FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!


Brasileiros realizam 1,8 bilhão de downloads ilegais por ano





cparakawa
http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec115123,0.htm

"cerca de 60% dos arquivos baixados ilegalmente no Brasil são feitos por consumidores pertencentes a classes econômicas favorecidas". Pobre compra produto pirata no marreteiro.

Perdemos no ranking da pirataria pro méxico, com 2,6 bi de downloads ilegais - e com uma população menor que a nossa. E da China, 99% dos downloads ilegais. Deste ponto de vista, até que não estamos tão mal.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080125/not_imp114848,0.php

"Música digital cresce 185%" (no Brasil).
Asmigo
A pirataria não existiria, se os preços dos produtos não fossem tão altos. Wink
sergio_ykz
Acho que os tipos de pessoas que usam conteudo (software, audio, video, etc) pirata, pode se resumir assim:

1º) Aquele que pega conteudo ilegal por não existir equivalente original a venda.
Ex.: A serie de anime (e os filmes) do "Death Note", não existem no Brasil a venda, apenas no Japão. O que temos aqui, é a versão ripada e traduzida (legendada) por fãs.

2º) Aquele que pega conteudo ilegal para testar, verificar a qualidade.
Ex.: Pessoas que baixam um filme, para ver se é bom, antes de ir ao cinema ou comprar o DVD. Ou uma nova versão de um software para ver se compensa a atualização.
Obviamente, este é o tipo que menos existe na internet.

3º) Aquele que pega conteudo ilegal por não querem pagar pelo trabalho.
Ex.: Pessoas que pegam conteudo sem se preocupar com os autores, copiam e repassam, vendem, etc.
Este é o tipo mais comum na internet, pois muita gente não quer saber de gastar dinheiro com algo que se pode ter de graça.
cparakawa
Existe uma informação que as pesooas não falam sobre a pirataria: nem todo o fluxo de conteúdo pirata se reverteria em vendas reais, caso se acabasse com a pirataria. Aposto que, mesmo que 99% de downloads ilegais na China se converteria em dinheiro pras empresas caso acabasse a pirataria. Talvez dobrassem as vendas, mas não aumentaria 9.900%.

Pra ficar mais simples o raciocínio, se retirassem do Brasil os raybans falsificados, não ia dar muita diferença na venda dos originais, que são caros mesmo.

Por outro lado, se vc pensar que estão vendendo uma música por 1 dólar, a maior parte das pessoas que arranjam pirata tem condições de comprar. As maiores perdas com a pirataria não são no Brasil, México, China e afins. Não sei mais o link, mas aonde se perde mais com pirataria é nos Estados Unidos e no Canadá. Aonde a pessoa, se não tivesse acesso ao pirata, provavelmente adquiriria o original.
D'Artagnan
Aqui eu acho que tem alguns pontos chave:

O poder aquisitivo baixo das pessoas que move a pirataria "fisica"

A legislação brasileira extremamente defazada / a propria cultura de quem faz a legislação nesse pais é baixa em relação "coisas digitais" (vide a proibição da venda dos cds de cs)

A total falta de interessa dos produtores dos conteudos de buscar novas maneiras de vender o conteudo, (quem convencer a bmg a criar um itunes vai ficar rico...)

minha humilde opinião:
não sou "filmofilo" mas geralmente eu prefiro alugar os poucos filmes que eu assisto, encomoda menos que baixar, se eu não acho (o que é comum no 'campo') eu baixo...

seriados eu baixo com certesa, talves a tv digital venha corrigir esse problema, mas se vc for assinar uma tv a cabo vc paga uma pequena fortuna para uma serie só e se eu for esperar passar na tv aberta vou ficar velho... alem de claro ficar preso a programação estupida das redes de tv brasileiras (como eu odeio tv)

programas de computador, como usuario unico eu n acho cabivel cobrar por um programa de computador , principalmente os preços impraticaveis que existem hoje e convenhamos que empresas como a microsoft "cobram" do usuario final por uma questão de imagem, já que quem da lucro pra eles são empresas,o usuario final estando preso a plataforma deles obriga as empresas a comprar...

musicas, bom eu acho que falta mudar o paradigma, quebrar barreiras, afinal de contas a venda de cds é um detalhe pro artista ele tem outros meios de lucrar...

resumindo,
eu "baixarra mil"!
wolvebr
aew... esse negócio de pirataria é muito relativo... pois hj temos a desculpa que só fazemos isso pq é muito caro o original, mas no fundo sabemos tbm que nunca!!! algo original chegará ao preço de um pirata né gente... ¬¬''... dae chega o detalhe, pra que pagar R$4.000 num software q levo 1 dia para baixar?... xP... é muito relativo isso... tbm creio que nunca irão acabar com a pirataria, pois sempre tera um novo meio de "compartilhar" tais produtos ilegalmente... eu quando posso (R$) tento comprar original, se for algo absurdo tento um programa equivalente, mas se ñ for possível vai "baixado" mesmo... xP...
e com relação a animes é meio fogo falar que é pirata, pois os kras tem a coragem de cortar metade do anime antes de passar na tv... ¬¬''... eu baixo e semeio animes... inqnto eles não vendem nas lojas estes animes pq não baixá-los? (igual aconteceu ao naruto... xP.. sorte q eu vi tdo antes de proibirem a circulação)... vlwz
cparakawa
Anime é um dos que a solução acaba sendo a pirataria, a maioria dos seriados não recebe tradução e nem sai no ocidente. Tem a solução de ficar sem ver. É meio estranho vc ter milhares que aceitam pagar e o dono não quer vender. O cara não é OBRIGADO a vender, mas que joça de capitalismo estranho. Ah é, Japão ... Confused
gilmariofgl
Esse negócio de pirataria é muito polêmico, acho que é como uma mentira, todos praticam mais ninguém assume.

É um jogo novo? - Tem no ares.
É difícil de encontrar? - Tem no ares.
Está caro? - Tem no ares.

Ora! Já está tudo lá: *.zip ou *.rar, no formato (iso) e com crack, serial ou keygen.

Como pode tudo isso está lá lindo e pronto? Mágica?

Erst
- Creio que mesmo se o valor dos produtos que são baixados na internet, vier a cair no mercado sem chance alguma de ver a queda de downloads ilegais, afinal tem muito usuário que não quer saber de pagar por algo que consegue gratuitamente, mas de um modo ilegal, mesmo que venha a ser uma musica, os usuário não vão querer, pagar, alguns é claro, sempre tem o usuário consciente que quer ter sua mente livre e ao mesmo tempo ajudar o desenvolvedor, e acaba comprando algo legalizado, o que é correto mas infelizmente não é o que acontece em nosso dia a dia. Sad

- E são os que tem dinheiro para pagar por um produto legalizado os que mais praticam a copia e ou download de produtos ilegais, os mesmos que também passam para frente como o intuito do auto beneficio, ao cobrar por um material ilegal. Sad

- E outra, muito se paga neste pais de imposto mas o governo em nada auxilia as industrias brasileiras, ou mesmo micro empresas na diminuição dos impostos, levando que as industrias e ou empresas pagam muito mais para vender no Brasil que para exportar!. Sad
rvbarreto
O preço realmente é um fator importante. Existem CD's originais por 15 reais, por 20... esses eu até compraria. Mas pagar mais do que isso é abuso. Também tem o lado que ao comprar um cd pirata, você não prejudica exatamente o autor, mas sim a gravadora. Essa que vai ter que baixar os preços abusivos. Autor vai tirar mesmo é de show, então se a idéia é forçar a baixa de preços a pirataria é um bom meio. E ai dizem que se você prejudica a gravadora vai prejudicar o autor, mas uma coisa comum que tem acontecido é que muitos músicos e bandas tem abandonado as gravadoras e partido pra uma produção independente. A única coisa que vale a pena numa gravadora é o contato com as rádios, e olhe lá.

Se você partir pra pirataria de software... Bom, nem é preciso comentar os preços.
Pirataria de dvd? Bom, eu tenho que estar realmente muito interessado em algum filme pra pagar 18 reais pra assistir no cinema. Ridículo! De todos os abusos acho que esse é o pior. Talvez tenha sido a única coisa nesse país que subiu mais do que a gasolina.

Não acho que a pirataria seja de fato algo criminoso, acho que é uma reação do mercado tanto pelos motivos que citei aqui quanto pelos citados antes. É normal em qualquer mercado que quando o preço se torna abusivo os consumidores deixem de comprar ou procurem alguma alternativa. No caso, a alternativa é a pirataria. Falha de quem resolveu abusar e continuar abusando, agora a pirataria mundial é algo realmente forte e difícil de se barrar com toda a rede de torrents e tudo mais. Quando ela gerar prejuizo o bastante, o mercado vai reagir baixando os preços até que o cliente prefira os originais por sua qualidade maior associado a um preço justo. Enquanto isso não acontecer, a pirataria não acaba.
escritor
Há um site (não publicarei o link aqui devido a sua natureza ilícita) brasileiro que oferece programas piratas para download... e ainda pede "esmolas" para os usuários.

Que tipo de punição legal os donos dessa página podem sofrer?
frmdetonando
Assim, como eu disse em outro post de um amigo nosso.

Se o cara tem dinheiro pra comprar um jogo de 200 pilas ou um cd de música por 35 reais não seria jogo pra ele ficar pegando coisa na pirataria e nem baixar na net (perde tempo e benefícios).
Mas po, até parece que o cara que tem uma condição legal vai ficar andando na linha comprando tudo original, como foi dito no post, os que tem dinheiro no bolso tão baixando mesmo (vale perder tempo e benefícios rsrsrsrs).
Agora o problema é: Quando vai se referir a pirataria ou a baixar coisa adoidada na net o mundo (me refiro ao mecado, o governo etc.. não a pessoas fisicas) vem logo com a idéia de quem ta fazendo isso é o pessoal de renda normal ou mesmo o pessoal que não tem uma renda legal. não to recriminando ninguém vlw, é só o que mostra por ai nas vielas e ruas do mundo. Ou seja, sair bonito na foto geral quer, mas na hora dos podre nego se esconde...

Lembrando que tem casos e casos; Como foi dito de nosso camarada ai em cima, tem os animes, as séries estrangeiras e tudo mais que não tem como ter acesso por aqui.

Galera, vou repetir não to crucificando ninguém vlw, desculpa se machuquei alguém ai Mr. Green Mr. Green
janeaustenfanfics
Quem começou tudo isso foram os próprios Gates e Jobs.

Já leram as histórias da época ou assistiram ao filme "Piratas do Vale de Silício" ?
(péssima tradução do título original: Pirates of Silicon Valley")

Quote:

"Why join the navy if you can be a pirate"
Steve Jobs
escritor
^Eu já vi o filme. Eles (Steve Jobs e Bill Gates) foram muito malandros e traiçoeiros.

Péssima tradução? É a tradução certa... a tradução ridícula é "Piratas da Internet" (como estava na versão que vi).
janeaustenfanfics
Acho que não me expressei bem, o que achei foi
que a tradução soou mal em português principalmente
pra quem não entende do assunto, que seria um
público em potencial para o filme.
escritor
^Ah, sim. Se colocassem algo como "Piratas da informática - A história do homem mais rico do mundo" na época, atrairia muito mais pessoas.
elton
Gosto muito dos Downloads, por que as vezes não temos acesso a alguns softwares, jogos, filmes.

temos que apelar para esses Downloads.

hehehehe.
escritor
^elton, vi que você trabalha com música. O que você acharia se você produzisse um álbum e, em vez comprar versões originais, as pessoas pirateassem?
evanescencebr
Ah
tenho certeza que a maioria desses downloadas são por motivo de anime e filmes!
As pessoas estão se desligando de comprar afinal na net agora tem tudo!
jochan
bRASILEIRO É FOGO VEIO o_O
escritor
jochan, não só os brasileiros, mas a esmagadora maioria dos usuários de Internet.

Aquele site brasileiro que oferecia programas completos ilegalmente não está mais no ar:

Quote:
Voltaremos em breve... (Ou não...)
sergio_ykz
Quote:
Voltaremos em breve... (Ou não...)


Eu nem gostava deles mesmo...

Legal mesmo é os e-mail de reclamação ao The Pirate Bay. Na pagina dos caras, embaixo há um link chamado "Ameaças Legais", onde eles postam as tentativas de tirarem eles do ar.

Vale a pena ler os email das grandes companhias e suas replicas.
escritor
^Eles ainda estão arrecandando fundos para comprar aquela plataforma?
criatore
Por isso sou a favor do sw livre....
rvbarreto
Po, Eu boto muita fé na plataforma de petróleo! Heheheh Os caras são muito doidos. Um dos melhores sites da atualidade junto com o isohunt, sem dúvida!
sergio_ykz
escritor wrote:
^Eles ainda estão arrecandando fundos para comprar aquela plataforma?


Não sei, acho que aquilo foi meio que uma piada deles, se bem que a plataforma é reconhecida por alguns paises como territorio livre.

Vai saber né...

// edit: o site buysealand.com, criado por eles está fora do ar, mas segundo post no blog dos pirata, está medida é apenas para ver o que o pessoal do copyleft pode fazer.
escritor
Depois que acessei a página do cara que ganhou um milhão de dólares vendendo pixeis, não duvido de mais nada na Internet.
achamosaqui
é muito complicado esse negócio de pirataria.

o único jeito é legalizar uma forma de esses downloads e eles ganharem de outras formas como propagandas e tal.
Tilibra
Eu fui um exemplo claro de pirateiro ...

a alguns anos atráz, baixava praticamente tudo que precisava ... não gastava um tostão sequer para obter algum jogo, software ou filme ...

atualmente só uso a internet pra jogar meus jogos (originais) e para navegar em websites.
mudei drásticamente de atitude após meu auge de pirataria.

Hoje, ainda baixo algumas coisinhas ilegais, mas isso limita-se a revistas específicas que não são encontradas por aqui, e a alguns softwares específicos que ainda são muito caros para comprar.

Windows por exemplo eu só tenho orgiginal, tanto no PC quanto no notebook.

Estou fazendo a minha parte ! Wink
escritor
Tilibra, o que fez você mudar seu modo de pensar sobre o assunto?
Tilibra
escritor wrote:
Tilibra, o que fez você mudar seu modo de pensar sobre o assunto?


eu nao estava apenas no lado da pirataria que baixa as coisas da net.
eu estava também do lado da pirataria que "upava" as coisas para os outros.

Fazendo isso, vc acaba se envolvendo diretamente com o "crime digital".

Alguns amigos meus foram presos, e vários sites foram fechados pela "lei" por praticarem esse tipo de crime.

Acho que isso já é o suficiente para se dar conta que esse tipo de atividade não trará nada de grandioso para sua vida .
thi.dias
eu contribuo com parte desses números.

Séries, filmes, músicas. Se dependesse de eu ter que comprar tudo isso, eu seria uma pessoa com alternativas de entretenimento muito limitadas.

Sinto muito para os produtores, mas eu não tenho como paga-los!
Da Rossa
Quote:
2º) Aquele que pega conteudo ilegal para testar, verificar a qualidade.
Ex.: Pessoas que baixam um filme, para ver se é bom, antes de ir ao cinema ou comprar o DVD.
Hahaha só um comentário: até parece que essa é uma justificativa, hahaha
para isso existe TRIAL.
É por causa do preço mesmo.
escritor
Tilibra wrote:
Alguns amigos meus foram presos, e vários sites foram fechados pela "lei" por praticarem esse tipo de crime.

Era coisa séria mesmo. Shocked Parece que a justiça não falha...
thi.dias
escritor wrote:
Tilibra wrote:
Alguns amigos meus foram presos, e vários sites foram fechados pela "lei" por praticarem esse tipo de crime.

Era coisa séria mesmo. Shocked Parece que a justiça não falha...


Alguns amigos meus são viciados nesses crimes de baixar séries, filmes, jogos, programas.... e um até mantém site com esse tipo de conteúdo.

Estão soltos até hoje! Cool
Tilibra
thi.dias wrote:
escritor wrote:
Tilibra wrote:
Alguns amigos meus foram presos, e vários sites foram fechados pela "lei" por praticarem esse tipo de crime.

Era coisa séria mesmo. Shocked Parece que a justiça não falha...


Alguns amigos meus são viciados nesses crimes de baixar séries, filmes, jogos, programas.... e um até mantém site com esse tipo de conteúdo.

Estão soltos até hoje! Cool


Mas a "lei" não está interessada nesse tipo de pessoa.

Eles querem os criadores do "conteúdo".
Quem originou a cópia "ilegal".
thi.dias
Quote:
Mas a "lei" não está interessada nesse tipo de pessoa.

Eles querem os criadores do "conteúdo".
Quem originou a cópia "ilegal".


huummm. Então por isso que vemos policiais passando por camelôs cheios de dvds piratas sem fazer nada?

Bem, eu li agora um pouco mais do tópico e vi que você mudou sua postura quanto a pirataria. Mas não totalmente.
Eu acho que ou é 8 ou é 80. Ou você pára logo de usar qualquer tipo de conteúdo pirateado ou você não está ajudando em nada. Eu não paro porque não tenho condições. Os únicos softwares que tenho, que são originais são os da microsoft, que eu ganho, graças a um convênio que a instituição de ensino que estudo tem com a empresa. Isso está incluso os Windows XP, Vista, Server e o escambal.
escritor
thi.dias wrote:
huummm. Então por isso que vemos policiais passando por camelôs cheios de dvds piratas sem fazer nada?

Fora os que apreendem e depois distribuem os produtos para amigos e familiares...
Tilibra
escritor wrote:
thi.dias wrote:
huummm. Então por isso que vemos policiais passando por camelôs cheios de dvds piratas sem fazer nada?

Fora os que apreendem e depois distribuem os produtos para amigos e familiares...

Isso é o mais comun.

a "lei" só vai atraz dos camelos se muitas denuncias e recalmações forem feitas. caso contrário, eles só fazem essa "varredura" para ficarem com os produtos.

Sei de vários casos em que "oficiais" da "fronteira" fazem apreenções para uso próprio.

a "lei" ainda é muito "porca" .. infelizmente Sad
antonimena
EU ACHO QUE O BRASIL TA CERTO E OS ORIGNAIS TEM QUE SE ADAPTA A ISSO Very Happy
Related topics
Emprego Fora do Brasil
Alckmin X Lula
Ta sumindo tópicos?
Os planos da google para dominar o mundo
Google C/Fundo Preto Poderia Economizar 3000 MegaWatt /ano
alguem tm os desenhos do thundercats?
Deputados ganham aumento e a TV fala do clodovil ¬¬
[TUTORIAL]Ragnarok Server
Alguém conhece ou já viu?
[pt_BR] Imposto CSS
[GERAL] O que você faz quando acessa a internet?
Olimpíadas 2008 - China
País não atinge meta em português no ensino fundamental
2012
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2011 Frihost, forums powered by phpBB.