FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Qual é o melhor Sistema Operacional ?

prassis13
Estabilidade , segurança, e outars coisa mais qual será o melhor sistema operacional ?
wolvebr
aew... kra isso é algo muito relativo...pois depende do usuário e ñ do S.O.... você não quer que uma criança ou uma pessoa que teve durante boa parte de sua vida o windows vá migrar pra linux né?... para muitos é difícil ficar digitando comandos e etc (mesmo com vários fóruns).... além do mais é muito mais simples eu dar 2 cliques do que digitar comandos neh?
agora estabilidade e confiança: lógico que se você tem condições é o apple neh.. xP... mas como estamos no Brasil isso ñ é muito viável, então ao indico o debian, é um bom S.O, tem bastante fórum de ajuda pra qualquer dúvida e tudo mais...
mais agora convenhamos, sabemos que a estrutura dos sistemas é diferente, e que o Windows é algo "pago" Laughing , então você já deve saber que por ele ter a maior fatia do mercado você irá encontrar muito mais vírus e malwares pra windows do que pra qualquer outro sistema.... mas essa é minha opinião neh... pra mim windows sempre foi seguro, você só não pode ser ***** pra ir clicando nos links do "veja a foto da festa", ou "você ganhou um prêmio, clique aqui", ou o mais infame que recebi até hj, "sua conta do **hotmail** será desativada por estar enviando arquivos infectados, clique aqui e rode o programa para retirar vírus de seu pc", acabou sendo infame pois enviaram isso pro meu gmail... Laughing
Erst
- Se quer um sistema com mais facilidade para achar pogramas compatives entre outros, infelizmente vai ir de Microsoft, neste caso XP.

- Se quer iniciar e conhecer novas possibilidades, e um mundo novo e legal, vá de Linux, te recomendo o Kurumin, para iniciantes, cai melhor já que não vai terque digitar tantos códigos, mas se pretende deixar a maquina com 2 S.O. instale primeiro o Xp, e apos o Linux, seja qual for.

Obs: o linux consegue abrir o HD do Windows, mas ao contrario não é possível com tanta facilidade!.

- Quanto aos programas, incompatíveis, já existem uns para linux que habilita o suporta a programas desenvolvidos para Windows.

Boa sorte,
thi.dias
O único problema do linux é a falta de softwares compatíveis. Sei que já existem vários softwares, mas é difícil viver sem photoshop, premiere entre outros depois de se acostumar com eles.

Mas tirando isso, o Ubuntu por exemplo, naum deixa nem um pouco a desejar. Ele tem efeitos visuais muito interessantes. E muito mais leve que o Windows Vista. Quem quiser, eles enviam o cd de instalação por correio.

http://www.ubuntu-br.org/
Kashinilaya
Difícil opinar quando não se conhece um número suficientemente grande de sistemas operacionais para serem comparados. Tendo adquirido recentemente um MAC e tendo usado historicamente computadores com Windows, só posso comparar esses dois. Todos os programas de computador mais profissionais que preciso, ou que poderia querer usar algum dia, estão disponíveis para o MAC. Há um número grande de programas gratuitos de boa qualidade para o MAC, de forma que em termos de disponibilidade de software, tanto pago quanto gratuito, o MAC OS X e o Windows são equivalentes. Ainda não testei o Windows Vista, mas considerando os demais sistemas da MS, o MAC OS X dá de dez no Windows. Entretanto, a diferença maior fica nos detalhes. Encontro mais facilmente no MAC que no PC os aplicativos de sistema que desejo usar. A facilidade de dar um zoom na imagem mostrada na tela é uma vantagem muito grande. A possibilidade de usar outro monitor como extensão do monitor principal é fantástica. E a visualização simultânea de todos os programas abertos ou de todas as telas de um programa é uma mão na roda. Sem conhecer as últimas novidades da MS, eu votaria no MAC OS X.
Tilibra
Eu acho que primeiro é preciso saber o que você pretende fazer com o computado.
Decidido isso, aí parte-se para a parte de escolher um Sistema Operacional que atenda as suas necessidades.

No meu caso, Windows XP atende 100% das minhas necessidades.

Roda todos os jogos; roda a maiorias dos programas que preciso; consigo assitir filmes; navegar na internet; gravar cds e dvds; consigo conversar com minha familia; consigo programar; consigo estudar; consigo ouvir músicas; .... ; consigo fazer tudo o que quero fazer com um PC.

Aí muitos podem dizer : "Mas você também pode fazer isso no Linux", e eu digo :
"Sou eu ou você que vai usar ?"

Gosto de Windows, não tenho nenhum tipo de problema com ele. Se algo de estranho acontecer, sei por onde começar para corrigir, e por aí vai.
merrik
Kashinilaya wrote:
... eu votaria no MAC OS X.

Eu gosto de mac, mas e muito confuso 0o, o unico jeito para eu conseguir entender os diretorios e indo no terminal(acho que viciei) mas definitivamente ele faz bem o servico dele
Kashinilaya
merrik wrote:

Eu gosto de mac, mas e muito confuso 0o, o unico jeito para eu conseguir entender os diretorios e indo no terminal(acho que viciei) mas definitivamente ele faz bem o servico dele

Acho que é uma questão de uso e costume. A gente se acostuma com (quase) tudo!
elton
O melhor sistema operacional com certesa é o MAC OSX
Porem você cai sempre na questão de onde conseguir os Aplicativos,
é bem verdade que por exemplo a maioria dos games são para Plataforma PC (Windows)
Mas com o novo arquitetura dos MACS equipados com processadores INTEL, hoje é possivel VoCê comprar Um MAC CORE 2 DUO, rodar o Sistema Operacional OSX10 e particionar o HD e instalar o Windows XP, para Rodar Aplicativos como Jogos e outros que ainda não teem suporte para MAC.
è isso esta é minha opinião
merrik
acabei de lembrar, haiku, e' um novo SO feito do zero visando a facilidade para o usuario,e e' open-source,pena que ta em beta
Tilibra
merrik wrote:
acabei de lembrar, haiku, e' um novo SO feito do zero visando a facilidade para o usuario,e e' open-source,pena que ta em beta

Muito legal isso ! é muito arriscado fazer isso hoje em dia, mas pelo que ví , tem muita chance de ser bem aceito !
mariohs
Minha resposta é: depende. Vou resumir e de forma generalizada e pobre.
Se você tem dinheiro, Mac OS
Se você tem dinheiro e quer jogar, Windows
Se você não tem dinheiro, Linux

A questão de aplicativos. Qualquer um dos SO's são bem servidos de aplicativos. A não ser que você faça questão extrema de um determinado aplicativo que só roda em certo SO, você pode optar por qualquer um dos 3. Muito embora Quicksilver e Spotlight do Mac, são aplicativos muito, miuto bons. Mas você consegue se adaptar a qualquer SO.
Vaguiner carlos
Realmente concordo com todos, o melhor sistema é mac os depois qualquer versão do linux e por ultimo vem o sofrido windows, porque sofrido? vou explicar, o windows é o sistema do povão pela facilidade de se interagir e pela quantidade de programas existente no mercado, mas é o sistema que é mais atacado por hackers, virus, trojans etc... isso por a maioria dos usuarios tem o minimo de conhecimento sobre segurança, e ficam totalmente desprotegitos. já os usuários do mac os e linux gozam de tranquilidade referente aos vírus, e ataques de hackers.
XxlilikaxX
Das pouquíssimas vezes que eu usei o Linux adorei, só que é como disseram aqui: são poucos os programas que pegam lá. Se o photoshop pegasse eu até me prontificava a usa-lo. Mas só com GIMP não dá! E tem vários programas tipo o da minha câmera digital, MP3 que não pegam lá. Mas quem sabe num futuro a lista de programas não aumente?
E eu ainda não usei o Windows vista nem vi um mac por aqui =/
cparakawa
Instalei o Ubuntu 7.04. O Ubuntu se diz o Linux for human beings. Soh tenho uma coisa a dizer, enquanto usuario final: podre.

Primeiro deu varios problemas pra instalar num Sempron 2400. O de som foi o mais horrivel: a placa de som onboard travava depois do login, uma placa creative antiga travava e ficava bipando , aih testei uma SB live e nao pegava o som, fora que ficou ULTRA LENTO. Desisti. Aih soquei o Ubuntu num Pentium 4 de 1.6. Funcionou ateh que normal, instalou todos os dispositivos e tal. Ubuntu nao gosta de AMD, sei lah. Aih fui ouvir um mp3 e nao vem com os codecs. Deu trampo pra baixar, dah pau nos repositorios padroes (congestionamento, sei lah), entao tem que ficar trocando de server ateh achar um melhor. Blz, dah dor de cabeca mas tudo bem. Aih fui inventar de instalar uma placa wifi pcmcia num cardbus/pci. A placa foi reconhecida, mas o cartao nem a pau. Aih tem que baixar driver, compilar e instalar (very user friendly). E nao funcionou. Usuarios normais nao vao pesquisar em foruns pra resolver os problemas, mas eu fui. Peguei umas receitas de bolo pra fazer o cartao funcionar na paulada, mas nada. Aparentemente, os SUPER DRIVERS OPEN SOURCE sao compativeis apenas com alguns modelos de cartao. E os drivers proprietarios sao um lixo - a maioria das empresas nem lanca drivers oficiais pra linux, fora que os radicais soh usam drivers open source. E nem eh um dispositivo incomum, devem ser milhoes vendidos pelo mundo (cartao wifi xingling com chipset realtek). Desisti disso, puxei um cabo de rede ethernet mesmo.

Aih aparecem as atualizacoes pro Ubuntu: 126. E eu achando sacanagem oitenta e poucas no windows, podia ter saido o SP3; ah, e isto porque esta versao de Linux saiu faz poucos meses ... E demora uma cara pra baixar e, principalmente, pra instalar. Outra coisa bem interessante: eu jah usei a maquina com windows e ela eh mais rapida com Windows do que com Ubuntu (pouca coisa), entao Linux leve deve ser algo como o Slackware rodando soh no terminal - me traz recordacoes de quando eu usava UNIX, 17 anos atras. Ainda nao tive os problemas pra ficar recompilando Kernel, entao ainda nao posso dizer mais coisas ruins.

Sou cabeca dura mesmo, entao vou continuar tentando usar o Linux nesta maquina reserva soh pra ver no que vai dar, ou pra ganhar experiencia, ou pra ter embasamento pra ficar falando mal. Nao aconselho nenhum usuario final nao experiente a usar o Linux, NAO EH USER FRIENDLY. Windows eh melhor que o Linux para um leigo, nao adianta ser mais estavel e seguro se eh uma verdadeira bomba quando dah problemas e se precisa de suporte. Toh duvidando alguem ensinar um usuario leigo, via suporte telefonico, a baixar o driver, aplicar um patch, compilar, instalar e fazer uma gambiarra pra fazer o sistema reconhecer, sem garantias de que vah funcionar. Aquele negocio, o Linux nao eh o MacOSX, que usa apenas hardwares reconhecidos. Mas esta longe de ser o windows, que roda (mesmo que porcamente), quase todas as bugigangas que vc compra na esquina. Tem que usar hardware RECOMENDADO pra usar linux, a menos que vc goste de dor de cabeca. Linux eh sistema pra "rako" ou pra pobre que nao quer usar windows pirata. A impressao que eu tive, com o ubuntu, eh de um Windows 3.0 mais bonitinho e menos bugado. Na hora que dah problema, tem que usar o terminal, ficar fucando em inf, nas configs de carga do windows, etc.

Eu sou azarado ou toh pegando muito no peh do Ubuntu?

Usei o Slackware tbm (com KDE), via live cd. Mais rapido que o Debian/Ubuntu/Gnome, mas muito mais dificil de usar. Reconheco, eu ando vagal pra este tipo de coisa. Pra quem eh vagal e/ou tem serias dificuldades de entender estas coisas (esmagadora maioria dos usuarios), o windows eh uma baita opcao, funciona meia boca mas eh muito mais barato do que o Linux ($80 por 5 anos, $16 por ano). R$40 por ano de uso paga o trabalho extra de se ter um Linux e paga o custo extra de hardware RECOMENDADO (pode comprar hardware qualquer, mas provavelmente vai dar mais dor de cabeca ou nem vai funcionar).

Ah eh, ja usei o MacOSX e eh muito melhor que o Windows, mas tem uma gama muito menor de aplicativos compativeis, infelizmente nao tem alguns que eu preciso. Se os aplicativos existentes no Mac sao suficientes pra pessoa, e nao tem problema gastar um trocado a mais, eh a melhor opcao. Se vc nao se importa com um sistema meio bugado, mas que roda quase tudo quanto eh aplicativo importante, tem que ir de windows. Se vc for "rako", vai de linux. Se vc for pobre e tiver uma maquina muito podre, vai numa distribuicao minimalista de linux - mas EU acho melhor vc dar um jeito na vida e comprar uma maquina que preste pra rodar um SO mais decente.
mariohs
Também fiz uma instalação de ubuntu. Não foi a 7.04, mas a 6.10 (Edgy Eft). Essa versão ainda era precária com wireless, mas como eu não usava wireless, não tive problemas. Fico espantado em saber que deu tanto problema com a placa wireless do cparakawa, que que ouvi dizer que a versão 7 do ubuntu tinha melhorado bastante o suporte a wireless em relação à versão anterior. Enfim, no meu caso tudo foi beleza, já que o meu micro é muito, muito antigo, e tem tudo onboard... som e vídeo. Tudo reconhecido e funcionando, sem o problema do travamento.

Tive só problemas com o software. Também não consegui ouvir mp3, instalei o xmms pelo apt, e assim consegui ouvir. Não consegui assistir vídeos em divX e Xvid, baixei vários pacotes de decoders pra fazer eles rodarem no mplayer, sem sucesso. Por fim, apelei e instalei o VLC. O vídeo rodou, mas com um problema terrível nas legendas - elas tinham vontade própria, apareciam em algumas partes, se omitiam em outras. Posso ter dado azar, mas o VLC para windows funciona perfeitamente. Enfim, acabei não utilizando muito, já que não tem todos os recursos que preciso. A nova versão chega essa semana ainda e vamos ver como vai ser.
cparakawa
Consegui fazer travar o linux/ubuntu algumas vezes (não sei como). Fui tentar fazer o share da conexão de internet e acabei por esculhambar o sistema, nem por cabo de rede eu acesso a internet. Não sei se eu estou acostumado com o windows, que sempre tem umas gambiarras prontas pra arrumar estas coisas. No Linux dá muito trampo, então acho mais fácil reinstalar o sistema. Não descobri como reparar o sistema com o cd de instalação, ele só dá a opção de instalar formatando o HD. Sistema à prova de falhas não precisa destas coisas, sabe como é que é; instalou uma vez, nunca mais.

Talvez eu baixe o novo Ubuntu pra ver se diminui os meus problemas. Eu achei o linux usável, mas como eu tava com vontade de aprender mais sobre as redes sem fio, em especial sobre segurança, tive que engolir. Se vc nunca programou, é difícil entender como funciona um programa ...

Ah é, instalei os codecs pra ver videos, vários ficam em preto e branco no totem. Dah hora ...
mariohs
Na versão 6.1 do Ubuntu dava para configurar a rede por um aplicativo que tinha no próprio menu de administração (acho que era esse, lembro que não era difícil de encontrar) que se assemelhava bastante ao configurador tcp/ip do windows. Lá dava para configurar tudo (falando como um novato, já que não entendo nada de redes) igual se configura no windows (dhcp, dns, gateway, etc...). Creio que eles devem ter mantido o mesmo menu. Nunca fiz o share da conexão pelo linux, fiz pelo windows, e recentemente comprei um roteador para fazer esse "trabalho sujo". Acho que amanhã sai a nova versão do forno, vamos ver como que tá. Aliás, o RC já tá disponível.
eletromaio
windows xp SP2 sem dúvidas, tbm curto linux mas NÂO quero ter vista da vida nunca, muita frescura!!!!
merrik
Linux e complicado, nao sei o qeu acontece mas com as outras pessoas sempre da errado : \, suporte ao hardware e um dos maiores problemas, depois disso todo mundo reclama de pacotes corrompidos etc. etc. e tal, eu ja usei o kurumin por um tempo, nao gostei do apt, depois slackware e larguei porque nao tinha um gerenciador de programas descente, ele nao checava dependencias, depois eu fui para o ubuntu, ralei um pouco para conseguir colocar o adsl e utilizei ele por um tempo, mas acho muito lerdo, a ultima distribuicao que eu estou usando e o arch linux, esse funciona e um meio termo, slackware - ubuntu, e meio sistema KISS e tem um gerenciador de pacotes com checagem de dependencias, alem de que eu consegui tirar 20seg de tempo de boot em comparacao com o ubuntu.
facool
o melhor sistema operacional é aquele que atende a todas as suas necessidades sem lhe deixar na mão
merrik
facool wrote:
o melhor sistema operacional é aquele que atende a todas as suas necessidades sem lhe deixar na mão

infelizmente isso nao existe : /
cparakawa
Pensando deste modo, e a partir do meu ponto vista, experiencia e necessidade:

O MacOSX nao atende minhas necessidades, mas nao me deixa na mao.

O Windows XP atende minhas necessidades, mas me deixa na mao de vez em quando.

O Windows Vista nao atende minhas necessidades e me deixa na mao.

O Linux nao atende minhas necessidades e me deixa na mao de vez em quando (atualmente anda frequente).

Acho que o unico que vai melhorar no curto prazo eh o Vista (qdo sair o SP1 e eu comprar um pc mais parrudo), indo prum nivel mais proximo do XP.
js.amorim
Microsoft
Windows 2008 Server: Enterprise Edition

Comentátio: Melhor versão do Windows já existente (apesar que as Home nem contam, só os Servers mesmo, Home = 95, 98, ME, XP, Vista), superando e muito o 2003 Server

Linux
Debian 4.0 (Versão fechada são melhores e mais estáveis, mas na verdade a atual do Debian é 4.0r1)

Comentátio: Completíssimo, impecável, coisa linda de deus (minúsculo por me refiro ao Linus Torvalds).

Obs.: parem de falar do Ubuntu pelo amor ao PC, gente que isso essa !#@¨%$ não pode ser considerada em hipótese alguma um Sistema Operacional, falem de coisas que prestam.
mariohs
js.amorim wrote:
Obs.: parem de falar do Ubuntu pelo amor ao PC, gente que isso essa !#@¨%$ não pode ser considerada em hipótese alguma um Sistema Operacional, falem de coisas que prestam.

Já estava achando estranho a ausência de comentários xiitas. Além disso, falar mal todo mundo fala. Justificar é o problema.

O Ubuntu hoje é um dos SO's mais completos e uma das distros linux mais utilizada. Já instalei Debian (Sarge) e Ubuntu (Edgy Efty). Posso estar fazendo um comentário defasado, visto a "idade" das distribuições que eu utilizei. Mas já no começo, a instalação do Ubuntu é muito mais fácil e suave que a do Debian. A instalação do ubuntu já configura a maioria do seus periféricos automaticamente, enquanto no Debian, o caminho é mais tortuoso, apesar do Ubuntu se basear no Debian.

Outra coisa que me incomodava no Debian: a não ser que você utilize a versão unstable, você vai conviver com softwares desatualizados por 1 ou 2 anos... chegando a 3, até sair a próxima distribuição. Ou seja, aquele software que saiu a versão xxxx que está muito melhor, e mais legal... esquece. É bom para servidores, mas péssimo para usuários comuns. Eu migrei para a unstable.

O ciclo de desenvolvimento do Debian é também muito demorado, chegam a demorar 3 anos para lançar uma nova distribuição, quando a antiga já está muito defasada.

Só para comparar:
Debian:
3.0 - Woody - 19/07/2002
3.1 - Sarge - 06/06/2005
4.0r1 - Etch - 15/08/2007

Ubuntu:
6.06 LTS - Dapper Drake - 01/06/2006
6.10 - Edgy Eft - 26/10/2006
7.04 - Feisty Fawn - 19/04/2007
7.10 - Gutsy Gibbon - 18/10/2007

É notável a diferença de tempo. É difícil achar muitas diferenças nas duas distros, já que ambas são baseadas no Debian, mas o Ubuntu conseguiu chegar mais próximo de um SO para pessoas "comuns" do que qualquer outra distro, no meu ponto de vista.
js.amorim
Entendi o que quis dizer, é que eu realmente trabalho mais com servidores, por ter servidores de jogos online, mas realmente a facilidade do Ubutun é expressiva, mas também temos o Kurumin ainda mais fácil recomendável até para crianças que cujo os pais já queiram um aprendizado diferenciado para Linux.

Agora você falou que o Debian e seus softwares demoram a ter atualizações, realmente, mas isso é devido à falta de interesse, pois é mais interessante trabalhar em um S.O. que já esteja mais atuante no mercado, como o Debian não é muito visado pelos usuários caseiros então não é muito interessante trabalhar com ele, mas existe sim uma grande comunidade que trabalha e utiliza-se do Debian, e na minha concepção é "The Best of the World of All Times".
cparakawa
Pra mim, o grande diferencial de estabilidade do MacOSX eh o pequeno numero de componentes (de qualidade) suportados. Quero ver um MacOSX estavel rodando numa placa PCChips VIA, memoria xingling e outras podreiras (som realtek, wifi do ze da esquina, etc). Dah um trampo lascado fazer isto funcionar direito no Windows e no Linux, fora que a baixa qualidade do hardware afeta o funcionamento do software. Por mais que o sujeito manje, quem quer ter o dente tratado por um dentista com mal de Parkinson?

Instalei o Ubuntu 7.10, descobri novos bugs e que a maquina ficou mais lenta ainda (mais lento que o 7.04, que jah estava mais lento que o XP). Os componentes nao sao os melhores mas estao longe de serem a coisa mais vagabunda do mercado.

Eu admito que o Windows faz um bom trabalho no manuseio de drivers/hardware, visto que o Mac nao se junta com a gentalha e o Linux exige muito mais empenho pra setar o hardware, com resultados nem sempre previsiveis. O Ubuntu faz um servicinho meio porco; como jah usei o Slackware e o Mandrake (passado distante), sei que um servico decente e automatizado no Linux ainda nao existe para configurar o sistema. Sei que as n distribuicoes do Linux sao customizaveis, mas soh masoquista quer perder MUITO tempo pra configurar uma coisa banal como uma placa de som "padrao".

Concordo com o JS.Amorim, sistemas Linux bons sao aqueles pra "rako", um usuario final comum nao eh compativel com o Linux. O Linux que tenta ser tao user friendly quanto o Windows (Ubuntu) faz um servico MUITO pior que a Microsoft, dah muito mais pau de compatibilidade e a maquina tem desempenho inferior (rodando num P4 1.6GHz, 512MB). Eu achei ridiculo. A cambada que fica recomendando Ubuntu pra usuario final provavelmente usa as outras distros, propaganda enganosa.

Talvez o maior pecado do Linux seja ser Unix like, nao eh Unix como o MacOS. 40 anos no mercado dah uma estabilidade grande.

Por que todo mundo nao usa Mac? Por causa do preco (que agora tem caido), Ter um hardware confiavel e custear um marketing pesado custam dinheiro. Mesmo em paises ricos, dah uma boa diferenca montar um PC com um hardware mediano e um com um bom. No Brasil, comparando hardware vagabundol com hardware bom, dah muita diferenca de preco.

Ainda nao desisti do mundo Linux, mesmo com a mah experiencia no Ubuntu. Estou pensando se vou instalar um Debian ou um Slackware pra ver se eu vou ter melhor desempenho, compatibilidade e estabilidade. Coisas que o Ubuntu deixa muito a desejar em relacao ao XP.
cenprom
Bom para começar a aprender aconselho o Windows mais pra quem ja trabalha e bom o linux mais o linux nao tem algums aprcativos que rodemlegal nele...
prassis13
cenprom wrote:
Bom para começar a aprender aconselho o Windows mais pra quem ja trabalha e bom o linux mais o linux nao tem algums aprcativos que rodemlegal nele...

o meu é window xp
marciomarques
Disparado, Linux!
Dentro do Linux, o OpenSuse 10.2
O pinguim é o melhor.
Dá mais liberdade, a interface com o usuário é mais amigável, tá tudo dentro dele ou pode-se baixar o (pouco) que falta rapidim, tem aplicativo prá tudo, é leve, gostoso de trabalhar, imune a vírus e, coisa boa: é "di grátis".
É o SO do futuro!
Dá prá notar que sou fanático por Linux, né?
Razz
tkoh
Bem para mim apesar de tudo que possam dizer o melhor é linux, apesar de usar mais o windows por causa do msn messenger, porque, de resto tenho tudo no linux.
Uso linux Gentoo que é mais fiavel e rapida distribuiçao de linux por ser modular, porem é lenta a configurar e dificil, e claro precisa de compilar tudo, mas tenho wine para jogos (WoW, AA, L2) e por acaso tenho melhores fps e menos ping que no XP e no Vista Ultimate.

Adoro o modo do linux de se ter um consola sempre a mão para corrigir tudo, sem precisar reinstalar meio SO.. como é o caso do Windows. O Mac OSX nunca usei entao nao posso comparar, mas como é baseado em linux ha de se considerar que é bom.

Em questão de fiabiliade, segurança, e velocidade, acho que o linux bate qualquer outro, mas em faciliade e friendlyuser o Windows vence e de longe.

cparakawa, em relação ao ubuntu nunca tive nenhum problema, pus o compiz-fusion nele em apenas 4 clicks e a funcionar a 100%, levei 4 horas a configurar tudo, e tinha rede com acesso a redes windows, emulador para jogos, compiz-fusion, jacket de som (com funcionalidade de tirar som das colunas ao por os fones), codecs e players...
penso que tinha o sistema todo, so que como não gosto do apt-get, fui para o emerge do Gentoo, que para mim é 1000x melhor, e com isso tive alguns problemas como configurar o samba todo a mão, e ficar sem impressora xD, mas isso ainda não perdi tempo a tentar configurar.

Veredito:
Velocidade: FreeBSD / Linux (nem todas as distros, algumas sao lentas)
Facilidade: Windows
Produtividade: MAC OSX / Windows
Fiabiliade: FreeBSD / Linux / MAC OSX (posto aqui pelo que ouvi de amigos)
Segurança: FreeBSD / Linux (penso não ter nenhum tao seguro como estes, como os Unix, ou seja, FreeBSD e similares, então é impossivel)
lousada332
Linux....
O linux OpenSuse.
Para mim e o melhor!
Carlos_vidrago
MacOs o melhor sistema sem a melhor das duvidas
gott_justitiar
Linux,sem mais.Wink
O Mac é só uma coisinha bonita,é um ícone cult.
Trato como se o Windows fosse o homem despreparado para ter liberdade,o Mac seria um elo perdido,e Linux seria quando a história do homem começa.
Não digito 1 comando no meu linux.1. Uso diversas distros: OpenSUSE,Ubuntu,Fedora,Slackware...
Gosto de todas,todas as minhas são iguais,só muda o gerenciamento de pacotes.
Kurumin é realmente bom pra quem quer começar.Comecei por ele e terminei no Slackware xD
mas então,linux,pra mim,ganha em qualquer quesito.
lflip
Depois de ter comprado um iMac, não quero outra coisa. Usei durante anos o Windows e já usei também Linux.

O meu preferido é sem duvidas o MacOSX!
rafael2112
tkoh wrote:
Bem para mim apesar de tudo que possam dizer o melhor é linux, apesar de usar mais o windows por causa do msn messenger, porque, de resto tenho tudo no linux

Você pode usar o emesene ou amsn os dois são para sistema Linux
ham65
Vai de cada pessoa,windows é o melhor para muitos,linux e mac é muito complcado para quem nao entende de programação,windows pode se dizer que é feito mais para a familia,linux e mac para programadores.

Abs
Sidney
meu, o melhor é o que vc achar mais facil de usar
nao tem melhor ou pior
todos tem seus pros e contras
cabe a vc ver qual se adapta as suas necessidades e qual vc acha mais facil manusear...
ex: o windows é pago mas é muito facil de ser manuseado.
o linux é gratuito mas seus arquivos e programas sao complexos...existem atee cursos para saber mexer no linux...

O Mac eh Caro? Por que devo pagar mais por um Mac?
Quando você compara o custo de um PC e considera o software e a memória adicionais e outros extras que você tem que adquirir para trabalhar, a diferença no preço entre um Mac e um PC não é tão grande como a maioria das pessoas acredita. E já que o Mac vem com muitos aplicativos integrados que você vai adorar usar, tanto para o trabalho como para jogar (em vez de inúteis softwares de brinde que você gostaria de desinstalar), um Mac faz um bom sentido financeiro. Finalmente, um Mac é construído com a mais avançada tecnologia por alguns dos mais espertos engenheiros de hardware, desenvolvedores de software, e designers de produto do planeta. Então, você está adquirindo os mais novos avanços tecnológicos e um computador que não tem o risco de tornar-se obsoleto em um futuro muito próximo.

até mais
Very Happy
gabrielzambrin
isso ae vai depende pra q vc vai usa o pc se vai ser servidor, se vai se pra uso profi, ou só pra um qualque usa a net. acredito q exeto para servidores um bom partido é MAC OS
rafael2112
Ja testei WinXP, Seven, Debian e Ubuntu, Rodo poucos programas no Linux uso mas para internet, MacOs não testei ainda mais o que tudo indica é um bom SO.
Como funciona os drivers de vídeo para MacOS ?
caixadosdesafios
O Ubuntu é bom para navegar pela internet. Para jogos mais vale continuar com a Microsoft.
kayorage
MacOs, pois tem os melhores programas proficionais e para jogos é só instalar o windows em uma maquina virtual. se for uma boa configuração, dá até para abrir duas maquinas virtuais e jogar com você mesmo! (Forever Alone)
Da Rossa
E quem quer os melhores programas profissionais? Temos também que considerar o usuário doméstico! Acho que não é um critério tão válido para determinar o melhor sistema operacional.
alicewonder
Acho que depende do tipo de trabalho/serviço que você vai exercer, e precisar. Não tem um melhor 100%.
Da Rossa
alicewonder wrote:
Acho que depende do tipo de trabalho/serviço que você vai exercer, e precisar. Não tem um melhor 100%.

Então aproveita ae e nos diga qual você acha melhor para cada tipo de coisa?
alicewonder
Como designer, já trabalhei com dois, WIN e MAC, e por questões gráficas acho melhor PRA MIM, o macOS, mas nem por isso o WIN fica atrás. Afinal de contas, como eu disse, depende de qual tipo de trabalho que vc faz pra definir... Se for so pra ficar fazendo firula qualquer coisa menor serve. Smile

Respondido?
Da Rossa
Sim!
Ia perguntar, por exemplo, se você também é programador, e se, na sua opinião, ambientes Linux são melhores para esse fim. É só impressão, entretanto.
alicewonder
Da Rossa wrote:
Sim!
Ia perguntar, por exemplo, se você também é programador, e se, na sua opinião, ambientes Linux são melhores para esse fim. É só impressão, entretanto.

Não programo, e não curto Linux.
enilsoncba
Não há duvidas... melhor S.O é o da Apple, o OS X Lion.....

Hardware e software feitos um para o outro.
Como os softwares presentes em cada Mac foram desenvolvidos pela mesma empresa que faz o próprio Mac, você tem um sistema totalmente integrado. O OS X trabalha em conjunto com o processador do seu Mac para viabilizar o melhor desempenho possível. O trackpad Multi-Touch, presente em cada notebook Mac, dá a você espaço mais do que suficiente para que você possa deslizar, dar um toque, juntar e separar os dedos para interagir com a maioria dos apps do seu sistema. O OS X aumenta a duração da bateria porque reduz o brilho da tela em condições de baixa luminosidade e até regula a atividade do processador entre as teclas pressionadas.

Nunca se disse tanto com gestos.
Agora você dá um toque, estica e desliza com movimentos Multi-Touch, controlando diretamente tudo o que estiver na sua tela de forma mais tranquila, natural e intuitiva. Quando você desliza os dedos para baixo no trackpad ou Magic Mouse, esse movimento é repetido no seu documento. Deslize os dedos para cima, para rolar para cima em uma página web. Deslize para a esquerda, para percorrer um álbum de fotos. E há vários outros movimentos possíveis que permitem que você tenha no seu Mac a melhor experiência que você já teve em um computador.