FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Traffic Shaping

phantombr
Quote:
Traffic shaping, em informática no contexto de redes de computadores, é o condicionamento do débito de redes, com a finalidade de priorizar o tráfego e gerir a largura de banda disponível.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping

Abro caminho pra discussão.
(depois de re-ler as regras do fórum não encontrei nada que me proibisse de falar sobre o assunto do momento)
Mais terrível que a própria CPMF, o bloqueio da rede VOIP, p2p, torrent, por parte das operadoras de telefonia.
Vejam a ''experiência própria'' aqui
Da Rossa
E tem gente que não tem a mínima idéia do que isso significa, é triste. Virtua tem Shaping aleatório, alguns clientes são 'sorteados', outros têm sorte, alguns até se livram da franquia.
Agora o bloqueio da rede voip é uma sacanagem sem tamanho, afinal as teles não querem perder dinheiro para o skype, né? Pior ainda é a Anatel se posicionando a favor delas, falando que 'qualquer tecnologia que interaja com a rede de telefonia fixa deve pagar impostos para funcionar'... voip em si nada tem a ver com telefonia fixa.

Alertem seus amigos sobre o que é traffic shaping! Vejam este artigo, que fala disso e de mais várias coisas! Passem para frente bem como o vídeo do youtube!
phantombr
Que maravilhosa explanação histórico-crítica no seu blog... parabéns... adoro ler esses pontos-de-vista mais macros... ja que eu não consigo por si só hehehe.. parabens mesmo.. abraço.
Bockman
Meus caros, traffic shaping é notícia antiga em ISP's. A maioria desculpa-se com a questão de manter o QoS em níveis aceitáveis para a maioria dos operadores, mas o grande problema é que os operadores trabalham em overselling a toda a hora, e quando muitos utilizadores começam a utilizar a sua ligação nos limites, o backbone começa a acender luzes vermelhas. Para não falar de trafego internacional que o ISP tem que pagar. Assim, para não terem que investir em melhores ligações de Backbone ou aumentar as cotas de tráfego internacional, eles optam por traffic shaping.

Quanto ao bloqueio da rede VoIP, isso confesso que nunca ouvi falar em Portugal. Aliás, a grande maioria dos ISP's cá optaram por criar clientes próprios tipo skype para utilizar na rede deles.

Da Rossa, o VoIP nada tem a ver com rede fixa, mas INTERAGE com a rede fixa, na medida em que permite chamadas para rede fixa. Se deve ou não pagar imposto, isso já me ultrapassa, não conheço a vossa legislação.

Be Well Cool
mariohs
Já tive experiências de traffic shaping com BitTorrent e no provedor Virtua. Entretanto, nunca utilizei serviço de voip, mas sei que pelo menos para o provedor Virtua, o traffic shaping é empregado, e meus downloads ficam com a velocidade lá embaixo...
phantombr
Bockman wrote:
Meus caros, traffic shaping é notícia antiga em ISP's.

Compreendo, contudo minha operadora de internet, BrasilTelecom (privada, apesar do nome sugestivo), começou empregar na rede P2P / Torrent em dezembro de 2007. Do meu ponto de vista, uma pratica abusiva.
cparakawa
Como disse o Bockman, é prática comum em trocentos países (inclusive os ricos) os provedores contratarem menos banda do que a necessidade dos usuários, especialmente em horário de pico (18h-22h pros residenciais). Só pra ter uma idéia, tem várias operadoras estrangeiras que dão banda larga como brinde. Assine Sky, ganhe banda larga. Assine celular, ganhe banda banda larga grátis. Banda Larga 8Mb/16Mb na faixa. É 8Mb/16Mb até o DSLan, a porta na central telefônica, dali pra frente espere todos os tipos de problemas, fora a incrível franquia de uso de 2~5GB. VoIP até que entra na franquia, IPTV nem a pau.

Como o provedor não vai contratar mais banda, o Traffic Shapping em horário de pico acontece "naturalmente". Tudo fica devagar com o congestionamento mesmo, até pra navegar. O interesse do provedor é manter 90% dos clientes contentes, os clientes que não fazem uso pesado da rede. É por isto que tem que se incentivar as pessoas a assistirem futebol e Big Brother pela internet, um percentual maior de usuários pesados em horário de pico vai forçar os provedores a contratarem mais banda. Explicar que tá difícil baixar os 20 discos do debian é linguagem alienígena pro usuário comum. Falar que fica um lixo pra assistir qualquer video streaming é muito mais fácil. Youtube em boa resolução já!!! Smile

Usuários que são afetados pelo traffic shaping não são bem vistos pelos provedores, são consumidores intensivos de banda. É este o princípio, não gostou do traffic shaping, acha outro provedor. Se vem escrito isto no contrato, é outra coisa. Quem nem a banda larga ilimitada* (sujeito a um uso não exorbitante - fair usage policy - 30GB).
sergio_ykz
Tem um provedor americano, que não me lembro o nome, está iniciando a tarifação por quantidade de uso, em 3 cidades como projeto piloto, para não ter que usar desta artimanha.

Se a mania pegar, nós pobres usuarios de BT, emule e afins, estaremos ferrados.

Aqui eu uso Brasil Telecom, e nunca tive problemas, se bem que tem muita gente que reclama, sempre dá o pico de conexão (74KB, para um Turbo 600), acho que tá excelente.

Se bem que a média do eMule é algo em torno de 50KB, mas ai depende das fontes que tenho e dos tipos de arquivo que to baixando, se tiver bastante fonte, fica sempre acima dos 65KB.
D'Artagnan
Bock o problema aqui não é manter o QoS, problema aqui é que não existe QoS, se a brasil telecom quiser ela pode colocar "trocentos" usuarios na mesma central e ninguém vai poder fazer nada simplesmente porque eles não garantem a velocidade, em alguns lugares cehga a ser ridiculo em horarios de pico.

além disso, alguns provedores vão além do traffic shaping e chegam a bloquear determinadas portas, não sei como anda isso no exterior, mas eu não acho direitor limitar as opções do usuario baseando-se no que a maioria usa...

fora a vergonhera que é a adsl no brasil, onde você tem que pagar uma taxa pela linha e outra pelo "provedor"...

eu uso o AdslResidencial, mas desisti de convencer meus colegas a intalar ele, o usuario "normal" que usa o word e lê seus emails pelo hotmail não quer saber de complicação, agora a BrasilTelecom com o BrTurbo e os similares ganham uma grana federal vendendo nada (tudo isso por 19,90 ¬¬)...

Fora a mais nova aquisição do IG, o ibest, internet discada ficou quase fora de cogitação, tudo porque o IG investiu pesado em propaganda do "provedor" adsl , eles tornam o maior provedor de discada do brasil quase inutil e vendem "banda larga" na Tv...
sergio_ykz
D'Artagnan wrote:
Fora a mais nova aquisição do IG, o ibest, internet discada ficou quase fora de cogitação, tudo porque o IG investiu pesado em propaganda do "provedor" adsl , eles tornam o maior provedor de discada do brasil quase inutil e vendem "banda larga" na Tv...

O BrTurbo não comprou o IG, ou o contrario, pois minha conta do BrTurbo tem uma monte de coisas do IG, e o site (www.brturbo.com.br), aparece no titulo com "iG - BrTurbo".
cparakawa
Uns links ajudam, pena que são do mesmo site, preguiça ...

Maior parte do tráfego vem de p2p
http://www.theregister.co.uk/2007/11/29/p2p_file_sharing_ipoque_2007/

Falta de investimentos pode gerar gargalos nos USA em 2010
http://www.theregister.co.uk/2007/11/20/broadband_traffic_overload/

Não adianta aumentar a velocidade até a central sem ter mais banda pro backbone
http://www.theregister.co.uk/2007/10/27/data_processing/
Quote:
As one small ISP recently complained to me: "To stay in business, we've had to cut prices. But the prices we pay to the network operator are fixed. So today, we cannot supply a 100 per cent 24/seven service. We can't even supply 100 per cent times Contention Ratio 7x24 to all users. We have to rely on the fact that most users don't use anything like that level of their available bandwidth most of the time."

Grandes provedores americanos bloqueiam p2p
http://www.theregister.co.uk/2007/11/20/cox_bagging_edonkey_swaps/

Pirate Bay vai criar novo protocolo para p2p
http://www.theregister.co.uk/2007/11/01/pirate_bay_new_protocol/

------------------------

Não achei a notícia sobre os provedores estarem analizando uma nova forma de cobrança, sobre o tráfego gerado pelo usuário. Tanto faz a velocidade nominal de acesso.

Sei que o fórum é português, mas não sei aonde achar estas notícias que não sejam em inglês ...
Wink
sergio_ykz
cparakawa wrote:
Não achei a notícia sobre os provedores estarem analizando uma nova forma de cobrança, sobre o tráfego gerado pelo usuário. Tanto faz a velocidade nominal de acesso.

Time Warner vai testar cobrança de Internet por volume de uso

Terra Tecnologia wrote:
A Time Warner Cable anunciou na quarta-feira que está planejando testar um sistema de cobrança pelo acesso aos seus serviços de Internet de alta velocidade que tomará por base o volume de utilização, e não uma tarifa fixa, a norma do setor para cobrança de acesso.

A segunda maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos anunciou que testará um sistema de cobrança com base no volume de uso em Beaumont, Texas, mais tarde neste ano, como parte de uma estratégia para ajudar a reduzir o congestionamento de sua rede causado por uma minoria de consumidores que pagam a mesma tarifa mensal do que usuários que usam a Internet apenas ocasionalmente.

A empresa acredita que o novo sistema de cobrança terá impacto apenas sobre os usuários mais intensivos, que respondem por cinco por cento de seu total de assinantes mas tipicamente empregam mais de metade da banda total de sua rede, de acordo com um porta-voz do grupo.

Reduzir o congestionamento na rede causado pelo download de grandes arquivos de mídia, como vídeos, é um problema crescente para a Warner Cable. A empresa disse que o problema se agravará à medida que os downloads de vídeo ganharem popularidade.

Mas a medida pode gerar controvérsias. Ao contrário do caso de contas de serviços básicos como a eletricidade e a telefonia, que tradicionalmente se baseiam no volume de uso, os assinantes de serviços de acesso de alta velocidade à Internet norte-americanos se acostumaram a pagar uma tarifa mensal fixa. O valor de uma conta de Internet tipicamente só varia com base na velocidade de conexão contratada pelo usuário.

A Time Warner Cable, que tem 7,4 milhões de assinantes residenciais de serviços de Internet, espera que a decisão não confunda os consumidores, caso venha a ser adotada em base nacional, e está planejando um período de testes.

"As pessoas em geral não perceberão a diferença", disse o porta-voz da time Warner Cable. "Não queremos que eles sintam que estão pagando mais e recebendo menos." Informações sobre o plano da Time Warner Cable foram divulgadas inicialmente no BroadbandReports.com, uma lista de discussão sobre o setor.

Ctrl+C / Ctrl+V daqui: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2244094-EI4795,00.html
cparakawa
Pior de tudo é que, se fosse no Brasil, ainda iam aumentar o preço, porque iam precisar de mais equipamento e pessoal pra manter um sistema destes.

Se pro usuário "leve" houver redução de preço, acho possível que dê certo. Se o preço ficar igual, não é questão de não ser heavy user, é mais questão de ser burro mesmo. "Hoje eu uso o carro 1 dia por semana e gasto 10L de combustível. Eu pago X e posso usar o quanto quiser, se precisar. Agora eu vou pagar os mesmos X por 10L." Não sei o porquê, mas alguém está perdendo dinheiro ... Rolling Eyes
sergio_ykz
cparakawa wrote:
Pior de tudo é que, se fosse no Brasil, ainda iam aumentar o preço, porque iam precisar de mais equipamento e pessoal pra manter um sistema destes.

Se pro usuário "leve" houver redução de preço, acho possível que dê certo. Se o preço ficar igual, não é questão de não ser heavy user, é mais questão de ser burro mesmo. "Hoje eu uso o carro 1 dia por semana e gasto 10L de combustível. Eu pago X e posso usar o quanto quiser, se precisar. Agora eu vou pagar os mesmos X por 10L." Não sei o porquê, mas alguém está perdendo dinheiro ... Rolling Eyes

O fato é que se isso virar moda, o pessoal vai optar por mudar de servidor.

É como o uso de dados no celular, a os planos limitados e os planos ilimitados, se for um dos "heavy user", opta-se pelo plano ilimitado, que apesar de ser mais caro, no fim das contas acaba sendo compensado pela quantidade de uso.

O fato, é que para nós ladrões de banda, a internet ficará mais caro, mas em prol da democracia, seria melhor para todos os usuários.

Eu particularmente, uso cerca de 70GB de download/mes e uns 30GB de upload/mes, isso só no eMule.
cparakawa
Eu não gasto nem 10 GB de upload/download. Estou cada vez menos heavy user, aliás 10GB nem heavy user não deve ser. Nem rádio online eu ando escutando ...