FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[duvida] Rede sem fio (wi-fi)

phantombr
Bom, estou matando dois coelhos com uma cajadada só: preciso montar uma rede sem fio e ao mesmo tempo sair do vermelho nos pontos hehehe
Então la vai a pergunta e quem puder ajudar, fico grato!

Vou para Foz do Iguaçú no fim de semana e pretendo visitar nossos hermanos del paraguay, principalmente nos shops de informatica. Pretendo economizar uma grana comprando equipamento wi-fi. Mas não entendo quase nada disso. Preciso dar conta da seguinte situação:

Conexão com internet: atualmente ADSL Brtelecom.
Maquinas no mesmo ambiente: 02 pcs de mesa, ocasionalmente mais 02 notebooks.
Maquinas em ambiente separado por uma parede de concreto: 01 máquina.

Somente os notebooks possuem wi-fi integrado.
Para os pcs, pretendo comprar placas PCI internas. Uso um hub/switch atualmente para dividir a rede.

Ouvi falar muito em AP, Router, Bridge, mas não estou familiarizado com esses conceitos.
Sei configurar o modem D-Link 500Giv que possuo para a ADSL, distribuida no hub/switch para as outras máquinas via cabo azul de rede rj45.

Minha dúvida é o seguinte:

Comprando:
1 und D-Link Di-524 54mbps 802.11g
3 und Placa De Rede Wireless-G Pci Enlwi-G2 Encore
1 und Antena interna (5dbi).

Eu conseguirei conectar na internet e repartir o sinal entre as máquinas?
facool
gaste um pouquinho mais e compre um linksys ou algo assim... Dlink não vira.
thi.dias
você não precisa de uma antena nesse caso. A final, o acess point que você for comprar já vem com uma antena interna. Fabuloso não? hehehehe.

Se você está preocupado com a máquina que está do outro lado da parede, fique tranquilo. É preciso mais que isso para diminuir o sinal significantemente. Ahh, e naum tem problema algum com a Dlink. Uso faz tempo um router wireless dessa marca e nunca tive problemas. Se seu caso é economizar, o custo benefício do router Dlink é bom.

Agora se você não quiser que algum curioso (vizinho, ou alguém que passe por perto) consiga acessar sua rede, dê uma estudada em segurança de redes wireless. Deixar a configuração defalt nos equipamentos é como deixar a porta da sua casa aberta. A qualquer momento pode entrar um intruso e fazer a festa.
Tilibra
O thi.dias falou tudo !

Não é preciso a antena, pois o DI524 já vem com uma.
Se vc acha que devido ao tamanho do ambiente, o sinal possa ficar fraco, compre então o DI624 que tem uma área de cobertura consideravelmente maior que o DI524 !

Uma recomendação, é que vc não pegue placas PCI, mas sim cartões USB ! Facilita muito no manuseio e instalação. Acredito que a diferença de preço não seja tão grande.

Agora, já que vc está indo visitar los hermanos, traz um XBOX 360 pra mim :p
phantombr
facool wrote:
gaste um pouquinho mais e compre um linksys ou algo assim... Dlink não vira.

Linksys são aparelhos que tem cor azul geralmente (ví vários por ai nessa cor, e com duas anteninhas). Mas sempre tinham um modem do lado deles. Ai precisaria dos dois aparelhos né? o Modem (do sinal ADSL normal) e mais o LinkSys para transformar em rádio. Serio isso?

Tilibra wrote:
Não é preciso a antena, pois o DI524 já vem com uma.
Se vc acha que devido ao tamanho do ambiente, o sinal possa ficar fraco, compre então o DI624 que tem uma área de cobertura consideravelmente maior que o DI524 !

Pois é mas pelo custo da tal da antena interna até coloquei na lista de comprar afinal são somente 14 reais. É que eu não entendo muito bem de rede sem fio. Nunca usei, nunca tive. O mais parecido que utilizei foi bluetooth e achava o alcance muito baixo, por isso queria por antena.

Tilibra wrote:
Uma recomendação, é que vc não pegue placas PCI, mas sim cartões USB ! Facilita muito no manuseio e instalação. Acredito que a diferença de preço não seja tão grande.

Oras bolas... eu pensei justo o contrário!! Iria comprar os adaptadores usb, massss pensei que o alcance deles não seria muito bom. Por isso preferi as placas PCI (poderia tirar a antena original e plugar a antena interna que eu iria comprar, caso fosse necessário).

Afinal me tira outra dúvida: o alcançe do adaptador USB é o mesmo que a placa PCI interna?

Porque 'tipo assim': eu coloco o roteador sem fio aqui em casa, ele tem potencia pra chegar no andar de baixo até e mais longe se for o caso. Mas se no andar de baixo tiver só um adaptador USB de rede sem fio, ele tem potência de chegar ao roteador?

E o X-Box.. bem... passou minha febre de games faz uns anos já hehe então vo ficar devendo, mas quem sabe na próxima viagem, se me sobrar cota, e se vc depositar o valor do sedex a cobrar... podemos combinar.
thi.dias
lembrando que o melhor é você ter uma área de cobertura suficiente para sua rede.Se o alcance for muito grande, a probabilidade de um vizinho curioso querer invadir sua rede aumenta. Imagine só, algum desconhecido ter acesso a documentos particulares seus. É complicado. Mais uma vez eu digo, antes de implantar essa rede, dê uma lida em algum tutorial de segurança de redes wireless. Existe muitos pela internet. É só dar uma pesquisada.
Vaguiner carlos
Os dois computadores você pode fazer a conexão com o roteador que possuí 4 portas lan, você só vai precisar de uma placa pci wireless, para o computador que se encontra atrás da parede, quanto a segurança, é só você colocar uma chave wpa e desativar o envio do ssid para que sua rede não seja detectada, quanto ao roteador o melhor é da 3com, mais os roteadores da dlink não muitos bons e estáveis, como foi comentado você não vai precisar da antena, o roteador já possuí essa antena.
Kashinilaya
Vaguiner carlos wrote:
Os dois computadores você pode fazer a conexão com o roteador que possuí 4 portas lan, você só vai precisar de uma placa pci wireless, para o computador que se encontra atrás da parede, quanto a segurança, é só você colocar uma chave wpa e desativar o envio do ssid para que sua rede não seja detectada, quanto ao roteador o melhor é da 3com, mais os roteadores da dlink não muitos bons e estáveis, como foi comentado você não vai precisar da antena, o roteador já possuí essa antena.

Você realmente não precisa de todos os pontos em wireless. Não gaste com placas desnecessárias, pois em breve você estará trocando de computador por um que já terá wireless de fábrica.

Quanto aos adaptadores USB, depende de quantas portas USB livres você tenha. O slot PCI é mais difícil de ser ocupado que a porta USB. Talvez seja melhor deixar a porta USB vaga para futuras conexões com outros periféricos.

E não ignore a recomendação de thi.dias quanto à segurança da rede sem fio. "Sanguessugas" de rede podem diminuir consideravelmente a taxa de transferência na internet! E alguns o fazem sem mesmo saber. Acham que o computador novo que compraram já vem com acesso à internet permanente!

Um abraço.
Tilibra
phantombr wrote:
Afinal me tira outra dúvida: o alcançe do adaptador USB é o mesmo que a placa PCI interna?

Porque 'tipo assim': eu coloco o roteador sem fio aqui em casa, ele tem potencia pra chegar no andar de baixo até e mais longe se for o caso. Mas se no andar de baixo tiver só um adaptador USB de rede sem fio, ele tem potência de chegar ao roteador?

Na verdade quem faz o papel de enviar o sinal é só o AP. O receptor precisa apenas estar no raio de alcance do AcessPoint.

phantombr wrote:
E o X-Box.. bem... passou minha febre de games faz uns anos já hehe então vo ficar devendo, mas quem sabe na próxima viagem, se me sobrar cota, e se vc depositar o valor do sedex a cobrar... podemos combinar.

Então tá blz ! Na próxima vez que vc for pra lá, a gente conversa Very Happy
Tilibra
Kashinilaya wrote:
E alguns o fazem sem mesmo saber. Acham que o computador novo que compraram já vem com acesso à internet permanente!

Hahahahah

Essa foi boa !!!! O cara compra um pc ou notebook e ganha Internet sem fio configurada na casa Smile
thi.dias
Quote:
Quanto aos adaptadores USB, depende de quantas portas USB livres você tenha. O slot PCI é mais difícil de ser ocupado que a porta USB. Talvez seja melhor deixar a porta USB vaga para futuras conexões com outros periféricos.

Desde quando portas usb é algum problema. Em uma porta usb você pode ligar mais de 100 dispositivos. Basta comprar um Hub usb. Tipo esse.
Kashinilaya
thi.dias wrote:
Quote:

Desde quando portas usb é algum problema. Em uma porta usb você pode ligar mais de 100 dispositivos. Basta comprar um Hub usb. Tipo esse.

É verdade. Mas alguns produtos não funcionam bem em Hubs USB. Alguns fornecedores alertam para instabilidades que podem ocorrer ao ligar o periférico em um HUB, ao invés de ligar diretamente na porta. Não pesquisei o porquê do problema, mas é um fato conhecido.
mariohs
Cheguei tarde demais, talvez, mas o que o pessoal falou aqui já foi válido.
Tanto os routers da Dlink quanto os da Linksys são bons. Recentemente adquiri 2 roteadores da Linksys, optei por eles por terem o firmware aberto e a possibilidade de instalar um firmware alternativo, como o DD-WRT. No Dlink não é possível fazer este tipo de manobra.

Quanto as placas, o que o Kashinilaya disse é válido. Slots PCI são mais raros de serem ocupados do que as usbs. Além disso, placas PCI costumam ser mais estáveis do que adaptadores USB, principalmente se ligados por hubs, e creio que a última coisa que você deve querer é instabilidade na conexão.
cparakawa
Cheguei mais tarde ainda, hehehe

Quanto ah antena extra, nem sei se vai ter serventia. O maior problema eh que alguns dispositivos wireless tem sinal muito fraco, entao 2 paredes mais o fato do micro ficar embaixo de uma mesa jah faz a conexao ficar fraca. Aih a antena pode resolver, as vezes pode ser necessario comprar uma extensao de antena SMA - SMA ou uma antena com cabo maior - fios porcarias fazem cair o sinal (dB) e sao sujeitos facilmente ah interferencia. USB eu acho podre, o sinal eh fraco, eh facil de quebrar, nao tem como melhorar a recepcao (mudanca de antena/recepcao). Estou com 4 adaptadores, 1 USB Netgear/RTL8187 (podre), 1 Generico PCMCIA/RTL8180 (sinal bom, tem que usar drivers alternativos), 1 Linksys/RT61 (mais ou menos, mesmo vindo uma antena grande junto, acho que eh 5dbi) e 1 Gigabyte/Atheros (este eh realmente bom, embora mais caro). Uso com um Speedtouch 7G, modem adsl/wifi.
mariohs
Ainda na questão da potência do sinal, se seu router permitir instalar o firmware dd-wrt, você pode através dele aumentar a potência do sinal. Só tome cuidado para não torrar o seu roteador. Para quem conecta "wirelessly", qualquer aumento de potência no sinal de transmissão já é uma grande ajuda. Wink
phantombr
mariohs wrote:
Ainda na questão da potência do sinal, se seu router permitir instalar o firmware dd-wrt, você pode através dele aumentar a potência do sinal. Só tome cuidado para não torrar o seu roteador. Para quem conecta "wirelessly", qualquer aumento de potência no sinal de transmissão já é uma grande ajuda. Wink

Boiei... podem me falar sobre esse dd-wrt??? e o que quiz dicer com "wirelessly" ????
Desculpa mas é ignorância minha mesmo.. sou noob nessas coisas!
To com o D-Link 524 (que o outro tava em falta no Paraguai)
e um D-link USB DWL G122

Ele tem sinal suficiente para atravessar as duas paredes de concreto (banheiro) entre meu quarto (router) e a cozinha (usb).. pega sinal excelente lá...

1- Minha vizinha (50mts) quer conectar via rádio aqui. Será que consegue?

2- Proximidade entre o router e o meu estabilizador interfere no sinal?

3- Se trocar a antena eu ganho potência / alcance??
phantombr
Então mario... eu estive lendo sobre o assunto...
A antena original dos D-Link mais podrinhos (no caso meu D-Link 524) é de 2dBi.
Existem antenas (inclusive da própria D-Link) que sugerem uma performance 30% a 40% superior, são chamadas antenas de 5dBi. Simplesmente 'des-rosqueie' e substitua. Isso inclusive para placas PCI. Custo aproximado R$40,00.

Liguei meu D-Link e fui até a vizinha (cerca de 50mts) e não acusou sinal na placa PCI dela...

Fatores contra:
- Não vi se a placa PCI era o mesmo padrão que meu router :S (ai ai que fiasco...)
- Barreiras com paredes de concreto no meio
- Placa PCI e CPU dela em desnivel.. bem baixos...
- Meu router wi-fi ao lado do estabilizador.

Fatores Pró:
- Minha casa está cerca de 20Mts acima, proporcionando uma certa facilidade caso seja necessário instalar antenas.
- Meu router está muito alto mesmo. (quase no forro da casa). Também está ao lado da janela pela qual quase enxergo a casa dela.
phantombr
Não entendi porque meu post ficou acima do seu.. se o seu já estava 'postado'... MARIO...
abraço e desculpe o flood.
mariohs
@phantombr
O dd-wrt é um firmware baseado em linux, que pode ser usado como firmware alternativo em alguns roteadores específicos, como os da linksys, buffalo, etc. Infelizmente os dlinks' ainda não fazem parte do grupo, já que não possuem o firmware "aberto".
http://www.dd-wrt.com/dd-wrtv2/index.php

Por "wirelessly", desculpe, eu inventei essa expressão... me referia às pessoam que se conectam através de dispositivos wireless.

Quote:
1- Minha vizinha (50mts) quer conectar via rádio aqui. Será que consegue?

Só fazendo um teste. Em um chute eu diria que sim, mas é possível que o sinal não seja tão bom.

Quote:
2- Proximidade entre o router e o meu estabilizador interfere no sinal?

Em princípio qualquer dispositivo elétrico interfere nos outros (interferência eletromagnética). Principalmente o estabilizador, aonde a corrente elétrica que passa por ele é muito grande. Os dispositivos hoje em dia vêm com uma boa proteção contra interferência de outros dispositivos. Se é para escolher, coloque-o um pouco mais longe do estabilizador. Mas interferência sempre vai haver.

Quote:
3- Se trocar a antena eu ganho potência / alcance??

Não conheço sobre isso, mas recomendo que não o faça. O roteador vem com tudo pronto e compatível. Se você trocar por uma outra antena, pode acabar tendo interferências caso a antena tenha impedância diferente da antena original. Recomendo uma leitura mais aprofundada no assunto, caso esteja interessado.
cparakawa
Eu sou mais fuçador que técnico no assunto. Então cheque bem as informações. Cool

Trocar antena de roteador não é problema. Dependendo, pode melhorar a transmissão e a recepção. Dizer que os fabricantes já fazem tudo do melhor jeito possível está longe de ser verdade. Caso contrário, eles não venderiam antenas melhores em separado. Por exemplo, a linksys vende antenas em separado. Eu troquei uma antena de um linksys por uma de metade do tamanho de um adaptador gigabyte e melhorou o sinal. Tamanho não é documento. Mas nada impede de comprar uma antena do tipo pole, de 15 dbi (tem uns 2m), pra fazer um hotspot. hahahaha

Comprei uma antena de 9dbi, não sei se vai melhorar a recepção. Nem é pra mim, um amigo com casa grande que me pediu pra comprar, então não custa nada dar uma testada. Tem a questão de comprar um cabo de extensão, cabo vagabundo dá problema.

Considerando que a vizinha vá pagar os custos de upgrade, dá pra comprar um cabo de extensão de boa qualidade pra por a antena do lado de fora da casa, apontada (perpendicular) à casa da vizinha. Deve dar algum sinal, não sei como checar sinais muito fracos no windows, no linux dá pra usar os airodumps da vida ou outros.

E não esquecer de usar WPA com passphrase não manjada, assim não tem como neguinho ficar arrombando a rede ppegando handshake e fazendo ataque dicionário.
mariohs
O wi-fi detector do windows não é lá muito bom. Utilize um software melhor como o NetStumbler que, apesar de eu nunca ter usado, já ouvi falar bem dele. Vale o teste.

Segundo o lifehacker (em inglês, desculpem)
Quote:
When Windows' built-in wireless network detector is slow - or simply not seeing the network everyone sitting around you can - grab NetStumbler, which can even detect networks that don't broadcast their SSID, with signal strength and encryption status.
cparakawa
Testei a antena de 9 dbi. No brand.

Aumentou o sinal em uns 40%. Não tá mal. Em casa não fez diferença, tô falando pelo sinal do vizinho; no windows, de low pra good ou very good. Acho que vai ser suficiente pro meu amigo, deve aumentar o sinal pra passar por 2 andares e conseguir uma conexão estável.

Os 9dbi sao nominais. Em termos reais deve dar uns 6 ou 7 dbi. As antenas do tipo pole de 15 dbi dão de 10 à 12 dbi, em geral. Tem tbm os dishes pra conexão wifi, dizem ser melhores mas eu nunca vi um funcionando. Tbm nao tenho idéia do preço de um "brinquedinho" destes.

----------------------------------

Eu achei isto aqui:

http://www.aircrack-ng.org/doku.php?id=cantenna_directional_antenna_with_gain

Antena feita de lata. O sujeito usou um USB numa lata pequena, deu 13 dbi. Vou colocar a antena de 40 cm numa lata maior de 15 L e ver se pega. hahahahaha

Mas nao deixa de ser uma solucao barata pro phantombr
Tilibra
cparakawa wrote:
Testei a antena de 9 dbi. No brand.

Aumentou o sinal em uns 40%. Não tá mal. Em casa não fez diferença, tô falando pelo sinal do vizinho; no windows, de low pra good ou very good. Acho que vai ser suficiente pro meu amigo, deve aumentar o sinal pra passar por 2 andares e conseguir uma conexão estável.

Os 9dbi sao nominais. Em termos reais deve dar uns 6 ou 7 dbi. As antenas do tipo pole de 15 dbi dão de 10 à 12 dbi, em geral. Tem tbm os dishes pra conexão wifi, dizem ser melhores mas eu nunca vi um funcionando. Tbm nao tenho idéia do preço de um "brinquedinho" destes.

----------------------------------

Eu achei isto aqui:

http://www.aircrack-ng.org/doku.php?id=cantenna_directional_antenna_with_gain

Antena feita de lata. O sujeito usou um USB numa lata pequena, deu 13 dbi. Vou colocar a antena de 40 cm numa lata maior de 15 L e ver se pega. hahahahaha

Mas nao deixa de ser uma solucao barata pro phantombr

Gostei da invenção aí !!!!!
A Genialidade da simplicidade !!!
phantombr
muhahahaha
ta ai...
consegui achar a rede de um vizinho... pegou a 1Mbps masssss tem internet nela e não tem senha
hehehe
se ou soubesse qual vizinho é, eu avisaria...
mas achei outro tutorial sobre outra antena caseira com papel alumínio.. vou postar aqui assim que testar...

a da latinha, FUNCIONA!!!
cparakawa
Posta o do papel aluminio, queria testar.

Se eu usar uma antena de 9 dbi, sera que eu iria precisar de um daqueles latoes de 60L? Funciona por regra de tres?

Quanto ah rede do vizinho, eh mais facil invadir o roteador (eh possivel que deh pra acessar via WiFi) e trocar o nome da rede pra "Preciso de uma senha". Bloquear o wifi dele ia ser meio radical ... hehehe
phantombr
Não dá porque ele mudou a senha do router, ou e de outra marca.. o login do administrador no d-link é admin / admin ou admin / { } em branco.

Nao sei a velocidade da rede dele... e a anteninha de aluminio eu fiz uma hoje a tarde e nao tive bons resultados para dentro da minha casa... mas nao pude testar direito tambem... fica a dica da latinha!
phantombr
Atualizando a situação:

- ADSLResidencial
- InternetTurbo BRTelecom (nojentos)
- SpeedSim (?) 4100
- Dlink 524 operando.
- Hub Generico operando (parcialmente funcional)
- OMNI 8dBi Generica + 5Mt cabo generico - externa.

"Tipo assim" tem uma casa nova bem do lado da minha e o cara fez ela de dois andares, entao tapou um raio de 100° praticamente a eficiencia da minha antena. E justamente nessa direção afetada pela casa, é a única que eu medi o alcance da rede, que vai para uns 250 metros.

Então tive um resultado satisfatório com a antena externa.

Apenas uma vizinha utiliza a conexao via wi-fi, mas esta justamente embaixo da antena.. então vamos desconsiderar. Contudo pretendo expandir meus 'clientes' e para isso pretendo adquirir outro ROUTER WI-FI com controle de banda por ip
Cool
cparakawa
Tabanet, mais um empreendimento informático das Organizações Tabajara. Very Happy
lucasalves
Aqui em casa uso um modem DLink 500B II em modo Router e jogo ele num roteador Wifi da Pacific (Modelo PN-WR542G) e NUNCA tive problemas, pelo contrário, já está em funcionamento há quase 3 anos e com estabilidade total de conexão e compartilhamento. Razz
Nonufski
Gaste um pouco mais para comprar uma melhor.
NuninhoXD
Esse que você está planejando comprar é muito fraco! Junte mais dinheiro para um melhor como tão dizendo...
leandrow
Galera tirando tópicos da cova, hahaha!

Vou aproveitar o tópico para NÃO recomendar um roteador (o meu): Belkin. Péssimo firmware e a empresa não atualiza há anos. Só dor de cabeça. Confused
GioMellark
Brasil Telecom?? Isso ainda existe?? Meu pai trabalhava lá há uns anos... Enfim... Mude o provedor da internet, primeiro, e compre um roteador WI-FI da Tenda, é fácil de configurar, tem longo alcance e é muito bom. Smile' Eu tenho e recomendo seu uso!