FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!


Pra quem infelizmente não o conhece:





Da Rossa
Já ouviram falar num sujeito chamado Olavo de Carvalho? Ele é um jornalista, professor, escritor e filósofo que tem boas idéias. É bom para ouvir quando vc está com fome de cultura e está sem mais o que fazer. Se não o conhecem, ouçam seus podcasts em

http://blogtalkradio.com/olavo

e seu site oficial:

www.olavodecarvalho.org.

Aí vcs logo passarão a ouvi-lo/lê-lo não apenas nos momentos em que não têm nada para fazer. Pode interessar aos portugueses daqui também, claro.

Ele representa bem os assuntos que a mídia brasileira não divulga seja lá por qual motivo for.
Divirtam-se!
FernandoRB
"Olavo Luiz Pimentel de Carvalho é um conhecido chato, e também profeta gnóstico profissional que faz fama entre os Orkutianos protousuários de internet, que também gosta de posar de sábio filósofo, de jornalista, enquanto que na realidade ele é só mais um fisiológico ser que só sabe fazer colunismo anti-social, astrologia de quinta categoria e jornalismo de factóides.

Não a toa ele foi demitido de vários orgãos de imprensa, chegando ao ponto de ser considerado humorista, recebendo as alcunhas de Olavão Pimentão, Olavo do Caralho, Tio Olavo, Olavinho, o Terrível, além da famosa denominação de Alexandre Frota da polêmica.

Se Alexandre Frota é conhecido por fazer sexo com qualquer um, Olavo discute com qualquer um querendo provar que sempre tem razão. "

Retirado da Desciclopédia Laughing
Da Rossa
Ehehehe, agora vão ler/ouvir as coisas que ele fala, pra vcs verem se é balela e truculência mesmo! Smile
cparakawa
Eu já li muita coisa escrita pelo Olavo de Carvalho. Quem é de esquerda tem ojeriza dele - nojo extremo. Quem é de direita concorda parcialmente. Eu mais discordo do que concordo, e não estou em nenhum dos estereótipos de esquerda e direita.

Não por ser o Olavo de Carvalho, mas encampar alguém como seu guru e aceitar suas idéias de "peito aberto" é muita pobreza intelectual, a meu ver. Óbvio que eu abro exceção pros adoradores dos "homens santos" (Jesus, Sidharta, Krishna, etc) porque envolve fé. Lembrei, tem gente que considera Lenin, Trotsky, Stallman, Maradona, Steve Jobs, Lula, Bin Laden, etc, etc como homens santos ... Rolling Eyes
Da Rossa
Calma, ainda acho cedo para adotá-lo como 'guru' como vc diz; eu o conheço há pouco tempo para falar a verdade. No entanto, aparentemente ele é exatamente o que o Brasil precisa no atual cenário. Indiscutivelmente ele é culto, é melhor aprender algumas coisas com ele do que com os jornalecos "de centro".
Lviter
Não conhecia o cara. O pouco que li no site me deu a impressão de algo como uma mistura de Arnaldo Jabor com Paulo Francis. Desculpe minha crítica, imagino que você divulgue as idéias dele com a melhor das intenções.

Trechos de seus dados biográficos:

"Um exemplo dessa estratégia é seu breve ensaio Os Gêneros Literários: Seus Fundamentos Metafísicos, onde se utiliza do simbolismo dos tempos verbais nas línguas sacras (árabe, hebraico, sânscrito e grego) para refundamentar as distinções entre os gêneros literários."

(Isso deve ser chato pra caramba) Rolling Eyes

"Sua obra publicada até o momento culmina em O Jardim das Aflições (1995), onde alguns símbolos primordiais como o Leviatã e o Beemoth bíblicos, a cruz, o khien e o khouen da tradição chinesa, etc., servem de moldes estruturais para uma filosofia da História, que, partindo de um evento aparentemente menor e tomando-o como ocasião para mostrar os elos entre o pequeno e o grande, vai se alargando em giros concêntricos até abarcar o horizonte inteiro da cultura Ocidental (???). A sutileza da construção faz de O Jardim das Aflições também uma obra de arte."

(Um pouco demais de pretensão, ou estou enganada?) (E também deve ser chato pra caramba) Rolling Eyes

Em um post do blog ele diz que seu cachorro é mais inteligente que a Marilena Chauí.
http://www.olavodecarvalho.org/blog/
Podia ser um pouco menos deselegante...

Talvez lhe agrade o estilo meio ácido e iconoclasta dele. O problema é que no Brasil muita gente tem feito isso só para aparecer como o Diogo Mainardi. Se os caras querem demolir alguma coisa devem oferecer algo pra colocar no lugar e é aí que eles falham.
Lviter
cparakawa wrote:
Tem gente que considera Lenin, Trotsky, Stallman, Maradona, Steve Jobs, Lula, Bin Laden, etc, etc como homens santos ... Rolling Eyes


Maradona?????... Laughing Laughing Laughing Laughing
cparakawa
Igreja Maradoniana

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/021108_maradonalmp.shtml

http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI298149-EI2260,00.html

Maradona não é um homem santo, Maradona é Deus.

Existe o natal Maradoniano, 30 de outubro.

E não se usa DC (depois de cristo), se usa DD (depois de Maradona).

Não é pobreza intelectual, é imbecilidade pura mesmo.

-------------------------------------------

O Mainardi é outro da mesma linhagem, mas muito mais agressivo.

Falar o que está errado é fácil, apontar soluções viáveis é que é difícil. Angariar apoio a elas é aguardar por milagres, muitas vezes.

Pra mim, Olavo de Carvalho é do mesmo calibre que o Paulo Coelho.
Lviter
cparakawa wrote:
Igreja Maradoniana

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/021108_maradonalmp.shtml

http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI298149-EI2260,00.html



Como você descobre raridades deste calibre na net? Dá pra abrir um blog só com as que você cita aqui no Frihost. Smile

cparakawa wrote:

Falar o que está errado é fácil, apontar soluções viáveis é que é difícil. Angariar apoio a elas é aguardar por milagres, muitas vezes.


Sábias palavras, você disse o que eu queria dizer muito melhor do que eu teria dito.
cparakawa
Da Rossa wrote:
Calma, ainda acho cedo para adotá-lo como 'guru' como vc diz; eu o conheço há pouco tempo para falar a verdade. No entanto, aparentemente ele é exatamente o que o Brasil precisa no atual cenário. Indiscutivelmente ele é culto, é melhor aprender algumas coisas com ele do que com os jornalecos "de centro".


Homens de idéias (idealistas) são diferentes de homens de ação (pragmáticos). Não precisa ficar em um dos extremos, mas nem sempre o que é bonito na oratória (ou no papel) é viável na prática. Na minha opinião, quase nunca. Um dos homens de idéias lindas foi Gandhi, mas as coisas que ele pregava eram difíceis de se executar - em relação ao Indostão independente. Virou peça de marketing (estilo Che Guevara e Mickey Mouse), mas ninguém que toma decisões considera tais idéias como centrais. O mundo real é muito mais complexo que meia dúzia de palavras bonitas/miguxas ou que façam sentido. Meu realismo chega a ser mórbido, eu sei.

Eu cresci lendo um jornal conservador, "O Estado de São Paulo". Mais importante do que isto, é ter senso crítico de perceber o viés que existe em TODA notícia e que se faz subentendido. Por exemplo "Greve termina sem conquista de todas reinvindicações" e "Acordo atende parte das reinvindicações e operários retornam ao trabalho". São duas verdades parciais sobre o mesmo fato. Quem não tem senso crítico (99%), se deixa levar pelas meias verdades do noticiário. A Veja é especialista nisto, por exemplo. E o fato da notícia ou da opinião ser altamente viesada não significa que vc tem que discordar de determinado ponto de vista. Mas eu não engulo respaldos do gênero "ele fala tão bonito", "ele é culto", "tem até uma ilustração explicando", "o texto é tão fluido que beira o esmero poético", etc. Pra mim , isto é falta de argumentos pra defender o ponto de vista de outrem.

Pra entender qualquer coisa como um todo, vc precisa de muito conhecimento e capacidade analítica. Como nem todo mundo tem tempo, conhecimento e interesse suficientes, é mais fácil engolir o noticiário mais à mão. Quando se trata de editorial ou opinião de articulista, se torna mais complexo ainda porque vc vai ser conduzido a uma conclusão. "Ler é pensar com a mente dos outros", não sei de quem é esta frase.

No princípio, não nego a necessidade de algum "escoro" pra desenvolver sua própria argumentação. Não dá pra ficar reinventando a roda a todo instante. Entretanto, em vez de cultuar pensadores de segunda ou terceira linha, é muito melhor desenvolver algum tipo de raciocínio próprio e independente. No mestrado um professor dizia na classe, pra quem só falava sobre algo citando alguém de renome "Que fulano de tal pensa isto, tudo bem. E você, o que pensa sobre o assunto?".


Lviter wrote:
Como você descobre raridades deste calibre na net? Dá pra abrir um blog só com as que você cita aqui no Frihost. Smile


A da Igreja do Maradona foi de ampla divulgação, especialmente pelo nonsense.

Abrir o meu blog ia ser só problemas. Eu ia ficar meio neurótico pra fazer posts periódicos. Ia ter que me preocupar com problemas técnicos. A maioria abre blogs como se fossem diários públicos, eu acredito mais na linhagem dos blogs informativos - e um blog decente deste tipo demanda tempo e dedicação. É comum vc abrir um blog e ele ficar meia às moscas, eu acho bem decepcionante, mesmo que eu não tenha interesse nenhum em ser problogger. Pra quem não pensa em retorno financeiro de um blog, este precisa dar satisfação pessoal; e eu não tenho este tipo de perfil.

Ainda prefiro estes posts aqui no Frihost, não demandam muito tempo e nem atenção. Olho de vez em quando, escrevo alguma coisa e já acho suficiente. Já me dou por satisfeito se alguma coisa que eu escrevo por aqui ajude alguém. Very Happy
Related topics
[FILMES] Já fui ver o Código da Vinci
Edição de som e video.
O Fim de Fidel
[AJUDA] Como conseguir uma conta?
Quem vai ganhar o World Cup 2006
Alckmin X Lula
Você visita o forum Diariamente?
[Literatura] - Opiniões sobre livros que vocês leram.
Receba Revista Veja e Caras de Graça
Programa Google Adsense - Troca de Experiências...
Vestibular e Faculdade: O que faz, o que fará?
Sistema de mensagens em PHP pronto
Se você fosse um animal, qual seria?
Dialeto (Vocabulário) Nordestino
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2011 Frihost, forums powered by phpBB.