Alguém aí é ligado em 3D? Eu estou querendo entrar nesse universo e estou em dúvida quanto ao melhor programa para se começar. Li em alguns blogs e fórums sobre os seguinte programas 3Dsmax, Maya, Blender entre outros e optei pelo Blender pelo fato deste ser gratuito. O que me chamou atenção nele foi sua game engine que permite ao usuário o desenvolvimento de jogos, além de com ele ser possível gerar imagens paradas ou em movimento. Qual a opinião de vocês a respeito do assunto?
Que programa de 3D vocês usam?
Eu estoiu brincando com o blender agora mesmo, no webly tem uma serie de tutos porretas ^^
apesar de termos que memorizar alguns comandos no inicio , com o tempo vc acostuma..
Dica :
Veja no you tube tutoriais em português : "digite : blender português e de preferência para ese link do Tio Ilmo os tutoriais deles são muitos bons e bem explicativos .
http://www.4shared.com/dir/4170879/a9a07efe/Video_Tutos.html
em tempo : confesso que o 3D MAX É MUITO MELHOR E RÁPIDO DE SER APRENDER SO ESTOU OPTANDO PELO BLENDER POR ser gratuito e tem poruqe tenho o objetivo de fazer um jogo e um curta metragem .
Dica :
Veja no you tube tutoriais em português : "digite : blender português e de preferência para ese link do Tio Ilmo os tutoriais deles são muitos bons e bem explicativos .
http://www.4shared.com/dir/4170879/a9a07efe/Video_Tutos.html
em tempo : confesso que o 3D MAX É MUITO MELHOR E RÁPIDO DE SER APRENDER SO ESTOU OPTANDO PELO BLENDER POR ser gratuito e tem poruqe tenho o objetivo de fazer um jogo e um curta metragem .
é um programa Free muito desconhecido, simples, mas muito eficaz!
Eu já uso ele a alguns anos. Ja fiz até algumas animações ^^
Se quiser o página do site é www.anim8or.com
Também se você souber inglês, poderá curtir os vários tutorias no site. Desde como modelar uma bola a como fazer para animar um bola em 3D usandos sombras.
Blender parece também é um ótimo programa.
Eu já uso ele a alguns anos. Ja fiz até algumas animações ^^
Se quiser o página do site é www.anim8or.com
Também se você souber inglês, poderá curtir os vários tutorias no site. Desde como modelar uma bola a como fazer para animar um bola em 3D usandos sombras.
Blender parece também é um ótimo programa.
Dizem que o Maya é muito bom... mas o grande problema é que muitas vezes os melhores programas (que geram os melhores resultados) são os mais difíceis de usar, aconselho dar uma procurada, testar alguns programas e ver a qual você melhor se adapta 
Eu já usei o 3D Studio Max e Cinema 4D.
Ambos são ferramentas profissionais, e devido a isso, torna-se um tanto complicado começar a mexer. Porém, basta continuar tentanto e testando, que vc começa a pegar a manha !
Não consegí criar nada belo, pois também nao tenho tempo pra ficar alí tentando. Mas é certo que c vc tem tempo e contade, dá pra fazer muita coisa legal com essas duas ferramentas !
Ambos são ferramentas profissionais, e devido a isso, torna-se um tanto complicado começar a mexer. Porém, basta continuar tentanto e testando, que vc começa a pegar a manha !
Não consegí criar nada belo, pois também nao tenho tempo pra ficar alí tentando. Mas é certo que c vc tem tempo e contade, dá pra fazer muita coisa legal com essas duas ferramentas !
eu uso o sketchup pra fazer meus trabalhos da universidade...
tentei usar o blender mas não saiu nem um cubo!!!!
o 3dsmax me deu medo já quando abri o programa! hhahahahahha
o legal do sktup é que em "segundos" você consegue fazer as coisas (pelo menos pra quem faz arquitetura...) e agora tem o vray pra ele ai fica sumpimpa o resultado!
também tem o 3d do vectorworks (voltado praticamente pra arquitetura mesmo) mas fica bem dificil fazer as coisas não-ortogonais e ainda não consegui fazer as coisas numa qualidade "apresentável"
tentei usar o blender mas não saiu nem um cubo!!!!
o 3dsmax me deu medo já quando abri o programa! hhahahahahha
o legal do sktup é que em "segundos" você consegue fazer as coisas (pelo menos pra quem faz arquitetura...) e agora tem o vray pra ele ai fica sumpimpa o resultado!
também tem o 3d do vectorworks (voltado praticamente pra arquitetura mesmo) mas fica bem dificil fazer as coisas não-ortogonais e ainda não consegui fazer as coisas numa qualidade "apresentável"
Eu gosto do 3DS Max, tive certa facilidade pra aprender (desde a v.1) embora até hoje ainda não domine todos os recursos do programa (infinitos) mas acredito que seja o mais versátil e com melhor documentação didática em português.
Uma resposta clássica para a pergunta do tópico é: teste os principais programas e veja com qual vc se identifica mais. Depois que solidificar os conceitos de 3D de algum programa com o tempo de uso, fica bem mais fácil aprender outros (muda a interface mas o conceito é o mesmo).
Eu recomendo o 3DS Max ou o Maya, que são os mais utilizados pela industria, inclusive a brasileira. Recomendo também muitas vitaminas e energéticos pra aguentar as noites em claro, coisa mais comum pra quem começa a se encantar com o mundo 3D
Boa sorte !
Uma resposta clássica para a pergunta do tópico é: teste os principais programas e veja com qual vc se identifica mais. Depois que solidificar os conceitos de 3D de algum programa com o tempo de uso, fica bem mais fácil aprender outros (muda a interface mas o conceito é o mesmo).
Eu recomendo o 3DS Max ou o Maya, que são os mais utilizados pela industria, inclusive a brasileira. Recomendo também muitas vitaminas e energéticos pra aguentar as noites em claro, coisa mais comum pra quem começa a se encantar com o mundo 3D
Boa sorte !
| hive wrote: |
| Recomendo também muitas vitaminas e energéticos pra aguentar as noites em claro, coisa mais comum pra quem começa a se encantar com o mundo 3D |
Nesses casos cafeína também ajudaria muito