FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Vestibular e Faculdade: O que faz, o que fará?

Gilgamesh
O número de jovens com idade entre 15 a 25 anos é o muito grande no Brasil, que é um país que está envelhecendo. No futuro, os adultos vão ser maioria e logo o Brasil vai se tornar um país de idosos, nesta geração que eu citei e me incluo.

Hoje está mais dificil entrar na faculdade, e ficar na faculdade, e sair dela com um emprego e se manter no emprego. Por que a concorrência é maior, os preços aumentaram geométricamente enquanto o número de vagas em públicas aumentou de forma aritmética.

Mas sempre dá Very Happy

O que vocês estão fazendo no ensino superior?
O que farão?

Eu não me arrependo, mas eu sinto falta de um curso superior por que eu vacilei, pois quando tinha 17, 18 anos, meus amigos todos tentando faculdade, e só eu lá paradão, achando que algum dia ia chegar e a faculdade ia enviar um convite pra mim entrar.
O tempo passou, e quando eu tentei, eu não estudei. E quando eu pude estudar, eu não estudei com vontade e não passei. Por sorte, passei em um curso técnico mais fácil, que é o que está me salvando muito hoje. Mas, tivesse sido eu mais vivo e acordado, já teria terminado uma faculdade e estaria fazendo pós!

ainda tem o problema de falta de decisão, que 'inda que eu estou a resolver.
Em 2003, tentei Processamento de Dados. Em 2004, Projetos, Editoração e Artes Gráficas.
Em 2006, Relações Internacionais, Criação de Games, Ciências Sociais

Agora chegou 2007, e estou entre Relações Internacionais, Direito e Editoração. Talvez até Geografia, Política (a qual eu gosto de ambos e tem no curso de RI)
Provavelmente eu vou tentar Direito com pós em RI. Apesar de direito ser mais árduo e curso mais extenso, as possibilidades de futuro são infinitamente maiores do que as de RI e Política (atualmente).
Pretendo fazer carreira política, e inclusive, quem sabe? eu sei! talvez concorrer a presidência a partir de 2026.
cparakawa
Pelo jeito vc anda indeciso até hoje. Vc tem que tomar uma decisão.

A escolha de um curso na faculdade envolve duas coisas, a meu ver: o quanto vc gosta do curso/profissão e o quanto o diploma lhe ajuda na vida profissional. De preferência, a escolha deve comportar os dois aspectos. Lendo o que vc postou, tenho a impressão que vc não tem certeza/idéia das duas coisas.

Não fique se lamentando de não ter ido pra faculdade mais cedo. Muita gente faz a escolha errada (com 17, 18 anos é fácil fazer isto), muitos se arrependem no meio do caminho, outros se arrependem depois que se formam. Eu tive a "sorte" de descobrir que escolhi a profissão errada aos 18 anos, quando comecei a trabalhar de analista programador. Se eu não tivesse feito a c*g*d*, provavelmente teria escolhido ser engenheiro e ia ter perdido vários anos na faculdade, ao invés de 1 no colégio. Algumas pessoas se decidem com 5 anos de idade, algumas com 30, algumas nunca.

E este negócio de fazer direito pra ser presidente não tem muito sentido, atualmente. O FHC é sociólogo, o Lula é torneiro-mecânico. Os nomes cogitados hoje são Alckmin (médico), Serra (engenheiro-economista) e Marta (psicóloga/sexóloga). Eu acho que não sou o único que considera o fato da pessoa ser formada em direito como fator desqualificador. Sei lá. Boa sorte. Cool
matpestana
Bom,eu estou ainda no Ensino Fundamental,8° Serie(ou 9° ano),pretendo,de Vestibular,fazer ITA ou IME...tipo,é um sonho que tenho desde pequeno...sempre me dei bem em matemática,e curto engenharia...e sobre a escolha,bom,é melhor você perceber que não quer algo do que fazer e se arrepender muito depois...um grande exemplo é meu tio:
Fez Arquitetura,não gostou.Fez Engenharia no Ita,não gostou.Fez mais 1 ou 2 cursos e não gostou.Terminou fazendo faculdade de matemática Smile se ele tivesse continuado em Arquitetura...po,nem sei o que seria dele hoje...
Guardian
Eu estou no 3° ano do 2° grau e ainda não sei o que vou fazer...
Estava pensando em fazer ciências da computação, tudo bem que os 2 primeiros anos são basicamente só matemática(apesar de não gostar muito), mas, depois que eu li um artigo falando sobre os períodos e o que estuda em cada um desisti de vez...

Agora estou sem rumo!

Não sei o que vou fazer. Direito não, porque tem muita gente no mercado e a cada dia que passa só vai aumentando igual uma bola de neve(alías, de advogados hehe).

Medicina veterinária não, por que o mercado é pequeno(eu acho) e, não é o que eu quero...

Enfim, vou acabar fazendo um curso que não tem nada a ver comigo!
thi.dias
Terminei o Ensino Médio, e ingressei em um Curso Técnico de Nível Médio, na mesma instituição que concluí o médio. E depois que terminar o técnico, vou fazer um curso superior, na mesma instituição. hehehe

CEFET-RN. Eu te amo!
Tilibra
Após terminar (na verdade foi antes) o ensino médio, fui direto fazer vestibular, e passei na primeira....

sempre tive potencial pra ser o nerd da sala... mas depois da 5ª série do ensino básico, deixei esse lado nerd de lado, e passei a fazer o mínimo possível, visando apenas passar de ano.....

algumas vezes errei nas contas (não sou bom com números Laughing )e fiquei em recuperação, mas nunca reprovei .....

agora na faculdade (Ciências da computação) é o mesmo esquema..... tenho potencial pra ser um dos melhores da classe, mas por algum motivo (desconhecido, ou trauma de infância) não desejo isso ....
prefiro ser o cara engraçado e bem humorado da sala... aquele que acha graça da própria desgraça .... sério memso .... não sei pq sou assim, só sei que gosto, e minha saude mental e psicológica agradeçe o fato de eu não levar as coisas muito a sério Smile

Sei que tenho potencial pra fazer muitas coisas, mas a preguiça muitas vezes me impede ....
Outras vezes, quase que na maioria, falta só o ponta-pé inicial. Depois que eu começo um projeto, e pego gostopela coisa, vou muito a fundo !

Na faculdade, não sei se é exatamente o tipo de programação que estudo que é a que quero exercer profissionalmente. Só sei que meu futuro profissional vai ser voltado a desenvolvimento e criação.
Me sinto incompleto quando não estou criando nada.

Estou tentando me achar no mundo profissional ainda.

Acho que esse é um dos principais problemas do ensino fundamental brasileiro. Muito se fala, mas pouco se faz para preparar as pessoas para a vida porfissional.
Vanilla
Estou no terceiro ano de Medicina Veterinária, querendo me especializar em bovinos de corte, especialmente na área de melhoramento genético. Como ainda tenho muito chão pela frente, não dá pra dizer que é certeza absoluta. Mas é o que eu quero. Antes disso, eu perdi dois preciosos anos da minha vida em Engenharia de Telecomunicações. Não era o que eu queria, mas fiz por pressão familiar. Não adianta querer agradar os outros, quem tem de estar feliz com sua escolha é você mesmo.

Guardian wrote:
Medicina veterinária não, por que o mercado é pequeno(eu acho) e, não é o que eu quero...

O mercado pet está mesmo saturado em alguns lugares, mas acho que nem de longe é pequeno. Aqui no Brasil temos mesmo é necessidade de veterinários que lidem com animais de produção, como melhoristas genéticos. Acho um absurdo que num lugar que tem o maior rebanho de gado de corte do mundo (perdendo apenas pra Índia) a qualidade da nossa carne ainda seja tão baixa.
cparakawa
Vanilla wrote:
Acho um absurdo que num lugar que tem o maior rebanho de gado de corte do mundo (perdendo apenas pra Índia) a qualidade da nossa carne ainda seja tão baixa.

Pensei que na Índia o gado não fosse de corte. Como é sagrado, devia ser máximo leiteiro. Se bem que tem bastante muçulmano por lá, pode ser gado de corte halal.

Como bom carnívoro, fiquei interessado. Por quê a carne brasileira não é tão boa quanto a argentina/uruguaia? Existe a lenda de que o nosso gado é musculoso (pantanal, áreas montanhosas), enquanto o de lá é criado em planície, então não cria músculos tão fortes. Procede?

[]'s
Vanilla
cparakawa wrote:
Pensei que na Índia o gado não fosse de corte. Como é sagrado, devia ser máximo leiteiro. Se bem que tem bastante muçulmano por lá, pode ser gado de corte halal.

Como bom carnívoro, fiquei interessado. Por quê a carne brasileira não é tão boa quanto a argentina/uruguaia? Existe a lenda de que o nosso gado é musculoso (pantanal, áreas montanhosas), enquanto o de lá é criado em planície, então não cria músculos tão fortes. Procede?

[]'s

E o gado da Índia não é de corte mesmo. Vaca por lá é bicho sagrado, tem todo um cunho religioso e tal. Por isso mesmo que é tão gritante. Um rebanho enorme como o nosso, e nós ainda tomando prejuízo por causa de aftosa. É no mínimo uma irresponsabilidade.

Não que o gado brasileiro seja musculoso, é que faz parte da nossa tradição criar gado a pasto. Não criamos em regiões montanhosas, já que o Pantanal e a esmagadora maioria dos lugares onde costuma se criar gado (MS, MT) são planícies. Esse gado criado para produzir carne macia e de excelente qualidade é na verdade gado criado em sistema de confinamento. Costuma se valorizar muito isso, mas eu pessoalmente acho anti-ético. Eu sou carnívora assumida, criada comendo carne vermelha todo santo dia, adoro carne e nem pensar que quero me desfazer desse hábito. Mas ainda assim sou meio contra confinar gado. Ah sim, vale lembrar que o gado mais adaptado ao clima brasileiro é o Nelore, que exatamente por ser adaptado ao clima quente não possui muita gordura. E é justamente a gordura que dá a maciez à carne.

Quando falo em melhorar qualidade, falo em padronização. Ainda há muita coisa feita de improviso, e eu acredito que a genética é o caminho pra conseguirmos carne de melhor qualidade sem precisar sacrificar as liberdades do animal. Também precisamos de uma estrutura melhor pra processamento, fazer com que a carne do Brasil ganhe fama. Exportar a gente já exporta, falta criar marca, mostrar que a carne tem valor.

Pra quem ainda não decidiu o que fazer, esse é um ótimo caminho. O Brasil tem muita carência de veterinários e zootecnistas.
Cassiowt
Atualmente faço Gestão em Tecnologia da Informação pela Unisul. è uma faculdade de ensino a distância. Já tentei cursar várias falculdades da fomra tradicional, desde 1988 estou nesta labuta mas nunca consigo terminar nenhum, as mais diversas enterperias ocorrem nesta vida, familia, trabalho tudo dificulta. Espero que desta vez eu consiga terminar. Coloquei como meta terminar antes da minha filha mais velha, e ela já está com doze, se eu bobear perco minha meta. heheh. afinal ela já está na sétima série e faltam apenas nove anos para ela se formar. hehe.

Abraços a todos.
D'Artagnan
Nao fiz vestiba... entrei pelo enem...
Técnologia em redes, todo mundo torce o naris pra tecnologia eu sei, mas é curso superior e o resto é força de vontade Razz.... minha unica reclamação é que quando
começa a ficar engraçado ...

Eu ainda tenho minhas duvidas se eu faço uma engenharia ou um bacharelado ou vou direto pra pós graduação, fazer uma pós com 20 anos de idade é convenhamos tentador...
Gilgamesh
cparakawa wrote:
Pelo jeito vc anda indeciso até hoje. Vc tem que tomar uma decisão.

Sim, eu estava indeciso, mas essa indecisão diminui cada vez mais. Acontece que eu já escolhi um curso, e isso significa que eu vou mudar de área.

Quote:
A escolha de um curso na faculdade envolve duas coisas, a meu ver: o quanto vc gosta do curso/profissão e o quanto o diploma lhe ajuda na vida profissional. De preferência, a escolha deve comportar os dois aspectos. Lendo o que vc postou, tenho a impressão que vc não tem certeza/idéia das duas coisas.

Eu coloquei um numero grande de profissões no meu post, por que a cada ano eu mudava, mas esse ano eu estou mais empenhado
Eu gosto muito de política, e nos últimos tempos, descobri uma facilidade e empatia para com o direito. Pensava eu em fazer RI, por que dá uma formação razoável/boa em geografia, política, economia e direito, mas o futuro é árduo. Decidi fazer por direito, e depois uma faculdade ou pós em RI.

Quote:
Não fique se lamentando de não ter ido pra faculdade mais cedo. Muita gente faz a escolha errada (com 17, 18 anos é fácil fazer isto), muitos se arrependem no meio do caminho, outros se arrependem depois que se formam. Eu tive a "sorte" de descobrir que escolhi a profissão errada aos 18 anos, quando comecei a trabalhar de analista programador. Se eu não tivesse feito a c*g*d*, provavelmente teria escolhido ser engenheiro e ia ter perdido vários anos na faculdade, ao invés de 1 no colégio. Algumas pessoas se decidem com 5 anos de idade, algumas com 30, algumas nunca.

Sabe como é, a gente sempre acha que poderia tr feito alguma coisa melhor Smile

Quote:
E este negócio de fazer direito pra ser presidente não tem muito sentido, atualmente. O FHC é sociólogo, o Lula é torneiro-mecânico. Os nomes cogitados hoje são Alckmin (médico), Serra (engenheiro-economista) e Marta (psicóloga/sexóloga). Eu acho que não sou o único que considera o fato da pessoa ser formada em direito como fator desqualificador. Sei lá. Boa sorte. Cool

Fazer direito não vai me tornar presidente. Aliás, Presidente é um cargo bem limitado, eu ainda estou pensando. Eu farei direito por causa da formação que o curso me dará, que me permitirá agir melhor quando entrar no poder executivo e legislativo.
Tem candidatos que dizem que vão fazer tal coisas por tal cidade, como construir estradas, quando isso é da alçada do estado.
A minha intenção é: quando mais eu souber, melhor eu vou poder atuar sobre as mazelas atuais e as que surgiram (prioridade para educação e pesquisa).
Mas nada me impede que eu me torne um webdesigner e presidente também, é um só um caso que o direito me ajudaria, e muito. Laughing
cparakawa
Gilgamesh wrote:
Fazer direito não vai me tornar presidente. Aliás, Presidente é um cargo bem limitado, eu ainda estou pensando. Eu farei direito por causa da formação que o curso me dará, que me permitirá agir melhor quando entrar no poder executivo e legislativo.
Tem candidatos que dizem que vão fazer tal coisas por tal cidade, como construir estradas, quando isso é da alçada do estado.
A minha intenção é: quando mais eu souber, melhor eu vou poder atuar sobre as mazelas atuais e as que surgiram (prioridade para educação e pesquisa).
Mas nada me impede que eu me torne um webdesigner e presidente também, é um só um caso que o direito me ajudaria, e muito. Laughing

Eu não acho que presidente da república seja um cargo limitado. Se o Lula nunca sabia de nada, é o presidente que não controla os poderes que lhe são auferidos. E presidente não é ditador, o Brasil é uma democracia. Se o presidente pudesse fazer o que viesse na telha, não haveria sentido em judiciário e legislativo. Ia ser mais uma república bolivariana (embora esta não seja uma ditadura, ainda - talvez).

Político, em campanha, nunca está preocupado no que é ou não da alçada do cargo que pleiteia. Depois de eleito, ele faz o que dá, de acordo com os seus interesses. No Brasil, na esmagadora maioria dos casos, as promessas de campanha são só um detalhe. E tem mais que ser, o povo mal se lembra do que foi prometido, muito menos cobrar ... A culpa não é dos políticos.
Gilgamesh
Falo que é limitado por causa do problema atual, que o presidente fica na mão de uma coligação partidária e se reúne de empresários e outras pessoas que podem ser corruptas, algo que ele nunca pensava há 20 anos atrás, mas que teve que fazer para poder finalmente ser eleito.
Nenhum presidente governa sem o congresso hoje, por isso digo que em alguns casos, o congresso pode agir de uma forma mais ampla que o próprio presidente e contestar os atos deste.

E eu acho que o cargo de presidente tem de ser limitado sim. O problema é as pessoas que são eleitas a sua volta e as que ele precisa se mancomunar para governar. Tivesse ele poderes ilimitados, qualquer tolice poderia fazer.
expresso
Ultimamente venho passando por uma seria crise:
Venho sentido que o que escolhi pra mim na faculdade não é o que realmente quero.
Sou Técnica em Telecomunicações e disso não me arrependo, foram ótimos anos que me fizeram um grande bem. Tanto no que diz respeito ao curso e também as amizades que alimentei, pois junto comigo formaram-se alguns que caminham comigo desde o primeiro ano do ensino médio.
Adoro muito tudo o que diz respeito a Telecomunicações!
No começo deste ano, entrei pra faculdade de Engenharia Elétrica... mas a impolgação não é a mesma, a cada dia sinto que vou desistir... não porque sou uma fraca, mas o fato é que não estou me indentificando. Mas dizem que o primeiro ano sempre é um saco, tô aqui pagando pra ver no segundo ano... só na expectativa. Por enquanto vou cantando e chorando...
mariohs
expresso wrote:
Ultimamente venho passando por uma seria crise:
Venho sentido que o que escolhi pra mim na faculdade não é o que realmente quero.
Sou Técnica em Telecomunicações e disso não me arrependo, foram ótimos anos que me fizeram um grande bem. Tanto no que diz respeito ao curso e também as amizades que alimentei, pois junto comigo formaram-se alguns que caminham comigo desde o primeiro ano do ensino médio.
Adoro muito tudo o que diz respeito a Telecomunicações!
No começo deste ano, entrei pra faculdade de Engenharia Elétrica... mas a impolgação não é a mesma, a cada dia sinto que vou desistir... não porque sou uma fraca, mas o fato é que não estou me indentificando. Mas dizem que o primeiro ano sempre é um saco, tô aqui pagando pra ver no segundo ano... só na expectativa. Por enquanto vou cantando e chorando...

Os dois primeiros anos de engenharia contém muita física e matemática, muita teoria. Talvez por isso que não esteja se identificando. Os cursos técnicos têm abordagem mais prática que os de engenharia. Muito provavelmente você não vai ter a quantidade de aulas práticas que você tinha no curso técnico. Não sei se é isso que deixa você angustiada, mas os primeiros anos de engenharia têm muito cálculo e física.

Espero ter ajudado.
merrik
mariohs wrote:
Os dois primeiros anos de engenharia contém muita física e matemática, muita teoria.

aushas, engracado, eu adoro teoria, mas odeio pratica, mas enfim.
Eu ainda to no ensino medio, segundo, agorando lendo esse topico meio que levei um choque, tipo, to levando muito nas coxas : / (exeto em matematica, eu nao preciso fazer esforco para aprender matematica =D, e ainda por cima a materia desse ano ta facil, pior e portugues ...), talvez esse post me anime a fazer o dever de casa, mas eu preciso fazer alguma coisa para nao perder o animo, enfim, eu prentendo fazer sistemas da informacao, e provavelmente vou trabalhar com uma linguagem de baixo nivel - desculpa, mas java me enjoa, e eu adoro a sensacao de estar controlando o computador, espero que nao seja um traco da minha personalidade : / - ontem eu comecei a ler sobre assembly no wikibooks, pela primeira vez os nomes das series dos processadores fizeram algum sentido para mim =D, mas enfim, eu tambem gosto de web, eu leio bastante blogs, alguns blogs pessoais, mas em 90% blogs de tecnologia e voltados para a web, sendo que todos estao envolvidos de alguma forma com CSS, tableless, acessibilidade web, e 50% tem algo a dizer sobre linux, enfim, definitivamente eu amo tecnologia, mas eu preciso me informar mais, aprofundar mais em como vai ser depois da faculdade, isso eu tambem ja faco com os meus feeds, os outros 10% sao sobre efetividade e financas, mas ainda tem muitas coisas para aprender, pelo menos sede de conhecimento eu tenho, o problema e que a pressa me atrapalha, enfim.