FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Olimpíadas 2008 - China

Liques
Depois de proibir um monte de coisa, treinar torcida organizada 'alienada', mandar milhões de pessoas de volta pra casa (esvaziando a cidade), gastar bilhões, dimuniur a poluição, fingir que está tudo bem... Olimpíadas 2008! Very Happy

Será que vai dar certo/deu certo essa Olimpíada?
mariohs
Acredito que apesar de todos os problemas, serão belos dias de jogos. É sem dúvida um grande evento e a China fará de tudo para que tudo seja bem feito e sem problemas.

Vocês têm palpite de medalhas?
D'Artagnan
Ué , ja começou?

Pela pergunta ja deu de reparar que u não sou muito olimpico Wink ,

com certeza as olimpiadas são impressionantes, elas são uma das poucas coisas que unem o mundo inteiro, são de um valor imensúravel.

Mas não só nas olimpiadas como no esporte em geral, eu vejo o brasil investindo pesado, mas eu dificilmente vejo o brasil investido em ciencia e técnologia, e hoje isso influencia até nas olimipiadas.
mariohs
D'Artagnan wrote:
Ué , ja começou?

Pela pergunta ja deu de reparar que u não sou muito olimpico Wink ,

com certeza as olimpiadas são impressionantes, elas são uma das poucas coisas que unem o mundo inteiro, são de um valor imensúravel.

Mas não só nas olimpiadas como no esporte em geral, eu vejo o brasil investindo pesado, mas eu dificilmente vejo o brasil investido em ciencia e técnologia, e hoje isso influencia até nas olimipiadas.

Eu sou muito ruim com datas, nunca sei datas de início, mas dessa vez foi fácil. O número 8 é um número especial para os chineses (não sei o motivo). Então a abertura dos jogos olímpicos se dará dia 08/08/2008 às 08:08:08 (horário local).
cparakawa
O 8 é considerado um número de sorte pelos chineses. Assim como 4 é um número de azar pelos japoneses (shi, quatro ou morte).

http://www.onlinechineseastrology.com/content-detail.aspx?ID=108

Quanto às olimpiadas, a China tem feito um grande esforço para que as olimpíadas de 2008 sejam um grande sucesso. Olimpíadas dão prejuízo, mas pra China o que mais conta é o esforço de marketing para mostrar o quanto o país evoluiu e se torna mais poderoso dia após dia.

Eu assisto os jogos/commpetições, mas as Olimpíadas perderam faz tempo o espírito do Barão de Cobertain, "o importante é competir". Fora que eu ainda não vi nada mais corrupto do que o COI - Comitê Olímpico Internacional. Se o COI fosse 50% do que é a FIFA, as Olimpíadas iam ser muito melhores.
Liques
Os jornais não cansam de repetir que os atletas enfretaram 30 horas de voo até a China. Para quem está no Brasi é literalmente um fim de mundo. Very Happy
Vanilla
Eu acho que tem tudo pra ser um evento lindo. Isso se a gente conseguir enxergar alguma coisa por conta da poluição. Tá feia a coisa lá ainda, e faltam só 5 dias pro início dos jogos. Sempre faço questão de ver a abertura, o vôlei e a ginástica. Eu me divirto, bem longe de ser uma dessas patriotas malucas, tenho meus países favoritos em alguns esportes. Very Happy

cparakawa wrote:
O 8 é considerado um número de sorte pelos chineses. Assim como 4 é um número de azar pelos japoneses (shi, quatro ou morte).

http://www.onlinechineseastrology.com/content-detail.aspx?ID=108

Eu tava lendo o texto, que mega divertido! Olha só:

Quote:
You can cut the number 8 in half vertically or horizontally, and both halves mirror themselves perfectly. Perfect symmetry lends itself to perfect balance. In Chinese Astrology, perfect balance is considered the ideal.

Isso é tão nerd! Adorei, vou arquivar na minha galeria de informações inúteis/interessantes. Very Happy

P.S.: Mais informação inútil. No Japão, o número de ataques do coração aumenta consideravelmente no dia 4 de cada mês.
mariohs
Gosto de assistir tudo que eu posso, qualquer modalidade que estiver passando. Alguns eu gosto e tento fazer o máximo de esforço pra acompanhar. Acho que vou acordar 6 da manhã pra assistir o futebol feminino e masculino essa semana...

Vanilla wrote:
P.S.: Mais informação inútil. No Japão, o número de ataques do coração aumenta consideravelmente no dia 4 de cada mês.

Medo... hoje é dia 4...
cparakawa
O 8, visto de lado, é o símbolo do infinito, ∞. Tem um significado especial para as pessoas que gostam de esoterismo e Kabbalah. O 8 também é considerado, no ocidente, como um número de boa sorte para os negócios. A numerologia ocidental é muito ligada à escola pitagórica, do mesmo pai do teorema de Pitágoras.

Donald na terra da matemática, fala muito sobre Pitágoras (ou Pitagóras, de acordo com os gregos).
http://www.youtube.com/watch?v=P_ssR7M5Px0&feature=related

Quanto à Olimpíada, sei lá o que eu vou assistir. O fuso é um problema complicado de se resolver.
Lviter
mariohs wrote:
Gosto de assistir tudo que eu posso, qualquer modalidade que estiver passando. Alguns eu gosto e tento fazer o máximo de esforço pra acompanhar. Acho que vou acordar 6 da manhã pra assistir o futebol feminino e masculino essa semana...

Durante o ano, pouco abro o caderno de esportes pra ler, pois ele só fala de futebol na maior parte dos jornais, ignorando as outras modalidades. Em nosso país ainda reina a monocultura esportiva.

Mas na época da Olimpíada gosto de acompanhar todos os detalhes. A SportTV vai colocar 05 canais com transmissão e durante o dia eles reprisam o que passou de madrugada! Dentro do possível vou assistir (não dá pra parar de trabalhar, infelizmente).
mariohs
Lviter wrote:
Durante o ano, pouco abro o caderno de esportes pra ler, pois ele só fala de futebol na maior parte dos jornais, ignorando as outras modalidades. Em nosso país ainda reina a monocultura esportiva.

Mas na época da Olimpíada gosto de acompanhar todos os detalhes. A SportTV vai colocar 05 canais com transmissão e durante o dia eles reprisam o que passou de madrugada! Dentro do possível vou assistir (não dá pra parar de trabalhar, infelizmente).

Olimpíadas é uma boa época para acompanhar tudo, vou tentar acompanhar o máximo que puder.
Meus palpites de medalhas de ouro:
  • Vôlei feminino (tem um time muito bom, e não é possível que irão cometer o mesmo erro)
  • Vôlei masculino (não tem pra ninguém, apesar do resultado da liga mundial)
  • Futebol feminino (tem que ser dessa vez, tem que ser!)
  • Ricardo e Emanuel - vôlei de praia
  • Tiago Camilo - judô
  • Robert Scheidt e Bruno Prada - vela
  • Diego Hypólito - ginástica

Torcidas por medalha (ouro, por que não?):
  • César Cielo - natação
  • Jadel Gregório - salto triplo
  • Maurrem Maggi - salto em distância
  • Jade Barbosa - ginástica
  • Juliana e Larissa - vôlei de praia (acho difícil bater Misty May e Kerri Walsh, mas vou torcer pelo ouro)
marciomarques
nunca vi nada tão ridiculo.
o brasil então esta despencando
no volei no futebol
sera q perdemos a habilidade ou sera acomodação?
cparakawa
marciomarques wrote:
nunca vi nada tão ridiculo.
o brasil então esta despencando
no volei no futebol
sera q perdemos a habilidade ou sera acomodação?

Acho que nem uma coisa e nem outro. O esporte se profissionaliza cada vez mais. E o atleta tem que ter uma estrutura mínima para se aperfeiçoar. É difícil para um ginasta ou corredor manter o treinamento se tiver que ter um emprego para se sustentar. Nem por isto acho que seja o governo que deva arcar com os custos. Os atletas podem viver (e bem) se a modalidade tiver retorno comercial. Mesmo que ele não tenha um salário oriundo de alguma competição permanente (futebol, vôlei de praia), ele pode ter patrocínios decentes se as empresas considerarem rentável tal coisa. Como só dá retorno na mídia o futebol (às vezes alguns outros), a maioria fica na míngua.

Não basta ser bom e esforçado. Vc tem que ter uma estrutura por trás. Por isto que a maioria dos medalhistas olímpicos brasileiros são verdadeiros heróis. Nossos atletas olímpicos, tirando os jogadores de futebol e alguns outros, são os menos culpados pela nossa falta de bom desempenho. A população, que pensa em futebol 99% do tempo, tem grande parcela de culpa.

Pra mim, não importa muito se vamos bem ou mal nas Olimpíadas. É só uma competição a mais, que dá alguma notoriedade temporária pros medalhistas brasileiros. Não muda minha vida, não muda a situação do país, não aumenta o orgulho nacional. As pessoas só vão lembrar da maioria das modalidades olímpicas nas próximas olimpíadas. Não vou dar um valor para as Olimpíadas que eu não sinto e que nem o grosso da população preza. É um passatempo. Perdeu, perdeu.
lousada332
vai ser legal.
mariohs
Juliana desistiu de competir, Ana Paula vai jogar ao lado de Larissa. Lá se vai uma promessa de medalha.

Futebol Feminino: Brasil 0 x 0 Alemanha
Futebol Masculino: Brasil 1 x 0 Bélgica

Vamos na torcida!
cparakawa
A abertura foi legal, mas contrataram as organizações Tabajara para cuidar da sincronização das pessoas. A parte mais ridícula foram os astronautas pendurados por fios. Na Olimpíada de Los Angeles (1984, 24 anos atrás), entrou um astronauta de verdade, voando com aquelas mochilas de auto-propulsão - ou algo assim. Eu esperava algo mais bem feito, mas eu estava esperando demais ... Rolling Eyes
Vanilla
Eu tenho que dizer que achei lindo, perfeito do começo ao fim! Quandos os tipos se abriram e revelaram que tinha gente de verdade fazendo aquilo, eu fiquei boquiaberta! Na parte do piano eu também gostei, mas daí não é justo porque pianos são meu fraco. No pedaço do tai chi, eu também fiquei boba com a sincronia... No tai chi e nos tambores! Foi perfeito! Agora estou aqui no aguardo do primeiro jogo de vôlei da seleção feminina. Very Happy
mariohs
Vanilla wrote:
Agora estou aqui no aguardo do primeiro jogo de vôlei da seleção feminina. Very Happy

Opa, somos dois! Se bem que o jogo de hoje vai ser tipo empurrar bêbado de ladeira. Mas vou assistir pra sentir a pegada.
leandrow
Só para constar: Brasil perdeu no basquete feminino para a Coréia - que teoricamente seria o pior time da competição; no ciclismo ficou em 20º; e Diego Hipólito se classificou para a final do solo em 1º lugar em seu grupo. Smile
cparakawa
Vanilla wrote:
Eu tenho que dizer que achei lindo, perfeito do começo ao fim! Quandos os tipos se abriram e revelaram que tinha gente de verdade fazendo aquilo, eu fiquei boquiaberta! Na parte do piano eu também gostei, mas daí não é justo porque pianos são meu fraco. No pedaço do tai chi, eu também fiquei boba com a sincronia... No tai chi e nos tambores! Foi perfeito! Agora estou aqui no aguardo do primeiro jogo de vôlei da seleção feminina. Very Happy

Eu reconheço que usaram MUITA gente na abertura, então é mais difícil a sincronia ficar perfeita. Se alguém também se lembra, talvez eu esteja mais cego que o habitual. Só que na hora que entrou aquele monte de gente vestida de verde OP com lâmpadas penduradas pelo corpo, foi difícil de achar que gastaram muito tempo ensaiando a coreografia.

Quando entrou a delegação brasileira, mostraram o Bush. Depois mostraram o Lula, que deu a impressão de estar mamado, pendurado ali na frente dos assentos. Very Happy
Vanilla
cparakawa wrote:
Eu reconheço que usaram MUITA gente na abertura, então é mais difícil a sincronia ficar perfeita. Se alguém também se lembra, talvez eu esteja mais cego que o habitual. Só que na hora que entrou aquele monte de gente vestida de verde OP com lâmpadas penduradas pelo corpo, foi difícil de achar que gastaram muito tempo ensaiando a coreografia.

Tenho que dizer que a hora que vi os carinhas de verde de perto eu acho uma coisa meio 25 de março... Mas eu gostei do efeito final!

cparakawa wrote:
Quando entrou a delegação brasileira, mostraram o Bush. Depois mostraram o Lula, que deu a impressão de estar mamado, pendurado ali na frente dos assentos. Very Happy

O Lula tem cara de mamado 24/7. Não tem quem dê jeito nisso. Very Happy

mariohs wrote:
Opa, somos dois! Se bem que o jogo de hoje vai ser tipo empurrar bêbado de ladeira. Mas vou assistir pra sentir a pegada.

Nossa, virei a noite aqui vendo tudo que era jogo. Fui dormir lá pelas 8 da manhã, acredita? E hoje tem mais!
mariohs
Vanilla wrote:
mariohs wrote:

Nossa, virei a noite aqui vendo tudo que era jogo. Fui dormir lá pelas 8 da manhã, acredita? E hoje tem mais!

Vi o jogo de vôlei, dito e feito. Mais fácil que empurrar bêbado de ladeira, praticamente um treino.
Não sei como você consegue ficar acordada até tão "tarde"... eu não consigo... acho que passei da época de ficar até bem tarde.
cparakawa
mariohs wrote:
Não sei como você consegue ficar acordada até tão "tarde"... eu não consigo... acho que passei da época de ficar até bem tarde.

É a idade ... Wink
mariohs
cparakawa wrote:
mariohs wrote:

É a idade ... Wink

É... bons tempos em que horário não era problema... adorava isso. Não sou tão jovem quanto a Vanilla pra ficar até altas horas acordado no computador. De vez em quando eu fico, mas muito de vez em quando, e tem que ter um motivo muito bom pra isso...

Voltando ao tópico, o doente do Phelps bateu recorde mundial, só pra variar um pouco.
Vanilla
Saíram as primeiras medalhas para o Brasil! Duas de bronze, no judô. Tava no computador e mamãe gritou pra eu vir torcer com ela.

- Pô mãe, pra que??
- Pra dar sorte, vem logo!

Sério que eu sou mó pé-frio, mal tive coragem de olhar para a TV. Acho que funcionou. Very Happy

mariohs wrote:
É... bons tempos em que horário não era problema... adorava isso. Não sou tão jovem quanto a Vanilla pra ficar até altas horas acordado no computador. De vez em quando eu fico, mas muito de vez em quando, e tem que ter um motivo muito bom pra isso...

Voltando ao tópico, o doente do Phelps bateu recorde mundial, só pra variar um pouco.

Também não tenho idade mais pra ficar fazendo essas graças. Falta de sono causa rugas e dá olheiras. Mas se vale a pena, eu fico mesmo! Very Happy
cparakawa
mariohs wrote:
cparakawa wrote:
mariohs wrote:

É a idade ... Wink

O Phelps ganhou a quinta medalha de ouro só nesta olimpíada, e é o maior ganhador de medalhas de ouro da história. Assisti os 200m livres, é até ridículo o quanto ele chegou na frente do segundo colocado. Ridículo pros outros nadadores.
Liques
cparakawa wrote:

O Phelps ganhou a quinta medalha de ouro só nesta olimpíada, e é o maior ganhador de medalhas de ouro da história. Assisti os 200m livres, é até ridículo o quanto ele chegou na frente do segundo colocado. Ridículo pros outros nadadores.

hum, acho que ainda não quebrou o recorde não... se não me engano é com 7 medalhas que ele quebraria o recorde. Se não for verdade, é culpa da Globo. xD

Realmente o cara é incrivel... eu assisti o primeiro ouro que ele ganhou. Ele quebrou o próprio recorde muito facilmente.

Mas tem algo que eu estou diferente nessa olimpiada: Os atletas estão superando os recordes olimpicos. O que está fazendo os atletas ficarem tão forte atualmente? Pressão? Tecnologia? Remédios?
mariohs
Alguns follow ups:
Phelps, 6º ouro, 6º recorde mundial.

Jade caiu no solo, arriscou um salto complexo no salto sobre a mesa e caiu também. Ficou em 10° no individual geral. Shawn Johnson, a favorita na minha opinião ficou em 2º, perdendo para Nastia Liukin, também dos Estados Unidos. Vi só a apresentação da trave e do solo da Shawn Johnson, ambas perfeitas, todos os saltos cravados. A apresentação dela na trave é simplesmente inacreditável, não lembro de ter visto um desequilíbrio sequer.

César Cielo, bronze nos 100m livre, classificado para a final dos 50m, recuperou o recorde olímpico. Está classificado com o melhor tempo das seminifinais. A final é hoje (sexta) 23:50. Vamos torcer!!!

Ana Paula e Larissa se classificaram para as quartas de final e vão jogar contra Walsh e May. Vou torcer, mas vai ser muito difícil.

Scheidt e Bruno Prada terminaram a primeira regata em 10°, mas ainda tem muito jogo pela frente.
cparakawa
Liques wrote:
Mas tem algo que eu estou diferente nessa olimpiada: Os atletas estão superando os recordes olimpicos. O que está fazendo os atletas ficarem tão forte atualmente? Pressão? Tecnologia? Remédios?

Segundo eu li numa reportagem, que aliás eu não tenho o link, os recordes estão caindo por causa de várias inovações. Como a nova versão espartilho da roupa de tubarão da Speedo e as piscinas do "Cubo D'água". As turbulências foram diminuídas ao máximo, a água das ondas formadas pelos nadadores (excesso) "transborda" para um container, então se mata a onda. As próprias divisórias entre as raias foi criada para bloquear as ondulações. O suporte de onde partem os atletas foi desenhado para dar o máximo de velocidade no impulso inicial para a água. E mais alguma coisa que eu não lembro. Rolling Eyes

Com este monte de pequenas ajudas, fica muito mais fácil quebrar os recordes.

E o Phelps já é o maior recordista de medalhas de ouro na história, 11. O Brasil conseguiu 17. Se o Phelps ganhar mais uma, ele iguala outros atletas que já ganharam 7 medalhas numa só olimpíada. Mais legal ainda, o Phelps tem 23 anos, então dá pra ele disputar mais uma olimpíada. Se bobear, o Phelps pode passar o Brasil em medalhas de ouro acumuladas, na próxima olimpíada.
mariohs
César Cielo campeão olímpico!!! 21.30! Primeira medalha de ouro da natação brasileira em olimpíadas!
Vanilla
mariohs wrote:
César Cielo campeão olímpico!!! 21.30! Primeira medalha de ouro da natação brasileira em olimpíadas!

Com direito a quebra de recorde olímpico e tudo! Só dois centésimos do recorde mundial. Animal! Very Happy
cparakawa
Parabéns pro Cielo! E o Phelps quase não ganha a sétima medalha.

Nota triste para a seleção de futebol, que foi medíocre mas passou. Agora é a Argentina na semifinal. Eu não estava nem torcendo pro futebol, mas contra a Argentina não tem como. Ronaldinho Gaúcho tem que parar de reclamar e jogar bola; se não estava com vontade de ir, que ficasse em casa. Acho que muitos jogadores ficam ouvindo o Galvão Bueno o dia inteiro. Como disse o Cafu, "os melhores nem sempre vencem". Não vi nenhum jogo da Argentina, espero que eles estejam jogando o mesmo futebolzinho sem vergonha.

Bom desempenho também das nossas equipes de vôlei. Pelo menos deve sair uma de ouro pro vôlei brasileiro.
Vanilla
cparakawa wrote:
Nota triste para a seleção de futebol, que foi medíocre mas passou. Agora é a Argentina na semifinal. Eu não estava nem torcendo pro futebol, mas contra a Argentina não tem como.

Sim, não tem como! O legal não é torcer pelo Brasil, mas sim torcer contra a Argentina. Por sinal, vi o jogo hoje de manhã com a minha mãe e ficamos as duas xingando animalmente.

Quote:
Bom desempenho também das nossas equipes de vôlei. Pelo menos deve sair uma de ouro pro vôlei brasileiro.

Eu vi só o vôlei masculino, mas foi uma partida fantástica. O primeiro set foi complicado, o bloqueio não pegava nada e o Brasil só estava pontuando porque a Polônia estava errando demais. Mas depois o Giba apareceu e o Murilo entrou, aí foi só alegria. Menção honrosa pra provocada que o Giba deu. Foi lindo. Very Happy
mariohs
Vi o final do futebol masculino, o vôlei de quadra masculino, e o de praia também. Quase morri aqui vendo o volei de praia.

20x18 pros russos, Ricardo "entrega" a bola de graça pros russos, contra-ataque para fechar o jogo e avançar pras quartas de final, bloqueio do Ricardo. Depois, bloqueio do Ricardo. Depois, outro bloqueio do Ricardo. O set fecha em 25x23 pros brasileiros. Tie break, os russos abrem 2 pontos de vantagem lá pelo nono ponto. O Brasil reverte a vantagem, os russos desestabilizam, e estamos nas quartas de final!!!
arquivo
Tanto se falou,tanto se imaginou, tanto se viajou quanto à boicotes, cancelamento e fracasso chines quanto a sediar as olimpiadas e aí está...tudo acontecendo é claro, da forma mais tranquila possivel... pelo menos até onde sabemos, pois o mundo só ve oq a TV mostra...
Os absurdos politicos e ideologicos não foram suficientes pra cancelar coisa nenhuma e nunca serão, não enquanto o dinheiro mandar no mundo, ou seja, sempre será assim até haver algum tipo de colapso, mas até lá, vamos continuar torcendo nas olimpiadas, não é?
Lviter
mariohs wrote:

Muito lindo! Toda vez que vejo a cena dele chorando na entrega da medalha me emociono também!

Pena, como disse o Cparakawa, que seja apenas o resultado do esforço praticamente isolado de
alguns. Na ESPN o apresentador comentou que o pai precisou vender o carro para mantê-lo treinando.

Se houvesse um investimento consistente do Governo nos atletas, melhores condições nas escolas (muitas não tem nem uma quadra decente) e construção de vilas olímpicas regionais, quantos deste nível não teríamos... Afora os benefícios sociais.
cparakawa
Lviter wrote:
Pena, como disse o Cparakawa, que seja apenas o resultado do esforço praticamente isolado de alguns. Na ESPN o apresentador comentou que o pai precisou vender o carro para mantê-lo treinando.

Se houvesse um investimento consistente do Governo nos atletas, melhores condições nas escolas (muitas não tem nem uma quadra decente) e construção de vilas olímpicas regionais, quantos deste nível não teríamos... Afora os benefícios sociais.

Eu sou contra um investimento do governo na ponta final, pois iria dar os velhos problemas de politicagem na distribuição de verba. Na hora de saber o quanto iria sair para cada esporte, sempre iria dar besteira. É como nas universidades, onde é triste ver a briga pelas verbas pra antropologia, filosofia e afins.

Na minha opinião, o governo tem que criar centros baratos para incentivar crianças e jovens para o esporte. Entretanto, as verbas para os atletas profissionais devem sair de empresas, através de patrocínio direto. O problema é que as empresas só patrocinam se houver interesse do público pelo esporte. Imagino a dificuldade de atletas de marcha atlética e peteca (badmington) para conseguir apoio.

Se for para o governo incentivar alguém, eu prefiro que incentivem o esporte em que nós começamos a ganhar medalhas e no qual nós termos farto material humano: TIRO. Centenas de milhares de PMs e milicos, fora mais outro contingente enorme de possíveis esportistas, e sai barato pro governo fornecer munição extra para que eles treinem. Ou incentivar esportes de nível muito mais baixo, aonde o nível dos atletas é mais ridículo. Como o hóquei na grama; não conheço nenhum país em que este seje um esporte importante. Quem pratica hóquei provavelmente o faz porque não serve para os esportes mais glamorosos. hahaha. Sim, eu assisti partidas de hóquei na grama.

Não adianta dar verbas para esportes que se sustentam sozinhos, como o vôlei de praia. E eu questiono darem verbas para esportes que o povo não tem interesse, como o badmington (peteca em alta velocidade). Ou seja, esportes sem apoio natural não devem receber apoio, pois o povo (que é quem consome comerciais e elege governantes, ou seja, quem paga a conta) não se interessa por eles.

As verbas são limitadas e cada federação, por menor que seja a empatia da população pela modalidade, vai querer abocanhar a maior fatia possível. Definir política de subsídios e incentivos para o esporte não é uma tarefa fácil. Fazer investimentos maciços num esporte de elite como o hipismo? Nós temos um campeão mundial, nem por isto acho que compense.

É só olhar os jogos de agora. A China investiu pesado para ganhar medalhas. Mas outros países delegam as possibilidades de medalhas como uma decisão da população. O atleta disputa uma modalidade com apelo popular (atletismo, natação, vôlei, etc) e existe uma empresa - ou várias - interessada em vincular a marca a um atleta com possibilidades de ganhar medalha. O retorno volta nas vendas de material esportivo e em vincular a empresa a um provável futuro campeão. No Brasil, só dão valor pro atleta DEPOIS que ele ganha a medalha. É culpa em menor parte das empresas e em maior parte da população.

Brasileiro gosta da idéia do atleta sofrido, que tem que trabalhar e treinar nas horas vagas. E ainda tem que trazer uma medalha de ouro. É um coitadinho que venceu no esporte. Se não tem condiçoes de vencer é culpa do governo ou incompetência do mesmo. PQP, mentalidade de atrasado. Se as pessoas derem o mesmo valor aos nossos atletas como dão aos "artistas", não só em tempos de olimpíadas, óbvio que as empresas vão patrocinar os mesmos. Óbvio que eles vão ter condições de treinar decentemente e em tempo integral. Óbvio que vão vir mais medalhas. Óbvio que o efeito social é benéfico.

E é óbvio que o povo não concorda com tudo isto que eu disse porque os valores estão deturpados.

O problema está na cabeça das pessoas comuns. Não na cabeça de governantes ou empresários. Quem vota em político com plataforma esportiva deve ter votado no Eurico Miranda (representar os interesses do Vasco da Gama na Câmara). E empresário quer ver retorno de investimento. Se colocar um pseudo-artista (ou mesmo um de verdade) dá mais retorno que um esportista, não vão investir no esporte. E a maior parte dos nossos atletas não querem ter uma renda de dezenas de milhares de reais e um porsche na garagem. Querem só pagar as contas, terem um carrinho meia boca na garagem e não ficar mendigando para poder treinar, ter material esportivo e participar de competições internacionais. É barato para quialquer empresa de médio ou grande porte, só que tem que dar retorno de mídia, empresa não é casa de caridade.

Eu sou anormal mesmo, então a culpa é do governo e das empresas mesquinhas. O povo nunca tem culpa de nada. Tão claro como 2 + 2 são 5.
mariohs
Ana Paula e Larissa cairam diante de Misty May e Kerri Walsh...
O Diego Hypólito caiu no último salto, adeus à medalha de ouro... Sad
Vanilla
mariohs wrote:
Ana Paula e Larissa cairam diante de Misty May e Kerri Walsh...
O Diego Hypólito caiu no último salto, adeus à medalha de ouro... Sad

Sim, foi bem triste... Mas tem coisas mais legais pra gente olhar. Tipo o vôlei feminino, que terminou a primeira fase como líder do grupo B. Atropelou a Itália, que até agora não tinha perdido.

A SporTV tá dando uma de sádica e reprisando sem parar o tombo do Diego Hypólito. Já chega, não? To quase tacando a TV pela janela. ¬¬
Lviter
cparakawa wrote:

Na minha opinião, o governo tem que criar centros baratos para incentivar crianças e jovens para o esporte. Entretanto, as verbas para os atletas profissionais devem sair de empresas, através de patrocínio direto. O problema é que as empresas só patrocinam se houver interesse do público pelo esporte. Imagino a dificuldade de atletas de marcha atlética e peteca (badmington) para conseguir apoio.

Concordo. Os resultados destes centros, mesmo se não houvesse tanto efeito quanto às competições, seriam reduzir ociosidade, criar espaços de lazer e passar valores positivos. E o custo não seria alto, pelo menos para a maioria das modalidades.

Quanto às empresas investirem já existe uma Lei de renúncia fiscal sancionada em 2007 pra isso, mas não sei se na prática a coisa tem funcionado:
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/lei-incentivo-esporte1.htm

cparakawa wrote:

Brasileiro gosta da idéia do atleta sofrido, que tem que trabalhar e treinar nas horas vagas. E ainda tem que trazer uma medalha de ouro. É um coitadinho que venceu no esporte. Se não tem condiçoes de vencer é culpa do governo ou incompetência do mesmo. PQP, mentalidade de atrasado.

Eu não gosto não. E discordo, acho que a maioria também não gosta e preferiria a profissionalização no esporte, caso contrário não curtiriam tanto o futebol. Ficamos tristes em saber que não há condições profissionais pra maioria dos atletas aqui em Pindorama. Mas também não acho errado valorizar quem conseguiu enfrentar as adversidades.

Na Escola em que estudei, de educação pública, havia escolinhas gratuitas de handebol. vôlei, basquete, ginástica rítmica e olímpica e futebol depois da aula. Não saiu nenhuma medalha de ouro, mas com certeza só nos fez bem. Mas se a estrutura fosse maior, em muitos outros lugares, nossas chances aumentariam muito.
cparakawa
Lviter wrote:
cparakawa wrote:

Brasileiro gosta da idéia do atleta sofrido, que tem que trabalhar e treinar nas horas vagas. E ainda tem que trazer uma medalha de ouro. É um coitadinho que venceu no esporte. Se não tem condiçoes de vencer é culpa do governo ou incompetência do mesmo. PQP, mentalidade de atrasado.

Eu não gosto não. E discordo, acho que a maioria também não gosta e preferiria a profissionalização no esporte, caso contrário não curtiriam tanto o futebol. Ficamos tristes em saber que não há condições profissionais pra maioria dos atletas aqui em Pindorama. Mas também não acho errado valorizar quem conseguiu enfrentar as adversidades.

Na Escola em que estudei, de educação pública, havia escolinhas gratuitas de handebol. vôlei, basquete, ginástica rítmica e olímpica e futebol depois da aula. Não saiu nenhuma medalha de ouro, mas com certeza só nos fez bem. Mas se a estrutura fosse maior, em muitos outros lugares, nossas chances aumentariam muito.

Não vou me requotar, talvez não tenha ficado claro.

Se o atleta é profissional, alguém paga o salário dele.

Uma forma do atleta ser profissional: patrocínio.
Suponhamos um exemplo claro: Uma empresa vai lançar uma campanha publicitária de um remédio qualquer. Ela tem as opções de colocar um famoso da TV ou um atleta, pelo mesmo cachê - digamos R$20.000,00. Ela vai escolher o que dá mais retorno na mídia. A forma de saber é fazendo uma pesquisa, perguntando pro público alvo do produto quem ele prefere ver na TV. Se a preferência maior é pelo famoso de sempre, a empresa ou marketeiro não precisa ser genial para fazer a escolha que tem maior retorno em relação ao capital investido. É por estas razões que aparece o Pelé ou talvez outro jogador de futebol. E é por isto que o Ronaldo não vai ser cogitado para fazer comercial tão cedo. Se as pessoas preferem um global do que um atleta fazendo comercial, a culpa não é da empresa. Considerando um atleta não medalhista de ouro, fica mais evidente a situação de que patrocínios diretos e de monta são para poucos.

Outra forma do atleta ser profissional: eventos esportivos pagos.
Nos tempos áureos do vôlei masculino, os estádios ficavam lotados, e cobrando entrada. Fora os direitos de transmissão. Os eventos de atletismo muitas vezes não lotam mesmo tendo entrada gratuita. Se cobrar, a situação é pior. Mesmo nas Olimpíadas, é só ver que os estádios ficam vazios nos jogos de hóquei na grama. Não há interesse. Os eventos do atletismo se resumem, em boa parte, a "melhores momentos", reprisados, tanto em rede aberta quanto paga. Se o público quisesse assistir, haveria mais espaço na programação, os eventos seriam melhor pagos e, com a maior audiência, haveria maior demanda de anunciantes em veicular sua imagem a tais eventos. Como isto não acontece, fica claro que o público não tem interesse na maioria dos esportes. Tirando o futebol de sempre, são poucos os esportes que despertam a atenção das pessoas.

É muito bonita a história das pessoas acharem que o esporte tem que ser mais profissional. Só que o esporte só é profissional SE as pessoas gostarem do esporte e oferecerem algum tipo de suporte. Inclusive - talvez principalmente - ligando a TV para vê-los fora do período das Olimpíadas. A culpa não é das empresas e o governo tem coisas mais importantes para dar atenção (educação, saúde, segurança pública, etc). Se, como você disse, as pessoas PREFEREM ver atletas profissionais, elas deveriam preferir vê-los na televisão fazendo comercial, vê-los na televisão ou mesmo in loco nas competições periódicas.

SE as pessoas querem ver grandes esportistas em várias modalidades, são justamente elas que tem que demonstrar interesse. Sendo pragmático, esta história de que o povo quer ver atletas profissionais são palavras jogadas ao vento. Abrindo um parênteses para comparações, é a mesma coisa que perguntar se acham que a programação da TV aberta é um lixo. Vão dizer que é, mas mesmo assim continuam assistindo, eplo menos a maioria do povão. Aliás, o nível baixou porque as emissoras passaram a ouvir as pessoas. Quando a Globo ENFIAVA GOELA ABAIXO a programação, o nível era melhor. Só que a Globo teve que se curvar quando as pessoas começaram a mudar de canal para ver mulher pelada na Manchete ou os programas de baixaria nas outras emissoras. A Globo TEVE que ficar mais popular.

Outro exemplo interessante é ver que as pessoas querem ver os seriados mais "cults" em linguagem original, com legendas. A emissora aberta nem passa legendas com audio original, muito menos ps coloca em uma posição decente dentro da grade. Por quê? Porque o grosso do público não está interessado e as pessoas mal são alfabetizadas, como é que vão acompanhar legendas ou entender uma língua estrangeira se mal entendem português. Meus posts são um exemplo disto, além de longos são cheios de detalhes que somente servem como BARREIRA que a maioria das pessoas considera impossível ler e prestar atenção até o final do texto.

É essa falsidade e este jogo de empurra que fazem as pessoas acharem que elas são conscientes e fazem sua parte, mesmo que na prática elas façam tudo ao contrário do que dizem da boca pra fora. "Faça o que eu digo, não o que eu faço"?

Retornando ao ponto básico: o povo não se importa, o esporte que se dane. Palavras não resolvem nada sem ação. Se a população só suporta de verdade futebol e vôlei, vai ser nisto que nós vamos ter bons atletas. O que vier dos outros esportes é lucro. E não adianta reclamar do desempenho medíocre do Brasil nas olimpíadas. É reflexo das prioridades do próprio povo, que reclama mas não faz nada, fora que só vão lembrar das olimpíadas novamente em 2012.

E o ufanismo na transmissão das olimpíadas só faz mal pro esporte. O "coitadinho" que enfrentou dificuldades para alcançar uma medalha merece suas láureas. Só que não adianta culpar governo ou "torcer contra" atletas de outros países que tem suporte da própria população local. O problema é cultural. A culpa é sempre do outro, todo mundo é inocente na história. As pessoas querem o melhor para o país, só que nem buscam informações para saber o que é melhor para o país e muito menos se esforçam para que as coisas aconteçam.

Generalismos. Só que o esporte tem que ter suporte constante. Os campeões que saem do genérico são um incentivo para a popularização de suas respectivas modalidades. Tivemos VÁRIOS campeões, e muitas modalidades tiveram surtos de popularidade, inclusive com apoio da mídia e de esferas do governo. Se não deu certo, eu não sou cego de ver que a culpa maior é das pessoas que é alienada e vive de modismos. Problemas culturais são muito difíceis de se consertar.

[]'s
phantombr
E a ''vara'' que sumiu da brasileira do salto em altura?
D'Artagnan
alguem me dis porque esse chororo do brasil ter perdido no futebol, o brasil nunca se deu bem em futebol nas olimpiadas!
mariohs
D'Artagnan wrote:
alguem me dis porque esse chororo do brasil ter perdido no futebol, o brasil nunca se deu bem em futebol nas olimpiadas!

Não, mas uma hora tem que se dar bem... infelizmente não foi hoje. A maré tá feia... Walsh e May detonaram as duas duplas brasileiras, hoje a argentina acabou com a gente, vamos torcer pelos próximos resultados...
cparakawa
mariohs wrote:
D'Artagnan wrote:

Não, mas uma hora tem que se dar bem... infelizmente não foi hoje. A maré tá feia... Walsh e May detonaram as duas duplas brasileiras, hoje a argentina acabou com a gente, vamos torcer pelos próximos resultados...

Infelizmente a Juliana se contundiu e o desempenho de uma dupla pouco entrosada fica muito aquém, mesmo considerando o nível individual de cada uma. A última dupla brasileira derrotada estava num nível bem mais abaixo das americanas, aí fica difícil.

Quanto ao futebol, acontece. Pra ser sincero, medalha de ouro não é prioridade para os jogadores de futebol. É só parar pra pensar, quais os títulos mais importantes para um jogador de futebol?

Na minha opinião: Copa do Mundo > Liga dos Campeões > Título nacional em um dos grandes clubes europeus / Libertadores > Olimpíadas. Eu nunca vi algum jogador ser eleito melhor do mundo (ou Bola de Ouro) pelo desempenho Olímpico. Não adianta cobrar esforço máximo nas Olimpíadas dos jogadores de futebol SE as Olimpíadas não são prioridade para eles. Analogamente, dá muito mais retorno para um jogador de basquete ser campeão da NBA do que olímpico.

Eu torço pra não ter mais futebol nas Olimpíadas. É menos frustrante pra gente. Rolling Eyes

Eu torci mais contra a Argentina do que pelo Brasil. O Brasil não jogou nada mesmo, e não foi só neste jogo. O Ronaldinho deve ter ido lá para uma campanha de marketing, já que não estava com vontade de jogar. Não tá afim, nem sei pra que levam. O Kaká não tava com vontade de ir, pelo menos não fez força pra ser liberado - desconsidero as lorotas que a mídia conta e as declarações do atleta para não ficar "feio na fita".

Tristeza não pela desclassificação, mas por ver a Argentina na final. O que seria de Brasil e Argentina sem a rivalidade? Very Happy

[]'s
mariohs
Não vou comentar sobre o futebol masculino... Eu também sou contra futebol nas Olimpíadas. Disputa de terceiro lugar contra Bélgica é o fim da picada.

Ricardo e Emanuel perderam para a outra dupla brasileira Fábio e Márcio. Estava torcendo pra Ricardo e Emanuel, droga...

Keyla Costa e Maurren Maggi na final do salto em distância. Jadel Gregório na final do salto triplo. Vôlei de quadra e futebol feminino caminhando. Sobre a vela, não sei o que dizer.

Usain Bolt, o monstro está na final dos 200m rasos e parece que vai levar ouro de novo, com recorde mundial.
cparakawa
O Brasil passou da China no vôlei masculino, final com a Itália.

Scheidt não conseguiu na classe Star. É uma pena, visto o retrospecto dele. E do seu parceiro tbm.
mariohs
Usain Bolt ganhou os 200m rasos, quebrou o recorde mundial. Fez como Carl Lewis em Los Angeles, subindo no lugar mais alto do pódio nos 100 e 200 metros rasos.
mariohs
A tristeza toma conta de mim agora. Só as pessoas para me fazerem sorrir. Jogamos melhor, jogamos limpo, temos as melhores jogadoras. O que faltou? É realmente muito triste ver uma equipe se esforçando tanto, e não ser campeã...

Vamo que vamo...
cparakawa
Faltou pro Brasil só uma coisa: tática. Não temos campeonato de futebol feminino, nossos melhores técnicos de futebol não tem interesse em treinar o futebol feminino. Por mais que a capacidade individual possa ser maior que a das americanas, observando o jogo deu pra ver que as americanas sabiam o que estavam fazendo. As brasileiras não. Bicuda pra frente, se realmente for tática, é algo muito tosco. Brasil teve mais habilidade, teve mais posse de bola. Só que não adianta ser habilidoso e ficar muito tempo com a bola se você não sabe o que fazer com a mesma. Falta de entrosamento e treinamento tático.

O Brasil ganhou a prata e eu não posso deixar de ver que só estamos chegando às finais do feminino várias vezes por méritos da CBF também, fora a capacidade individual das atletas. É a CBF que dá estrutura e apoio para termos uma seleção, mesmo sem um campeonato permanente e, obviamente, sem apoio popular e dos clubes de futebol. Fala sério, poucos vêem com bons olhos as meninas (crianças) que jogam futebol. Da mesma forma que poucos vão incentivar um filho para ser o próximo Diego Hipólito.
mariohs
Pipocada de Márcio e Fábio Luiz na final do volei de praia... foi bem deprimente...

Maurren Maggi é medalha de ouro no salto em distância!!! Fantástico!

Estou agora acompanhando pela internet o vôlei masculino Brasil x Itália...
Vanilla
mariohs wrote:
Pipocada de Márcio e Fábio Luiz na final do volei de praia... foi bem deprimente...

A medalha de ouro da Maurren foi a coisa mais linda! E QUE SORTE ela teve!!! Um centímetro, bah, sorte demais! Brasil x Itália foi lindo... Tenho de dizer que o Brasil teve sorte DE NOVO. Primeiro o Mastrangelo saiu depois de pisar no pé do companheiro de time (não me perguntem quem!) e torcer o tornozelo. Jogaram contra um time com um jogador machucado, que era o Fei. Tudo bem, eu sei que o Brasil tem time, mas a Itália é um SENHOR time e tava errando demais. Brasil ganhou de virada, e de virada é mais gostoso. Bem, espero que o mundo continue injusto a favor do Brasil nas duas finais do vôlei. Very Happy

Faço questão também de ver a disputa da medalha de bronze. Foi triste ver a Rússia perder, mas o time estava nervoso e ainda assim conseguiu ganhar dois sets e ir pro tie break. Rússia x Itália vai ser um jogão. Very Happy
mariohs
Vanilla wrote:
A medalha de ouro da Maurren foi a coisa mais linda! E QUE SORTE ela teve!!! Um centímetro, bah, sorte demais! Brasil x Itália foi lindo... Tenho de dizer que o Brasil teve sorte DE NOVO. Primeiro o Mastrangelo saiu depois de pisar no pé do companheiro de time (não me perguntem quem!) e torcer o tornozelo. Jogaram contra um time com um jogador machucado, que era o Fei. Tudo bem, eu sei que o Brasil tem time, mas a Itália é um SENHOR time e tava errando demais. Brasil ganhou de virada, e de virada é mais gostoso. Bem, espero que o mundo continue injusto a favor do Brasil nas duas finais do vôlei. Very Happy

Faço questão também de ver a disputa da medalha de bronze. Foi triste ver a Rússia perder, mas o time estava nervoso e ainda assim conseguiu ganhar dois sets e ir pro tie break. Rússia x Itália vai ser um jogão. Very Happy

Sorte faz parte. Não é tudo, mas faz parte. Eu não achei assim tanta sorte dela. As adversárias não conseguiram saltar melhor que ela. Hoje ela foi a melhor do mundo, e mereceu a medalha.
Quanto ao vôlei, eu não acho o Mastrangelo se machucar e sair sorte do Brasil. O Fei jogou machucado porque quis, existem reservas para isso. O Brasil jogou os primeiros jogos sem o Giba, mantendo praticamente o mesmo nível técnico. É por isso que o Brasil ganhou hoje. Se a Itália não consegue fazer isso, tem mais é que perder mesmo. Errar acontece, quem tem mais sangue na veia erra menos, se a Itália errou muito, é porque não teve cabeça para jogar, e o que faz a diferença hoje no esporte é o aspecto psicológico.

Desculpe se pareci grosso, não foi a intenção. Very Happy
mariohs
Levamos o ouro no vôlei feminino! Parabéns às meninas e ao Zé Roberto, bem como toda a comissão técnica da seleção brasileira. O jogo foi da Sheilla, ela estava muito bem e jogando muito bem. Fez a diferença no jogo.
Petsecia
Finalmente uma final que ganhamos!!!!
Depois de ter feito a asneira de ter ficado acordada para ver o volei de praia, valeu a pena parar no sabado para ver o volei de quadra. Espero que hoje a noite o volei masculino seja vitorioso tambem para encerrarmos as olimpiadas com chave de ouro.
Petsecia
Emocionante a comemoração da maurren. O pior foi ver a prova na fila do banco SEM SOM e ficar sem saber quantos centimetros a russa tinha feito e se a maurren tava chorando de emoção ou desespero.

Vanilla wrote:
mariohs wrote:

cparakawa
Matéria interessante que saiu no Estadão, falando sobre os medalhistas de ouro:

http://www.estadao.com.br/esportes/pequim2008/not_esp229379,0.shtm

Fala sobre até que ponto uma medalha de ouro se converte em alguma coisa para a carreira do atleta. Desde uma aposentadoria tranqüila, passando por recursos suficientes para continuar no esporte até os problemas de "indulgência" que enfrenta a maioria dos atletas brasileiros. Mesmo tendo uma medalha de ouro.

O caso do Cielo é um exemplo. Patrocinado pelos Correios, perdeu o patrocínio porque foi treinar nos Estados Unidos, país que possui melhor estrutura para a natação. Eu acho falta de visão dos Correios, mas como é estatal e monopólio, eles não estão muito preocupados.

As meninas de ouro do vôlei vão se virar bem na vida. As meninas da prata do futebol, mesmo que tivessem ganho ouro, não iriam conseguir muitas melhoras. Aparência importa muito no mundo do marketing e patrocínio. Fora a falta de apoio popular.

Existem os grandes esportes. Existem os esportes. E existem os "patinhos feios". Varia de país pra país, mas alguns esportes são difíceis de descer ...

++++++++++++++++++++++++++++++++++

Na espera pela final do vôlei masculino, na maratona deu o de sempre.

[]'s
cparakawa
Perdemos no vôlei masculino. Não dá pra ganhar sempre. Em 4 possibilidades de ouro no vôlei, chegamos em 3 finais. Não dá pra reclamar.

Eu ia abrir outro thread, mas prefiri colocar aqui mesmo. Se alguém quiser discutir, talvez seja melhor separar os assuntos.

DE ONDE VEM O DESEMPENHO PÍFIO BRASILEIRO?

Na onda da olimpíada, me deu vontade de ir procurar mais dados. Vou comparar Brasil e Reino Unido (Inglaterra+Escócia+Gales+Irlanda do Norte). O Reino Unido é mais rico, mas o Brasil tem 3 vezes mais população. A diferença de 19 medalhas de ouro pra três vem do dinheiro investido?

http://www.cob.org.br/noticias/noticias_interna.asp?id=14128

http://www.uksport.gov.uk/pages/beijing_2008/

O COB investiu 160 milhões. A contrapartida britânica investiu 225 milhões. Por regra de 3, o Brasil teria que ter umas 14 medalhas de ouro. Fora que o custo seria menor no Brasil, já que o custo de vida é bem menor, então teríamos que ter o mesmo número de medalhas de ouro.

Qual a resposta? A minha é má gestão de recursos. O COB nã só é corrupto como anti-profissional. Quem se lembra do Pan-Americano, pode se lembrar do COB distribuindo as licenças pros quiosques para os "amigos". Não é só corrupção, é falta de modelo de negócios. Esporte tem que ser encarado como negócio. Reclamam da CBF, mas a CBF tem um modelo muito bom de gestão do futebol como negócio. Tanto é que o futebol brasileiro tem conseguido trazer alguns jogadores de outros países sul-americanos. Se o COB tivesse a mesma capacidade que a CBF, não estaríamos tão mal.

O dinheiro da Grã-Bretanha vem basicamente da loteria. Vc acha muito? Eu não.

http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp126620,0.htm

Previsão de 250mi por ano, 1 bilhão em 4 anos. 220mi diretamente para os clubes de futebol. É o mesmo que a GB gastou com os atletas. E estamos falando de só UMA das n loterias que existem no Brasil. NÃO É FALTA DE DINHEIRO.

Falando de parcerias privadas. A GB conseguiu só uma medalha de ouro, como o Brasil. Olhem só a página sobre o atletismo, especialmente o rodapé:

http://www.ukathletics.net/welcome/

Mesmo que a maior parte dos atletas não sejam bonitos o suficiente para a mídia, a federação de atletismo de lá conseguiu apoio de empresas para se manter. A Norwich Union / Aviva não é uma estatal, é uma empresa de seguros. Eu aposto que deve dar algum retorno pra marca estampar que suporta o time de atletismo nacional. Pensando bem, eu não gostaria de ter minha imagem ligada ao Nuzman (presidente da COB), pra mim é do mesmo nível do maníaco do parque, do Ronaldo ou do padre baloeiro.

Outra informação interessante é ver aonde a Grã Bretanha ganhou medalhas.

http://int.estadao.com.br/eventos/resultadopais?pais.codigo=77

As medalhas vieram do ciclismo e dos esportes aquáticos. E um ou outro gato pingado - se bem que o boxe nasceu na Inglaterra. O país investe nos esportes em que tem proficiência e que tem suporte local. Local no sentido de região do país. Se determinada região (como se fosse um Estado) quer aplicar algum dinheiro, aplica no que achar melhor. Depois se explica com a população local. Pra não dar besteira, investem nos esportes que a população apóia. Não tem muito mistério.

Para não me alongar mais do que de costume: Cool

1- Não faltam recursos oficiais. Isto é balela. Que criem uma loteria olímpica, se o povo não jogar é porque não apóia as olimpíadas mesmo.
2- O COB é corrupto e desorganizado. Aí ferrou.
3- São necessários pequenos investimentos locais. Se a população local (município/estado) não se interessa, azar do esporte.
4- Parceiras de federações com empresas são necessárias. Se as federações são incompetentes e/ou as empresas não tem retorno de patrocínio, aí junta o inútil com o desagradável.

A culpa é do governo central, Brasília? Na minha opinião, quase nada.

Medidas em prol dos esportes olímpicos:

Retirar os senhores feudais das federações e transformá-las em organizações competentes. ESPECIALMENTE o COB.
Estados e Municípios com recursos suficientes e que consideram interessantes ALGUMAS modalidades, poderiam fazer pequenos investimentos de base e criando futuros centros de treinamento.
A população tem que dar suporte pelo menos para algumas modalidades, seja vendo na TV, seja indo aos eventos, seja achando interessante ver atletas fazendo proaganda na televisão, seja apostando numa possível loteria "olímpica".
As empresas tem que estar interessadas em apoiar algumas modalidades, desde que dê retorno. Já se vê isto no futebol e no vôlei. Não é caro, mas se o retorno for ZERO não dá. Empresa não é casa de caridade.

De todos os pontos, o mais difícil é a reorganização das federações esportivas. Talvez existam algumas decentes. Mas quem aqui se lembra do Aurélio Miguel, medalha de ouro no judô, deve se lembrar de como as federações fazem um desserviço ao esporte. O grau de corrupção e desmandos na federação de judô é enorme, e foi nisto que saiu a briga com o Aurélio Miguel, que desistiu e se mudou pra Espanha. Mesmo que o Aurélio Miguel não ganhasse mais nenhuma medalha na vida, era de extrema importância manter um atleta para passar experiência para os demais e para servir com um ídolo para os mais novos. Como o Aurélio Miguel foi considerado NADA perante a federação, deu no que deu. Se não fossem as toneladas de escolas de judô, especialmente em São Paulo e Paraná, duvido que teríamos tantas medalhas neste esporte. É um dos esportes em que o Brasil poderia estar muito melhor apenas se mudando a federação.

Achei que o Brasil ia ganhar umas 4 de ouro. Errei por pouco. Talvez na próxima ganhemos umas 4 e passemos "super-potências" como Polônia e Hungria. E Cuba conseguiu menos medalhas de ouro do que o Brasil.

[]'s
Vanilla
cparakawa wrote:

Achei que o Brasil ia ganhar umas 4 de ouro. Errei por pouco. Talvez na próxima ganhemos umas 4 e passemos "super-potências" como Polônia e Hungria. E Cuba conseguiu menos medalhas de ouro do que o Brasil.

Bom, pelo menos isso! Mas fato é que Cuba é uma ilhazinha com meia dúzia de habitantes. Feio demais né? Eu fiquei feliz de não terem ganho nada no vôlei feminino, pelo menos!

mariohs wrote:
Sorte faz parte. Não é tudo, mas faz parte. Eu não achei assim tanta sorte dela. As adversárias não conseguiram saltar melhor que ela. Hoje ela foi a melhor do mundo, e mereceu a medalha.
Quanto ao vôlei, eu não acho o Mastrangelo se machucar e sair sorte do Brasil. O Fei jogou machucado porque quis, existem reservas para isso. O Brasil jogou os primeiros jogos sem o Giba, mantendo praticamente o mesmo nível técnico. É por isso que o Brasil ganhou hoje. Se a Itália não consegue fazer isso, tem mais é que perder mesmo. Errar acontece, quem tem mais sangue na veia erra menos, se a Itália errou muito, é porque não teve cabeça para jogar, e o que faz a diferença hoje no esporte é o aspecto psicológico.

Desculpe se pareci grosso, não foi a intenção. Very Happy

Sim, eu concordo que sorte também faz parte. Mas infelizmente não dá pra contar com ela sempre. O Brasil não jogou muito bem contra a Itália, e contra os EUA não podia esperar que as coisas caíssem do céu novamente. Ficou totalmente desestabilizado após o início do segundo set. Sim, óbvio que Stanley sacava bem, mas não dava pra ficar murcho por três sets seguidos. EUA jogaram melhor e mereceram vencer, fazer o que...

Bruninho e Murilo jogaram muito. Mereciam mais.
D'Artagnan
como é bem sabido eu nao sou um grande fã das olimpiadas,
o que eu nao consigo entender é essa hipocrisia (se for essa a palavra) no brasil...
Como esse povo fica exigindo medalhas dos atletas que eles descobriram que existem a duas semanas atraz?
cparakawa
Vanilla wrote:
cparakawa wrote:

Bom, pelo menos isso! Mas fato é que Cuba é uma ilhazinha com meia dúzia de habitantes. Feio demais né? Eu fiquei feliz de não terem ganho nada no vôlei feminino, pelo menos!

O outrora todo-poderoso esporte cubano faliu. Não existe mais União Soviética pra financiar Cuba, só se o Hugo Chavez fizer isto. Da mesma forma que demora pra montar uma infraestrutura esportiva, demora pra ela se exaurir depois que acabam os investimentos. Nunca torci pra Cuba mesmo ...

D'Artagnan wrote:
como é bem sabido eu nao sou um grande fã das olimpiadas,
o que eu nao consigo entender é essa hipocrisia (se for essa a palavra) no brasil...
Como esse povo fica exigindo medalhas dos atletas que eles descobriram que existem a duas semanas atraz?

Na mente tosca da população, ela está fazendo a parte dela ligando a TV e ouvindo o Galvão Bueno com o ufanismo de sempre. Então nada mais "justo" do que este monte de "vagabundos" que se julgam atletas trazerem umas medalhas da Olimpíada, de preferência de ouro pra poder ouvir o hino que eles nem sabem a letra, muito menos o que significa. Bra-sil-sil-sil!

Só pra constar: este negócio de ficar enaltecendo os atletas que ganharam medalhas porque são "coitadinhos" que tiveram uma vida difícil e enfrentaram N dificuldades é pura balela. Pensamento atrasado do c*c*t*. Tudo bem que isto é uma prova maior da qualidade dos atletas, só que dizer que o bronze vale ouro é ignorância. Vale lembrar que o nosso maior campeão dos últimos 30 anos não tinha NADA de coitadinho: Ayrton Senna. Quem gosta de coitadinho que vá torcer pro Rubinho.

O desempenho do Brasil nas Olimpíadas foi condizente com o país. Em quase todos os ramos profissionais, quem é bom depende mais de si próprio do que da estrutura que o país oferece. E quando vc demonstra que realmente é bom, as pessoas ainda se julgam no direito de exigir mil e uma coisas. O esporte é um reflexo de outras atividades. Qualquer médico e/ou professor da rede pública vive na mesma situação. Pra demonstrar um trabalho decente, tem que dar o sangue. E as pessoas vão dizer que não fazem mais do que obrigação.
Liques
cparakawa wrote:

Na mente tosca da população, ela está fazendo a parte dela ligando a TV e ouvindo o Galvão Bueno com o ufanismo de sempre. Então nada mais "justo" do que este monte de "vagabundos" que se julgam atletas trazerem umas medalhas da Olimpíada, de preferência de ouro pra poder ouvir o hino que eles nem sabem a letra, muito menos o que significa. Bra-sil-sil-sil!

Eu evitava muito assistir os jogos pela Globo por que eles só mostravam jogos que o Brasil participava. Como que a população tivesse um grande senso nacionalista que, apesar de nem saberem as regras de alguns esportes, torcer para o Brasil e só para o Brasil.

Mas achei interessante os jogos em Beijing por que tinha um monte lugares de artificiais. É engraçado ver lago artificial, aqui no Brasil tem tantos já de natureba.

A mensagem política também foi muito ruim. O governo chinês usou um pouco as olimpiadas para dar uma nova cara para o país, mesmo que a cara não seja aquela. Hitler fez a mesma coisa. Enquanto muitos estavam sendo mortos nos campos de concentração, ocorreu a olimpiadas na Alemanha e o mundo nem sequer imaginavam o que estava acontecendo. A China colocou uma imagem de que todos tem liberdade religiosa no país, o que não é verdade. Mostraram que são extremamente ricos, isso é verdade, mas grande parte de população vive na miséria.

E assim é as olimpiadas.
mariohs
Momento de descontração, é realmente uma pena eu não ter descoberto isso antes ou mesmo durante os jogos... Mas aí vai, é fantástico. Vou ler tudo, com certeza Very Happy

http://bronzebrasil2008.wordpress.com/
cparakawa
Liques wrote:
cparakawa wrote:

Eu evitava muito assistir os jogos pela Globo por que eles só mostravam jogos que o Brasil participava. Como que a população tivesse um grande senso nacionalista que, apesar de nem saberem as regras de alguns esportes, torcer para o Brasil e só para o Brasil.

O Galvão Bueno também não sabe a regra de quase todos os esportes, e tá aí. Pra torcer, não precisa entender nada. Aliás, é melhor não entender nada ...

Quote:
A mensagem política também foi muito ruim. O governo chinês usou um pouco as olimpiadas para dar uma nova cara para o país, mesmo que a cara não seja aquela. Hitler fez a mesma coisa. Enquanto muitos estavam sendo mortos nos campos de concentração, ocorreu a olimpiadas na Alemanha e o mundo nem sequer imaginavam o que estava acontecendo. A China colocou uma imagem de que todos tem liberdade religiosa no país, o que não é verdade. Mostraram que são extremamente ricos, isso é verdade, mas grande parte de população vive na miséria.

As Olimpíadas são um esforço de propaganda. Interna e externa. Mao jogou a China na m*rd* por décadas. A China continua sendo uma ditadura. Mas é um país muito melhor do que quarenta anos atrás, quando era comunista. Eu acredito que é isto que quiseram mostrar com as Olimpíadas, que a China voltou a ser um grande país. Maquiagem faz parte do negócio. Em qualquer lugar, China, Brasil ou qualquer país rico. Vão colocar a sujeira pra baixo do tapete. Óbvio que a sujeira de uns é maior que a dos outros.

mariohs wrote:
Momento de descontração, é realmente uma pena eu não ter descoberto isso antes ou mesmo durante os jogos... Mas aí vai, é fantástico. Vou ler tudo, com certeza Very Happy

http://bronzebrasil2008.wordpress.com/

Eu tava lendo fazia um tempo. Muito legal. Quando eu vejo/escuto o monte de baboseira sobre a importância das medalhas de bronze, eu imagino que os brasileiros são como cachorros abobados.

"Meio osso roído! Resto de carne de terceira! Da hora, estou tão feliz!" = "Oitavo lugar na ginástica! Medalha de bronze no judô! Da hora, eu estou tão feliz!".

Pelo menos alguns "cachorros" tem alguma noção. Ganhar medalha de bronze é melhor que não ganhar nada. Comer resto é melhor que passar fome. Mas daí a ficar "feliz", precisa haver vácuo entre as orelhas. Aliás, o Feliz morreu.

[]'s