FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[Jogo] Tutorial Blender

gilmariofgl
Estou a criar um jogo no Blender e apesar de exitir alguns tópicos sobre do jogo (Blender / Blender), além de conter pouca informação é totalmente em inglês, o que não ajuda muito.
No entanto encontrei alguns tutoriais no youtube que me ajudaram bastante.

Jogo de corrida 1/3 _ Jogo de corrida 2/3 _ Jogo de corrida 3/3

Espero que gostem e que possam colaborar com esse tópico de forma que os que não têm total conhecimentos, possam aprender a desenvolver seus próprios jogos.

Quote:
Por favor, só postem links com tutoriais em português!
D'Artagnan
primeiro conteudo que eu ahcei sobre blender foi esse wikibook: blender noob to pro, ainda tem algo a traduzir mas o conteudo é de primeira Wink

http://pt.wikibooks.org/wiki/Blender_3D:_Noob_to_Pro
Liques
Eu lembro que o Blender foi o único programa que não consegui fazer nada de útil no primeiro contato, hueahuaehueahueaheah =D

Mas isso foi em 2004... de lá pra cá já aprendi muita coisa. Mas sempre que eu vejo o Blender eu me lembro disso hehehe.
Guardian
Valeu pelos links dos vídeos! Aê, eu estou começando a mexer no Blender agora também...

Pra quem vai começar do zero eu sugiro antes fazer esse tutorial aqui para começar a pegar as "manhas" básicas do programa:

[Sua primeira Animação em 30 minutos ou mais - Parte 1]
http://wiki.blender.org/index.php/Manual.br/Your_First_Animation_in_30_plus_30_Minutes_Part_I

Blender .Org em Português (Brasil):
http://wiki.blender.org/index.php/Main_Page.br

Alguém já fez alguma coisa no Blender em especial e gostaria de falar pra gente? (Quando eu penso no Blender só vem a minha cabeça fazer um jogo de carrinho ou um personagem rsrs.)
maybe
Liques wrote:
Eu lembro que o Blender foi o único programa que não consegui fazer nada de útil no primeiro contato, hueahuaehueahueaheah =D

Mas isso foi em 2004... de lá pra cá já aprendi muita coisa. Mas sempre que eu vejo o Blender eu me lembro disso hehehe.

eu até hoje não consigo fazer nada nele!
Embarassed
até tenho vergonha de dizer isso...
Tilibra
poxa, que legal gilmariofgl !

Eu não tenho muito tempo livre (vcs já devem estar de saco cheio de tanto ouvir isso de mim) mas essa é uma área que me agrada muito.

Sempre tive o sonho de criar jogos, e até fui em algumas feiras e seminários com desenvolvedores, mas após isso fiquei bem desanimado, já que tive uma prévia de quanto é demorado e complicado pra se criar um jogo.

Lógico que grandes empresas possuem vários programadores, vários designers, e vários modelmakers, sem contar com a equipe de audio, roteiristas , etc...

mas eu ainda vou fazer um joguinho em 3d bem pobrezinho, nem que seja um da minhoquinha Laughing

Boa sorte ai gilmariofgl, e quando estiver com algo pronto aí, pode divulgar que eu serei beta tester ! Wink
arthur
Legalzinho o tutorial... O blender é bacana , mas eu acho q o Maya é melhor sem sombra de dúvidas, vale a pena ler tutoriais sobre o Maya.
Kashinilaya
Bom post! Obrigado pela dica!
thi.dias
esse blender é free né? Dá para compara-lo a softwares comerciais como o Maya e 3dMax, ou ele está longe de chegar nesses?
Vou dar uma fuçada nele pra ver como é. Mas só por ser de graça, já tem bastante pontos a favor.
Vlwvlw!
Very Happy Very Happy
maybe
thi.dias wrote:
esse blender é free né? Dá para compara-lo a softwares comerciais como o Maya e 3dMax, ou ele está longe de chegar nesses?
Vou dar uma fuçada nele pra ver como é. Mas só por ser de graça, já tem bastante pontos a favor.
Vlwvlw!
Very Happy Very Happy

é free sim... agora eu acho mais difícil que os outros...
é só a minha opinião tá!? Embarassed
gilmariofgl
Encontrei uma página com downloads das revistas Procedural que tem artigos sobre o Blender.
Material de Primeira:
Caso queiram acessar o site é só clicar no banner abaixo.
prassis13
gilmariofgl wrote:
Encontrei uma página com downloads das revistas Procedural que tem artigos sobre o Blender.
Material de Primeira:
Caso queiram acessar o site é só clicar no banner abaixo.

aconselho a procura no you tube o garot de 16 ou 17 anos que tem um CURSO DE TREINAMENTO EM BLENDER , COLOCA O NOME DE : CALEB SOUZA , ja até falei com ele pelo msn e no orkut ele apesar da idade é fera e tem uma otima performance pra ensinar os turoriais dele são irados
Guardian
Cara, eu estou só esperando o fim do mês e comprar um novo computador pra continuar meu projeto (meu computador é perfeito pra rodar programas como paint, bloco de notas, an... acho que só rsrsrs)...

Meu último projeto:

Gastei algumas poucas horas pra ficar do jeito que está... Mas parei pois A Cobaia(meu PC) não ajuda nem com reza braba hehe.

Era pra ser um jogo de handebol, pois, o único que conheço que tem no mercado é o Handball Manager, aliás, quem quiser vender o CD do jogo podemos negociar...

Aê, se alguém tiver alguma dica pra me dar, tipo, na montagem dos personagens, bolas, câmeras, etc...
Kashinilaya
Gostaria de saber como se faz um jogo no Blender... Ele tem como fazer animações? Pensei que fossem só coisas estáticas...

A propósito, existe Maya para MAC OSX?
maybe
Kashinilaya wrote:
Gostaria de saber como se faz um jogo no Blender... Ele tem como fazer animações? Pensei que fossem só coisas estáticas...

A propósito, existe Maya para MAC OSX?

existe sim
Smile

no site deles tem as configurações mínimas..
ou melhor aqui neste link.
Kashinilaya
Obrigado, maybe! Estudarei o maya também, assim que tiver tempo.
maybe
Kashinilaya wrote:
Obrigado, maybe! Estudarei o maya também, assim que tiver tempo.

ouquei!
espero ter ajudado....
Very Happy
Arthur3009
não sei de nada só que tem um fã da brotney que tá criando o primeiro fã-game dela aí, tá ficando bom até, se pá, até vejo os tutoriais dela e te mando por U2U.
neiesc
Blender é muito rox, proém um pouco complicado.
Taámbem é bom ir usando varias ferramentas como 3dsmax, maya