FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Acaba o formato HD-DVD

cparakawa
Uma das inúmeras notícias sobre o assunto:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080220/not_imp127444,0.php

A Toshiba, líder do consórcio do formato HD-DVD, jogou a toalha e vai descontinuar a fabricação e o suporte ao seu formato de midia digital. Agora só sobrou o formato da Sony, o Blu-ray, como "sucessor" do DVD. Finalmente a Sony conseguiu aplicar um formato novo, depois das derrotas com o Betamax (perdeu pro VHS), MD (só vendeu bem no Japão) e UMD (formato do PSP que deveria ter ser usado para filmes tbm). Agora não existem mais dúvidas sobre qual tecnologia adotar, podendo escolher a perdedora e ficar com o mico na mão.

Nem tenho HDTV mesmo ...
mariohs
A adoção de grandes produtoras ao blu-ray acabou determinando o rumo da nova tecnologia, acredito eu. Achei que a briga acabou cedo, mas pelo menos já sabemos o que comprar se tivermos muito dinheiro sobrando. Alguns anos de reinado para a Sony.
sergio_ykz
mariohs wrote:
A adoção de grandes produtoras ao blu-ray acabou determinando o rumo da nova tecnologia, acredito eu. Achei que a briga acabou cedo, mas pelo menos já sabemos o que comprar se tivermos muito dinheiro sobrando. Alguns anos de reinado para a Sony.

Para a Sony, que cria novos formatos direto, isso realmente é uma vitoria.

Ele teve diversas perdas, como o MD (já citado), o MicroMV (alguém já ouviu falar), o DAT (Digital Audio Tape), o Hi8, entre outros formatos que não tiveram muita adoção.

Acho que a vitoria deu-se porque a Sony é dona da MGM Holding, Columbia Tri-Star e Sony Pictures. Que produzem diversos filmes e ajuda na busca de aliados entre os estudios.
cparakawa
Eu tenho a impressão que o grande fator foi o PS3. Ela sacrificou o aparelho enquanto videogame (saiu mais tarde, ficou mais caro que a concorrência), mas ajudou MUITO a popularizar o blu-ray. Quando um aparelho de HD-DVD ou Blu-Ray custa US$1000, comprar um player de blu-ray+video game por US$600 é uma pechincha. A Sony perdeu enquanto empresa de VG e ganhou enquanto patrocinadora do formato (royalties). Na ponta do lápis, deve ter sido bem vantajoso financeiramente.

Quem comprou um aparelho pra ver filmes e não optou pelo PS3, pagou uns US$400 a mais e não ganhou um VG de brinde. Eu chamo este tipo de gente de burro, a menos que tenha jogado todas as fichas no HD-DVD, o que tbm demonstrou ser burrice. Óbvio que tem os que tem muito dinheiro sobrando, neste caso tanto faz pra eles. Cool
mariohs
Exato. O player de blu-ray mais barato que existe (ou existia) é o PS3, e você ainda leva um VG de brinde. Tenho um amigo que fez isso: comprou um PS3 e o utiliza para assistir filmes nas mídias blu-ray. Obviamente ele tem uma HDTV também.
Liques
Algo que eu acho estranho dessa história é que tudo aconteceu muito rápido.

Seis meses atrás eu lembro que o Blue-Ray estava em baixa. Algumas produtoras de vídeo de falaram que iam deixar de produzir em Blue Ray. Então derrepente o Blue Ray mostra seu preço e qualidade e passa a frente de HD-DVD.

Mas o que isso importa atualmente para nós brasileiros? Pelo meu entender nada. Pelo menos aqui onde eu moro não existe alguma locadora que aluga filmes em HD. Ou talvez nem vai existir, não sabemos como vai ser o futuro. Também tão pouco adianta ter HD em um TV convencional...
mariohs
Por enquanto talvez não mude para mim, ou para você, já que somos pessoas comuns. Mas a tendência é sempre os produtos ficarem cada vez mais acessíveis. Aqui em São Paulo existem locadoras que alugam filmes em bluray. Obviamente o custo de se querer assistir filmes em bluray vai além do aluguel do filme e do aparelho. A TV de alta definição, caso queira assistir filmes em alta definição, receivers e caixas, caso queira ouvir som com qualidade (não tem a ver com a mídia, mas geralmente quando se tem a imagem, se quer també o som), um custo embutido de coversor digital, afinal se você já tem uma hdtv, vai querer ver tv "normal" em alta definição, etc...
D'Artagnan
Uau!

quando começou? O.o
Petsecia
Interessante. Mês passado estive nos USA e vi muito blu ray para vender.

cparakawa wrote:
Uma das inúmeras notícias sobre o assunto:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080220/not_imp127444,0.php

A Toshiba, líder do consórcio do formato HD-DVD, jogou a toalha e vai descontinuar a fabricação e o suporte ao seu formato de midia digital. Agora só sobrou o formato da Sony, o Blu-ray, como "sucessor" do DVD. Finalmente a Sony conseguiu aplicar um formato novo, depois das derrotas com o Betamax (perdeu pro VHS), MD (só vendeu bem no Japão) e UMD (formato do PSP que deveria ter ser usado para filmes tbm). Agora não existem mais dúvidas sobre qual tecnologia adotar, podendo escolher a perdedora e ficar com o mico na mão.

Nem tenho HDTV mesmo ...