FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

HDTV no Brasil

Liques
O que vocês acham sobre o HDTV na TV aberta brasileira? Será que realmente vale a pena?

Para os loucos por alta definição é uma maravilha! Mas para os de condição mais humilde está inacessível, por enquanto. Lembram do DVD? Antes custavam quase R$ 2.000,00 ! Hoje é algo comum encontrar aparelhos de DVD na casa de pessoas baixa renda.
cparakawa
Valer a pena, vale. Só que um box conversor por R$800 é muito caro. Na implantação da tv digital inglesa (Freeview), tinha box por £80, acho. Daria uns R$320, num país muito mais rico. Hoje já tem conversor por £25, uns 100 reais. Só que, no Brasil, 100 reais não é muito barato e vai demorar um tempo até cair pra este preço.

A TV digital compensa pro espectador, sim. No espectro de 1 canal analógico, vc pode colocar 4 canais digitais com a mesma definição, só que sem sombras e melhor qualidade de audio. A recepção melhora bastante tbm. Ou dá pra usar a banda de um canal analógico pra transmitir um canal digital de alta definição.

Nenhum país anda usando, que eu saiba, a interatividade possível com a tv digital. Principalmente porque o público não anda interessado, que nem o videofone.

Como as pessoas vão acabar sendo obrigadas a migrar pra tv digital, o negócio é esperar cair o preço dos conversores e das tv com conversores embutidos. HDTV é até sacanagem, continua sendo um aparelho caro mesmo nos países ricos. A prioridade deveria ser mais canais em vez dos mesmos canais em HD. Na minha opinião. Wink
Tilibra
também acho que vale a pena, mas só será acesível daqui um tempo .....

a qualidade é muito superior, e a interatividade (depois de implementada) vai fazer a televisão ser totalmente diferente !

Vale a pena esperar !

Quem viver verá ! rsrsrsrs
mariohs
A dica é esperar um pouco até os preços dos conversores baixarem. Como disse o cparakawa, valer a pena, vale. Só que o conversor ainda é carinho e com certeza irá baixar de preço. Agora, para ter imagem de alta definição tem que desembolsar uma quantia razoável por um televisor, retro, etc. que tenha resolução de alta definição. É provável que as tvs passem a ser vendidas em um futuro bem próximo com sintonizadores, dispensando o conversor. O negócio é esperar um pouco.
marcoabf
Acho que a TV digital (gratuita) é necessária, pois sem dúvida a qualidade de imagem e áudio é bem melhor (sem fantasma e sem "chuvisco") Quanto ao padrão escolhido pelo Brasil, é um pouco limitado comercialmente.
Em mensagens anteriores vi comparações de valores de equipamentos europeus. Gostaria de adicionar que lá o preço baixou porque o padrão europeu está em vários países, gerando a concorrência de várias empresas para um mercado tão grande.
No caso do Brasil o padrão é japonês (ISDB). E este padrão só está presente no Japão. Portanto o mercado de equipamentos japoneses até o momento, existe apenas no Brasil e Japão, dificultando a concorrência.
Acho sim que os preços vão baixar muito, mas acho também que não será da forma como foi e está sendo na europa onde o mercado é bem maior.
cparakawa
É possível mesmo, fora os impostos que são BEM mais altos no Brasil. Mesmo que alcancem a meta de R$200 no conversor (não sei se continua isto), ainda acho caro pra realidade brasileira. E é provável que saiam TVs SDTV (as normais, sem alta definição) com o receptor digital embutido. Nos países ricos não é algo muito comum, mas no Brasil acho que é o jeito. Assim dá pro povão comprar uma TV de 29 com recepção digital, por menos de 1000 reais, pagando em 36x nas Casas Bahia. Talvez.
facool
hmm será que vai demorar muito pros preços baixarem?
wolvebr
os preços baixarem??.. vai levar tempo eu creio... temos 8 anos (se ñ me engano) pra migrar pra tv digital, daqui a uns 2 anos o preço deve tar melhor... ¬¬''...

outra coisa que acho ridícula, quase não é debatida a questão da interatividade (o que é o principal foco da TV digital)... hj é possível ver canais via internet com extrema qualidade (para poucos no Brasil graças a nossa super adsl... ¬¬'')... intão pra que gastar R$500 pra algo que já existe?

quando tivermos a oportunidade de interagir com os programas (e de preferencia que criem novos canais) aí sim valerá a pena termos tv digital, pois de resto temos tdo via internet sem propagandas e de forma reduzida... xP...

mas é esperar pra ver né... ¬¬''... vlwz
D'Artagnan
é uma iniciativa legal, não só a transmissão em alta definição mas a tv digital em si, só queri asber se o governo vai incentivar o desenvolvimento dessa tecnologia de uma forma viavel, quem sabe assim todo o lixo que popula a TV suma... sonhar nunca é demais...
facool
a lavagem cerebral que a tv faz as pessoas somente tende a aumentar a partir de agora.
cparakawa
facool wrote:
a lavagem cerebral que a tv faz as pessoas somente tende a aumentar a partir de agora.

Eu acho que não. Quem quer ver televisão, acaba assistindo de um jeito ou de outro, só que vai ter mais opções. Quem não quer ver ou enjoa rápido, talvez num primeiro momento assista a TV digital, depois volta ao normal. Acho que eu li no TheRegister que, mesmo com a implantação da TV Digital, não aumentou a audiência. A tendência é a audiência da TV cair cada vez mais, a Internet tá aí, pode oferecer muito mais canais, customizáveis inclusive.
phantombr
Na real eu não tenho muita noção da diferença da qualidade entre as duas.
Até seria legal se alguem montasse uma foto com uma tv mostrando sinal analógico e outra com alta definição em sinal digital. Eu por mim não vou mudar tão cedo.
elton
E ja esta a venda os conversores DTV para conversão Analogico para Digital. Mas o preço ainda ta muito salgado.
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/conversor-digital-dtv-para-tv-digital-toshiba-021207-VQLZDQRDH5

Alguem se habilita a comprar?
Este ainda não cabe em meu bolso. e no SEU?
wolvebr
eita... melhor esperarem mesmo pra comprar os conversosres, pois muitos dos que estão ai a venda servem somente para a transmissão digital, eles não vem com um software que será utilizado para a interatividade, em resumo, você compra um agora e vai ter q comprar outro depois... ¬¬''.... mas td bem neh... Brasil é Brasil né... ¬¬''.... vlwz
hive
wolvebr wrote:
eita... melhor esperarem mesmo pra comprar os conversosres, pois muitos dos que estão ai a venda servem somente para a transmissão digital, eles não vem com um software que será utilizado para a interatividade, em resumo, você compra um agora e vai ter q comprar outro depois... ¬¬''.... mas td bem neh... Brasil é Brasil né... ¬¬''.... vlwz

É isso mesmo, o nome do "middleware" é Ginga e pelo que andei lendo, a maioria dos setup box não dá suporte ao mesmo.

Eu acho que ainda não vale a pena gastar ~500 pra ter uma imagem mais nítida. Sei lá, acho que esse bafafá encima da tv digital é precoce demais. A internet é muito mais TV digital do que essa TV digital que aí está...
XxlilikaxX
Esse negócio de TV digital só em São Paulo me deixou bem estressada. Se é pra inaugurar a TV Digitar e fazer A festa, mover mundos e fundos, fazer o bafafá que inaugure no brasil todo, não num pedaço só. E tá certo, milhares de pessoas moram em SP, é uma das principais cidades do país e blebleblé. Mas e a gente do interiorrr como fica? u_u
cparakawa
Hahahaha

Dor de cotovelo

1 em cada 10 brasileiros mora na grande São Paulo.
1 em cada 5 brasileiros mora no Estado de São Paulo.

As praças pra emissão da TV digital provavelmente são determinadas por critérios comerciais. Ou seja, aonde dá mais dinheiro primeiro. Gde São Paulo, Gde Rio, Gde BH, Interior de SP, Gde POA, Gde Curitiba e assim vai. Quem mora no interior do Piauí, no Acre ou qualquer outro lugar em que haja pouco poder de consumo (pobreza e/ou falta de gente), vai ficar pro final. Vão ter que instalar equipamentos novos e dinheiro não cai do céu. A menos que o político local custeie não só o equipamento das empresas como os set up boxes pro povão.

É que nem reclamar que não tem show dos Rolling Stones na Bolívia ou da Madonna na Ilha da Madeira.

A pior parte é que começa em São Paulo, com o SBT, e pagando pelo menos 500 reais no aparelho não interativo (sem o software Ginga). Não sei se a alta definição vai dar diferença assistindo-se Chaves (dos anos 70, deve estar nums rolões embolorados).

Vai demorar um tempo até engrenar. Confused
Guardian
Por enquanto é só em São Paulo e só o SBT mas aqui em Belo Horizonte já dá pra encontrar o conversor por R$ 100 no camelô...

Acho que não vai demorar muito para todos os canais aquirirem a essa nova mode de TV DIGITAL...

Mas que vai ser bom, oh se vai!

Tava até querendo já comprar um monitor de 19' que serve tanto para computador e pra tv que já vem imbutido o conversor...

Estamos entrando na era HIGH TECH hehe
Aliás, só pra que mora em Sampa aff...
FernandoRB
Nada que "100x com juros "pequenininhos" não resolva!" A pessoa paga 10x o preço á vista, mas não faz mal cabe no bolso!
Na realidade a tendência é que o preço abaixe e muito nos próximos anos, a única diferença no início vai ser a qualidade de imagem então pra quem tem TV a Cabo não vale nem um poquinho pagar 800 reais pra ver Globo,SBT,Record,RedeTV, etc!
Erst
- Não adianta nada mudar, o sistema de reprodução, e continuar a mesma porcaria qeu é a nossa TV aberta de hoje em dia, eu sou uma das pessoas, que não assiste TV, e quando assisto não é Aberta, e u nem lembro que esta existe, so passa porcaria e nada de conteudo, sou mais ligar um radio ler um livro que assistir, televisão coisa sem conteudo e repetido.

Sou mais ficar sem assistir, televisão.
cparakawa
Eu soh assisto telejornal de fim de noite e futebol. Nem eh a questao de ser digital, mas o fato de ser HDTV dah uma boa diferenca. Como se fosse de radio AM pra FM. No jogo de futiba, na visao panoramica, fica muito melhor. No close dos jogadores, eu prefiro a definicao normal mesmo, evita varios sustos. Cool

Em relacao aos filmes, assim como teve o salto do VHS pro DVD, agora hah o salto do dvd pra alta definicao. Dah uma boa diferenca, e eu sou meio cegueta.

A entrada da TV digital ajuda a "forcar" a adocao da HDTV. Com isto, vc tem uma base maior pra sair mais conteudo no formato, seja TV, filmes, videogames, dentre outros.

Que a maior parte do que passa na tv aberta eh porcaria, vc verifica na maioria dos paises, a menos que a pessoa odeie a tv ou viva em funcao dela. A tv eh uma das diversoes mais baratas que existem. A hdtv eh cara ainda, mas no comeco eh normalmente assim, sejam computadores, celulares/telemoveis, monitores, etc.
expresso
Ta todo mundo pagando PRA VER!!!!!!!!!!!!
mariohs
Quase 2 anos depois, vou ressucitar o tópico. Como vocês estão em relação a hdtv e alta definição em geral? Adquiriram conversor, televisor com conversor embutido, tv por assinatura em alta definição, bluray players? Postem as novidades!
D'Artagnan
na boa pra mim gastar dinheiro em uma TV que suporte isso vai levar um boooooom tempo sou bem mais comprar um monitor grandão e nunca jamais nevaaaa ligar nada relativo a qualquer tipo de televisão a ele, rancor.... nãaaaaaaaa!
mariohs
D'Artagnan wrote:
na boa pra mim gastar dinheiro em uma TV que suporte isso vai levar um boooooom tempo sou bem mais comprar um monitor grandão e nunca jamais nevaaaa ligar nada relativo a qualquer tipo de televisão a ele, rancor.... nãaaaaaaaa!

Por que tanta mágoa assim de televisão? Wink
D'Artagnan
mariohs wrote:
D'Artagnan wrote:

Por que tanta mágoa assim de televisão? Wink

é que eu mandava cartinhas pra xuxa e ela nunca me respondeu :_(...

na verdade eu realmente não acho que vale a pena, tudo o que eu gosto na TV eu consigo baixar ou alugar ou comprar em dvd, eu penso em comprar um tv mahomenos para deixar a familia felix ou conectar um video game Very Happy , mas eu realmente não assisto tv, me peguei assistindo fim de semana "mississipi em chamas" heheheh issso pq estava formatando o note. se a interente vai matar a tv, pra mim isso ja aconteceu...
mariohs
D'Artagnan wrote:
na verdade eu realmente não acho que vale a pena, tudo o que eu gosto na TV eu consigo baixar ou alugar ou comprar em dvd, eu penso em comprar um tv mahomenos para deixar a familia felix ou conectar um video game Very Happy , mas eu realmente não assisto tv, me peguei assistindo fim de semana "mississipi em chamas" heheheh issso pq estava formatando o note. se a interente vai matar a tv, pra mim isso ja aconteceu...

Então, era essa a minha dúvida. Você não precisa comprar TV para obrigatoriamente ver TV aberta ou mesmo TV por assinatura. Pode ser para videogames, dvd/blurays, e mesmo para baixar e assistir conteúdo da internet, uma tv vai bem (assisto filmes e séries em alta definição com o laptop espetado na TV). Hoje muitas pessoas conectam o computador na TV para assistir programas via streaming, de sites como o Hulu, Netflix, etc...

Quando eu digo TV, eu digo o aparelho e não a programação da emissora x ou y...

Monitores de computador hoje nada mais são do que televisores, sem o conversor embutido, que é o que ocorre na maioria das TV's vendidas hoje em dia. Hoje as placas de vídeo têm saídas de DVI/HDMI e as TV's têm entrada VGA, o que possibilita a conexão com o computador de modo bem fácil.
akumashio
Perca de dinheiro... que HDTV?
Coloca o dedo no plugin da antena e pronto.. imagem limpinha e beeem definida Smile

É minha mentira?
mariohs
akumashio wrote:
Coloca o dedo no plugin da antena e pronto.. imagem limpinha e beeem definida Smile

É minha mentira?

Imagem limpa e bem definida é algo COMPLETAMENTE DIFERENTE de imagem em alta definição. Por favor pergunte ou faça uma pesquisa antes de falar bobagem por aí.
riccopt
mariohs wrote:
akumashio wrote:

É minha mentira?

Imagem limpa e bem definida é algo COMPLETAMENTE DIFERENTE de imagem em alta definição. Por favor pergunte ou faça uma pesquisa antes de falar bobagem por aí.
eu acho que akumashio estava sendo ironico (ou ironica)...
mariohs
riccopt wrote:
eu acho que akumashio estava sendo ironico (ou ironica)...

Claro que estava mas cometeu um erro no comentário, dando a impressão de que não sabia do que o tópico estava tratando, além de tecer um comentário desnecessário.
phantombr
E la vamos nos denovo... Vamos aos fatos:
- Eu não assito televisão;
- Na minha casa, só tem televisão porque o amigo que mora comigo comprou;
- Meu pai é fanático por futebol;

Recentemente, adquiri uma TV de Plasma 42" 768 pontos horizontais progressivos de belos e maravilhosos pixeis. Dei pro meu pai.

Uma coisa é ele assistindo jogos no PFC (canal de futebol). A imagem parece do youtube das antigas. Praticamente cada jogador é um quadradinho, de tão baixa qualidade de transmissão.

Outra coisa é assistindo a Globo via satélite. Mesmo sendo standart, a imagem da Globo é muito superior. Não há míope que não perceba a diferença de qualidade.

A terceira coisa é assistir DVDs. Nossa... maravilha... tela Wide é show de bola. Apaga as luzes, só falta um equipamento de som mais potente. Muito bom ver dvd.

A quarta coisa: eu assisto seriado da internet em alta definição espetando meu HP dv6 hdmi *-* na plasma 42". Cara, isso é uma vez por semana, quando vou na casa dos meus pais. Mas só por essa ja vale o investimento. É um mundo totalmente novo. De riqueza de detalhes. Quem assiste uma vez, não volta pro standart jamais. Pra quem não sabe, eu assisto LOST 720p.

Então mariohs, realmente a televisão deixou de ser pra assistir a TV aberta somente, e agora pode ser usada para várias coisas que nos dão satisfação, como um play3 por exemplo, blurays, e até nossos micros na tv. Ja pensou em games em alta definição que voce pluga e joga via joystick semfios? é maravilhoso. simplesmente maravilhoso.

Eu recomendo.
mariohs
Sem dúvidas que a TV deixou de ser somente para progamação aberta. Eu também utilizo para jogar vídeo games, assistir seriados, e a própria programação da tv aberta, só que em alta definição. Meu projeto de entretenimento ainda está só começando, aos poucos eu vou construindo tudo Very Happy
phantombr
Tópico dumal! Voltou a vida! (Goyday forever)

Estou atualmente administrando a plantação de antenas da casa de meu pai.
Hoje estamos com duas teladas de cerca de 2mt cada e uma fechada de 60cm.
Apontamos para os satélites StarOneC2 / BrasilSat B4 e Estrela do sul.
O negócio é que em alguns satélites, começam a surgir as transmissões em HD!
Por exemplo: no satélite BrasilSat B3 o canal ESPN esta transmitindo a copa em alta definição!
Só precisa mirar sua antena para este satélite e ter o receptor compatível!
Totalmente free e totalmente legal!
Deline
Do mesmo jeito que demorou pra comprar DVD em casa, também vai levar um bom tempo até eu pensar em comprar uma TV lcd ou led ou sei la o que.
Pra mim, enquanto eu puder ENCHERGAR está ótimo! hahaha
alugueldelanchaangra
a Copa em alta definição está show de bola (com o perdão do trocadilho)

na hora do hino nacional, parece que os jogadores estão na sua frente

(isso na TV da empresa, de 46 polegadas, FULL HD - em casa eu ainda não tive esse prazer[$])
ewerton_aj
è uma iniciativa legal so quecomo o Brasil sedmpre demora para por as coisas para funcionar como devem devemos esperar uma pouco mais ou seja alguns anos para que funcione em todo o territerio brasileiro perfeitamente e que nem quando lançoi a tv a cores em lugar tinha em outros nao entao por isso vamos aguardar