FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

e-Gov e o fim da burocracia

hive
Com essa onda da CPI dos cartões do governo e da prestação de contas em tempo real em algum tipo de portal eletrônico, o conceito de e-Gov vem à tona.

Alguém aí já ouviu falar disso?

A técnica e a internet aí estão, por que não usá-las de maneira inteligente no governo como forma de prestação de contas da administração pública e ainda diminuir a burocracia e aumentar a fiscalização por parte dos cidadãos?

Imagine um portal governamental onde os cidadãos pudessem ter acesso a toda prestação de contas do governo, ou ainda o caminho que o dinheiro pago em impostos percorre.

Até quando nossos querido governantes vão continuar criando dificudades para vender facilidades?
Exclamation
Bockman
Isso já existe (parcialmente) em Portugal. Somos, aliás, um dos países mais avançados na europa nessa área (até estou admirado por ter escrito isto!).

É uma questão de tempo até que isso apareça também no Brasil. Mas desde já te digo que implica investimentos relativamente grandes e muita alteração a legislações, procedimentos de trabalho, etc.

Mas que é muito bom, isso é.

Be Well Cool
cparakawa
Bockman wrote:
Isso já existe (parcialmente) em Portugal. Somos, aliás, um dos países mais avançados na europa nessa área (até estou admirado por ter escrito isto!).

Se vc estiver comparando com países como Itália, aí é sacanagem. Pra quem conhece italiano, sabe que eles não combinam muito com computador ... hehehe
D'Artagnan
Garanto que o brasil vai ser precursor do e-Corrup , a vantagem é que poderemos ver os lançamentos das contas super faturadas online...

Imagine só daqui a três anos você ver que em 2008 o governo destinou um porrilhão de reais para contruir estradas na sua cidade e você continua andando de barco!
Só quero ver quando o blog nacional -- sucessor do jornal nacional-- anunciar o Mensalão Integrado Online ¬¬

deixando de ser chato... eu acho que isso é muito bom e é mais que uma tendencia para o governo, assim como a convergencia online de muitas coisas, tudo fica mais facilitado. mas isso não vai fazer milagres ...
Bockman
@cparakawa

LOL. Italia também estava incluída no grupo sim, mas não é só itália. dá uma olhada aqui: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=58&id_news=295198
A última informação que disponho (já tem uns meses) é que estamos em 2º lugar na Europa, logo atrás do Reino Unido.

@ D'Artagnan

Aqui por exemplo a entrega dos impostos já é feita online e já existe um cruzamento de dados entre os contribuintes. Tornou-se muito mais complicado fazer falcatruas com os impostos.
É obvio que isto não é consequencia DIRECTA do e-Gov, mas foi graças à vontade de implementar este serviço digital que se criou o relacionamento de bases de dados de contribuintes.

Acredita que quando tudo for informatizado se torna mais complicado (não impossível, mas...) enganar o estado.
(claro que o estado enganar o contribuinte também complica, mas eles teem técnicos pra estudar o caso Razz Razz )

Não posso confirmar mas acho que ainda não saiu nenhum software para permitir a corrupção por dinheiro de um computador. Naturalmente que o Brasileiro vai começar a trabalhar nisso quando for necessário Razz Razz (o Português também iniciou o projecto, mas perguiçosos como somos, ficou-se pelos 10% Razz )

Be Well Cool
hive
Bockman, não sabia que Portugal já estava entrando nessa onda, legal.

| Aqui no Brasil provavelmente teremos o e-corrupt antes mesmo do e-gov ser implantando. Razz Preguiça aqui no Brasil não se aplica à corrupção...

Aqui já demos alguns passos com o e-gov: http://www.governoeletronico.com.br/home/index.php?option=com_content&task=view&id=20&Itemid=29 mas obviamente foram passos de formiga.

Esse link aí em cima tem algumas informações interessantes, pra que tiver interesse nesse assunto.

Por exemplo:

Quote:
Tipos de Transações

O governo eletrônico engloba, principalmente, três tipos de transações, a saber:

G2G (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Government”) trata-se de uma relação intra ou inter-governos (Gestão interna: Sistemas Internos - Intranet) [Fernandes, 2000];
G2B (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Business”) caracteriza-se por transações entre governos e fornecedores (integração com a cadeia de valor: Sistemas Estruturadores - Extranet) [Fernandes, 2000];
G2C (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Citizen”) envolvendo relações entre governos e cidadãos (interação com cidadão: Portal de atendimento - Internet) [Fernandes, 2000].
[/quote]
cparakawa
Bockman wrote:
@cparakawa

LOL. Italia também estava incluída no grupo sim, mas não é só itália. dá uma olhada aqui: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=58&id_news=295198
A última informação que disponho (já tem uns meses) é que estamos em 2º lugar na Europa, logo atrás do Reino Unido.

Eu já vi um destes de um conhecido português. Só não tem a carteira de habilitação. Deve ser por causa da padronização européia (rosa, campos determinados, etc). Portugal tbm foi um dos primeiros com o passaporte chipado/biométrico. É algo diferente do que muitos brasileiros acham. Também pesa o fato de que a imigração madeirense e açoriana foi forte no Brasil, tanto é que brasileiro que tenta imitar sotaque português, imita sotaque de madeirense. Não vou comentar sobre os alentejanos ... Wink

O negócio dos italianos com computador parece sacanagem, mas eles mesmos admitem. Tenho um colega italiano do sul, ele diz que italiano mesmo é no sul (bagunça, caos, alegria, máfia, estas coisas aí). Conforme vai indo pro norte, vão ficando mais "alemães". Quando parece que estão realmente ficando organizados, aí começa outro país.

É engraçado isto porque, embora o Brasil seja fortemente vinculado à cultura portuguesa, como um todo eu acho ele mais parecido com a Itália. Retornando ao tema do post, e-gov no Brasil pode acontecer mais pelo gosto dos brasileiros por tecnologia.