FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

A Copa de 2014 é da CBF ou do Governo?

lobao
Quem deve organizar a Copa do Mundo, o governo ou a CBF?

A Fifa confirmou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi quem articulou toda a candidatura, com o apoio do governo federal. No entanto, a Copa do Mundo é um evento que envolve todo o país e que, se bem organizada, fará bem para a economia e sociedade brasileiras como um todo. Quem você acha que deve liderar a organização do Mundial? Quem tem mais chances de evitar a corrupção durante estes quase sete anos?
facool
Bem, evitar a corrupção deve ser primordial, apesar de ser muito difícil aqui no nosso país infelizmente.
Mas deve ser uma ação conjunta entre CBF e governo federal.
Lviter
É páreo duro pois nos dois há corrupção...
Liques
Bom, eu pensava até pouco tempo que quem comandava sempre as Copas era a Fifa. Surprised

Mas algo é certo: A CBF precisa do Governo e o Governo precisa da CBF para organizar a copa.

A CBF tem as 'manhas' para ter o contato com a FIFA.

O Governo quem tem R$ 4 Bilhões para investir. Apesar de ser um alto investimento, a propaganda que vai ser feita do país vai ser muito forte. Isso, claro, se o país fizer uma boa copa do mundo.
Bockman
Relativamente à pergunta em si, a resposta parece-me óbvia.... e já foi dada.. têm que ser uma articulação estreita entre a federação e o governo. Ambos necessitam de cobrir os vários ângulos da preparação da copa.

Nestes casos não se pode pensar em "quem é que vai mandar" porque pura e simplesmente mandam os dois, cada um no seu domínio, gerindo as suas responsabilidades relativamente à copa.

Além disso, vai sempre existir a supervisão da FIFA sobre tudo o que tenha a ver com a copa em si (o factor promocional está excluído por exemplo).

Be Well Cool
cparakawa
Depois que decide o país sede, a Fifa só acompanha os trabalhos. Se ela considerar que não vai ter condições, ela escolhe outra sede de emergência. Foi assim que o México virou sede, pois a Colômbia foi escolhida e não apresentou condições.

A estrutura técnica (estádios e, parcialmente, o alojamento pras seleções) é responsabilidade da CBF. A logística pra suportar o evento (segurança, transporte, hospedagem pra turistas, etc) é responsabilidade das diferentes esferas de governo. É por isto que não é só a confederação que tem que dar respaldo pra Copa, mas os governantes tbm. E é por isto que foi toda a cambada pra Suiça, porque a Fifa precisa da confirmação de que o país "como um todo" apóia o evento. Neste ponto, a presença do presidente e dos governadores foi necessária e pertinente.

Que o Ricardo Teixeira ganha mais poderes políticos interna e externamente (dentro da Fifa), é meio na cara. Até mandou abafar a CPI do Curintia com a MSI. E os políticos estão de olho, porque os dividendos eleitorais vão ser grandes (o presidente que trouxe a Copa, o governador que garantiu o Estado como uma das sedes, etc).

Resta à população torcer que a infra-estrutura que vai ser criada pra Copa seja permanente e benéfica pra mesma. Em termos de segurança e transporte, muita coisa pode melhorar. Mesmo com a corrupção e bandalheira, acho que a Copa pode ser benéfica pra todos brasileiros.
Gilgamesh
Pouquissima infra-estrutura vai ser criada, é a lei do menor esforço com mais dinheiro.

Mas eu vou ser político nesta época, então pelo menos em mim, eu vou confiar pra diminuir a corrupção (pois é pra isso que quero ser político). Very Happy
Andre3
Como eu citei em outro tópico, foi ridículo ver o presidente da republica falando ao reporter da Globo ao vivo da Suíca enquanto atras estavam 2 papagaios de pirata com aqueles sorrisinhos falsos, o ministro dos esportes e a ministra do turismo.

Se for assim durante a preparação é bom a CBF abrir o olho já que a Copa Do Mundo não foi feita pra político e sim pra jogador de futebol mostrar seu futebol.
matheus_controle
Acho que os dois porque cada um depende do outro, mais acho que e bom para os dois tambem.