FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Que programa de 3D vocês usam?

xjosepereira
Alguém aí é ligado em 3D? Eu estou querendo entrar nesse universo e estou em dúvida quanto ao melhor programa para se começar. Li em alguns blogs e fórums sobre os seguinte programas 3Dsmax, Maya, Blender entre outros e optei pelo Blender pelo fato deste ser gratuito. O que me chamou atenção nele foi sua game engine que permite ao usuário o desenvolvimento de jogos, além de com ele ser possível gerar imagens paradas ou em movimento. Qual a opinião de vocês a respeito do assunto?
D'Artagnan
Eu estoiu brincando com o blender agora mesmo, no webly tem uma serie de tutos porretas ^^
prassis13
apesar de termos que memorizar alguns comandos no inicio , com o tempo vc acostuma..

Dica :

Veja no you tube tutoriais em português : "digite : blender português e de preferência para ese link do Tio Ilmo os tutoriais deles são muitos bons e bem explicativos .

http://www.4shared.com/dir/4170879/a9a07efe/Video_Tutos.html

em tempo : confesso que o 3D MAX É MUITO MELHOR E RÁPIDO DE SER APRENDER SO ESTOU OPTANDO PELO BLENDER POR ser gratuito e tem poruqe tenho o objetivo de fazer um jogo e um curta metragem .
Liques
é um programa Free muito desconhecido, simples, mas muito eficaz!

Eu já uso ele a alguns anos. Ja fiz até algumas animações ^^

Se quiser o página do site é www.anim8or.com

Também se você souber inglês, poderá curtir os vários tutorias no site. Desde como modelar uma bola a como fazer para animar um bola em 3D usandos sombras.

Blender parece também é um ótimo programa. Very Happy
FernandoRB
Dizem que o Maya é muito bom... mas o grande problema é que muitas vezes os melhores programas (que geram os melhores resultados) são os mais difíceis de usar, aconselho dar uma procurada, testar alguns programas e ver a qual você melhor se adapta Wink
Tilibra
Eu já usei o 3D Studio Max e Cinema 4D.
Ambos são ferramentas profissionais, e devido a isso, torna-se um tanto complicado começar a mexer. Porém, basta continuar tentanto e testando, que vc começa a pegar a manha !

Não consegí criar nada belo, pois também nao tenho tempo pra ficar alí tentando. Mas é certo que c vc tem tempo e contade, dá pra fazer muita coisa legal com essas duas ferramentas !
maybe
eu uso o sketchup pra fazer meus trabalhos da universidade...
tentei usar o blender mas não saiu nem um cubo!!!!
o 3dsmax me deu medo já quando abri o programa! hhahahahahha

o legal do sktup é que em "segundos" você consegue fazer as coisas (pelo menos pra quem faz arquitetura...) e agora tem o vray pra ele ai fica sumpimpa o resultado!

também tem o 3d do vectorworks (voltado praticamente pra arquitetura mesmo) mas fica bem dificil fazer as coisas não-ortogonais e ainda não consegui fazer as coisas numa qualidade "apresentável"
hive
Eu gosto do 3DS Max, tive certa facilidade pra aprender (desde a v.1) embora até hoje ainda não domine todos os recursos do programa (infinitos) mas acredito que seja o mais versátil e com melhor documentação didática em português.
Uma resposta clássica para a pergunta do tópico é: teste os principais programas e veja com qual vc se identifica mais. Depois que solidificar os conceitos de 3D de algum programa com o tempo de uso, fica bem mais fácil aprender outros (muda a interface mas o conceito é o mesmo).
Eu recomendo o 3DS Max ou o Maya, que são os mais utilizados pela industria, inclusive a brasileira. Recomendo também muitas vitaminas e energéticos pra aguentar as noites em claro, coisa mais comum pra quem começa a se encantar com o mundo 3D Very Happy
Boa sorte !
Tilibra
hive wrote:
Recomendo também muitas vitaminas e energéticos pra aguentar as noites em claro, coisa mais comum pra quem começa a se encantar com o mundo 3D Very Happy

Nesses casos cafeína também ajudaria muito Razz
gilmariofgl
3DS Max e Bender.
É uma pena que ultimamente eu não tenho muito tempo para estudar e desenvolver muita coisa.
Gemeos
Sabe, eu faço o curso de ciencia da computacao na universidade federal de campina grande - pb. E estou cursando a disciplina de realidade virtual, cuja o professor pediu como projeto a criação de algum jogo em 3D que faça a utilização de um ambiente de realidade virtual. Sendo que esse jogo não deve ser de luta, nem de sorte e nem leso. Tem que ser um jogo com estrategia e que ensine alguma coisa para o jogador.
Com isso, vocês sabem me informar uma boa ferramenta para que eu possa construir esse jogo, q pode ateh ser simples em gráficos ou muito bem feito, por tanto que sua construção caiba dentro dos próximos 3 meses (maio, junho e julho).
delmiro1
Como o pessoal falou, o Blender talvez fosse o melhor, mas quando vc fala em "3D" não importa se o programa é ou não próprio para 3D certo? Se for assim até com o Adobe Flash CS4 você pode conseguir...Aproveitando, me tira uma dúvida, eu estou no 3º Ano e pretendo cursar Engenharia Mecatrônica, muitas pessoas me falaram que em Campina Grande tinha, mas quando fui procurar, não achei nem na Federal de CG nem na de João Pessoa, então vc que estuda lá poderia me tirar essa dúvida amigo? E caso sim, me dizer qual faculdade é? Pretendo estudar na mais próxima possível de onde eu moro (Teresina-Piauí)
Gemeos
Bem, valeu pela dica e te informo que n tem esse curso aqui em Campina n, acho q tb n tem em João Pessoa.
Hoje na aula de Realidade Virtual o professor sugeriu usar a engine unity. Alguem jah usou ela?
gilmariofgl
Gemeos wrote:
Bem, valeu pela dica e te informo que n tem esse curso aqui em Campina n, acho q tb n tem em João Pessoa.
Hoje na aula de Realidade Virtual o professor sugeriu usar a engine unity. Alguem jah usou ela?
Já ouvi falar de Unity3D, mas todos os programas de jogos 3D usam umcer totipo de engineer. Pra comerço de conversa nenhum é muito simples, mas o Blender tem algumas vantagens, já que a maioria das ferramentas, pelo menos as mais importantes são em português também.
Gemeos
ahhh legal =D
riccopt
eu gosto muito do DAZ Studio, mas para fazer animações com modelos ja existentes, para modelar o MAYA é o melhor... mas o ZBRUSH também é excelente (é muito simples de se usar depois que se parende como ele funciona)...
mikelll
D'Artagnan wrote:
Eu estoiu brincando com o blender agora mesmo, no webly tem uma serie de tutos porretas ^^

blender é muito bom e livre!