FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!


[AJUDA] Departamento de pesquisa??





D'Artagnan
Estava lendo esse artigo do IDG now
Quando me deparei com a expressão "departamenteo de pesquisa da intel", eu até entedo o que seja, mas nao consigo nem imaginar como se pode chegar a ter um emprego desse tipo, qual o tipo de profissional que trabalha ali, etc?

Alguém tem mais informações sobre os tais "departamentos de pesquisa"?
mariohs
Alguém do meio científico pode explicar melhor que eu. Mas vou tentar explicar o que eu entendo como departamento de pesquisa.
Empresas que trabalham com produtos, seja no ramo de eletronicos, como a própria Intel, Nintendo, Sony, Apple, seja no ramo farmacêutico como Boehringer Ingelheim, Roche, Pfizer. Bens de consumo, como Unilever, Procter & Gamble, Nestle, indústria automobilística... etc etc... enfim, tudo que olhar em sua volta de produtos, sempre vai ter um departamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ou Desenvolvimento de Produtos por trás. Hoje em dia, produtos inovadores, eficientes e atraentes são os que fazem as empresas lucrarem mais. Os iPods e iPhones, o Wii, os próprios processadores core2duo (agora estão chegando os Penryn de 45nm) da Intel como miutas outras coisas, estão aí para ilustrar.

Tudo que você compra hoje: alimentos, eletronicos, cosméticos, produtos químicos, remédios, etc, etc, etc... tem por trás uma grande equipe que trabalhou por anos no desenvolvimento daqueles produtos.

Foi assim que a Intel deixou a AMD para trás, é assim que a Apple domina o mercado de mp3 players e vai dominar o de celulares, é assim que a Nintendo saiu do buraco para a glória. Hoje o mercado é regido por inovações e a importância da equipe de pesquisa e desenvolvimento é muito grande no cenário atual.

Resumo da ópera, existe uma equipe, e se investe muito dinheiro em pesquisa e desenvolvimento, pois são os produtos mais inovadores que vão alavancar a empresa. É claro que existe o marketing também, mas um bom produto é a chave.

Espero ter ajudado. Como eu não entendo muita coisa, falei mais ou menos o que eu entendo disso. Pessoal especialista, corrijam-me se falei alguma besteira.
cparakawa
Também não sou especialista. Já estou tirando o meu da reta, antecipadamente. Cool

Considerando que departamento de pesquisa é o R&D (Research & Development), http://en.wikipedia.org/wiki/R%26D

Quote:
New product design and development is more than often a crucial factor in the survival of a company. In an industry that is fast changing, firms must continually revise their design and range of products. This is necessary due to continuous technology change and development as well as other competitors and the changing preference of customers. A system driven by marketing is one that puts the customer needs first, and only produces goods that are known to sell. Market research is carried out, which establishes what is needed. If the development is technology driven then it is a matter of selling what it is possible to make. The product range is developed so that production processes are as efficient as possible and the products are technically superior, hence possessing a natural advantage in the market place.


Eu ACHO bem provável que a intel atue fortemente em pesquisa básica, que é mais próxima da ciência pura. Ou seja, contratando físicos e outros cientistas especializados em resistência de materiais, condutividade, etc. É daí que vem a "arte" para fazer processadores mais potentes e mais eficientes.

Se eu não estou tão senil, são 3 "camadas" nesta área de R&D: ciência, tecnologia e técnica.
Usando um exemplo:
Ciência/Pesquisa básica: Criar um novo material
Tecnologia: Utilizar o novo material para algum fim, inclusive imaginando novos usos
Técnica: Implementar o novo material no processo produtivo.

Muitas vezes não dá para separar as 3 coisas. A intel faz as três. A Apple só faz a última, pelo menos que eu me lembre. As "criações" da Apple são fruto de design e marketing, embora tenha o S.O. também. A Nintendo também desenvolve muito pouco ciência/tecnologia, já que terceiriza CPUs, GPUs e afins. Já a intel cria produtos novos desde "lá de baixo". É aí que a AMD se embanana, porque o processo de pesquisa é muito mais complexo e de longo prazo, e fica difícil de terceirizar.

Eu imagino que os centros de pesquisa da Intel sejam mastodônticos. Imagine pesquisar novos materiais para os waffles, que permitam circuitos mais concentrados e econômicos. Aí outra equipe tem que usar isto para desenvolver novos processadores, inclusive alterando a arquitetura dos já existentes, ou por otimização simples, ou por adequação. Vai para a outra equipe de testes e que acaba preparando a implementação do novo processo produtivo. Isto se nada der errado. Não é simples, não é rápido e se consome muito dinheiro no processo.

Ficou um lixo minha explicação. Rolling Eyes
wilian32
cparakawa escreveu:

Quote:
Ficou um lixo minha explicação. Rolling Eyes


Na verdade não. A junção da sua explicação e a explicação do nosso amigo mariohs vieram a calhar. Uma complementou a outra. E olha só. Não tinha a mínima idéia do que era P&D. Uma coincidência, porque está tendo inscrição para P&D na área de Pós-graduação onde trabalho. Tive ascesso ao salário de um funcionário da P&D... meu amigo, não é um salário de vereador nem deputado, mas já está ótimo pra mim. "rsrsrs"

Quem sabe não começo a me desenvolver nessa área. Cool

Abraço...
cparakawa
wilian32 wrote:
cparakawa escreveu:

Quote:
Ficou um lixo minha explicação. Rolling Eyes


Na verdade não. A junção da sua explicação e a explicação do nosso amigo mariohs vieram a calhar. Uma complementou a outra. E olha só. Não tinha a mínima idéia do que era P&D. Uma coincidência, porque está tendo inscrição para P&D na área de Pós-graduação onde trabalho. Tive ascesso ao salário de um funcionário da P&D... meu amigo, não é um salário de vereador nem deputado, mas já está ótimo pra mim. "rsrsrs"

Quem sabe não começo a me desenvolver nessa área. Cool

Abraço...


Aparentemente, é uma área de trabalho menos monótona do que a rotina do cotidiano. Provavelmente, deve ser mais difícil o serviço. Se vc gostar e o salário compensar, por que não?
Related topics
Amigos da ajuda
Hacker contra departamento Defensa EEUU
[Dúvidas] O que é DNS e serve para que?
Ajuda!!!
[Ajuda] CHMOD
Onde pedir ajuda?
Ajuda!!!HElp
Saiba onde estão seus visitantes
Vejam e façam uso desses benefícios
Vestibular e Faculdade: O que faz, o que fará?
Vídeos do Youtube
Ajuda com a promoção do meu site no Google!
Pesquisa sobre downloads
Incrivel - aborto a caminho da legalização no Brasil
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2011 Frihost, forums powered by phpBB.