FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Edição de som e video.

D'Artagnan
Eu sei que tem um pessoal que meche com esse tipo de edição aqui, eu sou um zero a esquerda em ambos, mas estou começando a achar interessantes, alguem se habilita a compartilhar esse conhecimento =)?
XxlilikaxX
Pra som eu conheço o Sound Forge, da SONY. É simplesmente o melhor de todos os que já testei, e é fácil de mecher (:
Mas pra quem não quer baixar nada tem o movie maker. Só que é chato ficar convertendo o formato dele para um mp3, por exemplo.
Lviter
Ainda estou engatinhando nisso também. Mas pesquisei alguns programas e estes testei e são bem úteis: WinAVI Video Converter (v. 7.6, que é menos bugada) para converter formatos de vídeo,
Virtualdub(legendas) (vobsub – plugin), e Subsync (sincronizador de legendas) e BS Player. O melhor pacote de plugins que consegui descobrir foi o K-lite Codec Pack.

Pra editar propriamente só testei o DVD Santa, mas me recomendaram estes: DVD Lab Pro e Studio 9.
Também tem um programa chamado CCE - Cinema Craft Encoder muito elogiado.

Pra som vejo o pessoal usando Audacity que é free, mas dizem que há melhores pagos.
cparakawa
Nem faço idéia do que vc pretende fazer com os videos. Pra fazer edição caseira de DVDs a partir de uma camcorder, eu prefiro o pacote Adobe: Premiere (video), Audition (som - a Adobe comprou o CoolEdit), Photoshop (Menus) e Encore (Gerar os DVDs). É meio complexo pra quem não tá muito acostumado a brincar com o negócio. Dá pra fazer umas animações de entrada (e de menu) usando o programa de edição 3D de sua preferência - eu usei o TrueSpace, é bem simples mas demora uma eternidade pra renderizar, o que é normal.

Dá pra usar o Pinnacle Studio, é bem mais user friendly. Puxa os videos, edita, gera as transições, escolhe uns modelos de menu prontos e gera. Não lembro se dava pra editar o som, mas fica um trabalho aceitável.

Tem o método mais porcão que é usar o Nero (Vision). Opção é o que não falta. Tem o Sony Vegas tbm. Tem que ser alguem que trabalha com isto pra dar umas dicas melhores.

Vc pode achar algumas coisas interessantes no www.Doom9.org, inclusive uns guias e tutoriais.
Liques
O pacote da Adobe é realmente muito bom.
Guardian
Eu gosto muito do Windows Movie Maker...
Na minha opinião ele tem bastante recursos pra quem não quer se complicar montando vídeos difíceis de fazer.
Por exemplo, se quiser colocar ele como um filme antigo é arrastar o campo de filme antigo... Tipo, não precisa ficar especificando muito coisa...
Inclusive o clipe que nos fizemos na escola sobre a música Eduardo e Mônica do Legião Urbana foi no Movie Maker, com direito aos créditos finais e tudo...
matheuzum
Nao gosto muitoo do movie maker existem outros programas free bem melhor que ele...
Bom eu recomento o pacote da Adobe para isso, ele é completo e ainda pode-se integrar vários programas juntos...
É muito difícil vc ter problemas com importação e exportação...
O flash por exemplo importa imagens perfeitas do fireworks (*.png)

O premiere para edição de vídeos é ótimo também...

Agora se vc quer alguns programas free é difícil se encontrar e quando se encontra não é tão eficiente quanto os da adobe.

Abraços =D
cparakawa
Quem podia dar umas dicas boas acho que é o elton, mas ele anda sumido. Question
sergio_ykz
Gosto muito do formato DivX, então gostava do Dr. Divx, mas não tinha muitos recursos. O Divx Author é bem melhor.

Para alguns efeitos gosto do VirtualDub que é free.

Basicamente, se quiser algo bom, você terá de usar mais de um programa.
elton
XxlilikaxX wrote:
Pra som eu conheço o Sound Forge, da SONY. É simplesmente o melhor de todos os que já testei, e é fácil de mecher (:
Mas pra quem não quer baixar nada tem o movie maker. Só que é chato ficar convertendo o formato dele para um mp3, por exemplo.

Em questão de Video nãp manjo nada, mas se precisar de qualquer coisa em relação a gravação e produção de audio para filmes, trilhas e games fala comigo
Acabo de voltar de ferias e to voltando com apetite de trabalhar.
elton
XxlilikaxX wrote:

Na verdade o Sound Forge só serve para Gravação e dar um tapa no Sample (amostra) Pode ser voz, um trecho de uma musica ou o que vc quiser. Existem uns plugins legais que rodam no sound Forge que dependendo do trabalho que vc irá fazer quebra um galho.
Mas se quiser partir para algo profissional deve migrar para o Software Pro Tools (PROFISSIONAL) ou outros do mesmo nivel como SONAR e Cubase.

cparakawa wrote:
Quem podia dar umas dicas boas acho que é o elton, mas ele anda sumido. Question

To na area MAN (tava de ferias mas voltei a ativa)
avrillavigne
acho q naum existe um simples software que seja bom em tudo
eu uso no minimo uns 5 pra edição de video e som.

WinAVI video converter (Um otimo conversor de videos, converte inclusive rm)
Riva FLV encoder (esse daqui eh mais pra quem gosta de postar videos no youtube)
O famoso VirtualDub pra tirar trechos de videos e colocar legenda
Subtitle Workshop (muito bom pra editar legenda)
DivXLand MediaSub (mas um bom editor de legendas)
Sound forger (pra som)

e tem mais um monte por ai
eh sor tirar um tempo pra pesquisar e ver qual programa se encaixa melhor naquilo q vc pretende fazer
rafael2112
De video não sei quase nada,agora pra audio (musica) un dos melhores que conheço é o EAC

http://www.exactaudiocopy.de/

Não é simples de usar mais é ótimo e totalmente free Cool
elton
rafael2112 wrote:
De video não sei quase nada,agora pra audio (musica) un dos melhores que conheço é o EAC

O Software acima mencionado pelo que li, ele serve para ripar o audio de um cd.
Mesmo o cd estando riscado ele promete extrair e salvar as faixas do cd no hd sem problemas.
Acho que foge um pouco do topico, mas o software vai ser um dos que colocarei em minha lista de softs.

Um outro soft que trabalha com sync de audio e video SONY DVD
Com ele voce carrega o video em uma faixa e na outra voce insere os EFX sonoros, faz a trilha compoe a musica e tudo mais

bem profissional.

Outr que faz bem o papel APPLE LOGIC EXPRESS (mais indicado para a produçao musical, mas tambem abre uma faixa do video para sync com o audio)
Desculpe-me a falta de acentuaçao, mas o meu RUINDOWS deu pau no teclado.
rafael2112
elton wrote:
rafael2112 wrote:

O Software acima mencionado pelo que li, ele serve para ripar o audio de um cd.
Mesmo o cd estando riscado ele promete extrair e salvar as faixas do cd no hd sem problemas.
Acho que foge um pouco do topico, mas o software vai ser um dos que colocarei em minha lista de softs.

Sim ele ripa CD (extrator) mais tambem converte em outro formatos como MP3 corretamente por algoritimo
http://forum.clubedohardware.com.br/tutotrial-mp3-alta/393502

Tambem converte para os novos formatos LOSSLESS APE e FLAC,formatos de redução sem perda de informação(bytes)
http://pt.wikipedia.org/wiki/FLAC

Tambem grava CD Cool ,esse software supera muitos outros que são pagos!!! [/url]
phantombr
E o que o sr. dono do tópico prentende fazer?

Se é um clip pra postar no youtube, a combinação mais barata ( em termos de $$ e de processador ) é - windows media player (pra extrair o audio)
- audacity (pra cortar, gravar voz, mixar alguma coisa, amplificar, fazer fade-in e out)
- movie maker (pra dar as jogadinhas de texto, e aqueles efeitos brega que fica super legal Very Happy

Se não e pra isso, por please responda minha pergunta.
sergio_ykz
phantombr wrote:
E o que o sr. dono do tópico prentende fazer?

Se é um clip pra postar no youtube, a combinação mais barata ( em termos de $$ e de processador ) é - windows media player (pra extrair o audio)
- audacity (pra cortar, gravar voz, mixar alguma coisa, amplificar, fazer fade-in e out)
- movie maker (pra dar as jogadinhas de texto, e aqueles efeitos brega que fica super legal Very Happy

Se não e pra isso, por please responda minha pergunta.

Extrair audio com o media player?
Você da pray no media player e rec no gravador de som?

Sinceramente não entendi!!!

Recomendo que use, para iniciar e não ter que instalar nenhum programa, estes dois em versão portable:
Virtual Dub Portable
Audacity Portable

Já vai te quebrar um galho.
phantombr
sergio_ykz wrote:

Caso o ''som'' que ele se refere for em CD, o WMP tem opção de extrair audio para MP3 ou WMA ou outros formatos menos populares.
sergio_ykz
phantombr wrote:
sergio_ykz wrote:

Caso o ''som'' que ele se refere for em CD, o WMP tem opção de extrair audio para MP3 ou WMA ou outros formatos menos populares.

Pelo que entendi ia extrair audio do video (para trabalhar com youtube, só video), usando o media player...

Ai que tá a dúvida, até onde sei, isso não é possivel.

Acho que você se expressou mau, e ficou meio confuso.
Deline
Eu estava usando o Ulead, até que gostei dele, editei vários trabalhos lá, nunca tive problemas. O ruim é que ele é pago, a versão que tem é teste Sad
thi.dias
Bem, eu e uns amigos brincamos com audio e video faz um tempinho já. Temos alguns filmes e algumas músicas que fizemos em casa, usando vários programas. Segue a lista:

Para fazer trilha sonoras, usamos o que eu chamo de laboratório de instrumentos musicais. Um programa muito legal chamado FruitLoops. Digamos que ele não é conhecido como de uso profissional (tipo, "grandes estúdios usam o FruitLoops"), no entanto ele é muito poderoso. Tem muitos recursos. E você pode baixar pacotes extras de tudo que é instrumentos. Acho que tem até de taquara rachada se você quiser. Já vi um video no youtube de um cara que conhece muito bem o programa e em 15 minutos ele faz um funk muito bom.

Ai, pra fazer a edição do audio, tipo equalizar, fazer cortes, converter formatos, enfim, fazer a arrumação da trilha sonora, usamos o CoolEdit Pro, que agora, recebi a notícia nesse tópico, é o Adobe Audition.

Para edição do video usamos o Adobe Premiere. Não é tão difícil de usar. É daqueles programas que você aprende fuçando. O que acho interessante nele são as adições de plugins, que deixa suas funcionalidades praticamente infinitas. São muitos plugins que existem por ai. (bem, e pra quem quiser, achei o livro Premiere 7 a Bíblia em PDF e em português.)

Ai pra autoração do dvd usávamos um programa muito bom e fácil de usar chamado Ulead DVD Workshop 2, digamos que é de nível semi-profissional. Usei ele por muito tempo e fiz muitos menus impressionantes. Basta ter criatividade. Dá pra fazer seleção de cenas, adicionar várias trilhas de audios, várias legendas (tipo dvd de filme mesmo). Já é um bom começo. Só que com o tempo você vai evoluindo e percebendo algumas limitações nele. Por isso estamos migrando agora para o Adobe Encore. Que já é mais profissional. E mais complexo. No entanto, o céu é o limite. To aprendendo rápido. Já que a essência dos programas são as mesmas. Só que o Encore é mais turbinado.

Bem, da Autoração me resta só os arquivos do DVD, que pego e gravo com o Nero. (Em ambos programas de autoração você tem a opção de gravar direto no dvd já, mas eu gosto de fazer assim porque meu computador não é lá essas coisas - para esse trabalho que faço - ai dô sempre umas pausas entre cada etapa. E também gosto de deixar um backup dos arquivos do DVD por um tempo no computador.)

Ah, e pra fazer a capa do DVD uso o Photoshop.

É isso. Eu, pelo menos, com esses programas faço até chover. Razz
VLW!
phantombr
thi.dias
obrigado pelas dicas...
mas n me sinto motivado pra aprender usar tanta coisa ehehehe
so pra constar eu uso o DVD-LAB-PRO pra montar dvds.
thi.dias
por nada phantom. Realmente é muita coisa pra aprender a usar. Eu fui aprendendo conforme a necessidade aparecia. Ai foi algo mais gradativo, logo, menos exaustivo. Pegar todos de uma vez é coisa de louco. Mas a diva tá ae, se precisarem de alguma ajuda em algum desses programas, é só falar.
cparakawa
thi.dias wrote:
Realmente é muita coisa pra aprender a usar. Eu fui aprendendo conforme a necessidade aparecia. Ai foi algo mais gradativo, logo, menos exaustivo.

E pra fazer aquelas animações de entrada e de menu de dvd (3D, raio laser, sei lá), vc usa o que?

Vc usa o After Effects tbm? Eu tô faz uns 4 anos pra tentar aprender a usar, mas até hoje não tive tempo e nem vontade. E não tive necessidade, obviamente. Mas que deve ser divertido, deve ... Cool
thi.dias
já tentei usar o After, mas como só estava fuçando por fuçar (sem necessidade) ai não me empolguei muito. Agora já fiz umas vinheta com essa marca do meu avatar, em 3d. Usei o Swift 3d e o Flash. Mas pra fazer efeitos especiais tipo raios e afins, tem um que dizem que é muito fácil de usar, que eu baixei e naum instalei, faz um tempão. O nome eu não lembro agora, mas chegando em casa eu vejo.
XxlilikaxX
Acho que deveriam montar tipo uma escala dos programas mais fáceis aos mais complexos. Aí você poderia ir dominando um a um, sendo mais fácil. Não adianta começar num complexo se tu queres fazer edições simples de vídeo.
gilmariofgl
Quote:
Para edição do video usamos o Adobe Premiere. Não é tão difícil de usar. É daqueles programas que você aprende fuçando. O que acho interessante nele são as adições de plugins, que deixa suas funcionalidades praticamente infinitas. São muitos plugins que existem por ai. (bem, e pra quem quiser, achei o livro Premiere 7 a Bíblia em PDF e em português.

O meu computador não suportou esse programa.

Se você optar por um programa mais simples de se usar eu recomendo o Sony Vegas, ele é bem leve, roda com uma configuração mínima, tem vários efeitos, inclusive croma key que é muito importante na criação de menus de DVD. Suporta várias trilhas de audio e vídeo e permite o uso de efeitos em qualquer uma delas independentemente. Quanto ao formato do arquivo, ele suporta todos os codecs que você tiver instalado no seu computador.

Uso e recomendo.

Talves um dia eu compre um computador de verdade e use o Adobe Premier.
antonimena
SOund Fourge vai quebra o teu galho certo ;D muito bom
Efigie
Caro colega, recomendo o uso do Sony Vegas Pro, para edição, conversão, renderização/codificação de arquivos de áudio/video, para quem nunca utilizou softwares do gênero, o Vegas pode ser um tanto complexo, e para completar o DVD Architect Pro também da Sony para criação de DVD/BluRay/VCD...

Mas também posso lhe sugerir um bem mais simples, fácil de usar, daqueles que já vem com tudo meio mastigado, basta alguns cliques e pronto, este software serve tanto para edição, conversão, renderização/codificação de arquivos de áudio/vídeo, não tem tantos opções como o Vegas, mas é bem bacana e fácil de usar, o software é o TMPGEnc Xpress ou o TMPGEnc Video Mastering Works, os dois fazem praticamente a mesma coisa.

Espero ter ajudado.
Propaga
É o seguinte: Em se tratando de gravação de áudio eu utilizo há muito tempo o ‘Sound Forge’. Estou me referindo a gravação de voz como faço, por exemplo, gravo áudios para comerciais.

Já quando vou mixar voz e trilha (locução com fundo musical) utilizo o Sonic Vegas. Claro a utilização principal do Vegas é para edição de vídeos. Mas pra mim o Vegas é, indiscutivelmente, o melhor mixer que já utilizei.

Os dois softweres, - Sound Forge e Vegas - são facílimos de lidar! São intuitivos e versáteis. A única dificuldade, mas não pra quem já lida com termos relacionados a atividade de som, é o idioma. Não tem em português.

Porém, quem não sabe o que é um ‘fade in’, ‘fade out’ e/ou ‘normalize’? Ou ainda ‘mute’, ‘equalizer’ e ‘on’ ‘off’? Os programas são leves e descomplicados.

Outro inconveniente é o preço. São caros, pra quem não quer mexer com softweres ‘piratas’! Mas valem “à pena”, totalmente!
Deline
Para quem tem Mac vale a pena um Final Cut 7 e um Soundtrack. Para criar áudio o Garageband também é bem legal.