FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!


Alguém aqui do fórum opera na bolsa de valores?





Vaguiner carlos
Recentemente começei a operar na bolsa de valores pelo home broker do meu banco e descobri como os grandes investidores ficam milionários operando grande volume de dinheiro na bolsa de valores em operações de DAY TRADE, ou seja compra e venda de ações no mesmo dia, é uma operação perigosa que requer muita atênção, porque sê o investidor entrar no momento errado o prejuízo pode ser grande.

Fiquei sabendo de um investidor que ganhou mais de 10000 em poucas horas de operação, ou seja comprou 100000 reais de um ativo que estava cotado a 1,00 em algumas horas a ação estava cotada a 1,10 ele vendeu tudo e faturou os 10000.

O maximo que faturei até hoje foi 250,00 reais, comprei algumas ações da VIVO e vendi no outro dia, tive que pagar 40,00 de corretagens e emulandos para o banco mas mesmo assim compensou.
cparakawa
Não sei qual a sua formação, mas estou considerando que vc não é economista.

Na minha conceituação, vc tem 3 formas de fazer um dinheiro como home broker: análise técnica, informações privilegiadas e intuição.

Analise técnica é algo que talvez vc não tenha saco e/ou tempo. Inclui coisas como análise dos balanços da empresa em que vc pode investir, análise setorial (concorrentes da empresa, mercado), análise dos países em que se atua a empresa e possíveis players fora do mercado local, análise de conjuntura mundial, estudos econométricos da variação das ações (estudar os gráficos tbm quebra um galho) e por aí vai.

Informações privilegiadas são um pote de ouro. Por exemplo, ficar sabendo um dia antes da divulgação da "descoberta" de uma nova super jazida da Petrobrás. Pode vender tudo e jogar no mercado que o negócio vai subir. Ou saber que determinada empresa vai divulgar um balanço ruim (lucros, faturamento, patrimônio) e abaixo do previsto, então vc já sabe que tem que se livrar do mico rápido.

Intuição ou "feeling" (palavra em inglês que ficou com outro sentido em português) é uma das formas mais bizarras. Vc vê, mesmo em operadores "dentro" do mercado, que tudo indica para um caminho e o cara aposta no outro. O mercado não é 100% previsível. Se a intuição do sujeito é muito alta, ele pode se dar ao "luxo" de esquecer a técnica e informações privilegiadas.

Se vc conseguiu notar, o ideal pra fazer MUITO dinheiro e RÁPIDO é ter bom domínio das 3 coisas. Como é muito difícil, pelo menos ter domínio de duas. E isto já é difícil pra cacete.

Em termos de quantidades de operações, a menos que vc tenha MUITO tempo livre, tente se focar nas operações em que vc tem mais "certeza". Não adianta ficar gastando tempo e se arriscando em operações com margens de ganho provavelmente baixas. Se vc não quer arriscar, não invista em day trade. Grandes riscos, possibilidades de grandes lucros, possibilidades de grandes prejuízos.

Outra coisa interessante é solidez psicológica. A maior parte das pessoas é frouxa demais pra investir em ações. Exatamente por isto, quem opera em day trade/mesa é muito estressado, alta chance de problemas cardíacos e tal. Pra dar um exemplo: vc faz uma operação errada e perde 10.000 em alguns minutos. É comum. Ou vc deixa passar uma operação e acaba não ganhando uns 5.000. Uma pessoa normal vai ficar se remoendo. Só que, se vc fizer isto, sua capacidade de escolha se reduz drasticamente. NINGUÉM GANHA SEMPRE (tirando alguns mega players). Aprender a ganhar e perder é peça FUNDAMENTAL pra poder operar bem. Opera bem quem mais ganha do que perde.

Eu acho que já falei de demais e já foi muita informação.

Se concentre em aprender os FUNDAMENTOS de como funciona o mercado e de como operar. É como um cassino ou corrida de cavalos.

Não tenho indicação bibliográfica, eu acho que cada um constrói a sua. Há muita informação disponível na internet, mas eu aindo prefiro os livros. Não é só questão de separar o joio do trigo. Depende também do nível que vc pretende alcançar e determinadas áreas que te interessem.

[]'s
Vaguiner carlos
Concordo plenamente com você, tentei operar Day Trade por um mês e pra min foi muito estressante, sem experiência nenhuma comprei um ativo de baixo valor pra tentar numa operação de Day Trade pra ganhar muito dinheiro, investi um bom capital e de repente as ações despencaram, vendi e assumi o prejuízo, tentei novamente mas desta vez dormi com a ação comprada com esperança de alta, à noite resolvi fazer uma pesquisa sobre a empresa e pra minha surpresa em menos de 2 anos o ativo tinha perdido mais de 80% de seu valor, não dormi de noite pensando no risco que eu corria, se o ativo desvalorizasse logo na abertura do pregão, por fim consegui vender pelo mesmo preço que comprei, agora só opero com ações do Ibovespa e já consegui recuperar o que perdi durante esse mês de experiência. Mas ao analisar a carteira que eu havia comprado no início do mês percebi que sê eu tivesse comprado para o longo prazo teria ganhado 5 vezes mais sobre as operações de day trade que realizei durante esse mês. Parei de operar Day Trade porque pra min não está compensando, agora estou comprando ações visando o longo prazo.

Estou pretendendo fazer um curso para operar Opções da Vale ou Petro, são operações perigosas mais com um pouco de conhecimento dá pra diminuir o risco.


cparakawa wrote:

O mercado não é 100% previsível. Se a intuição do sujeito é muito alta, ele pode se dar ao "luxo" de esquecer a técnica e informações privilegiadas.


Você tem toda razão, eu ouvi de um especialista que se o mercado fosse previsível os Bancos iriam contratar especialistas do mercado financeiro pra operar grandes volumes na bolsa de valores.
cparakawa
"os Bancos iriam contratar especialistas do mercado financeiro pra operar grandes volumes na bolsa de valores." -> Isto é real. Vc não contrata quem não sabe, vc contrata quem sabe, mesmo que este não acerte 100%.

Como vc levou "nabo" operando, então o que eu disse ficou meio deja vu pra vc. Pensei que vc estivesse começando agora.

Depois de se f*d*r pela primeira vez, existem alguns casos clássicos de noobs home brokers: desistem, começam a operar blue chips sem se preocupar com day trade ou ficam ferrados de raiva e vão pra cima. No último caso, ou o cara quebra feio ou aprende e é o único que ganha muito dinheiro em relação aos outros.

Se vc conseguiu entender que existe todo um mecanismo de funcionamento próprio dos mercados e, por trás deste, existe um amontoado de teorias econômicas, já deu um bom passo.

Se vc pretende se especializar em alguns tipos de derivativos, eu não sei até que ponto vc diminui o risco. É muito difícil associar nível de risco com nível de conhecimento. Eu não tenho dados, mas não acredito que haja um grande salto no nível de risco entre uma pessoa com baixo conhecimento e uma que entenda mais ou menos. No mercado, o seu nível de capacidade é relativo. Se vc for bom, mas haver muitos melhores, vc vai ganhar pouco ou perder. A lógica é muito simples: os grandes players controlam o mercado, os médios ganham dentro das sobras dos grandes, os pequenos estão lá pra ser esmagados. Rolling Eyes

Linkando com o outro post, vc não é pequeno porque tem pouco dinheiro. Vc tem pouco dinheiro porque pensa e opera como pequeno. Não é retórica, tão importante quanto o conhecimento que vc tem é sua forma de ação. Possivelmente, a sua forma de pensar e agir é mais importante que seu conhecimento. Pra operar em day trade, vc TEM que ser agressivo. Se vc já estudou Teoria dos Jogos, vai saber que estratégia maxmin é coisa pra perdedor e medroso. Aí eu resgato de novo o outro post, por mais que vc adquira conhecimento, seus medos e bloqueios mentais impedem que vc tenha sucesso em qualquer empreitada financeira.

É minha opinião. É o que eu vejo e presencio, é o que eu consolido de teorias e observação do mundo real. Não sou o dono da verdade, muito longe disto.

[]'s
Vaguiner carlos
cparakawa wrote:

"os Bancos iriam contratar especialistas do mercado financeiro pra operar grandes volumes na bolsa de valores." -> Isto é real. Vc não contrata quem não sabe, vc contrata quem sabe, mesmo que este não acerte 100%.

Se fosse assim os bancos iam deixar de ganhar juros minúsculos em financiamento e empréstimo pessoal e iriam deixar os especialistas fazer grandes operações com seu capital na bolsa de valores, mas como você mesmo disse a bolsa de valores e imprevisivel, isso quer dizer que mesmo o especialista com mais conhecimento e experiência acaba assumindo grandes prejuísos por confiar em seu taco ou nas análises de mercado.

cparakawa wrote:

Como vc levou "nabo" operando, então o que eu disse ficou meio deja vu pra vc. Pensei que vc estivesse começando agora.

Depois de se f*d*r pela primeira vez, existem alguns casos clássicos de noobs home brokers: desistem, começam a operar blue chips sem se preocupar com day trade ou ficam ferrados de raiva e vão pra cima. No último caso, ou o cara quebra feio ou aprende e é o único que ganha muito dinheiro em relação aos outros.


Acho que você não entendeu, não existe nenhum investidor que só ganha na bolsa de valores, todos que operaram já sofreram prejuízos seja pequeno ou grande, só porque perdi algumas vezes não quer dizer que eu levei nabo, se você ler o que eu escrevi no post anterior vai observar que eu ganhei mais do que perdi em operações de Day Trade.

Eu estou desistindo de operar Day trade porque é estressante ficar horas e horas na frente do computador, e pela análise que fiz, se eu tivesse ficado com a carteira que comprei meses atrás hoje teria um capital maior.

Hoje tenho um carteira pra longo prazo e defendo em caso de grande queda da bolsa e quando o dia está pra peixe opero Day Trade.

Vou deixar o link abaixo com algumas dicas de um especialista pra quem está começando operar Day Trade.

http://www.bastter.com.br/BR/MERCADO/Artigos/CantinhoBastter/Dicas_para_Daytrade.aspx

cparakawa wrote:

Se vc pretende se especializar em alguns tipos de derivativos, eu não sei até que ponto vc diminui o risco. É muito difícil associar nível de risco com nível de conhecimento. Eu não tenho dados, mas não acredito que haja um grande salto no nível de risco entre uma pessoa com baixo conhecimento e uma que entenda mais ou menos. No mercado, o seu nível de capacidade é relativo. Se vc for bom, mas haver muitos melhores, vc vai ganhar pouco ou perder. A lógica é muito simples: os grandes players controlam o mercado, os médios ganham dentro das sobras dos grandes, os pequenos estão lá pra ser esmagados.

Conhecimento não ajuda muito, se fosse assim as dicas das carteiras de ações que as corretoras disponibiliza todos os dias para os investidores iriam ajudar e muito; O motor pra quem opera ações é o grande volume de informãções que ele consegue absorver, principalmente referente aos mercados externos, tem que ficar atento a agenda externa, principalmente a dos Estados Unidos.

Por ex: quando o presidente do Fed fez o pronunciamento refente ao crescimento da ecônomia americana a bolsa estava em alta, eu tinha essa notícia fresquinha e sabia que a bolsa ia despencar, e menos de uma hora a bolsa passou do positivo para o negativo, e nesse mesmo dia os especialistas afirmaram que pela análise que foi feita dos graficos do ibovespa a bolsa iria operar em alta.

Muitas vezes o conhecimento leva o investidor a perder muito dinheiro na bolsa; A bolsa é movida pelos especuladores e sempre será assim, no primeira barulho no mercado e os gringos estão tirando seu capital do mercado de ações deixando o quadro do Ibovespa vermelho.

Por enquando estou ganhando aplicando no longo prazo e operando Day Trade quando o mar está calmo.


cparakawa wrote:

Aí eu resgato de novo o outro post, por mais que vc adquira conhecimento, seus medos e bloqueios mentais impedem que vc tenha sucesso em qualquer empreitada financeira.

Não é o meu caso, não tenho medo de perder dinheiro ou bens materiais, eu acho que quanto mais a pessoa tem medo mais ela se retrai, eu acho que tem que pensar positivo e deixar o medo de lado, se acontecer algo que você teme em acontecer o único jeito é esquecer e tocar o barco pra frente, porque águas passadas não movem o moinho e ficar remoendo algo que já aconteceu não leva a caminho nenhum e isso é muito perigoso, pensa bem se a pessoa perder todo seu capital como aconteceu na quebra da bolsa em 1929, em que muitas pessoas perderam todo o seu dinheiro da noite pro dia e alguns cometeram suicídio, por mais que a pessoa não queira, o que tiver de acontecer isso vai acontecer, ninguém consegue mudar o futuro então pra que ter medo.
cparakawa
Vaguiner carlos wrote:
Se fosse assim os bancos iam deixar de ganhar juros minúsculos em financiamento e empréstimo pessoal e iriam deixar os especialistas fazer grandes operações com seu capital na bolsa de valores, mas como você mesmo disse a bolsa de valores e imprevisivel, isso quer dizer que mesmo o especialista com mais conhecimento e experiência acaba assumindo grandes prejuísos por confiar em seu taco ou nas análises de mercado.


Eu não sei qual a sua idade, mas financiamento e empréstimo pessoal são coisas recentes pros bancos privados brasileiros. O histórico dos ganhos bancários, nos últimos 40 anos, é financiamento da dívida pública. O fato do mercado acionário não ser tão importante quanto as operações com o Tesouro e com o Bacen não quer dizer que não existam grandes especialistas na área. As bolsas brasileiras são dinheiro de pinga pros bancos, e tirando os últimos 10 anos, financiamento pessoal era troco de dinheiro de pinga. Financiamentos pessoais eram feitos pelo BNH e pela CEF. Retornando ao ponto dos bancos não terem como prioridade as bolsas nacionais, colocando os "maiores" especialistas em outros setores, não quer dizer que coloquem gente desqualificada pra operar com as ações.

Infelizmente eu não me expressei bem, quando eu falo das operações pra home broker, eu considero tbm outros mercados, como futuros e moeda. No Brasil, as opções ainda são muito limitadas pros home brokers. Bovespa e BMF são cutícula de anão comparadas com as grandes bolsas (New York, Nasdaq, Chicago, LSE, Frankfurt, etc).

Muitos bancos brasileiros deslocam pessoal pra operar na bolsa com uma visão bem diferente. Perder 10 mi num dia não é nada prum banco de porte, e as bolsas brasileiras não tem um volume diário tão grande. E é uma questão simples, ou o cara faz dinheiro na bolsa (e ganha um bônus gordo) ou perde e vai pra rua. Como vc parece já estar algum tempo no barco, deve saber que os bancos só entram com grandes volumes em situações bem específicas, muito mais pra demarcar território do que visando lucratividade imediata. mesmo assim, eles entram pra ganhar um "troquinho" no dia-a-dia.

Quote:
Acho que você não entendeu, não existe nenhum investidor que só ganha na bolsa de valores, todos que operaram já sofreram prejuízos seja pequeno ou grande, só porque perdi algumas vezes não quer dizer que eu levei nabo, se você ler o que eu escrevi no post anterior vai observar que eu ganhei mais do que perdi em operações de Day Trade.


Mas quem disse isto fui eu, leia de novo. Se não serve pra vc, vai servir pra alguém que ainda viaja na maionese quando imagina o que é ser home broker. Se não, era mais fácil a gente trocar mensagens em pvt, visto que este fórum é de acesso público.

Sim, vc levou nabo, vc mesmo disse que comprou sem saber direito, investiu um bom capital e as ações despencaram. Não é vergonha nenhuma levar "nabo" (no sentido figurado de prejuízo pesado). Mesmo gente experiente e que opera bem leva. Não sei pra que o celeuma. É algo normal. Mas pra quem está começando e não entende bem, é um tipo de lembrança bem ruim. Aprende-se com os erros. Vc aparentemente aprendeu, e isto é bom.

Quote:
Eu estou desistindo de operar Day trade porque é estressante ficar horas e horas na frente do computador, e pela análise que fiz, se eu tivesse ficado com a carteira que comprei meses atrás hoje teria um capital maior.

Hoje tenho um carteira pra longo prazo e defendo em caso de grande queda da bolsa e quando o dia está pra peixe opero Day Trade.


Então, vc mudou seu perfil inicial. Vai de cada um. Ninguém é obrigado a nada. Se vc tá tendo lucro, tá valendo. A dureza pro home broker brasileiro é que o dinheiro "limpo" muitas vezes não é muito, e existem várias restrições pra operações de alavancagem (não concordo muito mas a discussão é longa sobre o assunto).

Quote:
Conhecimento não ajuda muito, se fosse assim as dicas das carteiras de ações que as corretoras disponibiliza todos os dias para os investidores iriam ajudar e muito; O motor pra quem opera ações é o grande volume de informãções que ele consegue absorver, principalmente referente aos mercados externos, tem que ficar atento a agenda externa, principalmente a dos Estados Unidos.


Aí vc tá tirando uma. As corretoras disponibilizam o be-a-bá do negócio, é um nível de conhecimento bem tosco. Eu mesmo disse que existem coisas que, a meu ver, são mais importantes que conhecimento. Só que considerar cartilha de corretora como conhecimento importante é a mesma coisa que dizer que a fanfarra da escola é importante no cenário musical. Aliás, muitas corretoras VENDEM análises pros home brokers. Só pra vc ver a diferença. A cartilha é um chamariz, pro cara aprender o mais basicão e se tornar cliente; se este vai se aprofundar ou ficar na cartilha é problema dele, o importante é a corretora ganhar o dela. Fazendo outra analogia, vc não quer que um sujeito que faça curso de windows aos fins de semana saia do curso sabendo programar em C - embora gênios existam.

Quote:
Muitas vezes o conhecimento leva o investidor a perder muito dinheiro na bolsa; A bolsa é movida pelos especuladores e sempre será assim, no primeira barulho no mercado e os gringos estão tirando seu capital do mercado de ações deixando o quadro do Ibovespa vermelho.


Aí é um limitador bravo. O fato de ficar "confinado" na Bovespa limita muito a sua ação. Isto é f*d*.

Quote:
Não é o meu caso, não tenho medo de perder dinheiro ou bens materiais, eu acho que quanto mais a pessoa tem medo mais ela se retrai, eu acho que tem que pensar positivo e deixar o medo de lado, se acontecer algo que você teme em acontecer o único jeito é esquecer e tocar o barco pra frente, porque águas passadas não movem o moinho e ficar remoendo algo que já aconteceu não leva a caminho nenhum e isso é muito perigoso, pensa bem se a pessoa perder todo seu capital como aconteceu na quebra da bolsa em 1929, em que muitas pessoas perderam todo o seu dinheiro da noite pro dia e alguns cometeram suicídio, por mais que a pessoa não queira, o que tiver de acontecer isso vai acontecer, ninguém consegue mudar o futuro então pra que ter medo.


Olha aí que legal, vc tá corroborando a minha idéia do outro post: vc não está pensando como pobre! Pobre pensa como? "Vou por meu dinheiro na poupança, ganho pouco mas é garantido".

É como no futebol, a primeira coisa pra vc vencer é não tem medo de perder. Quem tem medo de perder só joga na retranca e fica só no empate, isto quando não perde mesmo. Lógico que vc não pode ser cego, há horas em que tem que se jogar na retranca por força das circunstâncias. Mas isto não pode ser o comportamento padrão, a menos que vc tenha um perfil avesso à risco e opte por baixa rentabilidade e segurança. Aí uma opção é adquirir (ou construir) casas pra alugar.

Vc tocou num ponto muito bom, embora vc acredite bastante no destino (destiny, não o fate). Operar como home broker "pra valer" é entrar num mercado extremamente competitivo. Se vc tem medo, já está em desvantagem. Tbm não pode ser burro destemido, que aí quebra muito rápido.

[]'s
D'Artagnan
@Vaguiner carlos

Pois eh, eu vi vc falando no outro tópico que investia na bolsa, mas eu fiquei meio acanhado em perguntar Embarassed

Tenho muiiiito interesse em saber mais sobre como investir , se vc puder diser por onde vc começou seria uma graaaaaaande ajuda =)
Vaguiner carlos
Quote:

@Vaguiner carlos

Pois eh, eu vi vc falando no outro tópico que investia na bolsa, mas eu fiquei meio acanhado em perguntar

Tenho muiiiito interesse em saber mais sobre como investir , se vc puder diser por onde vc começou seria uma graaaaaaande ajuda =)


Você pode operar pelo Home Broker do seu banco alguns Bancos como Bradesco, Itáu, Banco do Brasil oferecem esse serviço através do Internet Banking, se você já tem conta aberta em um desses bancos é só pedir ajuda de um consultor do banco que ele irá te orientar os procedimentos para ativação do seu cadastro junto a CVM.

Fora os bancos tem diversas corretoras que você poderá operar, ou via home broker ou pela mesa.

Vou deixar alguns links pra você conhecer a melhor forma de operar.

http://economia.uol.com.br/financas/investimentos/2008/02/15/ult5346u39.jhtm

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=86&id_coluna=5

http://64.233.167.104/search?q=cache:C9KRGVPeaJUJ:www.forumbolsa.com.br/forumbolsadevalores/corretorahomebrokerbovespa.pdf+QUAL+A+MELHOR+CORRETORA&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br
D'Artagnan
legal, mas ainda tenho que comer algum feijao com arroz pra arriscar?

na ultima semana eu estive "brincando" com o Folhainvest, pro pessoal que ja tem alguma ideia de investimento, esse jogo realmente tem uma fidelidade legal com a propria bolsa, claro que com a diferença de ser dinehiro de mentira Razz


Vaguiner carlos wrote:
Quote:

@Vaguiner carlos

Pois eh, eu vi vc falando no outro tópico que investia na bolsa, mas eu fiquei meio acanhado em perguntar

Tenho muiiiito interesse em saber mais sobre como investir , se vc puder diser por onde vc começou seria uma graaaaaaande ajuda =)


Você pode operar pelo Home Broker do seu banco alguns Bancos como Bradesco, Itáu, Banco do Brasil oferecem esse serviço através do Internet Banking, se você já tem conta aberta em um desses bancos é só pedir ajuda de um consultor do banco que ele irá te orientar os procedimentos para ativação do seu cadastro junto a CVM.

Fora os bancos tem diversas corretoras que você poderá operar, ou via home broker ou pela mesa.

Vou deixar alguns links pra você conhecer a melhor forma de operar.

http://economia.uol.com.br/financas/investimentos/2008/02/15/ult5346u39.jhtm

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=86&id_coluna=5

http://64.233.167.104/search?q=cache:C9KRGVPeaJUJ:www.forumbolsa.com.br/forumbolsadevalores/corretorahomebrokerbovespa.pdf+QUAL+A+MELHOR+CORRETORA&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br
Related topics
[SUPORTE] - Dúvida Redirecionada!!
O gRaNdE tÓpIcO
[JOGOS] Alguém cria games aí? RPG Maker, alguém???
Forum PhP
Computador com SLI
Seu sonho Profissional
"Intel apresenta microprocessador de quatro núcleos&quo
Sucesso Financeiro
Emprego na area de Web
Alguém aqui já participou de uma corrida?
Unreal Tournament
Paypal - Alguém já usou?
Alguém aqui joga Pump?!
Ebay x Impostos
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2011 Frihost, forums powered by phpBB.