=37644. É o mesmo princípio, mas já tem o layout das placas necessárias. Uma coisa que só agora eu fui perceber é que esse projeto não utiliza trimmer ou capacitor variável para sintonia, ela é feita através de uma bobina. Esses trimmers são difíceis demais pra achar, além de perderem a regulagem facilmente (experiência própria com um transmissor de fm que eu fiz...). Será que essas bobinas são difíceis de encontrar em lojas de componentes eletrônicos???

só de uma olhada no acalçe que precisa, pois não sei se vai longe, pode tabém usar aqueles controle de carrinho de controle remoto de camelô, talvez saia mais barato.
A bobina vai ter que enrrolar, não li o texto mais deve ter o numero do fio e quantas voltas deve dar, não acho que vai encontrar para vender a bobina pronta.
rafael2112
D'Artagnan wrote:

eu tenho um colega q trabalha com isso, ele faz projetos eletronicos com CLP, eu fico imanigando como é programar em CLP, se tem uma coisa que me deixa curioso é como funciona a logica nos circuitos , será que da de estudar eletronica "em casa"?

CLP é programado por lingagen lógica, usa lógica digital pra projeto simples não é dificil aprende facilmente.
Raramente um técnico em eletrônica monta algum circuito a maioria vai para industria, depende o que quer fazer da para aprender em casa sim, projetar é nescessário curso...
Aidmar
Quote:
A bobina vai ter que enrrolar, não li o texto mais deve ter o numero do fio e quantas voltas deve dar, não acho que vai encontrar para vender a bobina pronta.

É verdade... Não havia reparado numa certa parte do texto. Eu achei que eu deveria usar uma bobina pronta de núcleo ajustável usada em radios ou tvs (por isso a pergunta), mas na verdade eu deveria usar apenas a forma de uma bobina dessas. Devo retirar o conteúdo original e enrolar 5 ou 6 voltas de fio esmaltado 26 ou 28 sobre a forma original. De qualquer forma, não tenho uma bobina dessas aqui (me desfiz de toda a minha sucata e ferramentas há uns anos atrás, mas pretendo voltar a mexer com isso...) e não conheço alguém que possa me arrumar alguma de sucata. Vou ver se encontro nova pra comprar, daí eu estrago ela...rs. E a pergunta permanece no ar: Será que eu acho uma bobina dessas pra comprar Think ???

Abraços a Todos!!!
rafael2112
Aidmar wrote:

É verdade... Não havia reparado numa certa parte do texto. Eu achei que eu deveria usar uma bobina pronta de núcleo ajustável usada em radios ou tvs (por isso a pergunta), mas na verdade eu deveria usar apenas a forma de uma bobina dessas. Devo retirar o conteúdo original e enrolar 5 ou 6 voltas de fio esmaltado 26 ou 28 sobre a forma original. De qualquer forma, não tenho uma bobina dessas aqui (me desfiz de toda a minha sucata e ferramentas há uns anos atrás, mas pretendo voltar a mexer com isso...) e não conheço alguém que possa me arrumar alguma de sucata. Vou ver se encontro nova pra comprar, daí eu estrago ela...rs. E a pergunta permanece no ar: Será que eu acho uma bobina dessas pra comprar Think ???

Abraços a Todos!!!

Pelo que li no texto, ela deve ter 100mH, o texto fala em usar um pronto(XRF) ou enrrolar 50 a 100 voltas de fio 20 a 30, não é muito preciso nas voltas e diamêtro, o que siguinifica que vai ter que medir com multimetro(não é muito comun um que messa indutância).
O nucleo deve ser ar, bobinas que usam ferrite é para otimizar o fluxo magnético, mais nunca vi ninguém fazendo em casa essas bobinas com esse núcleo.
Tem componentes talvez dificeis de achar nas lojas, como o transistor BF494 e o CI NE567, o resto não vai ter problema creio eu, desculpe mais RF ´não é meu forte, uma area complexa na area de eletrônica.
Aidmar
Acho que você está confundindo um pouco as coisas... A bobina L1 é utilizada tanto no transmissor quanto no receptor, e tem o núcleo ajustável em questão. O micro-choque de 100uH é realmente comprado pronto, e é uma peça utilizada SOMENTE no receptor, com o nome de XRF1 no esquema. O texto fala de enrolar 50 a 100 voltas de fio 32 ou 34 em um palito de dentes para "fabricar" um micro-choque caseiro.

Abraços!!!
thi.dias
Eu gostaria de aprender mais sobre. Pra dar suporte a meu trabalho de manutenção de pcs. Sei que enquanto não aprender sobre eletrônica, eu vou ser aquele profissional meia boca, que só sabe falar que a peça está quebrada e manda o cliente comprar outra. Quero mesmo é poder dar a opção de consertar a peça, caso seja viável.
magna
Very Happy , show de bola to aprendendo um monte de coisa aqui!!
Kashinilaya
Já fui técnico de eletrônica (há milhares de anos atrás), mas não gosto muito do trabalho manual. Gosto mais de trabalhar com a mente!
quirino
Até que gosto um pouco de eletronica, mas sei so o basico, o que eu gosto mesmo é da àrea de software, não me dou muito bem com hardware rs....
gs-resume
O circuito funciona Joule Thief pela rápida mudança do transistor. Inicialmente, a corrente entra no terminal base do transistor (através do resistor e enrolamento secundário), fazendo com que começam a conduzir coletor de corrente através do enrolamento primário. Isto induz uma tensão no enrolamento secundário (positivo, devido à polaridade do enrolamento, vê o ponto de convenções) que transforma o transistor mais difícil. Este processo self-stoking/positive-feedback quase que instantaneamente transforma o transistor tão duro quanto possível (colocando-o na região de saturação), tornando o visual caminho coletor-emissor, essencialmente, como um interruptor fechado (desde VCE será apenas cerca de 0,1 volts) . Com o enrolamento secundário agora praticamente em frente à bateria, o enrolamento secundário, a corrente aumenta. A corrente aumenta até um dos vários possíveis limites dominar. O transistor tem ganho finito e base finita atual. Quando a corrente através do transistor fica alta o suficiente, a tensão de coletor começa a subir, ea queda de tensão através do indutor diminui, reduzindo a taxa de aumento da corrente no indutor. Quando isso acontecer, a unidade imposta à base do transistor diminui, eo transistor conduz menos bem. A tensão de coletor aumenta ainda mais, e muito rapidamente este feedback positivo transforma o transistor completamente desligado. Alternativamente, a corrente passando através do indutor pode "saturar" o núcleo. Inicialmente, como a corrente através do enrolamento da bobina aumenta, o fluxo magnético no núcleo também aumenta, mas em um ponto determinado pelo material e geometria do núcleo satura o material magnético e aumentando a atual não faz mais tempo e aumento do fluxo. Quando o fluxo pára de aumentar, a unidade de base induzido começa a cair, o transistor começa a desligar, eo feedback positivo do circuito transforma rapidamente o transistor o resto do caminho para fora. Se a impedância da fonte da oferta é alta, a corrente pode parar de aumentar, quando a fonte não pode fornecer corrente adicional. Para resumir, uma vez que a corrente nas bobinas pára de aumentar, por qualquer motivo, o transistor entra na região de corte (e abre o coletor-emissor "switch"). O colapso do campo magnético, induzindo tensão por muito que é necessário para fazer a condução de carga, ou para o enrolamento secundário atual para encontrar algum outro caminho.
neiesc
http://www.arduino.com.br/blog/
bagini
Aidmar wrote:
Olá a Todos!!!

Queria saber se alguém aqui do forum gosta de eletrônica, se trabalha com isso ou é só hobby mesmo. Eu gosto bastante, e queria trocar idéias, projetos e ajudar a tirar dúvidas (se eu puder!!!).

Abraços a Todos!!!

Crying or Very sad Booooa noite, eu sei que a discussão é antiga, é um topico antigo, mas eu tb gosto de eletronica, e muuuuuiiiiito mesmo, pena que não descobri este site antes, que pena, Crying or Very sad Crying or Very sad Abraços
ricardo22
eu curto eletronica, mas assim, gosto de fazer minhas coisas e tal
mas trabalhar com isso NUNCA.

não tenho saco, faço por fazer mesmo Wink