FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Tópico de Sugestão: Unidos podemos fazer uma WAP gratuita?

alexandre-mbm
Olá,

Eu sou novo neste grupo. Meu principal interesse é descobrir um host PHP gratuito que suporte fsockopen. Eu suspeito que o Frihost é um candidato a fornecer-me este recurso, devido ao modo como os usuários interagem com os administradores.

Enquanto eu não consigo uma conta, quero ensinar algo à comunidade e pedir um favor a ela, que na realidade beneficiará a ela mesma.

Operadoras de celular estão cobrando WAP por pacote de dados. Na Oi cada 1KB transferido custa R$ 0,008. A maioria das páginas existentes são "gordinhas", e a operadora sempre consegue computar algum gasto, pois mesmo quando acessamos um link direto (através de um Favorito) carregamos mais de 1KB.

Eu descobri que combinando algumas funções em PHP, com um código minúsculo, consegue-se extrair informações de uma página da internet. Sendo assim, somente com o que for interessante pode-se construir nova página, com menos de 1 KB. Testei páginas de 400 B repetidas vezes, e os créditos (do celular) NÃO foram consumidos. Conclui que a operadora, no caso a Oi, não consegue cobrar quando carregamos páginas menores que 1KB.

Alguém aqui pode hospedar um pequeno script que fornece informações da BOVESPA? Ele ler as informações em tempo real, do próprio site da Bovespa; diferentemente do Yahoo Finanças, da Folha Online, e do Terra WAP, que apresentam atrasos. É um exemplo do que estou falando.

Resumindo: acessando este script pode-se verificar várias vezes ao dia o estado da Bovespa, através do celular (com WAP), sem pagar nada. O mesmo pode ser feito pra muitos outros tipos de informações. É só construir saídas (páginas) pequenas com o PHP e cultivar o uso de Favoritos (links diretos).

Exemplo de informações que podem ser trabalhadas:

- Indicadores financeiros: bolsas, cotações
- Tempo (temperatura, umidade etc)
- Liturgia diária
- Cinema: filmes, horários, preços
- Monitoria de recursos (website, servidor etc)
- Piadas aleatórias
- Programação de TV
- Resumos de notícias encadeadas
- Condições de Maré
- Mural de recados de um site (?)
- Topo de um feed (blog, site etc)

Se cada página fica menor que 1KB, a navegação será gratuita!

Não creio haver impedimentos legais para muitos destes casos, para outros podem ser necessárias permissões. Mas acredito que não haveria muitas recusas.

O que vocês acham?

Alexandre Magno
rafael2112
alexandre-mbm wrote:

Meu principal interesse é descobrir um host PHP gratuito que suporte fsockopen. Eu suspeito que o Frihost é um candidato a fornecer-me este recurso, devido ao modo como os usuários interagem com os administradores.

Sim é habilitado no frihost a função fsockopen, mais não a função fopen

http://www.frihost.com/users/Bondings/blog/vp-81287.html
gott_justitiar
Inteligentíssimo e interessantíssimo.
Você pretende fazer isso?Se precisar de ajuda,estamos aí Wink
eu não sei nada de PHP,sei muito pouco,mas sei lá,se precisar de ajuda com idéias,ou qualquer coisa do tipo,pode contar comigo Wink
Achei o projeto muito,MUITO bom,justamente por eu ser usuário maciço de internet no celular.Interessante também seria um browser que já aplicasse esse script.
alexandre-mbm
gott_justitiar wrote:
Inteligentíssimo e interessantíssimo.
Você pretende fazer isso? Se precisar de ajuda,estamos aí ;)

Eu pretendo ir fazendo na seqüência o que for me interessando...
É importante averiguar antes, para cada caso, as possíveis complicações legais disso.

gott_justitiar wrote:
eu não sei nada de PHP,sei muito pouco,mas sei lá,se precisar de ajuda com idéias,ou qualquer coisa do tipo,pode contar comigo ;)

Se você ou outra pessoa tiver uma conta Frihost e puder hospedar os pequenos scripts nela, eu posso ir passando pra vocês o que eu for programando. Na realidade são códigos extremamente simples. Mesmo assim vou liberá-los todos em GPL.

Eu sou novato no fórum, não sei se vou conseguir uma conta...

gott_justitiar wrote:
Achei o projeto muito,MUITO bom,justamente por eu ser usuário maciço de internet no celular.

Eu não faço uso "maciço" justamente por que acho caro.
O que você mais faz na internet WAP?

gott_justitiar wrote:
Interessante também seria um browser que já aplicasse esse script.

Não entendi por quê. Pois uma simples página, menor que 1 KB também, para linkar para outras páginas, bastaria. Mas nem isso seria preciso. Penso que seria suficiente ter as páginas (links) nos Favoritos.
alexandre-mbm
rafael2112 wrote:
alexandre-mbm wrote:
Meu principal interesse é descobrir um host PHP gratuito que suporte fsockopen. Eu suspeito que o Frihost é um candidato a fornecer-me este recurso, devido ao modo como os usuários interagem com os administradores.
Sim é habilitado no frihost a função fsockopen, mais não a função fopen
http://www.frihost.com/users/Bondings/blog/vp-81287.html
Pelo que entendi, cURL funciona. Se for assim isso pode ajudar: load() Function for PHP - Fetch URL Content - http://www.bin-co.com/php/scripts/load/
D'Artagnan
Gostei da sua ideia, já despertou algumas espectativas.
Vc já testou se essa cobrança é feita em cima do "pacote" ou da conexão ,
porque se as operadoras não conseguissem computdar dados menores que 1kb seria possivel dividir a paginá em diversas partes de 500b , por exemplo... claro que isso é bem dificil mas não custa tentar - ops força de expressão...

Mas sem tentar te desanima, O item 15 da sessão C do TOS diz que não é permitido hospedar mecanismos que capturem paginas externas:

Quote:
Websites providing proxy services to its users or any other automatic retrieval of webpages or files including (search engine) crawlers/bots.

Acredito que se o trafego for pequeno, só para seus testes e não para prover o serviço a outros é possivel usar a hospedagem, mas fale antes com os Admins!!!

se eventualmente precisares de ajuda podes entrar em contato Wink
alexandre-mbm
D'Artagnan wrote:
Gostei da sua ideia, já despertou algumas espectativas. Vc já testou se essa cobrança é feita em cima do "pacote" ou da conexão , porque se as operadoras não conseguissem computdar dados menores que 1kb seria possivel dividir a paginá em diversas partes de 500b , por exemplo... claro que isso é bem dificil mas não custa tentar - ops força de expressão...

Eu não acreidto que tentar automatizar esta divisão (redução de tamanhos) para toda e qualquer página seja o ideal. Ainda há a questão que demoraria pouco tempo e as operadoras de telefonia celular cairiam em cima.

Sobre a questão da cobrança, há os dois modos: por conexão e por pacote de dados. É só escolher o segundo modo e ter em conta que na Oi cada 1 KB custa R$ 0,008, e que, segundo meus testes, a Oi não consegue cobrar por carregamentos de páginas menores que 1KB.

É aconselhável se ler todos os contratos de serviços envolvidos, tanto da operadora de telefonia celular, como dos sites a serem "re-utilizados". Uma postura imprudente pode trazer sérias complicações legais. E pode ter certeza, se não houverem as complicações legais, pelo menos a operadora, maior interessada economicamente, trabalhará com ardor técnico para que seus equipamentos se tornem capazes de realizar as cobranças menores o quanto antes.

D'Artagnan wrote:
Mas sem tentar te desanima, O item 15 da sessão C do TOS diz que não é permitido hospedar mecanismos que capturem paginas externas:
Quote:
Websites providing proxy services to its users or any other automatic retrieval of webpages or files including (search engine) crawlers/bots.

Simples: então não fazemos por aqui, ficando só a idéia, ou arranjamos outro lugar. Eu só pagaria um serviço de hospedagem se tivesse certeza que seriam atividades legais (juridicamente falando), pelo menos aquelas que escolhesse.

Alem disso, não estou com tanta vontade assim de me esforçar com isso, apesar de, como eu disse, os códigos serem bastante simples para a maioria dos casos.

D'Artagnan wrote:
Acredito que se o trafego for pequeno, só para seus testes e não para prover o serviço a outros é possivel usar a hospedagem, mas fale antes com os Admins!!!

Não acho uma boa idéia. É melhor não explorar a Frihost, então. Para testes, nós podemos muito bem usar nossas instalações locais. Quero me manter íntegro junto à Frihost também, com todos. Não quero complicações para minha pessoa.

D'Artagnan wrote:
se eventualmente precisares de ajuda podes entrar em contato ;)

Que tipo de ajuda? Hospedagem? Programação? Consultoria?
thi.dias
e ai, rolou já esse esquema? Tá dando certo? Tenho interesse nisso.
alexandre-mbm
thi.dias wrote:
e ai, rolou já esse esquema? Tá dando certo? Tenho interesse nisso.

Que eu saiba, não. Ninguém se interessou em hospedar os programas, nem em dar novas idéias. Pelo menos, se alguém fez algo, não compartilhou aqui. É uma pena! Porque há aplicações realmente interessantes, simples de fazer, que teriam uso gratuito, como foi explicado.

Eu parei de desenvolver, mas ficaria motivado se pudesse hospedar em algum lugar.

Eu já podia ter feito isso antes, mas vou agora compartilhar o código que gera uma página com as informações da Bovespa. É uma arquivo .php.

Code:

<html>

<head>
    <title>IBOVESPA</title>
  </head>

<body>

<?php

function retira_acentos( $texto )
{
  $array1 = array(   "á", "à", "â", "ã", "ä", "é", "è", "ê", "ë", "í", "ì", "î", "ï", "ó", "ò", "ô", "õ", "ö", "ú", "ù", "û", "ü", "ç"
                     , "Á", "À", "Â", "Ã", "Ä", "É", "È", "Ê", "Ë", "Í", "Ì", "Î", "Ï", "Ó", "Ò", "Ô", "Õ", "Ö", "Ú", "Ù", "Û", "Ü", "Ç" );
  $array2 = array(   "a", "a", "a", "a", "a", "e", "e", "e", "e", "i", "i", "i", "i", "o", "o", "o", "o", "o", "u", "u", "u", "u", "c"
                     , "A", "A", "A", "A", "A", "E", "E", "E", "E", "I", "I", "I", "I", "O", "O", "O", "O", "O", "U", "U", "U", "U", "C" );
  return str_replace( $array1, $array2, $texto );
}

function regexp($input,$regexp) {
  if(preg_match_all("/$regexp/siU", $input, $matches, PREG_SET_ORDER)) {
    return $matches;
  }
}

$url = "http://www.bovespa.com.br/movel/";

$input = @file_get_contents($url) or die('Could not access file: '. $url);

$tmp = strip_tags($input);       // retirar tags HTML
$tmp = str_replace("&nbsp;"," ",$tmp);    // substituir espços
$tmp = iconv('cp1252','iso8859-1',$tmp);   
$tmp = str_replace("\r","",$tmp);    // retirar \r do Windows
$tmp = ereg_replace("\t","",$tmp);    // mas parece que não tinha
$tmp = ereg_replace("\n+","",$tmp);    // somente linhas repetidas
$tmp = ereg_replace(" +"," ",$tmp);    // somente espaços repetidos

/*

" Acesso Móvel - Principal English ÍNDICES IBOVESPA 30/Jul/08 - 17:19 abert.: 58.069 pontos: 59.997 máx.: 59.997 +3,37% mín.: 58.069 méd.: 59.344 outros índices IBOVESPA IBRX 50 IBRX ISE ITEL IEE INDX IVBX-2 IGC ITAG COTAÇÃO RÁPIDA Digite o nome da empresa ou código do ativo: OPERAÇÕES Volume Negociado R$ 6.507.509.285,00 Qtdade Negócios 259.519 NOTÍCIAS Bovespa Fix Debêntures da B2W iniciam negociações no Mercado de Renda Fixa. © Copyright BOVESPA "

*/

$exp = " Acesso Móvel - Principal English ÍNDICES IBOVESPA (.*) abert.: (.*) pontos: (.*) máx.: (.*) (.*) mín.: (.*) méd.: (.*) outros índices IBOVESPA .* COTAÇÃO RÁPIDA Digite o nome da empresa ou código do ativo: OPERAÇÕES Volume Negociado (.*) Qtdade Negócios (.*) NOTÍCIAS .* © Copyright BOVESPA ";

/*

0 - é a linha inteira...
1 - data e hora
2 - abertura
3 - pontos
4 - máximo
5 - percentual
6 - mínimo
7 - média
8 - volume negociado
9 - negocios

*/

$vetor = regexp($tmp,$exp);

?>

<p><?php echo $vetor[0][1]; ?></p>
<br/>
<p><b><?php echo $vetor[0][5]; ?></b> - <i><?php echo $vetor[0][3]; ?> pts</i></p>
<br/>
<p>abert.: <?php echo $vetor[0][2]; ?></p>
<p>&nbsp;&nbsp;máx.: <?php echo $vetor[0][4]; ?></p>
<p>&nbsp;&nbsp;mín.: <?php echo $vetor[0][6]; ?></p>
<p>&nbsp;&nbsp;méd.: <?php echo $vetor[0][7]; ?></p>
<br/>
<p><b>Volume Negociado</b></p>
<p><?php echo $vetor[0][8]; ?></p>
<br/>
<p><b>Qtd. Negócios</b></p>
<p><?php echo $vetor[0][9]; ?></p>
<br/>
<p><i>© Copyright BOVESPA</i></p>

</body>

</htmL>

Alexandre Magno
thi.dias
você só precisa que alguém hospede esse código fonte pra testar? Depois é só acessar o endereço via wap, pela Oi, que não vai pagar? Eu posso hospedar, se for o caso.

Ahh, moro em Natal tbm! Smile
alexandre-mbm
thi.dias wrote:
você só precisa que alguém hospede esse código fonte pra testar? Depois é só acessar o endereço via wap, pela Oi, que não vai pagar? Eu posso hospedar, se for o caso.

Testar? Já está testado. Funciona perfeitamente, se o servidor tiver atender aos requisitos.

Sim, depois é só acessar o endereço via WAP... de acordo com os testes que fiz a Telemar não consegue tarifar essa página por ela ser muito pequena. Por favor, se colocar em seu servidor, indique-nos o endereço, para que todos possamos usar.
Kashinilaya
Parece que temos um professor de PHP aqui... Está interessado em dar aulas no Frihost? (Perguntei só por perguntar; não sei se teria tempo de participar).
alexandre-mbm
Kashinilaya wrote:
Parece que temos um professor de PHP aqui... Está interessado em dar aulas no Frihost? (Perguntei só por perguntar; não sei se teria tempo de participar).

Você está enganado. Eu entendo muito pouco de PHP. Consigo fazer alguns programas quando me empenho em pesquisar. Mas nunca fiz um "sistema" em PHP. Também, como muito raramente eu faço algo, não guardo na memória a linguagem. Quando vou fazer um novo programa, geralmente pesquiso tudo de novo. Tenho noções de programação e engenharia de software, mas o assunto não me interessa. Estudei isso há muito tempo, depois abandonei. Detesto. Às vezes utilizo alguma coisa que ainda lembro.
Kashinilaya
alexandre-mbm wrote:

Você está enganado. Eu entendo muito pouco de PHP. Consigo fazer alguns programas quando me empenho em pesquisar. Mas nunca fiz um "sistema" em PHP. Também, como muito raramente eu faço algo, não guardo na memória a linguagem. Quando vou fazer um novo programa, geralmente pesquiso tudo de novo. Tenho noções de programação e engenharia de software, mas o assunto não me interessa. Estudei isso há muito tempo, depois abandonei. Detesto. Às vezes utilizo alguma coisa que ainda lembro.

Que pena! Eu gostaria de fazer algo interessante no meu site, mas quando penso em ter que aprender uma nova linguagem, a preguiça se apodera de mim. Talvez nào seja tão penoso quanto penso, para quem já programou profissionalmente (como eu, embora há muitos anos atrás), mas certamente seria mais fácil com um tutor.
alexandre-mbm
Kashinilaya wrote:
alexandre-mbm wrote:

Que pena! Eu gostaria de fazer algo interessante no meu site, mas quando penso em ter que aprender uma nova linguagem, a preguiça se apodera de mim. Talvez nào seja tão penoso quanto penso, para quem já programou profissionalmente (como eu, embora há muitos anos atrás), mas certamente seria mais fácil com um tutor.

O que você gostaria de fazer em seu site?

O que acha de abrirmos um novo tópico? Eu falei aquilo, mas posso dar alguma dica. Também, com um tópico específico sobre a sua necessidade outras pessoas poderão ajudá-lo. Mas realmente, o que eu não posso é me posicionar como tutor, até porque, mesmo se eu estivesse afinado com PHP, eu não teria tempo pra isso agora. Por favor, não continue isso nesse tópico. Caso você venha a criar o outro tópico, indique o link na sua próxima resposta. Eu mesmo não criei o tópico e indiquei o link porque eu não sei seu nível de interesse em fazer dessa forma que eu estou sugerindo.
thi.dias
amanhã eu coloco no servidor e testo isso. Se der certo, eu tenho altas idéias. Razz
phantombr
esse mesmo codigo adaptado para sugar notícias ou rss por aí seria muito interessante també.
alguetler
hei muito interessante seu interesseEu sou novo neste grupo. Meu principal interesse é descobrir um host PHP gratuito que suporte fsockopen. Eu suspeito que o Frihost é um candidato a fornecer-me este recurso, devido ao modo como os usuários interagem com os administradores.

Enquanto eu não consigo uma conta, quero ensinar algo à comunidade e pedir um favor a ela, que na realidade beneficiará a ela mesma.

Operadoras de celular estão cobrando WAP por pacote de dados. Na Oi cada 1KB transferido custa R$ 0,008. A maioria das páginas existentes são "gordinhas", e a operadora sempre consegue computar algum gasto, pois mesmo quando acessamos um link direto (através de um Favorito) carregamos mais de 1KB.

Eu descobri que combinando algumas funções em PHP, com um código minúsculo, consegue-se extrair informações de uma página da internet. Sendo assim, somente com o que for interessante pode-se construir nova página, com menos de 1 KB. Testei páginas de 400 B repetidas vezes, e os créditos (do celular) NÃO foram consumidos. Conclui que a operadora, no caso a Oi, não consegue cobrar quando carregamos páginas menores que 1KB.

deviria ter um site desse em portugues.