Recentemente começei a operar na bolsa de valores pelo home broker do meu banco e descobri como os grandes investidores ficam milionários operando grande volume de dinheiro na bolsa de valores em operações de DAY TRADE, ou seja compra e venda de ações no mesmo dia, é uma operação perigosa que requer muita atênção, porque sê o investidor entrar no momento errado o prejuízo pode ser grande.
Fiquei sabendo de um investidor que ganhou mais de 10000 em poucas horas de operação, ou seja comprou 100000 reais de um ativo que estava cotado a 1,00 em algumas horas a ação estava cotada a 1,10 ele vendeu tudo e faturou os 10000.
O maximo que faturei até hoje foi 250,00 reais, comprei algumas ações da VIVO e vendi no outro dia, tive que pagar 40,00 de corretagens e emulandos para o banco mas mesmo assim compensou.
Não sei qual a sua formação, mas estou considerando que vc não é economista.
Na minha conceituação, vc tem 3 formas de fazer um dinheiro como home broker: análise técnica, informações privilegiadas e intuição.
Analise técnica é algo que talvez vc não tenha saco e/ou tempo. Inclui coisas como análise dos balanços da empresa em que vc pode investir, análise setorial (concorrentes da empresa, mercado), análise dos países em que se atua a empresa e possíveis players fora do mercado local, análise de conjuntura mundial, estudos econométricos da variação das ações (estudar os gráficos tbm quebra um galho) e por aí vai.
Informações privilegiadas são um pote de ouro. Por exemplo, ficar sabendo um dia antes da divulgação da "descoberta" de uma nova super jazida da Petrobrás. Pode vender tudo e jogar no mercado que o negócio vai subir. Ou saber que determinada empresa vai divulgar um balanço ruim (lucros, faturamento, patrimônio) e abaixo do previsto, então vc já sabe que tem que se livrar do mico rápido.
Intuição ou "feeling" (palavra em inglês que ficou com outro sentido em português) é uma das formas mais bizarras. Vc vê, mesmo em operadores "dentro" do mercado, que tudo indica para um caminho e o cara aposta no outro. O mercado não é 100% previsível. Se a intuição do sujeito é muito alta, ele pode se dar ao "luxo" de esquecer a técnica e informações privilegiadas.
Se vc conseguiu notar, o ideal pra fazer MUITO dinheiro e RÁPIDO é ter bom domínio das 3 coisas. Como é muito difícil, pelo menos ter domínio de duas. E isto já é difícil pra cacete.
Em termos de quantidades de operações, a menos que vc tenha MUITO tempo livre, tente se focar nas operações em que vc tem mais "certeza". Não adianta ficar gastando tempo e se arriscando em operações com margens de ganho provavelmente baixas. Se vc não quer arriscar, não invista em day trade. Grandes riscos, possibilidades de grandes lucros, possibilidades de grandes prejuízos.
Outra coisa interessante é solidez psicológica. A maior parte das pessoas é frouxa demais pra investir em ações. Exatamente por isto, quem opera em day trade/mesa é muito estressado, alta chance de problemas cardíacos e tal. Pra dar um exemplo: vc faz uma operação errada e perde 10.000 em alguns minutos. É comum. Ou vc deixa passar uma operação e acaba não ganhando uns 5.000. Uma pessoa normal vai ficar se remoendo. Só que, se vc fizer isto, sua capacidade de escolha se reduz drasticamente. NINGUÉM GANHA SEMPRE (tirando alguns mega players). Aprender a ganhar e perder é peça FUNDAMENTAL pra poder operar bem. Opera bem quem mais ganha do que perde.
Eu acho que já falei de demais e já foi muita informação.
Se concentre em aprender os FUNDAMENTOS de como funciona o mercado e de como operar. É como um cassino ou corrida de cavalos.
Não tenho indicação bibliográfica, eu acho que cada um constrói a sua. Há muita informação disponível na internet, mas eu aindo prefiro os livros. Não é só questão de separar o joio do trigo. Depende também do nível que vc pretende alcançar e determinadas áreas que te interessem.
[]'s