FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Arrumei meu primeiro emprego!

Da Rossa
Olá galera, arrumei meu primeiro emprego! Serei telemarketeiro!! Very Happy
Devo começar na semana que vem. Fui contratado por uma empresa chamada Call, que presta servicos para a Caixa, que é onde eu trabalharei. não sei exaaaatamente a natureza do servico, mas sei que se tratará de receber ligações de cientes, e talvez eu mexa com contas-corrente.
Alguém tem alguma experiência na área? Alguém tem alguns toques pra me dar?

Fui submetido a um processo seletivo com umas provinhas fáceis, com informática (questões tipo "que tecla de atalho apertar para selecionar tudo no word?"), ditado com palavras como "Amizade", "dicção", "paciência", uma redação com o tema "a impotância do trabalho em equipe" e uma prova, feita no pc, de portugues e matemática. Ah, teve também a dinâmica de grupo, na qual o grupo ficou incumbido de elaborar um produto e convencer o avaliador a comprá-lo.

Soube no mesmo dia que fui aprovado, e passei para a próxima fase: entregar a documentação (a parte mais dificil).

Ae começarei com três meses de treinamento, e depois, trabalharei efetivamente. Salário é meio palha, pra começar. 573.

Será que vale a pena? Eu sinceramente acho que tenho capacidade para mais do que isso, mas minha mãe vive me diendo que a experiência vale muito, até porque trata-se do primeiro emprego (tenho 23 anos).

o problema, que me desanima, é que trabalhei 6h/dia e isso poderá ferrar com meus estudos, já que eu acabo de iniciar o curso de Direito, to indo pro segundo semestre, e fui MUITO bem no primemiro, tirei SS em tudo, exceto uma matéria. Até fiz este site http://www.darossa.frih.net/notas <-- onde vocês podem ver que eu coloquei todas as notas de aula, por onde a galera estudou. foi muito produtivo. Com o emprego, talvez não conseguirei mais fazer isso. E agora?

Já fiz Física na UnB por 9 semestres (mas não concluí, e fiquei longe disso; na verdade, eu tava estagnado no curso.)

Digam-me diretrizes ae galera Smile
thi.dias
hum. Boa sorte. Agora, só um fato que ocorre na minha cidade.
Uma call center muito grande (presta serviço para as lojas Riachuelo) foi instalada aqui na minha cidade (Natal-RN). Desde então, já perdi as contas de quantos conhecidos meus foi trabalhar lá e saiu em pouco tempo. Não cheguei a perguntar pra nenhum o porque dessas saídas prematuras. Até porque parece óbvio. Deve ser um porre esse tipo de serviço.
Mas, toda experiência é válida. Vai lá e fala pra gente depois como foi. Smile
wilian32
Da Rossa disse:

Quote:
Olá galera, arrumei meu primeiro emprego! Serei telemarketeiro!! Very Happy

Fico muito feliz por você! Para mim, você começou um pouco tarde no ramo trabalhístico(rsrs)(Tenho 16 anos e já trabalho à 8 meses em uma empresa no ramo educacional), mas em compensação você já tem um currículo na parte educacional muito boa, segundo você disse, prestou física na UnB e está cursando Direito. Isso é ótimo, vai te ajudar bastante para conseguir um emprego melhor. Tenho alguns amigos que trabalham com telemarketing. Não é para te desanimar, mas eles dizem que é super extressante.

Quote:
não sei exaaaatamente a natureza do servico, mas sei que se tratará de receber ligações de cientes, e talvez eu mexa com contas-corrente.

Torça pra não cair na área de cobranças(atrasos de pagamentos etc...), dois dos meus 3 amigos trabalham com cobranças e eles dizem que escutam tanta besteira dos clientes que até aprenderam alguns palavrões novos(ushaushauhs). Se não é palavrão eles tem de ficar escutando as pessoas contarem sobre suas vidas pessoais. (rsrs)

Quote:
Eu sinceramente acho que tenho capacidade para mais do que isso, mas minha mãe vive me diendo que a experiência vale muito, até porque trata-se do primeiro emprego (tenho 23 anos).

Sua mãe é uma Diva(com todo respeito), aliás, todas são, elas estão cobertas de razão quando nos dizem isso. Minha mãe também sempre dizia isso pra mim. Cool

Mas enfim, Boa Sorte!

A Paciência é uma virtude.
D'Artagnan
Extraindo o que posso da minha pouquissima experiencia de vida...

-Experiencia é muito importante, mas esta longe de ser tudo... Vontade é Essencial... (disso eu sou prova)
-Quem não comunica se trumbica, fale! opine! apareça! não tenha vergonha e jogue fora o medo...todo ele!
-Uma dica interessante que ouvi foi "Trabalhe como se vc tivesse sua própria empresa", o que no fundo é a realidade: vc é uma empresa de um homem só prestando um serviço.
Gilgamesh
Bom, eu tive 3 primeiros empregos então...

O primeiro efetivamente era no comércio.

comércio é um porre!
Imagine então trabalhar num Shopping...

Trabalhava de tarde para a noite numa loja que tinha picos grandes de muitos clientes enchendo o saco.. não gostei nem um pouco de lá, era muito puxado, eu só tinha dois dias de folga por mês!
Então eu só fiquei 1 mês lá

Depois foi uma farmácia... fiquei 8 meses lá.. era bem puxado, mas eu tinha 5 folgas por mês e ia ser promovido..

Depois tive o primeiro emprego na minha área..
Comecei a fazer um jornal de bairro novo, diagramação, fechamento e quadrinhos..

O primeiro emprego é bom, mas se vc está fazendo direito, como eu, que também estou começando o segundo semestre, sempre que puder, estude!
Nosso curso exige muito e eu já tratei de arranjar um emprego que me deixe estudar..
Você está em brasília, e não sei como é aí, mas pelo menos em São Paulo, embora telemarketing seja um porre, tem bastante promoação e a jornada é só de 6h por dia, o que não atrapalha muito.
Liques
Boa sorte na nova vida de Call Center. Smile Por experiencia de amigos, os primeiros meses você vai achar uma maravilha, mas se no 5º mês vc ainda achar bom, então o emprego é bom msm! Very Happy

Me faz lembrar do meu primeiro emprego... que inclusive foi uma porcaria. Não entrando em detalhes, foi daquele tipo de emprego que o cara te contrata por não ter um pingo de experiencia apenas para: Pagar pouco, explorar cada segundo (ai se eu olhasse um segundo fora do monitor), segurar o cara depois do expediente ameaçando de demissão por justa causa, só fazer merda por que é obrigado a fazer merda. =)
Lviter
Meu primeiro emprego foi estagiária da Caixa (trabalhava na agência mesmo, linha de frente) e aprendi muito, mas inevitavelmente você é sempre um pouco explorado inclusive por sua inexperiência. Mas é o preço que se paga. Mas veja bem: 06 horas é considerado meio expediente, na maioria das empresas se trabalha oito ou mais horas por dia!

Não tenho vivência em telemarketing, a não ser como usuária, mas imagino que o estresse seja maior ou menor dependendo da área em que você cair para trabalhar. Mas creio que fazendo Direito, não demorará muito você começar a estagiar o que lhe abrirá outros campos.

Só tome cuidado para não cair nestas daqui:

Quote:
Como enlouquecer um atendente de Telemarketing

Você tem recebido com freqüência ligações de operadoras de Telemarketing para tentar vender assinaturas de jornais, planos de saúde, cartões de crédito, abertura de conta em banco, livros, etc..? Você já está cansado dessas ligações? Seus problemas acabaram! Eis aqui a cartilha: 'Atormentator the Operator of Telemarketing' com 10 maneiras de de atormentar quem está do outro lado da linha.

1) Quando a pessoa lhe perguntar "como vai?" responda:
- "Estou tão feliz que você esteja me perguntando isso! Hoje em dia ninguém mais se preocupa comigo e preciso tanto conversar com alguém... Minha artrite está me matando e meu cachorro acaba de morrer. O pior, é o meu médico que me disse..."

2) Peça um tempo, dizendo que vai pegar uma caneta e um bloco de papel e fale à pessoa para falar MUITO devagar porque você estará escrevendo tudo o que ela disser.

3) Quando a pessoa disser: "Bom dia, meu nome é Francisco da empresa X", peça-lhe para soletrar o nome e sobrenome, e o nome da empresa. Faça-o repetir. Pergunte o endereço, faça soletrar o nome da rua, o CEP. E faça repetir novamente. Peça-lhe o nome do chefe dele, o número do CGC, etc... Faça pausas longas como se você estivesse escrevendo tudo num papel. Continue a fazer perguntas pelo tempo que for necessário.

4) Quando a pessoa se apresentar (ex: "eu sou Júlia"), dê um grito:
"- Júlia? Oi. Querida! É você mesma? Faz tanto tempo que não tenho notícias suas! Como é que você foi na faculdade? Você não lembra mais de mim?"

5) Se uma empresa de telefonia ligar para lhe oferecer descontos nos interurbanos, responda com voz sinistra:
- "Não tenho amigos. Ninguém quer ser meu amigo. Ninguém quer falar comigo. Você quer ser meu amigo? Eu poderia ligar para você... Qual é teu número?"

6) Se uma administradora de cartão de crédito ligar para lhe oferecer um cartão, responda que esta oferta caiu do céu, você acabou de ficar desempregado e está com um monte de dívidas, seu cheque especial foi cortado e que finalmente você vai poder fazer as compras de supermercado.

7) Ou então diga que você está em liberdade condicional, num programa de reabilitação social para detentos e que você precisa pedir à assistente social a autorização dela.

Cool Depois de ter ouvido tudo o que a pessoa tem a dizer, peça-a em casamento, porque você só dá seu número de cartão de crédito à sua esposa.

9) Assim que a pessoa falar o nome dela, você já começa:
"-Não adianta, fulano(a), eu já reconheci sua voz! Essa brincadeira é boa, mas agora não tem mais graça. E como vai a tia Palmira?" Não importa o que a pessoa lhe disser, repita:
"-Pára com isso, Fulano, você não percebeu que eu já te reconheci?"

Se nenhuma das técnicas anteriores adianta, apele:

10) Diga à pessoa que você está muito ocupado no momento, mas que lhe dê seu número particular que você irá ligar mais tarde. A pessoa evidentemente não vai querer lhe dar o número residencial. Responda então:
"- Eu imagino que você não quer ser importunado na sua casa... Eu também não!"

Desculpe, não resisti à brincadeira! Smile Boa Sorte!
thi.dias
hehehehe. Só tem amigo aqui hein. Esse último post foi um típico motivador para se trabalhar com telemarketing. Razz

Sim, já que estão falando de primeiro emprego. Deixa eu falar do meu. Nesse momento, estou nele.

Faço um curso técnico, no CEFET-RN. O curso é de desenvolvimento de sistemas para internet. Um professor meu indicou 6 alunos para uma vaga de estágio. Todos mandaram o currículo. No final sobrou eu e outro. Ai cada um fez uma semana de teste (uma semana paga inclusive, ganhei cinquentinha) e eu fui o escolhido. A empresa é uma cooperativa de crédito. Fui contratado com o objetivo principal de: Elaborar e implementar projetos na rede de computadores da empresa. Mas ai, houve um imprevisto. O cara que me contratou passou num concurso público e saiu da empresa. Ele que ia me gerenciar. Ai eu fiquei sozinho, o único profissional (futuro profissional pra falar a verdade) da área de informática na empresa. Passei uma semana sem fazer nada. Só navegando na internet e tal. Mas então resolvi tomar uma postura pró-ativa. Comecei a elaborar projetos da rede, que estava uma porcaria na época. Montei uns servidores, mandei comprar umas coisas que precisava pra equipar os computadores, fiz isso, fiz aquilo. Quando vi, eu estava mais parecendo um gerente de ti, do que um estagiário. Estou achando engraçado. Razz
No momento, na real, eu sou um faz tudo. Eu cuido da rede que montei, eu faço a manutenção das máquinas, sou o helpdesk, desenvolvo o site, e estou pensando em inventar algum sistema pra fazer. Pra poder aprender mais.

Essa empresa parece ser perfeita para um estagiário. Está sendo meu laboratório. Ganho até bem, se comparar até com estagiários de cursos superiores. \o/ Mas ainda é pouco para um jovem ambicioso. Razz Mas, vejo que tenho uma boa oportunidade nas mãos. É só fazer direito.
Lviter
thi.dias wrote:
Mas então resolvi tomar uma postura pró-ativa. Comecei a elaborar projetos da rede, que estava uma porcaria na época. Montei uns servidores, mandei comprar umas coisas que precisava pra equipar os computadores, fiz isso, fiz aquilo. Quando vi, eu estava mais parecendo um gerente de ti, do que um estagiário. Estou achando engraçado. Razz
No momento, na real, eu sou um faz tudo. Eu cuido da rede que montei, eu faço a manutenção das máquinas, sou o helpdesk, desenvolvo o site, e estou pensando em inventar algum sistema pra fazer. Pra poder aprender mais.

Esta é uma excelente atitude para quem quer crescer em seu trabalho, parabéns!
Da Rossa
obrigado pelos testemunhos!! Mais alguns? Smile
Guardian
Nossa, me fez lembrar a época em que eu trabalhei com isso... Quase que voltei a trabalhar como operadora de telemarketing mas no último de dia de treinamento eu desisti... Na verdade eu nem sei porque, acho que não é o que eu queria, até mesmo porque aqui na onde eu moro as empresas de CallCenter pagam só um sálario...

Para o primeiro emprego é tranquilo... Aê, quando chegar em casa tenta esquecer que você trabalha lá, senão você pode ficar louco, tipo começar atender o telefone com aquela mensagem padrão de início...

Outra coisa, foi o que eu vi no dia da entrevista que eu fiz... O carinha que estava fazendo o teste não tinha uma resposta na hora para dar a psicologa que estava fazendo o teste e ficou mudo e só depois respondeu... Nada mais conveniente do que o famoso "Só um momento por favor".

No mais, boa sorte!
Da Rossa
obrigado!!
Mas espero sobreviver ao treinamento. não parecer ser muito divertido não.
Lviter
O melhor serviço de tele-atendimento que já tive até hoje era o do cartão American
Express. Não tive a experiência de ver outro igual desde então (hoje não tenho mais o cartão).

Razões:

- Atendimento Ágil (você liga e atendem rápido, sem musiquinha ou demora);
- A atendente falava de forma clara e objetiva, com tom adequado de voz (pareciam locutoras de telejornais, eram todas mulheres, não sei se por acaso);
- A operadora entendia o que você estava falando! (um verdadeiro milagre em se tratando da área)
E também sabia responder sua dúvida ou tomar a providência necessária, sem passar a ligação para outra pessoa!

Acho que é isso o básico que esperamos deste tipo de serviço...
phantombr
Lviter wrote:

- Atendimento Rápido (você liga e atendem rápido, sem musiquinha ou demora);
- A pessoa que o atendia falava de forma clara e objetiva, com tom adequado de voz (pareciam locutoras de telejornais, as atendentes eram todas mulheres,não sei se por acaso);
- A operadora entendia o que você estava falando! (um verdadeiro milagre em se tratando da área)
E também sabia responder sua dúvida ou tomar a providência que era preciso, sem passar a ligação para outra pessoa!

Cara... de boa... acho que isso não existe!!!
Nunca na minha vida consegui achar um operador de telemarketing que pudesse resolver meu problema, tirar minha dúvida, ou pelo menos não-me-passar para o próximo operador. Sério mesmo.. se isso existe, merece que você reative seu cartão!.
thi.dias
e ai DaRossa. Conte como você está indo no trampo. Tá dando pra aguentar a vida de telemarketeiro? Força campeão, você consegue! Very Happy
Gilgamesh
Eu acho que pela idade, talvez seja bom procurar um Estágio de Direito..
Começa melhor no segundo ano, e você pode ganhar a mesma coisa... O telemarketing enquanto isso pode te ajudar em algumas coisas, como falar e eloqüência, o ganhar o cliente.. Para advocacia isso é muito necessário!
E não gaste seu salário com balas!
Lviter
phantombr wrote:
Lviter wrote:

- Atendimento Rápido (você liga e atendem rápido, sem musiquinha ou demora);
- A pessoa que o atendia falava de forma clara e objetiva, com tom adequado de voz (pareciam locutoras de telejornais, as atendentes eram todas mulheres,não sei se por acaso);
E também sabia responder sua dúvida ou tomar a providência que era preciso, sem passar a ligação para outra pessoa!

Acho que isso não existe!!!
Nunca na minha vida consegui achar um operador de telemarketing que pudesse resolver meu problema, tirar minha dúvida, ou pelo menos não-me-passar para o próximo operador. Sério mesmo.. se isso existe, merece que você reative seu cartão!.

Existe sim, é exatamente como eu disse, acredite se quiser. E o cartão não tem limite de despesas como os outros. Mas eles são bem exigentes quanto a cadastro, pra conseguir um antes você precisa ter as outras duas bandeiras: Visa e Mastercard, com um bom tempo de usuário.

Por outro lado o Amex não é aceito em qualquer lugar, melhor pra viajar pro exterior.
Gilgamesh
Agora que você já está a mais de 2 meses lá, que tal nos contar como está sendo seu primeiro emprego?

Bom, eu estou a procura do meu, mas estou pensando sinceramente em trabalhar em casa, se assim tiver meios.
sergio_ykz
Gilgamesh wrote:
Agora que você já está a mais de 2 meses lá, que tal nos contar como está sendo seu primeiro emprego?

Bom, eu estou a procura do meu, mas estou pensando sinceramente em trabalhar em casa, se assim tiver meios.

Também tou curioso, o local parece mesmo com um daqueles galinheiros???

Dizem que em telemarketing as pessoas ficam sentadas umas do lado das outras em cubiculos pequenos assim como galinhas chocadeiras (sem ofensas).

Dizem também que este é um dos trabalhos mais extressantes que há.
Da Rossa
Gilgamesh wrote:

Ishi!! não postei aqui??? Droga, agora que lembrei que devo ter postado apenas na área jobs and learning...

Eu fui demitido no 13º dia!! Não gostaram de mim, né. Falaram, com voz bem doce, que eu "não me encaixo no perifl de um atendente de telemarketing".

Dei graças a Deus. depois ouvi que lá tá osso. E também que meus estudos estão intactos!!
cparakawa
sergio_ykz wrote:
Dizem também que este é um dos trabalhos mais extressantes que há.

Se for atendimento ao consumidor, e considerando o quanto eu já liguei de extremo mau humor e p*t* com a empresa, é um serviço péssimo. Evil or Very Mad

Não sei se é pior resolver c*g*d* dos outros ou tentar empurrar produto vagabundo/picareta.

Alguém aí já teve o desprazer de ligar em call center indiano?

Existe adicional de insalubridade?
Kashinilaya
Parabéns pela sua realização! É difícil dar conselhos nessa área, pois é o seu futuro que está em jogo. Entretanto, há algo que se tem tornado cada vez mais evidente em nossa cultura: fazer o que se gosta é fundamental! Se você tiver que subir em um primeiro degrau para poder alcançar o segundo, faça-o. Mas não deixe de prosseguir com seu "plano-mestre". Focalize-se naquilo que poderá lhe trazer satisfação. Com a idade, isso fará toda a diferença!

Boa sorte!
Gilgamesh
Eles te demitiram? Que sacanagem.. Acho que as pessoas devem ter medo de estudantes de direito, pois fizeram a mesma coisa comigo, só que em outra área, depois de 4 meses...
Você deve começar a assustar as pessoas, dizendo que está aprendendo, entre outras coisas, direito do trabalho. Das duas uma, ou eles não te contratam, ou te mantém por um bom tempo lá.

Mas boa sorte no próximo emprego. Se for pra trabalhar e ganhar uma merreca num emprego de telemarketing, é melhor arranjar um estágio que vc pode talvez ganhar quase a mesma coisa, e aprender mais.

Abraços
mariohs
Da Rossa wrote:
Gilgamesh wrote:

Ishi!! não postei aqui??? Droga, agora que lembrei que devo ter postado apenas na área jobs and learning...

Eu fui demitido no 13º dia!! Não gostaram de mim, né. Falaram, com voz bem doce, que eu "não me encaixo no perifl de um atendente de telemarketing".

Dei graças a Deus. depois ouvi que lá tá osso. E também que meus estudos estão intactos!!

O mais importante de tudo é priorizar seus estudos. É bom ganhar uma grana, mas não pode sacrificar os estudos em função disso. Uma boa sorte no futuro, e conte pra gente quando arrumar um novo emprego ou for dono das "Corporações Da Rossa".
Da Rossa
Ahahahaha gostei dessa parte!! Corporações Da Rossa!! Very Happy
Mas fiquei muito feliz disso ter acontecido mesmo. Até agora, olha o resultado do meu desemprego: http://www.darossa.frih.net/notas <-- meu site com os meus estudos, que compartilho com meus colegas, e até agora, fiz 5 provas recebi as notas de 3, SS em tudo.
quirino
ja que o assunto eh trabalho...acho q naum posso falar muito..rs
estou desempregado , mas estou procurando algo....ahh... se alguem souber de alguma coisa pra help-desk ou tecnico de informatica !!! rs....

flw's
phantombr
rsrsrs

eu entrei nesse tópico (já tinha lido anteriormente) pela coicidência que eu pedi a conta essa semana hehehe
estou em casa de folga desde terça-feira.

e, confesso, a vida de desempregado é óoootima (Até que acabe o salário)
Da Rossa
phantombr wrote:
rsrsrs

eu entrei nesse tópico (já tinha lido anteriormente) pela coicidência que eu pedi a conta essa semana hehehe
estou em casa de folga desde terça-feira.

e, confesso, a vida de desempregado é óoootima (Até que acabe o salário)

Ooopa, você pediu conta!! Very Happy Eu fui.... FIRED! mas to tão feliz Razz
cristybel
Olá, Da Rossa. Também tenho 23 anos e estou atrás do meu primeiro emprego. Eu passei apenas uma semana em uma loja em Natal-RN, nossa, comércio é muito louco! Fiquei meio deslocada, o horário era horrível, 11h por dia... Eu chegava morta em casa, isso me assustou um pouco, mas estava querendo ficar mesmo assim. Mas quando completou uma semana fui dispensada pela esposa do dono da loja, que por sinal, tinha combinado comigo eu ficar 15 dias em "treinamento", fazer o que né?! Continuo na luta! Wink
Da Rossa
Putz, 11 horas? Isso é atentatório da dignidade. E ainda ficou só 15 dias, pegando pouca experiência, mas sendo explorada? Perdoe-me. Vá atrás de algo decente, você merece.
D'Artagnan
Bom, eu já estou no meu Oitavo!
trabalho desde os 17 anos, e sempre com TI... vai fazer 8 anos entao é 1 por ano mais ou menos
Deline
D'Artagnan wrote:
Bom, eu já estou no meu Oitavo!
trabalho desde os 17 anos, e sempre com TI... vai fazer 8 anos entao é 1 por ano mais ou menos

Xi, eu ainda tô novata, comecei aos 18 e estou no meu 4 emprego - ou seja, uma média de 1 por ano também, tudo estágio e um freela Razz
romeryto
Parabéns e boa sorte!