FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Orgulho de ser BRASILEIRO ? Porque ?

prassis13
Sim , orglhoso em ser brasileiro, terra linda é o Brasil,

tudo no país é lindo ....

Tendo esse olhar voltado para as coisas positivas que o País nós oferece...
Erst
- As melhores, mulheres, o melhor povo para lidar, ( alguns ) quando se acha um brasileiro pode ter certeza é um brasileiro decente, que honra o pais, e são muitos mas não todos, tem uns que não merecem nem o chão que pisam ,,
nossas mulheres lindas, algumas não merecem nem o chão que pisam mas mesmo assim algumas nos amamos, e fazemos de tudo por estas, é a vida, viver apreciar, e curtir, com orgulho de ser brasileiro!.
Eu sou e você ?
cparakawa
Eu não tenho orgulho de ser brasileiro. E também não tenho vergonha de ser.

Da mesma forma que existem inúmeros motivos pra se ter orgulho, existem outros inúmeros pra sentir vergonha. Dizer que os motivos pra se sentir vergonha são culpa dos "outros" é não olhar pro próprio umbigo. E achar que só existem os extremos "orgulho" e "vergonha" é de uma simplificação de demérito intelectual - na minha opinião.

Este tipo de nacionalismo - chegando ao ufanismo - pode ajudar ou prejudicar o país. Como é movido mais pelo sentimento, serve pra gerar uma multidão massa de manobra. Como se vê no futebol.

As coisas mais importantes, a meu ver, são minha família e eu, depois meus amigos. Mesmos que vc seja descendente puro de indígenas, muitos e muitos de seus ancestrais mudaram de "endereço": cidade, estado, país, continente. Na maioria das vezes, por vontade própria. Ir morar em outro lugar, se vc vê expectativa de mudança pra melhor, faz parte da vontade do ser humano de ter uma vida melhor. Praticamente só os escravos negros vieram pro Brasil sem ser por vontade própria.

Conhecendo pessoas de outros países é uma boa fonte de informações pra ver gente que tem orgulho/vergonha ou ama/odeia o país de origem. Em termos de natureza, poucos países fazem frente ao Brasil. Em termos de sociedade, estamos MUITO longe de sermos bons, mas a maioria dos seres humanos vive em sociedades bem piores. Em termos de mulher, tem mulher bonita na maioria dos países do mundo. Só que no Brasil há diversidade ... Cool
Vaguiner carlos
Eu tenho orgulho de ser brasileiro e não tenho inveja de outros países de primeiro mundo, e jamais iria morar em outro país; aqui temos todo tipo de comida das mais varíadas possíveis e não precisamos comer comida enlatada e hamburgues o resto da vida como acontece com alguns países; o Brasil é um país onde as quatro estações do ano funciona de verdade até mesmo em apenas um dia, somos livres, dormimos sem nenhuma preocupação de outro país nos atacar, porque o nosso país é pacífico, também nosso país tem pequena porcentagem de acontecer algum terremoto ou marremoto; nosso país é um dos mais lindos comparado com a maioria dos países até de primeiro mundo, temos acesso a maioria das tecnólogias existente no mundo em curto prazo, nosso país está em crescimento, é pouco mais estamos crescendo diferentemente dos Estados unidos que está em desaceleração.

São muitas as vantagens de ser brasileiro, não devemos olhar apenas para as falhas, porque todos países tem seu lado negativo, e muitas vezes olhamos somente para o lado negativo e esquecemos de olhar par o lado positivo, a mordomia que eles tem em seus países, também podemos ter aqui no brasil e com mais qualidade de vida.

O brasileiro é brincalhão, estorvertido e amigavél, diferentemente de outros povos que vivem sempre emburrados de mal com a vida.

E viva o Brasil.
Lviter
Vaguiner carlos wrote:
Somos livres, dormimos sem nenhuma preocupação de outro país nos atacar, porque o nosso país é pacífico, também nosso país tem pequena porcentagem de acontecer algum terremoto ou marremoto; nosso país é um dos mais lindos comparado com a maioria dos países até de primeiro mundo .

Mas, como diz a velha piada: "vocês vão ver os políticos que vou colocar lá". Rolling Eyes Cool

Brincadeiras à parte, e apesar de tudo, tenho muito amor pelo nosso país e pelo nosso povo. Um dos traços que mais me agrada é a solidariedade presente na maioria dos brasileiros. Se um carro para no meio da rua, normalmente aparecem várias pessoas para ajudar a empurrar, por exemplo. No geral também, tratamos bem nossos visitantes, a nossa formação tão cheia de diversidade nos fez uma nação mais tolerante e aberta.

Só não acho justo nos enaltecermos através de comparações com outros povos. Cada um tem suas características positivas e negativas, e nós também. Aliás, uma das coisas que não gosto em nosso jeito de ser é a desorganização e a impontualidade. Mas acho que estamos melhorando nisso.
julianaseixas
A única coisa que eu tenho orgulho é da garra do brasileiro de enfrentar esse Brasil com todos os problemas... isso e nada mais.
D'Artagnan
Eu acredito que esse tal de patriotismo tem dois lados, por um lado isso fecha a mente da pessoas que ficam achando que o mundo começa em uma fronteira e acaba em outra, pra mim é a mesma coisa que achar que tudo acontece dentro dos muros da sua casa ,o mundo é um só não importa quantas linhas imaginarias e fronteiras a gente trace...

por outro lado eu acho importante ter orgulho de ser brasileiro, eu gosto de diser que eu sou brasileiro e não é por causa do que esta entre o oiapoque e o chui, é porque isso é parte da minha vida , diz respeito a mim, claro que eu gosto do pais Brasil ,mas na minha opinião essa coisa de nacionalidade é uma coisa pessoal, inerente a mim... e como uma vez um fotografo de foto 3x4 me disse "a gente é o que é..."

Já ouviu umas coisas engraçadas por ser brasileiro,
-Uma vez eu tava falando com um uruguaio em inglês e ele pediu onde eu morava , eu disse que eu era brasileiro e ele me respondeu - Oh! you are god!
-Outra ves eu estava jogando MU com dois poloneses, depois que eu falei que eu era brasileiro eles começaram a falar um com o outro em polones sobre o ronaldo e o ronaldinho XD
Vanilla
Eu não sou uma patriota cega, mas tenho muito orgulho do meu estado. Eu sou sul-matogrossense. A gente esquece que Brasil não é só praia e carnaval. Lá no MS tem o Pantanal, tem a cidade de Bonito, e ainda dá pra dar um pulinho no Paraguai ou na Bolívia pra fazer compritchas! Laughing É um dos chamados "estados-celeiros" do Brasil. Possui grandes criações de gado de corte e de leite e ainda produz soja. Morro de orgulho de lá. Talvez isso seja o mais legal no Brasil, essa quantidade de coisas e paisagens diferentes. Todas tem seu mérito, lógico, mas eu sou mais passar um fim de semana em Bonito do que na praia! Very Happy
Guardian
É, eu voto neutro hehe.
Do mesmo modo que tem corrupção que nem mato, um alto índice de violência, muitas pessoas passando fome têm também as lindas paisagens e cultura maravilhosa do nosso país!

O carnaval, a festa de olinda... Muitaaaas coisas...
FernandoRB
Tudo bem... Honestidade não é a principal virtude dos Brasileiros!
Mas do modo que você falam parece que o Brasil é povoado por Demônios que vivem num paraíso.
Lviter
FernandoRB wrote:
Tudo bem... Honestidade não é a principal virtude dos Brasileiros!
Mas do modo que você falam parece que o Brasil é povoado por Demônios que vivem num paraíso.

Olha, não entendi os comentários feitos aqui desta forma, incluindo o meu em que critiquei a classe política e não o povo que elege mais por ignorância que por conivência. Aliás pela última pesquisa da revista Seleções estamos na média em matéria de honestidade, pelo menos em São Paulo: http://www.rdbrasil.com.br/revista_materia.asp?id=1186

Pessoalmente não acho o brasileiro desonesto de maneira geral. O que é mais comum principalmente em alguns estados é a cultura do "se dar bem" às custas do outro, o "jeitinho" levado além dos limites éticos. O problema é que isto abre a porta para a cultura da corrupção reinante.
cparakawa
A meu ver, inferno e paraiso sao relativos e somos nos que criamos. Brasileiros nao sao nem anjos e nem demonios, sao seres humanos.

Eu acho que o grande problema eh o fato do brasileiro se iludir por pouco. Pra mim nao compensa vc ter uma vista de cartao postal se vc mora numa favela aonde tem tiroteio de vez em sempre. Ou ter uma praia linda do lado de casa e viver de catar caranguejo no mangue pra tentar sobreviver. Tem gente que acha que compensa. Nao eh a pior situacao possivel, mas pro meu gosto pessoal estah MUITO longe de ser motivo de orgulho
Kashinilaya
O orgulho é uma manifestação do apego. Por sua vez, o apego é um instrumento do aprisionamento, da dependência, e, portanto, do atraso evolucionário. A vergonha, por ourto lado, não é menos criadora de dependência. os extremos são sempre perigosos! Nada como viver uma vida equilibrada, livre das paixões limitadoras.

Entretanto, viver sem sentir satisfação pelo que se é pode se tornar ainda mais devastador à jornada do espírito. A atenção deve estar sempre voltada aos aspectos positivos da existência, para realçá-los e lhes dar força, propagando-se, assim, seu existir. Portanto, na falta de uma palavra melhor, todos deveríamos sim sentir orgulho por sermos brasileros, ou japoneses, ou marcianos, sem perdermos, contudo, a humildade de sabermos que ainda podemos fazer melhor!
cparakawa
Kashinilaya wrote:
O orgulho é uma manifestação do apego. Por sua vez, o apego é um instrumento do aprisionamento, da dependência, e, portanto, do atraso evolucionário. A vergonha, por ourto lado, não é menos criadora de dependência. os extremos são sempre perigosos! Nada como viver uma vida equilibrada, livre das paixões limitadoras.

Entretanto, viver sem sentir satisfação pelo que se é pode se tornar ainda mais devastador à jornada do espírito. A atenção deve estar sempre voltada aos aspectos positivos da existência, para realçá-los e lhes dar força, propagando-se, assim, seu existir. Portanto, na falta de uma palavra melhor, todos deveríamos sim sentir orgulho por sermos brasileros, ou japoneses, ou marcianos, sem perdermos, contudo, a humildade de sabermos que ainda podemos fazer melhor!

Achei muito boa e suscinta sua análise. Eu tenho uma base de formação que é uma mistura de várias coisas. Procuro me focar em manter os aspectos positivos e tentar minimizar (ou extirpar) os aspectos não tão bons. É uma busca pelo auto-aperfeiçoamento, e que nunca tem fim. Eu forço para ter humildade lendo ou conversando com pessoas que demonstram mais capacidade/conhecimento em áreas que me interessam. O que demonstra o quão tosco ainda sou e o quanto eu ainda posso evoluir.
hive
Nossa, eu devo ser um sociopata mesmo. Detesto esse país com força, e abomino sua sociedade. A única coisa que gosto no Brasil é seu território e da cultura de algumas regiões. Não vou enumerar a extensa lista de motivos que todo mundo já deve estar cansado de saber nem entrar em detalhes das experiências que já tive e testemunhei que engendraram um espinho negro no meu coração brasileiro.

Na primeira oportunidade eu caio fora pra nunca mais voltar.

Gostaria muito de evoluir e pensar diferente, ser mais compreensivo, esperançoso, e otimista mas infelizmente ainda não cheguei lá.

Me desculpem se pareço radical mas só estou expressando minhas impressões. Sem ofensas.
JustCarol
Olha, eu gosto do Brasil. Não posso dizer que chego a sentir orgulho porque infelizmente e simplesmente eu não sinto! Quero dizer, eu já tentei sentir mas o sentimento simplesmente não chega ao coração.

Eu sei que o Brasil é um país pacífico, que tem belezas naturais, que tem um povo que é único no mundo, que comparando-se a outros países nós temos coisas que eles não tem.... mas não liberdade.

Na minha opinião, atualmente, não existe liberdade na maioria dos lugares que nós poderíamos citar como países livres. Quer dizer, sem generalizar, deve existir algum país que seja totalmente livre, mas eu não conheço ou ouvi falar. Há países em que você não pode exercer sua religião com a plena liberdade para fazê-lo, há países em que você não pode escolher os governantes, há países em que é impossível comer carne todos os dias (tipo eu tenho uma amiga que foi para Londres e não gostou... uma das revoltas dela era com a comida e ela sempre dizia que no país dela, por mais que se fosse pobre, dava pra comprar carne pelo menos uma vez na semana... kkkkk)... e há países, como no Brasil, em que vc não pode evoluir (profissionalmente)

Isso mesmo. O que mais me choca no Brasil e me entristece é o fato de que, quanto mais você evolui na sua vida profissional, menos liberdade você tem. Trabalhamos para conseguir ter um certo padrão de vida que nos agrade (bem como para nos satisfazer fazendo algo que gostamos, mas isso não vem ao caso agora) e quando vc atinge um certo patamar onde pode comprar o carro ou a casa que você tanto sonhou, você simplesmente perde sua liberdade. Cerca elétrica, carro blindado, segurança 24hrs, etc, etc e o pior de tudo, sabendo que mesmo que vc tenha o melhor aparato de segurança TALVEZ você ou um de seus filhos seja sequestrado....

e não venham me dizer que isso é paranóia. claro que e violencia é diferente em várias partes do país... eu sou de São Paulo, mas atualmente moro em Fortaleza e sei do que estou falando. Fortaleza é mil vezes mais tranquila do que SP, mas ainda assim MUIIIIIITO perigosa... Mas o fato é que a violência no Brasil deixou de ser um detalhe de "cidade grande". E sabe pq tem violência? Pq a educação não é suficiente (dizer que não tem educação é exagero), pq os governantes sérios não são suficientes (dizer tbm que não há governantes sérios tbm é um exagero)... ai me dizem: tem mto menino de classe média alta roubando e matando. Mantenho-me: a educação não é suficiente, tanto no setor privado quanto no público. Não há uma educação cidadã forte e sadia dentro do nosso currículo, sem mencionar tbm é claro os problemas fisicos que a educação enfrenta (não tem escolas para todo mundo, as crianças entram tarde na escola pq em alguns lugares do país simplesmente não existe escola infantil pública, entre outros...). É claro que a educação não é o único fator para a violência, mas vou citar apenas este para não me prolongar ainda mais.

Alguém pode responder: E nos EUA que você pode morrer com uma bomba explodindo enquanto você trabalha? Vamos concordar que é mais fácil você morrer com um tiro de bala perdida no RJ do que com uma bomba nos EUA ou no Reino Unido, concordam? (claro que não vamos ao extremo de dizer que é mais fácil morrer em um assalto em sp do que com uma bomba no Iraque, que está em guerra). Não adianta nada o nosso país ser pacífico e não entrar em guerras (o que eu acho muito bom) e perder o controle da situação aqui dentro. TEM QUE EXISTIR OS DOIS!

"Crime existe em todo lugar", concordo, mas pense no que o Brasil era e no que ele é hoje em termos de violência. Você acha que a violência pode crescer ainda mais ou deve diminuir imediatamente? O fato não é a criminalidade em si (existem criminosos em todo o lugar) mas a falta de controle do Estado para com a criminalidade (tráfico de drogas, bala perdida, assaltos, sequestros, etc... tudo em proporçoes gigantescas!)

Na minha opinião, a violência, por culpa nossa em geral, está acabando com o Brasil. Não vai anular é claro as belezas naturais, o jeito do povo brasileiro etc, mas se algo não for feito isso vai ficar impossível. Infelizmente a tendência é piorar, como já vem piorando cada vez mais...

Off topic da violência, aqui não se dá valor ao trabalho! quero dizer, qualquer trabalho é digno poxa! pq um pedreiro que se esforça tanto tem que ganhar um salário minimo que mal da para um casal viver? Não estou dizendo q todos deveriam ser ricos nem nada, MAS TODOS DEVERIAM GANHAR UM SALARIO DIGNO, QUE DESSE PARA VIVER E PARA AS NECESSIDADES BÁSICAS SEM APERTO, como acontece em vááários países por aí (muitas vezes nem são países do G8, por exemplo...)

Resumindo: Eu gosto do Brasil e gosto de ser brasileira, não negaria minhas raízes NUNCA mas em nome de uma melhor qualidade de vida para minha família eu também pretendo ir embora. É triste mas atualmente eu não tenho orgulho do Brasil. E quanto a ser brasileira... bom, não sei se orgulho é a palavra certa, se eu puder ter duas cidadanias (brasileira e australiana, por exemplo) eu terei, se eu tiver que renegar minha cidadania brasileira para ter outra EU NÃO RENEGARIA....
Lviter
Entendo a indignação de vocês e a considero plenamento justificada.

Mas não imaginem que a falta de oportunidades só aconteça aqui. A questão do desemprego é global, principalmente quando não se tem uma sólida formação profissional. Lá fora muitas vezes também é complicado e sempre se é um estrangeiro, sujeito a todos os tipos de preconceitos. Falo por experiência própria e de amigos. Pensem bem antes de decidir ir para outro país e preparem bem esta decisão com o máximo de informações possíveis.

Quanto a violência, Carol, concordo com você quanto ao fato de ser algo terrível, talvez o maior problema do Brasil neste momento. Mas discordo um pouco quanto às causas. Claro que Educação é muito importante em todos os sentidos. Principalmente no papel de preparar para o mercado de trabalho, em que tem falhado muito.

Mas a violência tem raízes muito, muito mais complexas do que só a crise educacional. Começa pela questão da miséria e do desemprego. Obviamente há muitos miseráveis e desempregados que não são criminosos, mas este é o primeiro caldo de cultura onde o crime se desenvolve. Faltam também serviços básicos de qualidade em saúde, que é o direito mais básico, para os cidadãos.

Passa também pela questão da habitação. As pessoas não moram amontoadas em favelas e acampamentos de sem terra porque querem, mas por falta de opção. E nestes lugares não há qualidades mínimas de vida. Mas como pagar um aluguel ou chegar a comprar um imóvel com a média salarial da maioria de nossa população? Detalhe: se você tem uma renda familiar superior a R$1.000,00 você já é privilegiada porque faz parte da classe média no Brasil.

[url]
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag05.html[/url]

Outro fator para a violência é a desagregação familiar: não adianta muito a criança estar na escola o dia inteiro e chegar em casa mais tarde e estar cercada por alcoolismo (que é outra praga) e violência doméstica. Isto quando não vai ser obrigada a trabalhar ainda bem pequena nas ruas.
E se na comunidade onde vive e na escola não houver lazer para descarregar toda esta tensão, e normalmente não há, pior ainda. Lazer é necessidade, principalmente quando se é criança ou adolescente, embora muitos não encarem desta forma.

Pra completar este cenário triste temos a impunidade proporcionada por um sistema judiciário ineficiente e um Código Penal ultrapassado, aliados a uma polícia a que não é dada mínimas condições de trabalho, por isso corrompida e inepta. Sem mencionar o sistema carcerário que não só não recupera como fabrica marginais ainda mais violentos.

A Educação não é panacéia e simplesmente não é capaz de dar conta sozinha deste contexto de problemas. É preciso atacar cada um deles individualmente e em conjunto. Mas nem isso tem sido feito lamentavelmente. Prefere-se uma Escola de quantidade (coloque todo mundo na escola, que resolvem-se todos os problemas) do que de qualidade. Em tempo, sou professora, estou falando do que vivo.
cparakawa
A revolta anda alta ...

Na minha opinião, pra quem não gosta do Brasil, a melhor opção é ir morar uns tempos em outro país. Férias não servem, vc acaba só vendo as coisas boas do outro país. Se vc for pra MORAR num outro país, aí sim vc pode ter uma idéia melhor sobre os seus sentimentos e seus conceitos sobre o Brasil.

Não dá pra passar imune pela experiência de viver uns 2 anos em outro país. Vc passa a ver que o Brasil é muito bom em coisas que vc nem pensava e péssimo em relação a outras. Não existe país perfeito. O que existe é um país mais compatível com vc. Tem gringo que se muda de mala e cuia pro Brasil, mesmo tendo uma vida boa num país teoricamente bem melhor. E tem brasileiro que vai pro exterior e que pega nojo em voltar ao Brasil mesmo pra visitar.

Vai muito de como era sua vida anteriormente à mudança e como é sua experiência no novo país. Criminalidade, educação e saúde são problemas também em países ditos ricos, muitas vezes de forma mais bisonha que no Brasil.

Eu não tenho amor nenhum ao país que eu nasci. Não é porque é o Brasil. Podia ser USA, França, Suécia, Japão ou Austrália. Eu simplesmente acho absurdo vc limitar sua vida a uma coisa que não te dá retorno. Se vc nasceu no país que é melhor pra vc, ótimo. Se não e tem a oportunidade de mudar para um lugar melhor, o negócio é mudar. O mais importante é sua família e vc, depois seus amigos.

Meus avós eram japoneses. Se eles tivessem ficado no Japão, durante a segunda guerra a chance maior eram ter virado história. Morreram 6 milhões de japoneses, meus avós eram pobres e iriam ter entre 25 e 35 anos (bucha de canhão). Amor ao país é o c*r*lh*. Do que adianta o Japão hoje ser ricaço se eu não ia nem ter nascido? E meus avós ainda iam ter morrido jovens.

Patriotismo e nacionalismo só servem pra quem é massa de manobra e pros que controlam a massa de manobra. Como eu não sou podre de rico e nem mega formador de opinião, o país não é meu, afinal eu não mando em nada. Não adianta ficar com o papo mané de que o país é nosso e na hora do vamos ver sua participação é entrar com a bunda.

Eu tento ser pragmático. É a realidade, me mostrem um mundo que funcione de forma diferente e eu mundo meus conceitos.
JustCarol
Lviter, concordo plenamente com TUDO o que você disse. Eu citei apenas a educação para de não alongar ainda mais o post que já tinha ficado gigantesco, mas tenho ciência de que não é a única causa da violência (e vc explicou outras muito bem Smile ) Especialmente com relação a desagregação da familia, mas acho que esse não é um problema brasileiro apenas e sim mundial. Os valores familiares de amor, respeito e união parecem desaperecer. No caso do Brasil, eles desaparecem e podem acabar gerando violência...

O fato de nós nos tornarmos estrangeiros em outro país também é algo a ser considerado. Há muita xenofobia espalhada pelo mundo e brasileiros, que imigram muito, são certamente alvo de muito preconceito. Fora outras questões, claro. Existem países que atraem cada vez mais estrangeiros (mão de obra qualificada, vale ressaltar) para seu país mas mesmo assim não deixa-se de ser um estrangeiro longe de casa, familia, idioma, quero dizer, é muito mais fácil me mudar de cidade, por exemplo, no Brasil se algo der errado ou não tiver emprego, do que em outro país... só para citar um exemplo, claro.

A falta de oportunidade de empregos é mundial, mas na minha opinião, a questão do emprego foi a que eu já mencionei no meu post: vc não teve condições de ter um estudo melhor, só sabe ser pedreiro, encanador ou carpinteiro e mesmo vc se matando de trabalhar não ganha o suficiente para ter uma vida pelo menos digna (não digo cheia de "luxos", mas digna)... em alguns países é pior que no Brasil, mas em outros, não importa no que vc trabalhe, vc consegue viver dignamente.

Claro que eu não vou sair do meu país assim no escuro, tem que ter um planejamento e eu não considero simplesmente largar tudo aqui e ir morar em um lugar que eu não conheço.... não dá pra largar seu país e viver pior lá fora só pra dizer que "mora fora" como eu vejo mta gente fazendo (acreditem!!!)

Concordo com a cparakawa, quem tem a oportunidade de morar fora sempre acha pontos positivos no Brasil e tem uma visão melhor, "de fora". Eu acho que o Brasil tenha pontos positivos, mas os negativos, infelizmente, tem os superado Sad Concordo tbm que nenhum país é perfeito, todos eles tem sua questão: falta de liberdade de sair na rua sem se preocupar, o fato de vc naum poder escolher seus governantes, falta de liberdade religiosa... "n" outras imperfeições.
dfanimes
Li alguns posts e posso dizer que:
Nada melhor do que ter morado fora do Brasil para saber dar valor a ele.
Pode acreditar que tem alguns países que no simples fato de dizer que é brasileiro já lhe custa um olhar de desdenho ou a retirada do recinto, o Japão é um exemplo clássico de fanatismo, em vários recintos você vai ver placas com avisos de "Japanese Only"(Somente para japoneses), os cargos de nível superior são 99,9% para Japoneses. Eles discriminam um profissional de nível superior que tenta entrar lá e tomar o cargo deles.
Os Norte-Americanos dizem, em sua grande maioria, que os brasileiros são mal educados quando estão fora do Brasil, realmente as diferenças de comportamento nas situações são gritantes, em Londres, há caixas com jornais na rua, você coloca umas moedas e pega um exemplar, se fizerem isso no Brasil pode ter certeza que nem a caixa será encontrada no local onde foi colocada pela empresa de jornal, ou seja, aqui é bonito levar vantagem, ser mais esperto, dar o tombo no "vacilão". Lá fora isso é considerado como terrível, falta de caráter, desrespeito, etc, etc... Lá fora também existem favelas tão perigosas (ou mais) quanto as do RJ, SP... vide o Brooklyn(distrito de Nova Yorque) é um dos maiores centros de tráfico de drogas dos EUA, será que só porque a maioria dos moradores são negros isso continua a perdurar naquele lugar?

Comentaram que o Brasil não oferece oportunidades de crescimento profissional e ...., isso é mentira, a pessoa é que não tem condições físicas ou intelectual para tal, pois as 3 melhores faculdades da américa latina estão Brasil e são públicas, o que geralmente acontece é que a oportunidade de subir em uma empresa nem sempre depende do seu grau de experiência ou conhecimento técnico e sim de QI (Quem Indica), ou seja, o velho e bom "jeitinho".

O Brasil ainda está muito aquem de ser um País com grande potencial cultural e social, mas eu tenho orgulho de ser brasileiro e estar de volta ao país, dos lugares que passei ainda não conheci um povo tão caloroso e afetuoso quanto o do Brasil.
cparakawa
Por mais que se reclame do Brasil, tbm que ter em mente que vc vai chegar no "país rico" socialmente bem pior, tirando raríssimas exceções. Quem é miserável, não tem dinheiro nem pra comprar uma passagem de busão, muito menos de avião. Estes iam melhorar bem mais.

É mais ou menos como sair da primeira divisão do futebol paraguaio e jogar na segunda ou na terceira do brasileiro.

Quem não aguenta o tranco, em algumas semanas já quer voltar. Em média, nos primeiros 6 meses parece que tudo é melhor, nos outros 6 começa a lembrar de tudo o que era melhor no Brasil, fora a saudade que corrói alguns por dentro. Por isto que eu falei uns 2 anos. Aí vc pode ter uma idéia mais equilibrada do quanto ama ou odeia o Brasil.

Brasileiro é muito "paga pau" de gringo. Eu não espero outra coisa de um país que não é nação, falta um sentimento mais forte do que é ser brasileiro.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Culpar miséria e educação pela violência é um chavão de terceira categoria. Há países mais pobres e analfabetos que o Brasil e que não tem violência. Dizer que é culpa das favelas tbm é caô, tem um monte de país pobre com favela e sem a violência do nível da brasileira. A Colômbia é um país ferrado pela guerra civil, lotada de pobre, e a violência urbana é muito mais baixa que a brasileira. Mesmo considerando a violência como um todo, tenho dúvidas se a Colômbia é mais violenta que o Brasil.
marcoabf
É um povo feliz, apesar de tudo.
Procura sempre estar de bom humor.
Erst
- Diversidade de cultura e rituais, ( no bom sentido ) muitas culturas em um só país, chinês, japonês, italiano, por assim vai ao menos aqui em são Paulo, é muito bom cada um de um jeito com a sua cultura e seu estilo próprio de ser as pessoas devem ser valorizadas por suas culturas e costumes, e não por sua quantia no bolso!.

- Belezas naturais que só nos temos, persistência que somente nos brasileiros temos, e a cultura inútil de sermos feitos de palhaços e damos risada disso Sad Mas, é somos assim e vivemos, melhor que muitos que estão por ai se matando por pouco e digo mais somos uma não que sabe viver, nosso cultura muito rica, com nossas festas para fugir do dia a dia e dos problemas que passamos durante o ano todo.

------------------------------------------------------------

- Não fico feliz nem me orgulho da política, dos ladrões de colarinho branco e dos policiais corruptos, e de tanta falsidade que o ser humano consegue ter.. Confused

- Mas perante a tudo sabemos viver, e rir, até da realidade por pior que a mesma possa ser em algumas vezes em nossas vidas, ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy ORGULHO DE SER BRASILEIRO Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Erst
Na minha visão é ser patriota, é fácil eu tenho orgulho de ser brasileiro..

o político.

por roubar deste pais fácil,,,

o vendedor

por enganar e vender coisa que não vale para o usuário

o mecânico

por arrumar um carro que eu arrumei para voltar

o policial

por ter matado o bandido e vendido a droga pra outro,

o juiz

por libertar em 2 anos alguém que não deveria sair da cadeia

o empresário

por pisar no empregado por ser so alguém que foi financiado por alguém em um dia e ja foi abaixo do funcionário algum dia.

o caçador

por roubar a nossa fauna para vender no exterior

Pensar em Si e esquecer todo o resto, pensar que você é o importante e que somente você,

Todos estes pensam que sempre levam o melhor e que somente estão atrapalhando 1 pessoa mas na realidade estão arruinando um País,, é fácil ter uma visão do que você quer e do que você fez, mas pense um ato pode gera grandes conseqüências!.

####### Mad NÃO Mad ME ORGULHO DISSO #######
sergio_ykz
Erst wrote:
Na minha visão é ser patriota, é fácil eu tenho orgulho de ser brasileiro..

o político.

por roubar deste pais fácil,,,

o vendedor

por enganar e vender coisa que não vale para o usuário

o mecânico

por arrumar um carro que eu arrumei para voltar

o policial

por ter matado o bandido e vendido a droga pra outro,

o juiz

por libertar em 2 anos alguém que não deveria sair da cadeia

o empresário

por pisar no empregado por ser so alguém que foi financiado por alguém em um dia e ja foi abaixo do funcionário algum dia.

o caçador

por roubar a nossa fauna para vender no exterior

Pensar em Si e esquecer todo o resto, pensar que você é o importante e que somente você,

Todos estes pensam que sempre levam o melhor e que somente estão atrapalhando 1 pessoa mas na realidade estão arruinando um País,, é fácil ter uma visão do que você quer e do que você fez, mas pense um ato pode gera grandes conseqüências!.

####### Mad NÃO Mad ME ORGULHO DISSO #######

A ideia do tópico acho que era apresentar o que nos orgulha neste país!!!

O que nos orgulha, é que apesar de tudo isso, temos capacidade em sermos um povo feliz (aka. nonsense) e que acredita no futuro (aka. iludido).
achamosaqui
Sentindo seu vento soprando
Por baixo do seu infinito
Sentindo este vento sem nome
Vou suas montanhas escalando
Seus vales descendo
Vejo nosso povo se ajuntando
Visito belas cidades
Admiro montanhas imponentes
Abraço suas históricas vilas
Brilhantes sob o Sol
Me sinto como o vento soprando
Soprando de leve os montes
Varrendo seus profundos
Sentindo o frescor dos rios
Rasgando suas longas estradas
Cortando suaves terras
Respirando o ar puro das selvas
Palpando esta terra brasileira
Vendo o brilho das pedras
Que em suas serras se escondem
Terra de gente que trabalha
Com sol, chuva ou frio
Construindo o futuro perfil
De nossa terra Brasil.
achamosaqui
Sentindo seu vento soprando
Por baixo do seu infinito
Sentindo este vento sem nome
Vou suas montanhas escalando
Seus vales descendo
Vejo nosso povo se ajuntando
Visito belas cidades
Admiro montanhas imponentes
Abraço suas históricas vilas
Brilhantes sob o Sol
Me sinto como o vento soprando
Soprando de leve os montes
Varrendo seus profundos
Sentindo o frescor dos rios
Rasgando suas longas estradas
Cortando suaves terras
Respirando o ar puro das selvas
Palpando esta terra brasileira
Vendo o brilho das pedras
Que em suas serras se escondem
Terra de gente que trabalha
Com sol, chuva ou frio
Construindo o futuro perfil
De nossa terra Brasil.

Edmar Bernardes DaSilva, Miami
matheuzum
Poíliticossss são os mais corruptos!!!
Isso não há oq negar...
Mas os brasileiros também são
EU TENHO ORGULHO de ser brasileiro sim...
E eu vou confiar e confiar mais uma vez no Brasil... Quero fazer isso aqui mudar
Sei que não da para mudar o começo mas vai dar para mudar o final... (Tom Zé)

Abraços
Deline
Orgulho tenho sim...Acho ridículo quando tenho que ver menininhas e menininhos de 13 anos lidando com política sem ao menos saber COMO a própria República foi proclamada. Tem gente que ainda acredita no "desvio de caminho sem querer querendo de P. A. Cabral" ...é palhaçada.

Eu não nego as evidências políticas no país...Só acho que pra se falar filtradamente nisso tem sim que se saber o que ocorreu no país pelo menos na época de Castello Branco, pois a história, se você for parar pra ver, Brasil sempre foi apoiado em algum dogma político de OUTRO país pra construir os seus, o que trouxe conflitos, pois cada povo tem uma maneira de se..digamos, acostumar com determinados tipos de governos, sem contar a grande mistura de raças, que trouxe o próprio racismo e uma parte da criminalidade.

E quando eu paro pra estudar essa história me deparo com coisas novas...Parece que nunca acaba! Eu tenho orgulho sim de ser brasileira, independente do que acontece, acho que parcela da culpa é nossa, então não há o que reclamar a não ser que cada um saiba se auto-avaliar e seja um perfeito cidadão.

Begos :*
ricardix
me orgulho de ser brasileiro, sim, porem nao me orgulho dos meus politicos
escritor
Paisagens fascinantes e exóticas, pessoas felizes e educadas. Pelo menos é isso que os livros dizem sobre os outros lugares do Brasil.
gilmariofgl
O americano tem orgulho de ser americano.
O japonês tem orgulho de ser japonês.
O português tem orgulho de ser português.
[...]

Acho que é porque nasci aqui!!!

Imagine se eu iria ter orgulho de ser jamaicano.
cparakawa
Português tem orgulho de ser português? Eu já vi vários que não.

Um amigo meu (português) diz que a grande modificação que houve com a entrada de Portugal na União Européia foi que "deixamos de ser portugueses e passamos a ser europeus".
frmdetonando
As melhores paradas aqui do Brasil;

Mulheres formosas
Praias maneríssimas
Paisagens perfeitas
etc...

O Brasil é um país feito para todos que amam a arte, as festas e a curtição em modo geral, tá bom pra turismo!

Agora pra muxar um pouco a bola do Brasilzão;

Muita gente pobre e pouca gente rica...
Governo + ou -
Crises e mais crises econômicas
Saneamento sinistro ainda.
etc...

Para se tornar um país do primeiro mundo aqui ainda falta muito, tudo começou lá em 1500... chacota atrás de chacota.. agora sofremos com o que fizeram (se não dermos um geito os nossos filhos também sofrerão). Po, sacanagem maior do que a divisão agrária não teve (pelo é o que eu acho).
Agora temos que trabalhar para um Brasil melhor, inicialmente uma reciclagem no governo.
obs: Galera, não tô culpando o governo em tempo integral tá.