FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

90 anos de Nelson Mandela

cparakawa
Faz um bom tempo que eu não crio um thread, então resolvi homenagear alguém.

Infelizmente, o que mais se vê na África são ditadores como o Mugabe.

Mas existe alguém que realmente deu uma grande lição ao mundo: Nelson Mandela.

Existia um país de esmagadora maioria negra e controlado pela minoria branca: A África do Sul, aliás palco da próxima Copa do Mundo de Futebol. Nos "anos de chumbo" do apartheid, um dos líderes negros cuja voz ia contra a elite branca foi preso: Nelson Mandela. Isto foi em 1964.

Mandela permaneceu preso por 27 anos. Ele se tornou o símbolo de um regime racista que teimava em não acabar. Com o fim da guerra fria e a aproximação das superpotências, a importância da África do Sul como contrabalanço aos comunistas vizinhos (Angola e Moçambique) se esvaiu. E aumentou a pressão internacional para o fim do apartheid. A libertação de Nelson Mandela seria o maior símbolo disto.

Por fim, com a pressão internacional e o fim do apoio da maior potência que a apoiava - o Reino Unido, a então elite da África do Sul teve que abdicar do apartheid e libertar Mandela. Mandiba (apelido de Mandela) poderia ter declarado uma caça às bruxas, expropriado tudo dos brancos e os colocado para fora do país. Ao invés disto, ele conclamou a nação a uma grande reconciliação. É daí que renasceu a África do Sul, tendo Mandela como primeiro presidente.

Mesmo muito idoso e fora do poder, Mandela continua lutando. Em 2003, ele fundou uma ONG para combater a AIDS, um flagelo que se tornou pior que as próprias guerras tão comuns na África. E esta ONG recebeu um nome bem peculiar, 46664. O número de presidiário de Mandela, prisioneiro número 466 de 1964, 46664.

Mesmo ao 90 anos, Mandela continua sua luta. Venceu o apartheid, agora tenta vencer a AIDS, que já se tornou uma pandemia na África. E é incrível como uma pessoa nesta idade, mesmo fora do poder há anos e com a "missão cumprida", consegue angariar tanto apoio não só no meio artístico como no político.

Não é algo muito elegante comparar figuras distintas da história mundial recente. Mas Mandela foi e é muito mais do que Gandhi. É minha opinião.

Peço desculpas pelo texto de improviso, não consultei fonte nenhuma por preguiça pura. Wink

"Happy Birthday, Mandiba!"
Deline
Você chegou a ver, quando um cara (não me lembro o nome) que ficou preso com ele durante um tempo foi no programa Roda Viva da Cultura contar as histórias? Muito legal.
Mandela está entre meus ídolos na história da revolução social. Pretendo comprar o livro dele.

Acho que Gandhi chega a ser um pouco diferente, eu não os comparo pelo que fizeram, mas pela cabeça que eles tinham. Ambos fizeram coisas grandiosas, cada qual do seu jeito.

Bom, mesmo atrasada no tópico..."Parabéns Mandiba" também xD

Belo post Smile adoro falar desses caras.