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De quem é a culpa do ACIDENTE DA TAM 3054 ? na sua opinião.





prassis13
Na sua opinião de quem poderia ser a culpa do acidente da TAM 3054 [/b]
De a sua opinião , pelo o que você vem acompanhando na imprensa .
Vaguiner carlos
De quem seria a culpa já que os pilotos estão mortos e não podem se defender, segundo os dados da caixa preta a culpa seria dos pilotos que deixou o manete na posição errada, mas será se realmente esses dados estão corretos, ou se a verdade não está sendo abafada, ou se o computador não gerou dados incorretos, será se tudo isso não seria um motivo pra tirar a atenção dos verdadeiros culpados que já estão saindo da cena do crime. Sad
leandrow
A culpa é da corrupção, da negligência e da incopetência, não só dos governantes, mas de todos os órgãos envolvidos.
cparakawa
Não sei se os pilotos tiveram culpa. Mesmo que tenham esquecido o manete na posição errada, a imprensa divulgou que já existe um "recall" pro problema faz anos. Culpa da TAM, que não manteve tudo em ordem, fora que ela usa as aeronaves no talo (o máximo possível) pra diminuir os custos. Embora a Airbus considere seguro o vôo sem o reverso, não sei ela leva em conta as condições do aeroporto e o fato da aeronave fazer um grande número de vôos por dia. O governo tem culpa pela reforma meia boca dos aeroportos. E por permitir que Congonhas tenha uma carga de vôos tão grande. Neste último ponto, aparentemente não foi causa do acidente.

A meu ver, de acordo com o que divulga a imprensa, a maior culpada a TAM. O governo tem culpa em outros acidentes e no caos aéreo, mas neste caso não foi decisivo.

Como um põe a culpa no outro, é possível que sobre pros mais fracos e que, aliás, já estão mortos.
mariohs
Acho complicado culpar os pilotos. Ouvi dizer que este caso é raro de acontecer, e os pilotos acabam não tendo treinamento específico para este tipo de situação. Concordo com o cparakawa:

cparakawa wrote:
O governo tem culpa pela reforma meia boca dos aeroportos. E por permitir que Congonhas tenha uma carga de vôos tão grande. Neste último ponto, aparentemente não foi causa do acidente.

A meu ver, de acordo com o que divulga a imprensa, a maior culpada a TAM. O governo tem culpa em outros acidentes e no caos aéreo, mas neste caso não foi decisivo.


Só o fato do avião não estar 100% já é um motivo para não voar. É apenas opinião de um ignorante no assunto, mas eu não deixaria um avião levantar vôo com apenas 1 reverso funcionando. Como eu não sei qual o real impacto de ter apenas 1 reverso funcionando, não posso dar uma opinião mais embasada e concreta.
prassis13
mariohs wrote:
Acho complicado culpar os pilotos. Ouvi dizer que este caso é raro de acontecer, e os pilotos acabam não tendo treinamento específico para este tipo de situação. Concordo com o cparakawa:

cparakawa wrote:
O governo tem culpa pela reforma meia boca dos aeroportos. E por permitir que Congonhas tenha uma carga de vôos tão grande. Neste último ponto, aparentemente não foi causa do acidente.

A meu ver, de acordo com o que divulga a imprensa, a maior culpada a TAM. O governo tem culpa em outros acidentes e no caos aéreo, mas neste caso não foi decisivo.


Só o fato do avião não estar 100% já é um motivo para não voar. É apenas opinião de um ignorante no assunto, mas eu não deixaria um avião levantar vôo com apenas 1 reverso funcionando. Como eu não sei qual o real impacto de ter apenas 1 reverso funcionando, não posso dar uma opinião mais embasada e concreta.


Muita boa a analise e opinião que todos até aqui postaram , fico coma opiniãi de todos , estou acompanhando esse caso da TAM 3054 , por um outro lado e sincerament so guentei ficar por 3 dias pesquisando o que cada passageiro e familia faziam momentos antes do acidente .. e foi postado aqui .. E AGORA .. vi num noticiário hoje , o ministro falando que a prioridade tal, firmando e sentamos na mesa com a condição tal... falando firme com numa mesa redonda sobre a posição do governo diante da situação de Congonhas . . . E SÒ AGORA.. DEPOIS que MORREM .... mais de 170 pessoas é que PISAM FIRME E VÃO TORMAR PROVIDÊNCIAS ... fico triste.., em sabe que em nosso país , PRIMEIRO TEMOS QUE MORRER , para que os NÃO MORRAM MAIS .
Lviter
Tb concordo com o que disseram até aqui. Chamo a atenção para um detalhe adicional: li uma matéria em que um especialista dizia que acidentes em que o avião não consegue frear no comprimento da pista são relativamente comuns, cerca de um por semana no mundo. Só que na maioria dos aeroportos, o avião vai parar na grama ou há um material na parte final da pista que não permite que ele avance mais.

Sendo assim, o grande problema de Congonhas foi, não tendo escape, permitir um fluxo tão grande de aviões deste porte, por pre$$ão das companhias aéreas. Isso não deixou margem para nenhuma falha. E falhas acontecem, sejam mecânicas ou não, o papel dos gestores da área é prevenir todas as possibilidades, o que não foi feito.
fabiotemp
Na verdade, pela maneira de como ocorreu o acidente, muito mais do que querer saber de quem é a culpa, somente para punir, é necessário apurar para que com isso seja evitado que ocorra novamente... Infelismente até hoje é sempre preciso acontecer uma tragédia para que se tome uma atitude para que ela não volte acontecer. Não sei se lembram... Airton Senna precisou morrer para modificarem os traçados da fórmula 1 e reverem a segurança dos carros... Porém no Brasil, as vezes infelismente é preciso que uma tragédia se repita para entenderem que se nada mudar, mais pessoas morrerão. Hoje em dia é mais rentavél investir em quantidade de aeronaves e principalmente que caibam mais passageiro do que investir na segurança dos mesmos.
XxlilikaxX
Ah, Congonhas nem era pra estar aonde está. Se fosse no meio do mato, não iria bater num prédio da Tam Express.
Depois, a pista é curta, não sei se vocês viram na TV, mas ela não é das maiores. Em outros países, no caso do avião não conseguir parar antes da pista terminar há uma espécie de "extensão" que funciona como freio (não sei explicar muito bem).
Os políticos se dão ao trabalho de roubar, mas por favor, será que um dia de trabalho é muito? Aprovar uma lei, sei lá que melhore esse horror que está nos aeroportos?
cparakawa
XxlilikaxX wrote:
Ah, Congonhas nem era pra estar aonde está. Se fosse no meio do mato, não iria bater num prédio da Tam Express.
Depois, a pista é curta, não sei se vocês viram na TV, mas ela não é das maiores. Em outros países, no caso do avião não conseguir parar antes da pista terminar há uma espécie de "extensão" que funciona como freio (não sei explicar muito bem).
Os políticos se dão ao trabalho de roubar, mas por favor, será que um dia de trabalho é muito? Aprovar uma lei, sei lá que melhore esse horror que está nos aeroportos?


Ao menos os políticos andam de avião. Se eles andassem de busão, aposto que este não era tão ruim. Sem entrar nos mérito e deméritos do governo Lula, ele não é/foi o único responsável pela crise aérea. E não vai dar pra resolver todos os problemas até o fim do governo atual.

Eu já tenho na cabeça o que vai acontecer. O governo vai tomar umas medidas paliativas e, talvez, corretivas de curto prazo. O resto empurra com a barriga. A TAM vai continuar operando como de costume (não é o primeiro acidente dela mesmo). As vítimas vão ser ressarcidas dentro do que foi segurado, indenizações decentes só virão depois de anos na justiça. O assunto vai saturar e a mídia vai deixar de lado, a menos que aconteçam mais acidentes. Aos passageiros só resta rezar e ter paciência mastodôntica.
mariohs
XxlilikaxX wrote:
Ah, Congonhas nem era pra estar aonde está. Se fosse no meio do mato, não iria bater num prédio da Tam Express.
Depois, a pista é curta, não sei se vocês viram na TV, mas ela não é das maiores. Em outros países, no caso do avião não conseguir parar antes da pista terminar há uma espécie de "extensão" que funciona como freio (não sei explicar muito bem).
Os políticos se dão ao trabalho de roubar, mas por favor, será que um dia de trabalho é muito? Aprovar uma lei, sei lá que melhore esse horror que está nos aeroportos?

No caso específico do acidente da TAM, com o vôo 3054, mesmo que houvesse mais 500 metros de pista, o avião não iria conseguir parar, segundo o que eu vi em uma entrevista (não lembro quem era o cara).
Mas sim, a pista é curta demais. Existe uma bela diferença entre um pouso em Congonhas e um pouso nos outros aeroportos.
Lviter
cparakawa wrote:

Ao menos os políticos andam de avião. Se eles andassem de busão, aposto que este não era tão ruim. Sem entrar nos mérito e deméritos do governo Lula, ele não é/foi o único responsável pela crise aérea. E não vai dar pra resolver todos os problemas até o fim do governo atual.

Eu já tenho na cabeça o que vai acontecer. O governo vai tomar umas medidas paliativas e, talvez, corretivas de curto prazo.


Tudo bem, a culpa não é só dele. Os sucessivos governos municipais, p.ex., não deveriam ter permitido a construção no entorno do aeroporto. Mas Lula foi omisso e indeciso, no mínimo tinha que cortar umas cabeças desde o início da crise, pra dar satisfação à opinião pública, e nem isso, só depois de dez meses mudou o ministro da Defesa. Que aliás não me inspira muita confiança, pois fala demais. E acredito mais naqueles que trabalham em silêncio, sem estardalhaço.
cparakawa
Político é normalmente assim. Se existe solução, o mérito é só dele. Se existe problema, a culpa é dos outros ou é culpa compartilhada com n antecessores. E se quem ocupa um cargo qualquer é político, ele vai falar muito mesmo, é o normal.

Na discussão de transferir o controle pra civis, eu fico com os dois pés atrás. Tudo bem que a nossa aeronáutica não é lá muito competente. Mas ela ainda considera o aspecto técnico. E aí vc olha a ANAC, que é civil. O problema não é ser civil, o problema é colocar na direção políticos que não entendem nada do assunto e não tem (ou desconsideram) assessoria técnica. Ou seja, mover a Infraero pros civis (políticos) pode piorar a situação. Sem considerar que podem piorar a alocação de verbas e aumentar ainda mais a corrupção.

Criar um board técnico de controle e com boa suplementação/alocação de verbas seria o ideal, a meu entender. Mas pra chegar neste ponto, vai ser preciso cair mais uns aviões. Infelizmente.

É só lembrar do Banco Central, que sempre teve uma ingerência política altíssima. Quanta m*rd* teve que acontecer pra chegar no formato atual, de BC semi-independente (e tecnicamente competente) a partir do FHC. O Lula não tocou na estrutura e operação do BC, tem que ser muito burro pra fazer isto. E a experiência traumática do passado faz com que as pessoas não queiram alterar o time que está ganhando, mesmo que estas pessoas sejam os políticos.

Talvez um dia isto ocorra na Infraero.
miau
Na minha opiniao sao vários os culpados...

O governo federal, o governo do Estado, o governo municipal, a própria TAM...
E nós, que continuamos a votar mal...
E elegemos péssimos políticos.
phantombr
Nao sei... ficar falando 'de quem é a culpa' seria como eu falar sobre objeto direto e paráclise.. entendo bulhufas nenhuma... entao melhor assitir... vou dar meu 'parecer técnico' depois que alguem bem entendido do assunto de o seu (daqui um ano deve ter alguem no fantastico dizendo ''eu sei o que aconteceu com o vôo da TAM...")
é sempre assim né
cparakawa
miau wrote:
Na minha opiniao sao vários os culpados...

O governo federal, o governo do Estado, o governo municipal, a própria TAM...
E nós, que continuamos a votar mal...
E elegemos péssimos políticos.


Vc pôs o dedo na ferida. O maior culpado somos nós mesmos.

Quem elegeu a sucessão de políticos fomos nós.

Quem aceita os descasos das companhias aéreas somos nós.
leandrow
cparakawa wrote:
miau wrote:
Na minha opiniao sao vários os culpados...

O governo federal, o governo do Estado, o governo municipal, a própria TAM...
E nós, que continuamos a votar mal...
E elegemos péssimos políticos.


Vc pôs o dedo na ferida. O maior culpado somos nós mesmos.

Quem elegeu a sucessão de políticos fomos nós.

Quem aceita os descasos das companhias aéreas somos nós.


Na verdade, o maior problema é o desinteresse da maioria massante da população, tanto na política brasileira como em combater a corrupção dos mesmos que foram elegidos por "nós".
cparakawa
Se desinteresse for o maior problema, então a corrupção não tem solução no Brasil. Tem escândalo bizarro de corrupção ao menos uma vez por ano.

E o movimento CANSEI é bisonho, um lixo mal organizado. Depois do presidente da Phillips falar mal do Piauí, avacalhou geral. É mais fácil considerar a corrupção como inerente ao sistema e tocar a vida.
Erst
- Complicado achar um culpado, mas digo não existe 1 mas vários, alguém cometeu 1 erro e este gerou uma tragédia, basta saber que erro foi e quem o cometeu!.

ou foram a pista,,
ou os pilotos,
ou o avião
ou o governante, ou o político,
o cara que libero a pista para uso...

alguém foi, mas para ajuda, creio que não vamos saber quem foram os verdadeiros culpados, para variar.
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