FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Falta de estrutura - O futuro problema da internet

Liques
Lendo o Meio Bit achei um post muito interessante:
http://www.meiobit.com/o-video-online-vai-destruir-internet

Alguns meses atrás eu vi uma entrevista muito interessante, não lembro se foi com o Pai da Internet (esqueci o nome), Bill Gates... porém essa pessoa de muita influência disse algo interessante: "O futuro problema da internet será a estrutura". E realmente o tráfego está crescendo muito ultimamente. Mas era o previsto a desde muitos anos atrás.

Será que esse problema vai vim mais cedo que pensamos?
gilmariofgl
Quote:
O vídeo online vai destruir a Internet?

A British Telecom tem planos de expansão de seu backbone na casa de 10 bilhões de Libras Esterlinas, e mesmo assim estimam que não vão conseguir suprir a demanda.

Mesmo vídeos como os do YouTube, em qualidade caca, já consomem uma senhora banda. Imaginem um site com 30.000 visitas/dia. Imagine que um vídeo, estilo YouTube, com 5MB seja disponbilizado via servidores do site:

30.000 x 5 = 150.000 MB.

Segundo o Google, isso dá um tráfego de 146.48 Gigabytes. Em um dia. Para apenas UM vídeo.

Com tecnologias como a Silverlight, da Microsoft, passando vídeos em alta definição, os tubos da Internet não vão aguentar. Microsoft Live, iTunes, as próprias emissoras disponibilizando vídeos. Isso tende a engargalar, e engargalar feio os links. A BASE da Internet não foi feita para esse tráfego pesado.

Nos Estados Unidos o tráfego online aumenta em 50% a cada ano. Na Inglaterra, nos últimos 12 meses o acesso a sites de vídeo aumentou em 178%. Ou a infraestrutura da Internet é repensada, investimentos pesados são feitos, ou então teremos filmes incríveis, web interativa fantástica, e tempo de resposta de linha discada.

Quem pegou o começo da linha discada lembra que só era bom acessar na alta madrugada, do contrário o link do provedor não aguentava. Corremos o risco de voltar a essa Era Sombria? Corremos.

Acho que servidores inteligentes resouveria o caso. Por exemplo: suponhamos que um vídeo está sendo baixado do site que está hospedado em um servidor "a" por muitos usuários, e se tem também muitos usuários baixando esse mesmo vídeo em um servidor "b", (servidor local por exemplo), o servidor logo entenderia e salvaria o vídeo, então os usuários do provedor "b" ao invés de baixar o video diretamente do provedor "a" onde já estria quase congestionado, baixaria este vídeo apenas do servidos "b" onde o fluxo seria bem menor. Consequentemente os usuários emigrara para o servidor que mais disponibilizar canais independentes. Bom para empresa, bom para o usuário e para o fluxo na net.
Vanilla
Ainda assim, é complicado. Confesso que li esse post do Meio Bit esses dias, e fiquei meio em pânico. É como a sombria era da discada de volta. Nada mais de downloads violentos e coisa e tal. Medo.
sergio_ykz
Estão tentando desenvolver soluções com o intuito de diminuir a banda dos servidores, como o sucesso do BitTorrent, que na época de lançamento de novas versões do linux, engasgava os servidores com os pesados downloads de ISO.

Primeiro vieram os mirros e então o BitTorrent, que desafogou muitos os servidores.

Agora, os criados do BitTorrent (vem instalado no cliente oficial) fizeram o BitTorrent DNA (Delivery Network Accelerator - Acelerador de Entrega via Rede), que utiliza o mecanismo do BitTorrent para quando muitos usuários estiverem baixando streaming, games, etc, ele utilizar transferencia P2P para diminuir os gargalos.

Veja mais: http://en.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_DNA e http://www.bittorrent.com/dna/

Esqueci de dizer, tem a solução do Traffic Shaping também (pelo menos para o lado dos provedores).
escritor
Usar o mesmo mecanismo do BitTorrent para vídeos e outras coisas é uma idéias muito interessante. Talvez seja a tendência que os servidores seguirão para evitar o cenário sombrio que temem.
cparakawa
Eu acho que só vão melhorar a infraestrutura quando uso pesado de banda (notadamente videos com boa definição) se tornarem realmente populares. Usuários pesados atuais (quem baixa iso, pirateiros em geral e alguns outros) podem ser controlados pelo traffic shaping ou por um simples ban, pelo simples fato de serem minoria "não-lucrativa". Qual provedor gosta de heavy user?
escritor
^Talvez os provedores que cobram por tráfico? Razz
sergio_ykz
cparakawa wrote:
Eu acho que só vão melhorar a infraestrutura quando uso pesado de banda (notadamente videos com boa definição) se tornarem realmente populares. Usuários pesados atuais (quem baixa iso, pirateiros em geral e alguns outros) podem ser controlados pelo traffic shaping ou por um simples ban, pelo simples fato de serem minoria "não-lucrativa". Qual provedor gosta de heavy user?

Provedores que realmente disponibilizaram a carga contratada são poucos e muito caros. Normalmente para clientes corporativos.

Eu baixava mais rápido no link de 256K da SulBBS que no meu Turbo600 da BrT atual.

Porém o link de 256 custava cerca de R$ 460 por mês, mas era garantido.
cparakawa
escritor wrote:
^Talvez os provedores que cobram por tráfico? Razz

São poucos os provedores que cobram por tráfico. O mais comum são os provedores que cobram por excesso de uso (acima de determinada quota). Mas eu tenho minhas dúvidas se o dinheiro do excesso de uso seja utilizado para aumentar a banda disponível. É mais uma medida punitiva pra afastar os heavy users, acho eu. Wink
evanescencebr
cparakawa wrote:
São poucos os provedores que cobram por tráfico. O mais comum são os provedores que cobram por excesso de uso (acima de determinada quota). Mas eu tenho minhas dúvidas se o dinheiro do excesso de uso seja utilizado para aumentar a banda disponível. É mais uma medida punitiva pra afastar os heavy users, acho eu. Wink

Certissimo
axo que uma futura microsoft vai ter a solução desse problema!