FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[SOFTWARE] Windows Opensource!!!

sergio_ykz
Vi em um site um sistema operacional chamado ReactOS que é uma versão OpenSource do Windows.

Quote:
O ReactOS® é um sistema operativo Livre que visa atingir um elevado grau de compatibilidade com o Microsoft Windows® XP. O ReactOS tem como objectivo fornecer compatibilidade completa tanto com as aplicações como com os controladores desenvolvidos para os sistemas operativos da linha NT® da Microsoft®, por intermédio de uma arquitectura e uma interface pública de programação similares.

O ReactOS é o modelo mais completo de um sistema operativo inspirado no Windows®. Consequentemente, os programadores poderão aprender bastante ao estudar o seu código fonte ou mesmo participando no desenvolvimento do mesmo.

O ReactOS já incorporou e continuará a incorporar funcionalidades de novas versões do Windows® e, por vezes, definir mesmo a vanguarda da tecnologia dos sistemas operativos.

Em suma, o ReactOS existe para poder correr os seus programas e utilizar o seu hardware. É um sistema operativo livre para todos!

Por favor tenha presente que o ReactOS 0.3.4 ainda está em estado alpha, o que significa que ainda faltam inúmeras funcionalidades nem tão pouco é recomendável para uma utilização intensiva, de todos os dias.

O SO está em fase Alpha ainda mas já consegue rodas alguns programas, bem poucos para ser sincero.

Ele é baseado em fontes do Wine e em engenharia reversa.

Segundo o site, logo teremos uma versão 100% compativel com o Windows XP (ver. 5.1). É aguardar para ver!!!

Logo estarei testando o ReactOS e coloco aqui mais comentários.

Quem ficou curioso, veja mais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/ReactOS
http://www.reactos.org/pt/index.html

Ou, baixe aqui versões para teste:
Live CD
Preloaded with QEMU
Preloaded on a VMware virtual machine

Divirtam-se...
matheuzum
Nunca usei...
Vou baixar pra testar... mas pra mim tudo que vem da microsoft ou copiado da microsoft precisa-se de muitossss testes!!!!
Bom que é pqqueno, apenas 26MB...

Abraços
sergio_ykz
Baixei a versão vmware, e segue algumas observações básicas:

**) É a cara do Windows XP, com a Skin classica (como Windows 2000), desde do boot, as páginas de propriedades, etc. O gerenciador de arquivos (explorer) é semelhante do do Windows 3.11 (para quem lembra), ou seja, é bem ruim. Se não me engano, é o mesmo do Wine.

**) Ele reconheceu a rede e navegou na internet, mas não no grupo de trabalho, ou seja, não há integração com o compartilhamento de arquivos e (creio eu) impressoras.

**) Ele tem um aplicativo para download de programas (Firefox, Thunderbird e outros). Então, resolvi baixar o Firefox, que para minha surpresa, não rodou (fiz apenas uma tentativa).

Meu review:
A compatibilidade é semelhante ao Wine, para pior, ou seja, muitos aplicativos ainda não vão rodar. Sendo assim, muitos dos tutoriais validos para Wine, deverão ser validos para o ReactOS.

Eu ainda não me dediquei 100% ao sistema, mas assim que o fizer estareí divulgando os dados aqui, ou linkando para um review mais completo.

PS.: Se mais alguem rodas o OS, favor postar aqui
D'Artagnan
Shocked , wow! estou de boca aberta...

mas eles fizeram do 0, o kernel é programado por eles?
sergio_ykz
D'Artagnan wrote:
Shocked , wow! estou de boca aberta...

mas eles fizeram do 0, o kernel é programado por eles?

Sim, porém aproveitaram as bibliotecas do Wine que eram bem completas, mas para ser 100% ainda falta muito.

Vou aproveitar o feriadão para testar ele bem e então posto um review completo.