FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Linguagem Bios

rafael2112
Tenho um Placa antiga, e gostaria de alterar algumas coisas na bios, alguem sabe que linguagem é usada para programar Bios?
E qual o programa eu ultilizo para abrir o arquivo?
gilmariofgl
O programa e o arquivo de atualização varia de acordo com o tipo de Bios, é importante descrever que placa você está usando.

Exemplo:

Asus M2N-E ___ AOpen s760GXm-S
mariohs
rafael2112 wrote:
Tenho um Placa antiga, e gostaria de alterar algumas coisas na bios, alguem sabe que linguagem é usada para programar Bios?
E qual o programa eu ultilizo para abrir o arquivo?

Eu que sou muito quadrado ou esse tipo de coisa é meio perigosa?
Eu nunca ouvi falar de linguagem para programar a bios, a única experiência que vivi, foi um amigo que foi atualizar, e perdeu o computador...
rafael2112
mariohs wrote:

Eu que sou muito quadrado ou esse tipo de coisa é meio perigosa?
Eu nunca ouvi falar de linguagem para programar a bios, a única experiência que vivi, foi um amigo que foi atualizar, e perdeu o computador...

Perde mesmo, mais tem solução só por outro CI com bios gravada, sem as instruções da bios não da nen o BOOT
A bios é programada em liguagem de baixo nivel, me parece que é Assenbly, queria saber com certeza pra abrir o conteúdo da bios, para dar uma olhada
mariohs
Nossa, sinceramente eu não faço a menor idéia de como mexer na bios do computador, mas imagino que você deva ter mais experiência no ramo... boa sorte Very Happy
rvbarreto
Ei Rafael! Eu tenho essas manias e desmontar as coisas também (engenheiro... ¬¬)! Se eu fosse você, não ia me conter só de imaginar as possibilidades! heheeh Mas eu nunca mexi em bios, e não tenho a menor idéia do preço de um CI novo, nem da disponibilidade. Acho que uma coisa interessante é descobrir essas informações e dependendo de quanto for, vai na tora mesmo, pra testar. hhehehe

Ah, e quando descobrir como alterar a memória posta aqui como faz, que essa conversa me deu vontade de mexer numa velharia aqui de casa Very Happy
rafael2112
Vou explicar o que estou fazendo, tenho uma placa asrock que usa memória PC133 (133Mhz) o maximo de trafego é de 1060MB/s, estou com 600MB/s há 133Mhz mais com over no FSB de 150Mhz
consegui 730MB/s um aumento de +- 23%, mais o BOOT não para de dar alertas, o PC no windows está estavel segundo os programas que rodei.
O que descobri é que existe apenas alguns fabricantes de bios, no meu caso é a American Megatrends Inc(AMI) que faz o programa Bios e o chip provalmente. Achei o programa se chama Editor de Bios, as bios modificadas o pessoal chama de Biosmod, bastante comun para as PCchips para habilitar a bios para Overclock.

Programa:
http://awdbedit.sourceforge.net/

Acho que corrompi o arquivo querendo abrir no bloco de notas, pois não está abrindo no software Confused
Não estou dando Overclock no processador na verdade está rodando abaixo da frequência de operação pois é um semprom com FSB 333 a placa é FSB 266 nen é compativel com esse processador, mais isso eu iria resolver com PinMod que depois eu explico Twisted Evil
achamosaqui
Putz, se isso for verdade é a melhor forma de dar um overclock na máquina.

Eu que não sou engenheiro nem nada num arisco. hauhauhaua

Mas é dahora isso, depois posta os mfinalmente disso.

Vlwww
Liques
Acredito que seja o C.

É apenas um suspeita... vi recentemente um anuncio de vaga para programadores em C que tenham experiencia em construir Firmwares... é bem avançado essa parte.[/code]
cparakawa
rafael2112 wrote:
Vou explicar o que estou fazendo, tenho uma placa asrock que usa memória PC133 (133Mhz) o maximo de trafego é de 1060MB/s, estou com 600MB/s há 133Mhz mais com over no FSB de 150Mhz
consegui 730MB/s um aumento de +- 23%, mais o BOOT não para de dar alertas, o PC no windows está estavel segundo os programas que rodei.
O que descobri é que existe apenas alguns fabricantes de bios, no meu caso é a American Megatrends Inc(AMI) que faz o programa Bios e o chip provalmente. Achei o programa se chama Editor de Bios, as bios modificadas o pessoal chama de Biosmod, bastante comun para as PCchips para habilitar a bios para Overclock.

Programa:
http://awdbedit.sourceforge.net/

Acho que corrompi o arquivo querendo abrir no bloco de notas, pois não está abrindo no software Confused
Não estou dando Overclock no processador na verdade está rodando abaixo da frequência de operação pois é um semprom com FSB 333 a placa é FSB 266 nen é compativel com esse processador, mais isso eu iria resolver com PinMod que depois eu explico Twisted Evil

Minha experiencia de antigo overclocker me diz o seguinte: de preferencia, jah compre uma mobo pra overclock. Se nao der, faca upgrade de hacked bios somente se a placa for bastante comum e houver bom suporte da comunidade. Se for partir pro metodo mcguyver e alterar a bios na unha, tenha certeza que deh pra reverter as besteiras - esta opcao dah muito trabalho e eu nunca me atrevi por esta parte. Parei de fazer overclock faz uns anos, hehehe. A unica coisa com overclock neste pc eh a voltagem das memorias, mas o proprio fabricante indica que elas funcionam melhor a 2.1v (ao contrario do padrao 1.8v pra ddr2). Overclock eh uma arte. Cool
rafael2112
Liques wrote:
Acredito que seja o C.

É apenas um suspeita... vi recentemente um anuncio de vaga para programadores em C que tenham experiencia em construir Firmwares... é bem avançado essa parte.[/code]

O programa que coloquei o link ,não abre a minha bios acho que não tem suporte para modelo, não sei bem.
Já descobri e semelhante á Asembly, é em Hexadecimal, vi em algum fórum um que fez uma modificação em uma PCchips, demorou meses Shocked sem chance de eu fazer.
Só para constar quem fez um programa BIOS funcionar de forma eficiente foi o Bill Gates.
rafael2112
Minha experiencia de antigo overclocker me diz o seguinte: de preferencia, jah compre uma mobo pra overclock. Se nao der, faca upgrade de hacked bios somente se a placa for bastante comum e houver bom suporte da comunidade. Se for partir pro metodo mcguyver e alterar a bios na unha, tenha certeza que deh pra reverter as besteiras - esta opcao dah muito trabalho e eu nunca me atrevi por esta parte. Parei de fazer overclock faz uns anos, hehehe. A unica coisa com overclock neste pc eh a voltagem das memorias, mas o proprio fabricante indica que elas funcionam melhor a 2.1v (ao contrario do padrao 1.8v pra ddr2). Overclock eh uma arte. Cool[/quote]

No caso queria o OVER para melhorar o transfência das memórias PC133, onde sem dúvida faz alguma falta em certos aplicativos devido baixa transferência. Não tenho nenhuma opção de aumentar de aumentar a tensão das memórias que deveria subir junto com o aumento da frequência, tenho somente a latência(C2, C3, AUTO) a taxa mais alta é em AUTO, acho que é por causa do SPD automático. O alerta da BIOS está apareçendo até em méros 136Mhz, não deve ser problema de tensão de alimentação
cparakawa
rafael2112 wrote:
No caso queria o OVER para melhorar o transfência das memórias PC133, onde sem dúvida faz alguma falta em certos aplicativos devido baixa transferência. Não tenho nenhuma opção de aumentar de aumentar a tensão das memórias que deveria subir junto com o aumento da frequência, tenho somente a latência(C2, C3, AUTO) a taxa mais alta é em AUTO, acho que é por causa do SPD automático. O alerta da BIOS está apareçendo até em méros 136Mhz, não deve ser problema de tensão de alimentação

A grande questão é: o chipset aguenta vc subir de 133Mhz pra 166/200/266Mhz?

1- O chipset pode não aguentar (NBridge/SBridge)
2- A placa mãe pode ter problemas estruturais

Muitas vezes, vc vai precisar colocar um cooler ativo (fan/ventoinha) no chipset pra ficar estável. Vai precisar checar a velocidade das memórias pra ver se aguentam o tranco (desempenho/estabilidade), pode ser que tenha que aumentar a voltagem e colocar um dissipador ou mesmo uma ventoinha sobre elas. Demora, porque vc precisa ir ajustando aos poucos e testando.

Antigamente eu fazia os overclocks de geek louco: memória, processador, barramento, proc da placa de vídeo e memória da placa de vídeo. Eram 7 fans/ventoinhas extras só pra manter o sistema estável. Naquele tempo, eu achava graça no negócio. Dava um trampo desgraçado pra fazer o tunning. E eu não cheguei a apelar pro watercooling.

Overclock não funciona igual quase nunca. Mesmo 2 MoBos de mesmo modelo/fabricante apresentam resultados diversos - eu já vi isto na prática.

Enfim, boa sorte e paciência. Necessárias pra qualquer overclock bem sucedido. Cool
Liques
rafael2112 wrote:
Liques wrote:
Acredito que seja o C.

O programa que coloquei o link ,não abre a minha bios acho que não tem suporte para modelo, não sei bem.
Já descobri e semelhante á Asembly, é em Hexadecimal, vi em algum fórum um que fez uma modificação em uma PCchips, demorou meses Shocked sem chance de eu fazer.
Só para constar quem fez um programa BIOS funcionar de forma eficiente foi o Bill Gates.

Em Hexadecimal??????????????///

Caramba:shock:

Loucura demais montar um código assim x.x
rafael2112
Liques wrote:

Em Hexadecimal??????????????///

Caramba:shock:

Loucura demais montar um código assim x.x

Sim é mesmo, principalmente pelo tamanho, Já gravei códicos em EEprons(tenho formação em eletrônica) mais foi bem de leve poucas linhas.
rafael2112
Quote:

A placa vai até 166(a memória PC133 não se esqueça), creio que chipset aguenta sim já fui até 166
mais o windows coméça a dar mensagens, é meio perigoso também pois o barramendo PCI da placa sóbe junto, pois a placa não tem trava pci "PCI-LOCK" Há 155 MHz, deu alguns resets aleatórios mais há 150 rodou traquilo.
Estou fazendo testes, agora estou com um software que altera o FSB pelo Windows, aparentemente o OVER só funciona com o PC "pré aquecido" senão ele trava, que coisa? vi o mesmo problema em um fórum sobre Over de um dos usúarios, to achanto que é gerador de Clock, estou atarefado últimamente e está muito frio aqui no sul para mais testes, mais logo volto aqui pra mostrar..
cparakawa
rafael2112 wrote:
Quote:

A placa vai até 166(a memória PC133 não se esqueça), creio que chipset aguenta sim já fui até 166
mais o windows coméça a dar mensagens, é meio perigoso também pois o barramendo PCI da placa sóbe junto, pois a placa não tem trava pci "PCI-LOCK" Há 155 MHz, deu alguns resets aleatórios mais há 150 rodou traquilo.
Estou fazendo testes, agora estou com um software que altera o FSB pelo Windows, aparentemente o OVER só funciona com o PC "pré aquecido" senão ele trava, que coisa? vi o mesmo problema em um fórum sobre Over de um dos usúarios, to achanto que é gerador de Clock, estou atarefado últimamente e está muito frio aqui no sul para mais testes, mais logo volto aqui pra mostrar..

PCI, se aguentar 40MHz, é milagre. Ainda mais dependendo da procedência das placas espetadas.

Ninguém te perguntou ainda e eu peguei o bonde andando, QUal é a configuração da máquina? Processador/memória (fabricante/latências)/placa mãe.

150 MHz quer dizer que subiu 17 MHz. Uns 4Mhz na PCI, 37 MHz já é bem alto. Roda o pc "naked" (mobo/mem/proc) e vê se dá boot. Liga só o cd rom (ou o floppy) e carrega os programas pra DOS que dão overload no sistema pra ver se trava. Se o sistema só fica estável por overclock via software, ou é sinal que o oc não vai longe ou que o sistema não aguenta "rock solid" por muito tempo. Eu evito ao máximo comprar MoBo pcchips/ECS. A curto prazo é bom porque economiza uma grana. Mas a longo prazo o sistema não fica estável, mesmo sem overclock, se o load for intensivo. Eu tenho uma MoBo Foxcon num pc "reserva". Aguenta até que bem, mas vai tentar fazer um render qualquer e ela trava depois de uma hora - serviço pesado. O overclock é como se a placa mãe estivesse fazendo serviço pesado o dia inteiro. 8-(
rafael2112
A placa é Asrock 810LMR com memória DIMM PC 100 ou PC 133, a memória que estou usando é genérica mais consultei o chip é Infineon são PC 142( acho que são latência C2), estou em PC 133 padrão.
O processador é um Sempron 2400, 1,6GHz com FSB 166Mhz , estou rodando com ele 1,3Ghz com FSB 133Mhz ainda não rodei com Over em Full(100%), pois ainda estou com problemas no Boot ou travamento por Over por Software, que está dando até em méros 136MHz, ainda acho que é gerador de clock...
Placas PCI na placa não tenho nenhuma, mais a taxa de tranferência do HD sobe 10% com over há 150MHz
cparakawa
rafael2112 wrote:
A placa é Asrock 810LMR com memória DIMM PC 100 ou PC 133, a memória que estou usando é genérica mais consultei o chip é Infineon são PC 142( acho que são latência C2), estou em PC 133 padrão.
O processador é um Sempron 2400, 1,6GHz com FSB 166Mhz , estou rodando com ele 1,3Ghz com FSB 133Mhz ainda não rodei com Over em Full(100%), pois ainda estou com problemas no Boot ou travamento por Over por Software, que está dando até em méros 136MHz, ainda acho que é gerador de clock...
Placas PCI na placa não tenho nenhuma, mais a taxa de tranferência do HD sobe 10% com over há 150MHz

Eu tive uma placa Asrock num Sempron há um tempo atrás. Passei pra frente, a placa não era muito estável, dava umas travadas estranhas, mesmo sem overclock. Placas Asrock são baratas e mais usadas para computadores genéricos de baixo custo, no exterior. Então não dá pra garantir muito.

Eu só perdi um HD por c*g*d* própria na minha vida, foi por causa de um overclock destes num HD sem cooler próprio, a controladora do HD foi pro saco. Mesmo sem placa PCI espetada, alguns devices/dispositivos onboard usam o barramento, então existe a chance de queimar. Não é que vá acontecer, mas é bom avisar.