FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Placa Gráfica do momento

gnomme
Eu comprei recentemente uma ATI HD2600XT que a nível de desempenho era excelente mas tinha um montão de problemas com o driver!!

Agora troquei por uma com chip Nvidia, uma 8600GTS que embora mais cara também é excelente!

E vocês? que gráfica têm e qual preferem?
cparakawa
Eu tenho uma ATI 9600, Sapphire. Já faz tempo, 4 anos. Como não jogo no computador (jogo em flash não conta), está de ótimo tamanho. É minha terceira placa ATI consecutiva, desde que a Voodoo faliu. Eu tenho uma NVidia espetada num micro reserva.

Nesta briga dos últimos 7 ou 8 anos, ATI x NVidia, em termos de desempenho a NVidia está na frente na maior parte do tempo. E a NVidia faz drivers melhores normalmente. Eu opto pela ATI por um único motivo: a qualidade 2D de imagem é (ou era) superior. A ATI/Sapphire sempre presou por isto desde o tempo que ATI era só placa de video de Mac. E a NVidia vende o chip até pro chinês mais xingling. Eu sei que o mercado mudou, mas se não for pra rodar jogos eu ia de ATI/Sapphire de novo. Agora pra rodar o Crysis em DX10, hoje eu ia preferir uma NVidia.

A Intel é grande no setor (Via tbm), mas são chips baratos e MUITO inferiores em termos de capacidade 3D. Mesmo em 2D, dá pra ver que a qualidade de imagem já deixa a desejar, especialmente em relação à qualidade das cores. Este é o teste em que vc não pode confiar em terceiros (varia de acordo com o gosto pessoal): pega um monitor de tubo bom (como um Diamondtron da Mitsubishi) e testa várias placas de video. Dá muita diferenca de imagem 2D. Marcas como a Pine (genérica Nvidia) dão nojo. Rolling Eyes
hive
Taí, tabém gostaria de saber a opnião da galera já que eu estou querendo comprar uma placa nova pra substituir a minha atual nvidia "ximbica". Tenho uma placa mãe que aceita SLI com 32X mas ainda nao comprei uma placa que preste, tenho dado uma olhada por aí mas ainda não gamei. A nvidia 8800GTS parece ser o sonho de consumo pra minha placa mas o preço tá salgado demais por enquanto.
cparakawa
se vc não gosta de benchmarks, tem esta matéria mastigada no tomshardware guide:

http://www.tomshardware.com/2007/08/06/the_best_gaming_video_cards_for_the_money/

placas intermediárias:

http://www.tomshardware.co.uk/HD-2600-AND-GEFORCE-8600,review-2362.html

Dá uma olhada geral:

http://www.tomshardware.co.uk/review/Components,1/Graphics-cards,2/

Eu dei uma olhada pra dar uma atualizada. A ATI ganha no 2D (HD decoding). No DX10, a NVidia ganha folgado. Se for uma placa pra jogos, é NVidia com folga. Se for pra gastar, a 8800 GTX é a mais poderosa hoje. É uma pena que a ATI esteja bem atrás da NVidia em performance, atualmente. E mais pena ainda que as placas midrange estejam moribundas, eu sempre comprei placas desta categoria: qualidade, desempenho médio e preços razoáveis. Eu me recuso a gastar uma fortuna numa placa de video.

Dá uma olhada nos charts do site, pra ter uma idéia da força de cada placa em diferentes condições. Depois checa com os preços que vc encontrar e com o quanto vc quer gastar. Se for pelo custo/benefício, o tomshardware indica a ATI X1950T, que baixou bastante de preço. Mas não é uma placa pra rodar Crysis.
hive
Fantástico cparakawa! Esses links são exatamente o que eu precisava. Valeu mesmo! Até gosto de bench, mas estou sem tempo pra ler esse tipo de coisa ultimamente.

Tendo mais a comprar uma nvidia, por minha chipset ser nvidia acho que casa melhor. Estou direcionando meu equipamento pra segurar aplicativos gráficos robustos (3dsmax, adobe cs3, algum SDK) mesmo pq agora estou trabalhando com desenvovimento 3d em tempo real e por isso preciso de uma placa legal. O ideal seria uma profissional (nvidia quadro, etc) mas essas placas não são para meu bolso. Então pretendo comprar uma que seja excepcional para jogos, que acaba atendendo minhas exigências.
Tilibra
também tenho uma 8600GTS, e uma coisa posso afirmar :

em muitos casos, quase que na maioria, ela é tão superior com resoluções altas que quando usada com resoluções baixas....

em todos os jogos que tenho, ela se sai muito melhor na resolução máxima, que nas resoluções intermediárias.... não estou falando em FPS alto, mas sim na estabilidade .....

em 1024X768 por exeplo, o FPS dá picos muito altos, mas também dá quedas de 60 70FPS.
já em 1280X1027 o FPS fica estabilizado em 130.

gostei muito dela, e estou pendando em fazer um SLI !!!!
cparakawa
Eu pensava que o SLI tinha acabado junto com a 3dfx/Voodoo. E agora tem quadriSLI. Provavelmente sai mais caro que todo o resto do computador. Eu penso em comprar uma placa DX10 quando eu trocar meu monitor por um de 19 ou 20 pols que seja 16:9 e suporte HDTV. Talvez ano que vem, tbm acho sacanagem um monitor de 20" flat/wide custar menos que uma placa dx10.
Tilibra
cparakawa wrote:
Eu pensava que o SLI tinha acabado junto com a 3dfx/Voodoo. E agora tem quadriSLI. Provavelmente sai mais caro que todo o resto do computador. Eu penso em comprar uma placa DX10 quando eu trocar meu monitor por um de 19 ou 20 pols que seja 16:9 e suporte HDTV. Talvez ano que vem, tbm acho sacanagem um monitor de 20" flat/wide custar menos que uma placa dx10.

realmente, as placas pra dx10 não são nada baratas ... Sad

Mas pra quem é entusiasta e gosta de estar sempre bem atualizado, é um preço justo a ser pago ....

E como vc memso disse, a parte gráfica é a mais cara do computador todo .....

Se já era assim com o SLI, imaginem com o QuadSLI ....
Aidmar
Vocês podem até rir, mas a minha placa gráfica atual (e a primeira off-board que eu usei na vida!!!) é uma FX5500 256Mb!!!! Pelo menos por enquanto, tá dando pro gasto!!! To rodando Doom III, Neverwinter Nights, Star Wars Empire at War, Star Wars Battlefront, Comand and Conquer - Generals, e trocentos outros jogos desse tipo. Não estou com todos eles instalados no momento, mas já rodei todos no meu pc, que é um Celeron D 2.13Ghz, 512Mb DDR, placa mãe Mecer (não lembro o modelo).
facool
realmente as placas tops sempre serão caras... pelo menos no brasil...