Quem já jogou Sinuca ou Bilhar???
Eu Particularmente gosto muito do jogo sempre que posso vou até um bar e peço 3 fichas. hehehe...
Mas sei jogar somente 3 tipos de jogos que são mata mata, numeradas, bola 8...
Alguem conhece mais algum tipo de jogo aew?
Abraços
Existem os jogos 9 ball onde o objetivo e matar as bolas na sequencia e por ultimo a bola 9 mas pode-se derrubar a bola 9 com a bola da vez e ganhar o jogo antecipadamente.
tem a sinuca Inglesa que não possui caçapa (Acho que é assim que se escreve) me corrijam se preciso.
Existem acho que 2 tipos de Sinuca Inglesa
o 3 ball e o 4 ball
O objetivo deste jogo se não me engano é ter de tocar em duas bolas com a mesma tacada.
existem outros jogos bacanas que não lembro o nome.
Só conheço mesmo aquelas sinucas de buteco, que são quatro bolas pra cada jogador. O que matar primeiro vence. E aquelas numeradas.
Prefiro a mais simples mesmo. É mais ágil, bom para fazer um campeonato com os amigos.
Não conheço nomes, nem sei quais desses jogos são oficialmente reconhecidos.
Mas como o Elton disse, tem a nine-ball, e 3 ball acho (que eu chamo de "carambola"), regras que ele já falou.
Tem os jogos comuns em botecos, que são os famosos mata-mata (4 ou 5 bolas pra cada um, sem bola branca). Tem as famosas par-ímpar aonde se tira a bola 1 ou 15, tem maiores e menores (ou lisas e listradas) aonde se matam de 1 a 7 ou 9 a 15, e a bola 8 (preta) fica por último.
Existem os jogos que usualmente são jogados em campeonatos, cujo nome não sei.
A regra de 7 bolas aonde cada uma tem um valor, e você deve matá-las na ordem (bola da vez).
Tem a variante da regra de 7 bolas, que se joga com 6 bolas vermelhas (a regra muda um pouco em relação a regra de 7 bolas).
Outra variante com 10 bolas vermelhas.
E finalmente mais uma com 15 vermelhas, que eu acho que é a regra jogada atualmente nos campeonatos ingleses. A mesa tem uns 3 metros e meio de comprimento...
Isso é o que eu sei como cultura popular. Não sou profissional, então não conheço todos os jogos nem os nomes oficiais.