FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Qual a melhor linguagem de programação para web PHP,ASP,JAVA

Vaguiner carlos
Qual das linguagens para programação via web é mais pratica, segura é viavel na sua opinião.
D'Artagnan
Minha opinião sincera,
não é a linguagem que faz o programador é o programador que faz a linguagem... claro que tem milhares de exceções, mas o basico é o basico em asp.net,php,java,ruby,python,perl, c em cgi...

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens...
eu conheço php e java, eu posso enumerar diversas vantagens e desvantagens de cada linguagem, assim como um programador Asp.Net e C# pode faze-lo

se vc quiser começar a ver resultados agora, baixe o EasyPHP ou um generico para Asp e começe a programar, depois que vc pegar gosto vale a penas estudar .NET,Java, python ou ruby on rails...

alias rails deve ser bem legal ^^
matpestana
Rails é ótimo!!! Eu achei muito interessante os 2 dias que fiquei testando ele.
Da pra fazer um Blog com menos de 5 linhas curtas!
Mas eu curto mesmo PHP,acho bem melhor.
Asp eu não gosto,fechado,se é que me entnede.
Vaguiner carlos
Quote:
Minha opinião sincera,
não é a linguagem que faz o programador é o programador que faz a linguagem... claro que tem milhares de exceções, mas o basico é o basico em asp.net,php,java,ruby,python,perl, c em cgi...

Isso é logico se o programador não se esforçar para aprender a programar e não gostar do que está fazendo ele não vai chegar a lugar nenhum, mas o que eu queria saber, era a linguagem que vc acha mais segura e confiavel para o desenvolvimento de um site na sua opinião; eu também programo em php e java script, e na minha opinião são linguagens muito pratica, segura e confiável, mas como eu não conheço outras linguagens, gostaria da opinião de vcs referente a cada linguagem.
leandrow
Respondendo ao tópico, entre as opções fornecidas com certeza eu fico com PHP. Creio que PHP é a linguagem que mais cresceu na internet nos últimos anos, hoje em dia praticamente todos os sites são desenvolvidos em PHP ou tem algum script do mesmo. Especialmente sites de notícias entre outros do mesmo gênero, quase sem exceção utilizam PHP na estrutura de seus sites, principalmente no sistema de notícias e comentários.
thi.dias
Quote:
Minha opinião sincera,

concordo... no final tudo vira "zero's" e "um's"
D'Artagnan
matpestana wrote:
Rails é ótimo!!! Eu achei muito interessante os 2 dias que fiquei testando ele.
Da pra fazer um Blog com menos de 5 linhas curtas!
Mas eu curto mesmo PHP,acho bem melhor.
Asp eu não gosto,fechado,se é que me entnede.

Nossa, eu achava que não TER que declarar um driver pro bd em php era legal...
vou dar uma olhada ^^

Vaguiner carlos wrote:

Isso é logico se o programador não se esforçar para aprender a programar e não gostar do que está fazendo ele não vai chegar a lugar nenhum, mas o que eu queria saber, era a linguagem que vc acha mais segura e confiavel para o desenvolvimento de um site na sua opinião; eu também programo em php e java script, e na minha opinião são linguagens muito pratica, segura e confiável, mas como eu não conheço outras linguagens, gostaria da opinião de vcs referente a cada linguagem.

realmente eu acho q fugi umpouco do assunto,

javascript != java , javascript não é java...

Eu acho o java a linguagem mais parruda em termos de flexibilidade e segurança, você pode ver que a maioria dos bancos no brasil em algum ponto do sitema de internet banking tem algo de java,
mas isso vem com um preço, java é uma linguagem que precisa de uma estrutura bem maior que PHP, por exemplo, pra rodar e programar...

tanto os abncos usam java que esses dias eu esta no internet banking do bradesco e fui olhar o console da JVM la estavam :

entrei
entrei 1
entrei 2
mariohs
Cada linguagem tem vantagens e desvantagens umas sobre as outras. Mas acho que php se sobressai por enquanto, já que a grande maioria dos hosts oferecem hospedagem php, linux, apache e mysql, porque acaba saindo muito mais barato que um servidor windows 2003, asp, iis, sql server / (argh) access. A comunidade php disposta a ajudar por aí é muito grande e é muito fácil você encontrar ajuda na web.

Apenas minha opinião humilde. Não sou programador de ofício. Só dou umas mexidas de vez em quando...
leandrow
mariohs wrote:
Cada linguagem tem vantagens e desvantagens umas sobre as outras. Mas acho que php se sobressai por enquanto, já que a grande maioria dos hosts oferecem hospedagem php, linux, apache e mysql, porque acaba saindo muito mais barato que um servidor windows 2003, asp, iis, sql server / (argh) access. A comunidade php disposta a ajudar por aí é muito grande e é muito fácil você encontrar ajuda na web.

Apenas minha opinião humilde. Não sou programador de ofício. Só dou umas mexidas de vez em quando...

Esqueci de citar, mas ainda tem essa "a grande maioria dos hosts oferecem hospedagem php, linux, apache e mysql, porque acaba saindo muito mais barato" o que comprova ainda mais a superioridade do PHP em conceitos gerais. Além de ser uma excelente linguagem, uma hospedagem PHP sai muito mais barato.
Vaguiner carlos
mariohs escreveu:
Quote:

Eu diria que PHP e a linguagem de programação para os pobres e ASP e a linguagem de programação para os ricos, porque qual de nos teria condições de pagar uma hospedagem em asp apenas para estudo, já em php temos a grande FRIHOST, que nos oferece hospedagem gratuita, quer dizer em troca de alguns posts, com uma excelente hospedagem pra testes ou desenvolvimento de um site completo.
matpestana
eu já diria ao contrário: PHP não é uma linguagem para pobres.É uma linguagem mais difundida,devido ao nível de facilidade e de qualidade.Tudo que se tem no ASP pode ser feito facilmente no PHP.Daí que veio esse grande uso da linguagem.
Tilibra
Concordo com o D'Artagnan !

Se o programador for criativo, e bem instruido, pode fazer qualquer linguagem se tornar poderosa Very Happy
wolvebr
eu acho o php o melhor.. na parte de programação eu posso achar mais fácil php mas o outro acha o asp... assim é difícil saber por qual optar... você só precisa ver que php é uma linguagem que é bem mais fácil de se conseguir suporte (existe muito mais fóruns do que asp)... com relação a hospedagem: poucas empresas oferecem plano com asp pelo seu valor elevado (dale windows original)... mas fica a escolha de quem for construir o site... se tiver mais grana pra bancar hospedagem asp boa sorte.. ^^... vlwz
miau
Particularmente... prefiro PHP.
facool
já ouvi dizer que php é c++ e asp visual basic. Se for verdade acho que quem entende mais de c++ vai preferir PHP e que entender mais de vb vai preferir ASP.
Não entende muito bem nenhuma dessas linguagens, mas fiz meu site com cms em PHP, e estudando um pouquinho consegui fazer as modificações que eu precisava.
Vaguiner carlos
matpestana wrote:

eu já diria ao contrário: PHP não é uma linguagem para pobres.É uma linguagem mais difundida,devido ao nível de facilidade e de qualidade.Tudo que se tem no ASP pode ser feito facilmente no PHP.Daí que veio esse grande uso da linguagem.

Como ao contrário, você já viu hospedagem com ASP gratuíta, eu nunca vi, ja em PHP existe varíos servidores gratuítos com PHP, agora em termos de programação, vai depender da criatividade do programador, tudo é possível para aquele que tem o conhecimento.
leandrow
Vaguiner carlos wrote:
matpestana wrote:

Como ao contrário, você já viu hospedagem com ASP gratuíta, eu nunca vi, ja em PHP existe varíos servidores gratuítos com PHP, agora em termos de programação, vai depender da criatividade do programador, tudo é possível para aquele que tem o conhecimento.

Eu conheço excelentes serviços de hospedagem gratuitos com suporte a ASP...

Um deles inclusive utilizei por alguns anos para hospedar o meu primeiro trabalho na web.

Atualmente utilizo ele apenas para testes de scripts na referida linguagem, e o servidor cumpre o seu papel com eficácia.

Até aonde eu sei, não posso publicar endereços de outros sites de hospedagem, de acordo com as regras do Frihost, então não iriei fazer isso.

Mas se alguém quiser, eu posso mandar o endereço por MP, acho que desta maneira não estarei infringindo as regras do fórum. Wink

E eu concordo com o matpestana.

Faço das palavras dele as minhas.
Vaguiner carlos
leandrow wrote:

Eu conheço excelentes serviços de hospedagem gratuitos com suporte a ASP...

Um deles inclusive utilizei por alguns anos para hospedar o meu primeiro trabalho na web.

Atualmente utilizo ele apenas para testes de scripts na referida linguagem, e o servidor cumpre o seu papel com eficácia.

Até aonde eu sei, não posso publicar endereços de outros sites de hospedagem, de acordo com as regras do Frihost, então não iriei fazer isso.

Mas se alguém quiser, eu posso mandar o endereço por MP, acho que desta maneira não estarei infringindo as regras do fórum.

E eu concordo com o matpestana.

Faço das palavras dele as minhas

Pode até ter servidores gratuítos para asp, mas seria como achar uma agulha num palheiro, já em php é o que mais existe, e quando comparei a linguagem sendo de pobre ou de rico, eu estava usando apenas uma expressão figurativa para comparar as duas linguagens.

Veja bem quem criou a linguagem ASP foi a Microsolft, e todos nos sabemos que a microsolft só desenvolve um sistema ou linguagem visando algum lucro, diferentemente
do Rasmus lerdof que criou a linguagem PHP, sua única preocupação era criar uma linguagem para facilitar a vida dos programadores, e sua intenção foi de criar uma linguagem livre com código aberto, pra que todos os usuários podessem utilizar sem ter que pagar nenhum centavo.

PHP é open source, ou seja é uma linguagem livre de código aberto que roda em qualquer plataforma e pode ser utilizada com linux é msql sem nenhum custo adicional para o usuário ou empresa.

Já ASP não é open source e uma linguagem de código fechado, e só roda apenas em plataforma Windows, e se uma empresa ou usuário for montar um servidor ASP, logo de início vai ter um custo alto com a compra dos softwares, eu acho estranho o usuário conseguir hospedagem gratuíta em um servidor ASP, essa eu quero ver Very Happy
leandrow
Vaguiner carlos wrote:
Pode até ter servidores gratuítos para asp, mas seria como achar uma agulha num palheiro, já em php é o que mais existe, e quando comparei a linguagem sendo de pobre ou de rico, eu estava usando apenas uma expressão figurativa para comparar as duas linguagens.

Veja bem quem criou a linguagem ASP foi a Microsolft, e todos nos sabemos que a microsolft só desenvolve um sistema ou linguagem visando algum lucro, diferentemente
do Rasmus lerdof que criou a linguagem PHP, sua única preocupação era criar uma linguagem para facilitar a vida dos programadores, e sua intenção foi de criar uma linguagem livre com código aberto, pra que todos os usuários podessem utilizar sem ter que pagar nenhum centavo.

PHP é open source, ou seja é uma linguagem livre de código aberto que roda em qualquer plataforma e pode ser utilizada com linux é msql sem nenhum custo adicional para o usuário ou empresa.

Já ASP não é open source e uma linguagem de código fechado, e só roda apenas em plataforma Windows, e se uma empresa ou usuário for montar um servidor ASP, logo de início vai ter um custo alto com a compra dos softwares, eu acho estranho o usuário conseguir hospedagem gratuíta em um servidor ASP, essa eu quero ver Very Happy

Ok, eu concordo que é muito mais fácil encontrar servidores gratuítos para PHP do que para ASP... mas isso é apenas uma conseqüência da popularização e do maior uso da linguagem PHP, que ao meu ver se torna a cada dia mais superior às demais linguagens, mesmo que cada uma tenha seus prós econtras.

Quote:
...eu acho estranho o usuário conseguir hospedagem gratuíta em um servidor ASP, essa eu quero ver...

Se você quiser eu passo por MP o servidor gratuíto que eu utilizo, sem problemas.
Guardian
Eu estava acostumada só com html, html e mais html...
Depois que aprendi sobre PHP vi que existe muitas scripts que podemos criar para fazermos um site mais interativo!

Criar um fórum, um formulário de contato, um sistema de login e por ai vai...

O banco de dados e o PHP são como a goiabada para o queijo hehe.
Vaguiner carlos
leandrow wrote:

Se você quiser eu passo por MP o servidor gratuíto que eu utilizo, sem problemas.

Eu aceito, estou curioso pra conhecer Very Happy
leandrow
Vaguiner carlos wrote:
leandrow wrote:

Eu aceito, estou curioso pra conhecer Very Happy

Pronto, acabei de mandar a MP, agora é com você.
felipembbraga
Curtam python...
vcs verão...
Deline
Depende muito dos recursos que você vai querer utilizar, cada um tem uma facilidade diferente na hora de programar, faz com que sua programação seja valorizada e tal...
skollenon
Puts, ninguem curti HTML?
kkk

eu uso CSS, xHTML, e php aqui no meu blog... =D
sei pouco, mas HTML e ROX!
Liques
skollenon wrote:
kkk

É por que HTML não é linguagem de programação. Very Happy
macuacuafrancisco
pra min, PHP eh mais bom eh mais usado,e tem boas hospedagens
D'Artagnan
Liques wrote:
skollenon wrote:
kkk

É por que HTML não é linguagem de programação. Very Happy

CSS é linguagem de estilização, html é linguagem de marcação

para uma linguagem ser considerada "de programação" ela tem que ser capaz de realizar instruções computacionais logicas e aritimeticas.
D'Artagnan
felipembbraga wrote:
Curtam python...
vcs verão...

eu gosto de python, mas tenho vontade de não gostar, ô linguagem para ter Fanboy!
neiesc
não existe a melhor mais aquela vc mais se adapta, eu gosto de python então.
https://www.djangoproject.com/
http://www.web2py.com/
http://pylonsproject.org/

depois q vi o http://www.franciscosouza.com.br/2009/12/20/construindo-um-crud-com-frameworks-python-parte-iii-web2py/
http://blog.justen.eng.br/2010/06/porque-eu-adoro-o-sistema-de-views-do.html
http://blog.justen.eng.br/2009/09/palestra-sobre-web2py-no-serpro-rj.html
rafael2112
Ninguém mas usa javascript?

Sei pouco de programação, o que aprendi foi C não foi difícil (fazer algo simples), com linguagem PHP
leandrow
rafael2112 wrote:
Ninguém mas usa javascript?

Sei pouco de programação, o que aprendi foi C não foi difícil (fazer algo simples), com linguagem PHP

Eu uso bastante. Smile
alguetler
D'Artagnan wrote:
Minha opinião sincera,

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens...
eu conheço php e java, eu posso enumerar diversas vantagens e desvantagens de cada linguagem, assim como um programador Asp.Net e C# pode faze-lo

se vc quiser começar a ver resultados agora, baixe o EasyPHP ou um generico para Asp e começe a programar, depois que vc pegar gosto vale a penas estudar .NET,Java, python ou ruby on rails...

alias rails deve ser bem legal ^^

mas qual vc usa?
GAMESMASTER
Eu gosto muito do Java. Já linguagens de script não gosto muito, mas pretendo aprender Python.
drummer
Isso é questão de gosto e gosto não se discute, cada um tem o seu.

É diferente você preferir uma linguagem DE você necessitar de uma linguagem para determinada situação

eu prefiro php, mas dependendo da necessidade uso outras linguagens

é isso aí
leandrow
drummer wrote:
Isso é questão de gosto e gosto não se discute, cada um tem o seu.

É diferente você preferir uma linguagem DE você necessitar de uma linguagem para determinada situação

eu prefiro php, mas dependendo da necessidade uso outras linguagens

é isso aí

A melhor pode ser, simplesmente, a mais versátil.

Logo; não precisa se tratar de gosto ou necessidade. Razz
rafaht
Eu acho que vai de cada um, da necessidade, do objetivo... Eu sei PHP, diria que de básico a intermediário e supre minhas necessidades. Aprendi um pouco de CGI na faculdade e tentei aprender C e Python, mas como não cheguei a usar, acabei não aprendendo muito.

Deve ser analisado o seu conhecimento, o quanto tu queres e podes aprender, o que tu precisas na tua aplicação, o tempo que tu tens para ela... É muito fácil eu dizer para ti que PHP é a melhor linguagem, mas e aí? Tu aprenderás, não se adaptarás ou não servirá muito bem para o teu caso... Aí tu descobres por exemplo, Python e para ti, é muito melhor?
(:
leandrow
Ainda hoje gosto muito de JavaScript, PHP e o tradicional HTML. É difícil abandoná-los e partir para outra, HAHAHA! Laughing
Queiros
Todas as linguagens são boas, vai depender do tipo de site que pretendes implementar, mas caso queiras um site simples e rápido usa aplicações que te facilitem, como joomla ou outro tipo.

Very Happy Very Happy Very Happy
roberton
Não dá para dizer qual a melhor, depende do contexto de cada um.
Resolvi colocar algumas dicas que poderá a ajudar pela escolha...(pelo menos vc poderá excluir algumas das tecnologias analisando a sua situação)

- O servidor onde ficará hospedada a aplicação tem que ser linux ? Ou não tem problema de ser windows ? Linguagens como PHP e JAVA dão certo, mas .NET já teria que pensar no ambiente Windows. Prefeituras geralmente colocam nas licitações que possuem servidores Linux e empresas com sistema que rodam em linux ganham uma "pontuação" na concorrência. Empresas privadas geralmente preferem windows porque o custo de profissionais para manter o linux acaba sendo alto para elas e tb elas conseguem vários sistemas a custo menor no mercado que rodam em Windows do que em Linux. Desenvolver para Linux realmente é mais caro por diversos motivos, por causa dos profissionais que vc precisa e não acha, ou por causa daquele momento que o Linux pára e a empresa pára junto sem ninguem para resolver... ou para instalar aquela versão do MySQL que no linux primeiro precisa compilar e que depois vc vê que não consegue colocar na porta que vc precisa se não alterar o código e compilar de novo ... Então se vc pensa em vender para prefeituras seria bom pensar em compatibilidade com linux, do contrário tanto faz.

- Você tem recursos financeiros para adquirir a ferramente adequada para a sua linguagem ? Pense que para JAVA ou PHP você tem IDEs gratuítas, mas para .NET nada como usar o Visual Studio, lembre que isto custa uma licença do produto. Pense também no suporte, ferramentas como Visual Studio quando identificados bugs logo possuem updates ao contrário da maioria das ferramentas gratuítas que vc é o teu próprio suporte.

- Qual o tempo que você tem para desenvolver o teu produto ? A curva de aprendizagem de JAVA para WEB é complicada, demora mais do que PHP e .NET. Digamos que para JAVA existem muitos frameworks diferentes e cada empresa trabalha com um, quando vc aprende um deles acaba ainda tendo que aprender outros e fica empacando no desenvolvimento. PHP e .NET possuem uma linha de programação mais bem definida, vc aprende uma linha de desenvolvimento e segue em frente, depois entra em outras linhas.

- Você é dono de empresa de desenvolvimento ? Se é, presta atenção no mercado de profissionais, é mais fácil encontrar profissionais PHP e .NET do que JAVA, e aqueles que dizem que sabem JAVA não sabem sobre o JAVA que vc precisa e acabam ficando na empresa um bom tempo só aprendendo. Desenvolvimento JAVA custa mais. JAVA é uma ótima linguagem por causa das classes e plataformas que roda, além das possibilidades de montar as regras de negócio para o teu sistema da forma que vc quiser, do outro lado o concorrente direto do JAVA é o .NET, você terá que analisar se realmente precisa pegar no JAVA, analisar as variáveis entre as linguagens. Os treinamento em linguagem JAVA infelizmente custam mais tb. Na minha opinião o que mais atrapalha no JAVA para WEB é a curva do tempo de aprendizagem dos seus programadores.

- Você tem $$$ sobrando ? Então use as ferramentas que já estão consolidadas no mercado. Pode pegar tambérm profissionais para testar outras tecnologias, como Iron Speed por exemplo. Lembrando que outras tecnologias menos conhecidas, possuem outros custos para que você tenha suporte e treinamento.

Roberto
leandrow
Estou aprendendo a programar em C e estou gostando bastante da versatilidade da linguagem!
thiagofcf
Bom, sou programador a mais de 9 anos, já trabalhei com clarion, pascal, java, python.
Em resumo não há uma linguagem boa, e sim, a que se adequa melhor as suas necessidades.
Sem pre que opto, quando dá para optar, seleciono uma que atende as necessidades do projeto, busco por multiplataforma, frameworks consolidados e linguagem mantida por uma comunidade ativa, é bom ter uma boa documentação.
Mas as vezes, não temos opção, é a imposta pela empresa onde se irá trabalhar, um bom programador não liga para a linguagem, mas se ela é adequada as necessidades, o bom programador conhece os conceitos consegue lidar com qualquer uma.