FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Acessibilidade

D'Artagnan
o topico ta bem generico mas é obrigatorio, todo mundo que meche com web e que esta bem informado na área ouve sem para , webstandars , tableless, acessibilidade. eu particularmente trabalho diretamente com isso (webstandars , tableless) -- o que me da alguma dor de cabeça...

Estava a pouco brincando com os comandos de voz do opera -- para usar é só habilitar no ctrl+f12 e instalar o patch de 10 mega , infelizmente só aceita comandos em inglês --

achei muito muito muito legal, quando vc fala o primeiro comando é um misto de surpresa com constrangimento, falar com um computador pra mim é bem estranho , mas eu tb me senti como em um filme de ficção dando ordens ao browser : OPERA VOICE COMMANDS *puf*

Por ainda serem bem novos os comandos são limitados, mas é possivel navegar , quer diser seria possivel, a experiencia de tentar navegar pela voz é bem frustrante na maioria dos sites, porque a maioria dos sites são feitos de maneira a encher as páginas de elementos escondidos, para os olhos esses elementos não estão ali, mas para quem navega pelo teclado (leitor de tela) ou pela voz eles encomodam batante.

confesso que como desenvolvedor web , eu tinha um serio desleicho na parte de acessibilidade (mesmo aplicando webstandars faltava algo) vou pensar bem melhor nisso .
sergio_ykz
Eu instalei algo parecido um tempo atraz, mas era para comandos do PC.

O chato era que ele pegava o ruido e acabava transformando em algum comando.

A parte que trabalhava com o media player era a que mais dava problema, pois ele pegava as vozes da musica e acabava gerando comando que não tinha nada a ver.

Acho que está tecnologia é muito promissora, mas ainda tem muito que evoluir.
thi.dias
Sergio, quanto aos ruídos, o problema não é bem do software e sim do microfone. Se eu me lembro bem, no programa da IBM (Via Voice) que é usado para comandos de voz e inclusive digitação (você fala e ele escreve), eles já te indicam um microfone específico (da Plantronics), com redutor de ruídos, que é ligado na porta usb inclusive. Com ele você pode meter bala que funciona legal (pelo menos é o que falam, porque nunca tive o prazer de testar). Para os preguiçosos de plantão, esse software é uma mão na roda. Razz
thi.dias
Ah, até esqueci de comentar sobre a Acessibilidade. Eu também não me preocupava com ela a um tempo atrás, mas agora estou tendo que desenvolver projetos, que têm como pré-requisito o uso de webstandars. E mais recentemente, comecei um estágio em uma cooperativa de crédito, e vou desenvolver o site da mesma. E um site que vai lidar com clientes (cooperados nesse caso) tem a obrigação de ser acessível a todos. Ai estou dando umas pesquisadas. Encontrei vários artigos sobre Acessibilidade. E um termo novo para mim que surgiu foi o "Microformats". Se você fizer uma busca no google você vai achar muita coisa a respeito. Só pra você se inteirar do assunto, leia esse aqui:

http://www.cficher.com.br/revista/article.php?id=027

O interessante desse negócio de Microformats é que além de facilitar a vida dos leitores de tela de deficientes visuais, também faz com que seu site "cresça e apareça" nos sites de buscas como o Google.

Outra coisa interessante! Assim como existe um validador de xhtml e de css (no site da w3c) existe também um validador de acessibilidade. Dá pra você conferir se seu site é acessível.

http://www.dasilva.org.br/

Vlw!
Tilibra
teve um congresso na universidade que estudo, e em uma das palestras, o assunto foi acessibilidade.

Realmente é muito importante que todos tenham conhecimento, e que os webdesigners dominem o mesmo, pois sem isso, é o mesmo que exclusão social, dos portadores de deficiência ao acesso a web.

Mencionaram o IBM ViaVoice acima, e posso deixar meu relato sobre ele :
-Funciona muito bem, e nem precisa ser com o mic mencionado.
Na minha época de terceirão, precisava fazer muitos trabalhos e foi com o IBM VV que achei uma forma eficiente de faze-los. Ia falando e ele ia escrevendo perfeitamente.
No inicio é meio estranho falar sozinho com o computador, mas depois de um tempo vc perde a "vergonha" .... rsrsrsrsrsr
Liques
neste momento estou com um preoblema no braço esquerdo es~tão estou escrevendo apenas com o braço esquerdo. Nessas situções a gente começa a entender sobre acessibilidade.

O Frihost é um exemplo de site que não dá muita importancia acessibilidade.
sergio_ykz
Liques wrote:
neste momento estou com um preoblema no braço esquerdo es~tão estou escrevendo apenas com o braço esquerdo. Nessas situções a gente começa a entender sobre acessibilidade.

O Frihost é um exemplo de site que não dá muita importancia acessibilidade.

O problema é que se você está com o braço esquerdo bichado, devia tentar usar o direito que está bom

hahahhaha

Não pude perdoar!!! Twisted Evil
mariohs
Acessibilidade é uma coisa MUITO importante. Tanto no mundo digital como no mundo "normal". Coisas básicas como ônibus adaptados, cardápios para deficientes visuais e muitas, muitas outras ainda não são realidade.

Falando um pouco de acessibilidade digital, tem o pessoal do Acesso Digital que trabalha esse tema. O site é perfeitamente navegável com o teclado, com accesskeys configuradas, não existe necessidade nenhuma de mouse. Quem já viu uma pessoa com problemas motores manuseando um mouse para navegar sabe o tamanho do problema. Portanto, pessoal que desenvolve sites, nada de botões minúsculos e aqueles flashes cheios de frescuras aonde precisamos clicar em um local nem sempre visível para navegar...