FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!


Laptops para Professores





Lviter
Aqui no Estado do Rio, o Governo do Estado está começando a distribuir 31.000 laptops para os professores, na primeira etapara do projeto Conexão Professor, com conexão direta à internet. http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=232608.

A princípio parece algo muito bom, mas ocorre o seguinte:

- As salas de Informática das escolas, quando existem, estão sucateadas, sem ninguém pra orientar os alunos ou os professores no uso. A maioria fica trancada. Pra não falar das condições de alguns prédios.
- Não há datashow na maioria das escolas, ou quando tem é um só pra mais de dez turmas.
- Não houve nem haverá treinamento de nenhum tipo para os professores, exceto um dvd que será entregue com as máquinas. Observe-se que uma boa parte deles é praticamente leiga em Informática.
- Os notebooks serão entregues em comodato: qualquer coisa que aconteça, o responsável vai responder uma sindicância pra apurar responsabilidades, inclusive em caso de roubo. Como a violência aqui no Rio é a que vocês conhecem, a maioria dos professores vai deixar em casa pra não ser assaltado no caminho.
- Cada máquina (da Positivo Confused ) custou R$1.935,49 e foram comprados com verba de um Fundo de Combate à Pobreza. Dava pra comprar um desktop pra cada professor, e dezenas de máquinas pra cada escola (colocar uma em cada sala por exemplo) e sobrava dinheiro. Teria sido essa a melhor forma de gastar este dinheiro?
- Pra terminar, os professores do Governo do Estado do Rio não tem reajuste há 11 (isso mesmo, onze!) anos. Sem comentários.

Mais um caso de má gestão de dinheiro público no Brasil!
cparakawa
Pra mim isto aí cheira a uma licitação feita pra levantar uns "trocados".

Eu fiz uma escola de informática em que não faltavam computadores pros alunos e as próprias aulas de informática, em sua grande maioria, eram dadas em salas sem computadores. Ou seja, as salas de micros não eram utilizadas para aulas, normalmente eram usadas pelos alunos que não estavam em aula. A idéia era bem simples, à frente do computador cada um tem uma necessidade diferente de tempo, então a maior parte das vezes os professores deixavam pro aluno usar as máquinas em outros horários que não os da aula, fora os alunos que já possuíam pc em casa.

Em relação às aulas de primeiro e segundo grau, eu tenho a forte impressão que aulas com computadores tem que ser de vez em quando e com professores da área. Nos países desenvolvidos funciona assim, quem quiser dar uma procurada encontra informações sobre o assunto.

Matemática e Português não necessitam de computadores, necessitam de professores capacitados e interessados em lecionar e de alunos interessados em aprender. Se vc pensar em aulas de biologia, geografia e história, o computador até ajudaria. Só que nem se compara com material audiovisual de qualidade e com professores capacitados a interagir com este material. Por exemplo, numa aula sobre a Inconfidência Mineira, um video bem produzido sobre o assunto e um professor capaz de interagir com o mesmo (pausando o video e explicando, ou mesmo passando o video e ele explicando com suas próprias palavras) são de uma capacidade explicativa fantástica. Muito acima do que um monte de alunos lendo o material da wikipedia em português e tentando achar algum video no youtube. Só que os governos não tem muito interesse em produzir este tipo de material e os professores não aprenderam na faculdade e nem foram treinados pra isto, grosso modo.

No final vc tem um professor com um computador, alunos com computadores, o professor se atrapalha todo (ou fica só de bedel) e a gurizada fica navegando de bobeira na internet. Pior do que o modelo antigo. A parte boa é a "inclusão digital", permitir que muitos alunos (e professores) tenham acesso ao mundo da informática.

Sua reclamação quanto aos salários me fez lembrar uma frase do Maluf: "As professoras não ganham mal, elas são é mal casadas."

O professor nem deveria ter Laptop em comodato. Deveria ganhar o suficiente pra comprar o seu, ou receber algum tipo de financiamento pra comprar o seu próprio computador e pagar aos poucos (o salário deveria ser suficiente, óbvio).

É um caso de má gestão de dinheiro público, mas pra mim o mais grave é ser um caso de má gestão da educação fundamental. Nunca vai haver dinheiro suficiente se é empregado da maneira errada. É como comprar um caminhão de cimento pra fazer uma feijoada, deixa de ser questão se o cimento é superfaturado.
Lviter
cparakawa wrote:
Pra mim isto aí cheira a uma licitação feita pra levantar uns "trocados".


Exatamente, foi feita no apagar das luzes de dezembro de 2007.

cparakawa wrote:
Sua reclamação quanto aos salários me fez lembrar uma frase do Maluf: "As professoras não ganham mal, elas são é mal casadas."


Esta frase de Maluf de tão preconceituosa nem merece resposta. Mas não é estranha partindo de alguém que disse "quer estuprar, estupra, mas não mata."

Mas só pra constar o salário inicial no Estado do RJ está R$502,00, um pouco mais que o salário mínimo, lembrando que é exigido nível superior. Na maioria dos outros estados e municípios do Brasil não é muito diferente. Os profissionais mais qualificados que ainda ficam são aqueles que acumulam com outro trabalho de maior rendimento, o que acaba transformando o vínculo em "bico".

cparakawa wrote:
O professor nem deveria ter Laptop em comodato. Deveria ganhar o suficiente pra comprar o seu, ou receber algum tipo de financiamento pra comprar o seu próprio computador e pagar aos poucos (o salário deveria ser suficiente, óbvio).


É o que quase todos os professores também acham.

cparakawa wrote:
É um caso de má gestão de dinheiro público, mas pra mim o mais grave é ser um caso de má gestão da educação fundamental. Nunca vai haver dinheiro suficiente se é empregado da maneira errada.


É isso. A baixa qualidade da Educação no Brasil é antes de tudo um problema de gestão administrativa mesmo.
cparakawa
Preferi não fazer um tópico novo

Dados de avaliação do MEC preocupam especialistas
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080324/not_imp144754,0.php

Quote:
O fato de estudantes brasileiros da 4ª série do ensino fundamental não saberem os conteúdos mínimos que deveriam ter aprendido ao final da 1ª série foi recebido com críticas ao governo Lula pelo ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT-DF). "Essa pesquisa é necessária, mas nada disso é suficiente para sensibilizar a opinião pública e os governos", afirmou.


http://www.estadao.com.br/geral/not_ger144869,0.htm

1/3 dos alunos da 4a. série mal sabem o conteúdo da 1a. Eu acho que este é o lado positivo, se fosse sobre a porcentagem que está de acordo com a série atual, deve dar menos de 10% - no meu chute/análise otimista, mas na pesquisa do governo deu 29%. Talvez meu chute esteja muito baixo, mas o do governo deve estar inflacionado.

Pra quê computador em escola se os alunos mal sabem ler, escrever e fazer contas?

Não é só no Brasil, mas convenhamos que o Peru é um país mais estrupiado do que o nosso:
Peru 'reprova' 99% dos professores do ensino público
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger142127,0.htm

Acho que a minha mãe está certa, "não reclama senão piora". Mad
cparakawa
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080331/not_imp148541,0.php

Quote:
Professores de matemática ensinam sem curso superior
23% dos docentes da área no ensino médio não têm graduação, segundo estudo da Capes


Fora a maioria que leciona sem ser formada na área. Eu lembro de uma professora (substituta, só deu duas aulas) que me deu aula de matemática na quarta série. Ela teve a "manha" de fazer uma divisão por 10, ao invés de apenas "correr" a vírgula. E ainda achou sacanagem os alunos ficarem rindo.
Erst
- Creio que é um valor muito alto para um equipamento que é nada por dentro no final, e o investimento é inútil pois não tem manutenção nas unidades, de ensino, e não tem professor qualificado, já deu suporte GRATUITO em uma instituição de ensino, e o que ganhei no final nada alem de falta de educação da direção da escola!. Mad

- Infelizmente são pessoas com falta de ensino passando menos ensino ainda para jovens, e alunos que acabaram de chegar a instituição de ensino, a pior coisa que já vi é pelo simples fato que um "professor" hoje tem uma faculdade o mesmo passa a ter mais chances de ter uma vaga no setor, lembrando que os bons e velhos professores que ja lecionam a mais de 8 anos, que infelizmente não fizeram faculdade, mas que em questão sabem lecionar bem melhor ( a grande maioria ) infelizmente são retirados, do mercado e assim entram os que não sabem nada pois, pensam saber tudo e que não tem nada a fazer, como pode um "professor" ficar de conversa em plena sala de aula como pode um "professor" ser comprado para assim permitir que um aluno inadimplente consiga passar no ensino médio, e assim ir a faculdade.

- lembrando "faculdade" que te dá 90 pontos só por assinar o nome, faculdade que passa pessoa que não tem nem o ensino médio iniciado quem dirá concluído.

- vivemos em um pais infelizmente falido no quesito educação.

ps: sentido mora, cultura, e ético. Crying or Very sad
Related topics
Themes para Php Nuke o Platinum
Sugerencias para nuevos temas
fundamentos para diseñar un logo para la web
Omisión..[léelo..para reflexionar]
Como se usa Cpanel. Problemas con el mysql
[var]Para Cyber adictos...
Un portatil por 100 dolares
Para Cyber Adictos [ésta va más en serio!!]
Beneficio para no piratear..!
Seu sonho Profissional
Que livro você está lendo ou leu recentemente?
Página hilária !!!
Ensino á distância
Idéia para um site "web 2.0" brasileiro de humor
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2011 Frihost, forums powered by phpBB.