FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Qual o CMS mais indicado no meu caso.

thi.dias
Nunca usei um CMS e tenho pouco conhecimento como funciona. Vou explicar o que eu quero fazer e quem tiver experiência, me ajuda a escolher um, por favor.

É o seguinte.

- O layout será criado por mim (não quero usar os themes);
- O site terá uma seção de notícias que será atualizado diariamente;
- Prefiro que seja em PHP, que é a linguagem que eu mais manjo;
- Quero colocar videos do youtube, imagens e coisa e tal nas notícias, artigos e colunas.

É mais ou menos isso. Uma coisa que eu quero saber. Eu sei que CMS tem várias funcionalidades incluso neles, tipo comentários, guestbooks, login e cadastro de usuários. Enfim, uma infinidade de funcionalidades. O que eu quero saber é se não terei dificuldade em selecionar só as funcionalidades que eu preciso. Me dêem uma luz! Smile
mariohs
Sou meio bitolado e meus comentários são tendenciosos. Mas Drupal e Wordpress seriam minhas sugestões.
O drupal é o cms por excelência. Feito para sites em geral, com vários módulos que podem estender a funcionalidade da ferramenta, temas facilmente configuráveis, etc. Nunca o utilizei, mas tenho lido reviews que indicam que é uma boa plataforma.
O wordpress, apesar de ser uma plataforma para blogs, permite uma utilização como um cms também. Os posts do blog seriam as notícias de seu site.

O wordpress é amplamente utilizado, mais de 50% dos blogs utilizam wordpress como cms, e é muito fácil achar informação, ajuda, dicas sobre ele por aí.

Ambas as plataformas são open source e utilizam php como linguagem. Utilizam os padrões da W3C e são SEO friendly.

Tudo depende da complexidade do seu site. Vale a pena testar os 2 e ver com o qual você se identifica melhor.
FernandoRB
Eu realmente não sei se estou falando besteira pois não entendo muito dessas coisas... mas você já experimentou o Joomla? Eu acho que ele pode ser um tanto quanto versátil e pode ser útil para o seu caso. Além disso ele tem um comunidade que pode ser considerada grande disponibilizando algumas modificação um tanto "embasbacantes" e que podem ser bastante interessantes.
Não sei se eu posso postar links aqui mas nada que uma pesquisa no google sobre o Joomla não possa resolver os seus problemas.

Sobre o Wordpress que já foi comentado no post acima digo que ele é um ótimo sistema para blogs mas acho que ele não seja tão configurável a ponto de se torna ideal Wink
Para blogs eu digo que o Wordpress é o melhor CMS porém para o que você quer talvez não!

Boa sorte com os projetos Twisted Evil
D'Artagnan
thi.dias wrote:
- O layout será criado por mim (não quero usar os themes);

não entendi mto bem, vc quis diser que não quer usar temas prédefinidos ou que não quer criar um tema para o CMS?
se for a segunda opção acho mais viavel vc criar seu layout no ps ou no fireworks e depois passar ele para o tema, na maioria dos cms os temas são bem flexiveis

thi.dias wrote:
-
- O site terá uma seção de notícias que será atualizado diariamente;
- Prefiro que seja em PHP, que é a linguagem que eu mais manjo;
- Quero colocar videos do youtube, imagens e coisa e tal nas notícias, artigos e colunas.

É mais ou menos isso. Uma coisa que eu quero saber. Eu sei que CMS tem várias funcionalidades incluso neles, tipo comentários, guestbooks, login e cadastro de usuários. Enfim, uma infinidade de funcionalidades. O que eu quero saber é se não terei dificuldade em selecionar só as funcionalidades que eu preciso. Me dêem uma luz! Smile

pela minha experiencia com cms são todos muito faceis de adicionar e tirar funcionalidades, mas
tudo vai depender bastante do que você precisa.

O drupal pra mim é o mais flexivel de todos, mas é bem mais chato para deixar como você quer, o wordpress é muito simples de instalar e adicionar coisas, mas é feito pra blogs, é possivel montar um e-commerce com ele, mas tem ferramentas bem mais interessantes para isso (zencart,oscommerce).

vc pode testar diversos CMS em www.opensourcecms.com , tem uma lista enorme de demos online alguns CMSs bastante usados são drupal, wordpress, joomla, xoops, e107
XxlilikaxX
Então, se tu quiser uma coisa boa mesmo recomendo o joomla. Nunca coloquei ao ar o site que fiz, mas a interface é ótima, painel de administração exelentíssimo e tudo mais. Mas se tu não quiser uma coisa muito soficisticada usa o wordpress mesmo. Ambos possuem várias expansões (plugins)
Vanilla
Eu recomendo o Wordpress, porque pra esse esquema de atualizar com freqüência ele é perfeito. Você configura ele de acordo com as suas necessidades, e pode instalar plugins caso precise de uma funcionalidade extra. Ele pode parecer simples, mas é uma ferramenta poderosa. Ah, e como o mariohs já citou, a comunidade do Wordpress é bem ampla, é fácil de achar ajuda.

FernandoRB wrote:
Sobre o Wordpress que já foi comentado no post acima digo que ele é um ótimo sistema para blogs mas acho que ele não seja tão configurável a ponto de se torna ideal Wink
Para blogs eu digo que o Wordpress é o melhor CMS porém para o que você quer talvez não!

O Wordpress é absurdamente flexível, você configura como quiser. Basta manjar de CSS que você faz horrores. Muitos sites usam o Wordpress como CMS. Very Happy
FernandoRB
Vanilla wrote:
O Wordpress é absurdamente flexível, você configura como quiser. Basta manjar de CSS que você faz horrores. Muitos sites usam o Wordpress como CMS. Very Happy

Qualquer CMS é flexível se você manjar de CSS Wink
Mas eu recomendei o Joomla porque ela já possui a função de portal.
heinski
Pessoal,
sou novo no mundo CMS e estou usando Joomla, mais por ter instalado e gostado do que por ter analisado as qualidades de diversos CMS. Também tenho esta dúvida. Estou criando um site de gerenciamento de imóveis e há um produto desenvolvido para Joomla que cai como uma luva. Minha dúvida: nos demais CMS's há algum produto para gerenciar propriedades? Obrigado.
achamosaqui
Eu uso o joomla mesmo.

MAs to aberto a dicas, embora naum esteja tendo muito tempo pra isso, rs.

Um abraço gente.
Deline
Já usei CMS, não acho grande coisa não.
Acho mais simples e prático usar o Wordpress, que vem com uma série de opções mais fáceis de configurar.
s2lolinha
Deline wrote:
Já usei CMS, não acho grande coisa não.
Acho mais simples e prático usar o Wordpress, que vem com uma série de opções mais fáceis de configurar.

Também indico o wordpress, muito melhor. Smile
Guardian
Acho melhor também o Wordpress, e o olha que eu já usei uma vasta lista de CMS...

Meu antigo site que expirou o domínio(descanse em paz...) era do jeito que eu queria... Com meu próprio tema que eu criei e com os plugins que eu queria. Aê, eu usava um plugin no meu WordPress para aceitar códigos PHP dentro dos posts... Mamão com açucar!
Lviter
Já tenho uma base no Joomla e vou pesquisar o Wordpress.

Mas o Drupal, embora pareça melhor a nível de código (não manjo de programação, sou curiosa)
tem um visual feio, achei ele meio sem sal, sou mais o Joomla. Agora o maior problema do Joomla me pareceu a hierarquia de conteúdos, que é muito rígida.
Tilibra
Lviter wrote:
Mas o Drupal, embora pareça melhor a nível de código (não manjo de programação, sou curiosa)
tem um visual feio, achei ele meio sem sal ....

O padrão dele é meio feinho sim, mas dei uma olhada pela net e achei vários themes bem legais pra ele.

Mas com tempo e um bom conhecimento de css e webstandard dá pra se criar ótimos themes pra ele, e o melhor de tudo, sob medida para o que vc precisa !

No meu caso o tempo sempre foi, é, e por um bom tempo ainda será o maior problema .... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Lviter
[quote="Tilibra"]
Lviter wrote:

Mas com tempo e um bom conhecimento de css e webstandard dá pra se criar ótimos themes pra ele, e o melhor de tudo, sob medida para o que vc precisa !

No meu caso o tempo sempre foi, é, e por um bom tempo ainda será o maior problema .... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Fui procurar o Drupal exatamente pra suprir esta lacuna do Joomla, mas como a aparência não me agradou e já tinha dado um jeito com o Joomla (não exatamento o que eu queria, mas...), deixei pra lá. Mas ainda vou dar uma geral nele no futuro.

Eu não tenho muito tempo, mas conhecimento tenho menos ainda, primeiro preciso buscar, só consigo personalizar e adaptar um tema, não fazer um (ainda).