FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Seria interessante usar um datawarehouse em um sistema BI?

xalalamen
gostaria de opinioes sobre a utilizaçao e implantaçao de um sistema datawarehouse em uma estrutura de business inteligence, ou tem alguma outra estrategia a fim de alavancar a empresa, tal como investimentos em supply service?

vlws
FernandoRB
Esse é o fórum em Português, não um fórum misto. Favor traduzir a sua Business extra plus language.
Cool Explique-se!
xalalamen
Glossario Do Xalalamen

Só pra saber, sobre o que se trata....

Fonte: wikipedia

Very Happy Um data warehouse (ou armazém de dados, ou depósito de dados no Brasil) é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.

O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais (OLTP). São as chamadas séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados, oferecendo suporte às tomadas de decisões presentes e a previsão de eventos futuros. Por definição, os dados em um data warehouse não são voláteis, ou seja, eles não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. Os dados estão disponíveis somente para leitura e não podem ser alterados.

A ferramenta mais popular para exploração de um data warehouse é a Online Analytical Processing OLAP ou Processo Analítico em Tempo Real, mas muitas outras podem ser usadas.

Very Happy O termo Business Intelligence (BI) , pode ser traduzido como Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

blz

flwww
D'Artagnan
FernandoRB wrote:
Esse é o fórum em Português, não um fórum misto. Favor traduzir a sua Business extra plus language.
Cool Explique-se!

mUADUASUDHIuauhaUHhashHAIUSHDASD , o assunto é l33t mesmo ein...

Quote:

gostaria de opinioes sobre a utilizaçao e implantaçao de um sistema datawarehouse em uma estrutura de business inteligence, ou tem alguma outra estrategia a fim de alavancar a empresa, tal como investimentos em supply service?

faltou explicar o que é supply service?

Poxa o assunto é extremamente vasto, mas no meu limitado conhecimento, acho que faltam algumas variaveis excenciais, qual o porte da empresa em questão? qual o investimento?...

porque eu acredito que,um sistema de BI é interessante para maioria das empresas, mas ele já é complexo o bastante para aquelas micro e pequenas que só precisão da informação o mais rapido e pratico o possivel pra essas empresas eu acho que um BI solido só faria bem, mas tb tem seu custo
se...

eu até pouco tempo trabalhei diretamente com sistemas de gerencia para micro e pequenas empresas e só esse sistema de gestão ja gerava um custo interessante para eles, imagine um BI com DataWareHouse ,e não digo só o custo do sistema , tem o treinamento de pessoal e a manutenção desses dados, pra esses pequenos acredito que seria algo que no lugar de alavancar iria atravancar...

além disso eu acho que se a empresa não estiver de mente aberta para um investimento inteligente, só vao se jogar recursos fora, porque vc tem que convir que existe o fator humano em qualquer sistema, um pessoal mal treinado e desmotivado vai gerar erros, imagina esses erros lá naquele mar de dados do datawarehouse?
Tilibra
datewarehouse é interessante sim, juntamente com BI.

dependendo do porte da empresa onde será aplicada, é muito viável e pode trazer excelentes resultados, e visoes que até então ninguém sabia.

Desconheço a pratica da implantação, mas já estudei casos em que o uso dessas tecnicas resultou em descobertas que fizeram empresas focarem-se em nixos muito mais rentáveis.