FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

O Fim de Fidel

cparakawa
Sei que o povo por aqui não curte muito estes temas, mas só pra constar. Cool

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080220/not_imp127509,0.php

Fidel renuncia e "talvez" se inicie uma nova fase pra Cuba. Com o fim do apoio e dinheiro soviético, Cuba tem passado por inúmeras dificuldades. Fidel é (foi) um marco para as Américas, até hoje possui uma legião de admiradores e outra de opositores. Mais um dos "símbolos" do século XX desmorona, meio atrasado ...
Vanilla
Até que enfim. Fidel não passava de um morto vivo. Uma pena que o Castrismo em Cuba não é algo que vai acabar tão cedo. Pobres dos cubanos.

cparakawa wrote:
Sei que o povo por aqui não curte muito estes temas, mas só pra constar. Cool

Eu adoro política, mas não sou da turma que admira assassinos e ditadores.
bloodrider
Já não era sem tempo de ele arrumar as botas.
Tenha sido a sua contribuição para Cuba boa ou não, já é muito velho para andar nessas andanças.
cparakawa
Dizem as más línguas que Fidel já está morto, estão só preparando o funeral. Politicamente ele já está morto mesmo, agora é só uma sombra do Chavez. E Fidel não era comunista mesmo, ele só caiu nos braços de Moscou porque os EUA não quiseram fazer acordo com ele.

Pior que provavelmente vão empossar o irmão dele, que já tá quase com 80 anos.
sergio_ykz
Talvez ele tenha feito isso pois sua saúde já está muito abalada e ele temia um golpe.

Do modo que ele fez, poderá continuar mandando e caso morra, com certeza seu irmão assumirá, pois terá poder suficiente para não ter uma tentativa de golpe.

É fato que Cuba está cheio de grupos anti-fidel, e os EUA também não são fã dele.
achamosaqui
Olha, o povo tem memoria muito curta, tem gente que vê ele como alguem que a pesar de tudo fez bem pra cuba.

Sinceramente, sempre que eu era criança e meus pais diziam:
Nós estamos fazendo isso ou aquilo (proibindo)para o seu proprio bem, um dia vc vai no agradecer.

Realmente eu dou razão em alguns pontos a eles, mas eu só consegui ver isso pq eu cresci e fiz tudo que eles não deixavam, hoje eu dou razão a eles em 50 ou 60 porcento das coisas. O negócio é que eu tive que sofrer pra aprender, infelizmente não tem como vc obrigar uma pessoa a fazer uma coisa e dizer que é pro bem dela, só o dia que ea fizer ela vai saber.

O que isso tem a ver com Fidel? Bem, Fidel fez cuba ser exemplo na saúde e educação, isso é admirado no mundo todo. Mas será que as pessoas se esqueceram de que que se opunha a ele era sumariamente executado? Isso quando não conseguiam fugir. Graças a Deus eles foram obrigados a mandar de volta os mísseis nucleares que receberam da antiga união soviética.

No final das contas não creio que exista um ditador bom. O povo tem direito de esclher mesmo que não faça a escolha certa. Olha o caso do Brasil(Rs)

Ainda bem que quem vai assumir é o irmão dele, acho que daqui a pouco ele morre ou entrega tb o posto e aí a era Fidel ja vai esta fraca o suficiente pra instituirem a democracia.
cparakawa
achamosaqui wrote:
O que isso tem a ver com Fidel? Bem, Fidel fez cuba ser exemplo na saúde e educação, isso é admirado no mundo todo. Mas será que as pessoas se esqueceram de que que se opunha a ele era sumariamente executado? Isso quando não conseguiam fugir. Graças a Deus eles foram obrigados a mandar de volta os mísseis nucleares que receberam da antiga união soviética.

No final das contas não creio que exista um ditador bom. O povo tem direito de esclher mesmo que não faça a escolha certa. Olha o caso do Brasil(Rs)

Ainda bem que quem vai assumir é o irmão dele, acho que daqui a pouco ele morre ou entrega tb o posto e aí a era Fidel ja vai esta fraca o suficiente pra instituirem a democracia.

No começo do governo, Fidel simplesmente disse que quem não gostava dele podia ir embora. Foi assim que se criou a forte comunidade cubana na Flórida. Os que sobraram em Cuba fazendo oposição que iam pro paredón. É melhor ter uma renca de gente fazendo opsição fora do que dentro do país. É isto o que está contecendo na Venezuela, milhares de venezuelanos estão se mudando pros EUA.

O conceito de ditador se deturpou muito na história. Lembrando de gregos e romanos, o ditador era uma pessoa escolhida por uma assembléia para ficar à frente do país durante um período de crise (guerras, normalmente), quando seriam necessárias ações rápidas. E o escolhido tinha um mandato definido - ou até acabar a crise. O conceito atual de ditador é de um golpista.

Cuba só vai mudar de rumo quando Fidel (e Raúl, talvez) morrer oficialmente.
Deline
É, isso se o irmão dele não fizer igual ele...Sei lá né.
hive
Continuo querendo ver Cuba lançar foguete!
Lança cuba lança, quero ver cuba lançar Laughing

Acho que Fidel vai realmente virar mito, depois de ter conseguido manter um "paisinho" do meio do caribe longe das garras dos EUA por tanto tempo, ele merece pelo menos um reconhecimento por sua coragem e persistência.
Gilgamesh
Hm, acho que as coisas vão mudar sim, mas eu duvido de golpe, enquanto o irmão dele estiver lá. Quando esse sair, talvez queira deixar alguém no lugar.
Uma espécie de revolução, acho que não acontece não.

Mandou muita gente para prisões, isso é o lado ruim.
Mas resistiu aos norte Americanos por quase 50 anos. Isso não é pouca coisa, ainda por cima vindo de um país que era um quintal e prostíbulos de milionários americanos, cuja população vivia de cana e tabaco.
D'Artagnan
Vocês realmente acham que alguém que escapa da morte 600 vezes renuncia ao poder, no minimo deve ter renunciado pq começou a achar chato e prefere controlar os bonequinhos dele no governo?

**pra mim ele é um highlander, ou um sith, ou um cylon O.O**
phantombr
No jornal estadual aqui citavam:
Quote:
Fidel renuncia e irmão jovem deve assumir o controle do estado.

Irmão jovem?
Fui pesquisar e descobri que o "irmão jovem de Fidel Castro" tem apenas 76 anos...
Praticamente um rebelde!!!!
hehehe
Liques
Os EUA está comemorando a saída de Fidel. Esse discurso talvez será decisivo para os canditos a presidencia americana.

Será que o irmão dele é durão tb? :p
cparakawa
http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowVideos.action

Video do debate do Estadao sobre a saída de Fidel. Demétrio Magnoli desmonta o exbaixador do governo Lula em Cuba. A parte mais legal é quando ele mostra dados que demonstram que os bons índices de saúde e de educação já existiam ANTES de Fidel chegar ao poder. Ou seja, a propaganda que as esquerdas fazem sobre Cuba são lorota. Repete-se uma mentira ad nauseaum e esta vira verdade.
escritor
phantombr wrote:
No jornal estadual aqui citavam:
Quote:
Fidel renuncia e irmão jovem deve assumir o controle do estado.

Irmão jovem?
Fui pesquisar e descobri que o "irmão jovem de Fidel Castro" tem apenas 76 anos...
Praticamente um rebelde!!!!
hehehe

Talvez a pessoa que escreveu esse texto quis dizer "irmão mais novo".
cparakawa
Ou irmão menos velho, é só uma questão de ponto de vista. Quem embarca primeiro, o Raul Castro ou o Bento XVI (Palpatine, Rottweiler de Deus)?
escritor
cparakawa wrote:
Ou irmão menos velho, é só uma questão de ponto de vista. Quem embarca primeiro, o Raul Castro ou o Bento XVI (Palpatine, Rottweiler de Deus)?

Não quero ser chato nem bancar o moderador, mas da próxima vez pense melhor antes de deixar um comentário para não ofender outras pessoas sem a intenção.
cparakawa
escritor wrote:
cparakawa wrote:

Não quero ser chato nem bancar o moderador, mas da próxima vez pense melhor antes de deixar um comentário para não ofender outras pessoas sem a intenção.

É, se for pelo "Palpatine" pode ser. Se bem que, por aqui, acho que o mais católico sou eu, o que já é meio absurdo. "Rottweiler de Deus" é um termo do próprio círculo católico, e eu acho coerente a postura de cão de guarda agressivo das doutrinas católicas que ele assumiu. Quanto à idade, colocar no poder dois "ditadores" com idade avançada é saber de antemão que vão ser governos curtos. Enfim, é difícil ter que explicar tudo de forma minuciosa pra não deixar arestas. Mas eu gosto de deixar as arestas pra rolar alguma discussão.

Tô impressionado, vc fez 260 posts em menos de 15 dias. Shocked
escritor
cparakawa, descupe-me por minha ignorância. Acontece que eu acabara de ler um tópico sobre "trolls" em fóruns e estava meio paranóico. Eu sei que você nunca provocaria e/ou atacaria ninguém aqui, já que é um dos usuários mais ativos e conhecidos da comunidade. Mais uma vez, peço desculpas pela minha ignorância quanto ao tema.

cparakawa wrote:

Tudo isso não seria possível sem a participação dos outros usuários, que agradecem, corrigem e criticam meus posts. Wink
cparakawa
escritor wrote:
cparakawa, descupe-me por minha ignorância. Acontece que eu acabara de ler um tópico sobre "trolls" em fóruns e estava meio paranóico. Eu sei que você nunca provocaria e/ou atacaria ninguém aqui, já que é um dos usuários mais ativos e conhecidos da comunidade. Mais uma vez, peço desculpas pela minha ignorância quanto ao tema.

cparakawa wrote:

Tudo isso não seria possível sem a participação dos outros usuários, que agradecem, corrigem e criticam meus posts. Wink

Por regra de 3, vai dar mais de 5.000 posts em um ano. hahahahahaah

Quanto ao outro negócio, desencana. Eu não levo muito a sério este tipo de discussão nem no "mundo real", muito menos num fórum para anônimos. Ah é, eu provoco e ataco sim, mas é mais pra ver até onde vai a capacidade de argumentação da "vítima". Discutir com sobriedade é uma forma rápida de adquirir conhecimento, poucos dão o braço a torcer. Pode torcer meu braço, mas tem que mostrar que sabe fazer isto. Quando eu tiver certeza sobre tudo, ou eu virei um super sábio ou eu tive morte cerebral - provavelmente a última opção. Wink