FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Fumantes

Você fuma?
Muito
25%
 25%  [ 4 ]
Moderadamente
0%
 0%  [ 0 ]
Pouco
0%
 0%  [ 0 ]
Passivamente
0%
 0%  [ 0 ]
Não (e muito pouco passivamente)
62%
 62%  [ 10 ]
Não sei
12%
 12%  [ 2 ]
Total Votes : 16

cparakawa
Lendo outra notícia, 20% dos brasileiros são fumantes.
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid28771,0.htm

Que eu me lembre, portugueses fumam mais que os brasileiros.

Saber que faz mal, acho que a maioria sabe. Eu fumo desde os 16 anos, mas em geral sempre foi pouco (uns 5 cigarros por dia). Só tive dois picos de alto consumo, quando era analista-programador (método macguyver, serviço pra ontem) e nos últimos 2 anos. Não é dependência química, nem sei se é só psicológica. O cigarro me corta a ansiedade e tem um efeito anti-stressivo (sei lá se é auto-sugestão). Um dia vou ter que parar, nem que seja na cova. Mad

Pra galera do (anti) tabagismo, vamos trocar umas idéias e experiências.

E votem na enquete, pra ter uma idéia de como anda o nível de fumaça por aqui.
Lviter
Já fumei há tempos, mas de 05 a 10 por dia e só no local trabalho. Em casa nunca fumei, passava os fins de semana sem cigarro. Parei quando engravidei, enjoei naturalmente do cheiro, me incomodava demais. Só que continuei a ser fumante passiva no trabalho e adquiri um sinusite crônica. Só quando me afastei totalmente da fumaça de cigarro é que sarei.

Cigarro causa dependência física também, só com força de vontade é difícil. O principal obstáculo é vencer a crise de abstinência dos primeiros dias. Tenho um conhecido que conseguiu parar com ajuda de um remédio chamado Zyban, um antidepressivo. Há outras drogas também. Mas acho que não é a melhor maneira. Eu procuraria um médico pra indicar o melhor caminho.
CRPLAYES
Não fumo, sei que o cigarro faz muito mal, mais tambem não critico quem fuma pois cada um tem seu motivo(quando novo me perguntava porque as pessoas bebiam cerveja uma bebida armaga e ruim e hoje gosto de beber uma cervejinha), só acho uma falta de desrespeito quando alguns fumantes entram em local fechado e ainda teimam em fumar, domingo passado fui comer uma pizza e uma mulher que estava sentada na mesa ao lado teve a cara de pau de acender um cigarro petro de mim e por azar meu o cigarro a fumaça veio toda para cima de mim e da minha esposa. Aqui no meu serviço tenho colegas que fuma e muito, um senhor ja tentou parar de fumar com varios metodos e não conseguiu.
Tilibra
Não só não fumo, como acho uma falta de respeito fumar perto de quem não gosta.

Tenho pavor de fumaça e cheiro de cigarro, mas nada contra quem fuma. Só acho que quem fuma deveria se conscientizar que ninguém é obrigado a respirar a fumaça do seu cigarro.

Muitos já tem essa noção, mas a grande maioria fuma com tamanha naturalidade em qualquer lugar, e nem se dá conta que está prejudicando a saúde dos outros.

Quer fumar, fume, fume muito, até não querer mais, mas fume em lugares onde não há não-fumantes.

Respeite os outros !

Be Well !
D'Artagnan
Eu tenho HORROR a cigarro e odeio que fumem perto de mim...
Me desculpem os fumantes, mas se vc quiser aspirar lixo , vá fumar na fossa, que os meus pulmões não são esgoto...

Eu sou bem xiita quando o assunto é cigarro, saio dos lugares e faço cara de nojo mesmo... meu pai fumou durante mais de 20 anos e eu fiz tanto que ele parou, graças a Deus...

Eu sei que não deve ser facil, mas na minha opinião é auto-suicidio , só não vê quem não quer, é só pesquisar por enfizema pulmonar ou cancêr de pulmão, os dados estão lá cientificamente comprovados

não que eu tenha algo contra alguém ou deseje o mal,
só acho que fumar é uma falta de respeito contra todo mundo incluindo você mesmo ^^
facool
Eu já fumei algumas vezes em blaada, mas nao fumo mais... sei lá, peguei nojo de cigarro.

Hoje em dia eu fumo arguile com amigos, mas só final de semana... se fumar igual cigarro (várias vezes ao dia, todos os dias) faz tão mal, ou até mais q cigarro, mas muita gente acha que não, que a água filtra etc... nada a ver
cparakawa
D'Artagnan wrote:
Eu tenho HORROR a cigarro e odeio que fumem perto de mim...
Me desculpem os fumantes, mas se vc quiser aspirar lixo , vá fumar na fossa, que os meus pulmões não são esgoto...

Eu sou bem xiita quando o assunto é cigarro, saio dos lugares e faço cara de nojo mesmo... meu pai fumou durante mais de 20 anos e eu fiz tanto que ele parou, graças a Deus...

Eu sei que não deve ser facil, mas na minha opinião é auto-suicidio , só não vê quem não quer, é só pesquisar por enfizema pulmonar ou cancêr de pulmão, os dados estão lá cientificamente comprovados

não que eu tenha algo contra alguém ou deseje o mal,
só acho que fumar é uma falta de respeito contra todo mundo incluindo você mesmo ^^

É impressão minha, ou quem é filho de fumantes tem a tendência muito forte a não fumar?

Qdo vc falou de aspirar lixo, faz sentido. Só que eu nasci e cresci em São Paulo, cidade em que o ar é um lixo. A EPM/Unifesp fez um teste com um marronzinho (fiscal de trânsito) não fumante e o pulmão dele parecia o de alguém que fumava um maço de cigarros por dia. Não estou aliviando os problemas do cigarro, só dizendo que em alguns lugares vc tá ferrado de qualquer jeito.

Eu procuro ser responsável qto aos passivos. Não fumo na casa de quem não gosta, nas empresas normais há fumódromos - ao menos nas de algum porte. Só que na minha casa, se vc nã gosta de cigarro, azar seu. Todos sabem antes de entrar. Assim como tem gente que, dentro de casa, só anda de cueca, tem caca de cachorro, escuta Molejo, etc.

Em relação aos locais públicos fechados (restaurantes, baladas em geral, etc), é muito mais difícil. A Inglaterra baniu o cigarro destes lugares faz pouco tempo. É bom pros não fumantes, ruim pro lucro dos estabelecimentos. Ainda mais que cigarro e goró são complementares para os fumantes.

Eu acho que tem que haver respeito e consciência. Se vc quer ferrar com sua vida, problema seu, desde que não leve os outros pro buraco junto. Seja fumar, beber, cheirar, injetar, igreja neopentecostal, entupir de junk food, etc.

Eu sei, o mundo não funciona assim. Existem drogas ilícitas (proibidas), drogas controladas (tabaco, alcool, remédios, etc) e existem coisas muito piores pra sociedade que são liberadas (fica a critério de cada um apontar).
facool
cparakawa wrote:
[...] escuta Molejo, etc. [...]

huahuauahuahuah
hive
Eu fumo a quase 15 anos! Mas só virei "hardcore" nos ultimos 4 anos, principalmente depois que vim morar em Sampa (acho que combina com a cidade Smile) Mas eu também tenho essa de desestressar com o cigarro; ele me deixa mais calmo (embora esse efeito seja ilusório, só funciona pra fumantes). Fora o fato que eu acho muito gostoso fumar; adoro a sensação que a nicotina me causa. Tomar um canecão de café e fumar um cigarro pela manhã é requisito mínimo pra começar meu dia. Cool
O problema do cigarro é o hábito que ele encerra. Você acaba fumando mais por hábito do que por qualquer outro motivo e aí acaba detonando os pulmões (e todo o resto hehe) mais do que deveria...
Estou querendo parar, mais uma vez...rs

Pra fumantes enveterados é difícil parar. Geralmente se vc se estressa, toma cerveja ou encontra algum conhecido fumante voce acaba inevitavelmente tendo uma recaída...
Vanilla
Eu fumei durante 4 anos, acho que mais por estresse do que por qualquer outro motivo. Sempre tive nojo de cigarro, mas quando me mudei e fui morar sozinha acabei tomando gosto pela coisa. Cheguei a fumar uns 10 cigarros por dia, o que nem é muito se for comparar com outras pessoas que fumam. Eu fazia faculdade de engenharia, e quase todo mundo fumava. Engraçado como o convívio mudou a idéia que eu tinha de cigarro... Depois que larguei essa vida de doido, quase parei de fumar. Mas voltei a fumar muito depois que entrei na minha outra faculdade. Eu não cheguei a ser aquela fumante que vivia fedendo cigarro e pá, mas meu namorado decidiu que não era legal e com muito apoio dele (leia-se: chantagem emocional pesada) eu parei. Hoje em dia ainda sinto uma vontadezinha de vez em quando, mas passa tão rápido que quase não percebo.
wolvebr
olha, não tenho nada contra quem fuma e porque fuma, mas se vc quer fumar vá para um ambiente arejado e sinta-se a vontade... eu sei que não adianta ficarmos falando que fumar é errado e etc etc mesmo todos sabendo que isso ferra com que acaba sendo fumante passivo.. temos sempre a mídia veiculando propagandas contra cigarros, mas ve se eles fazem propaganda contra bebidas alcoólicas?, vc ñ ve na tv o qnto as bebidas fazem mal a seu corpo... mas td bem né... se quiserem dar uma pesquisada de quanto o governo arrecada de impostos sobre cigarros e bebidas vocês vão entender o porque eles não proíbem a venda e consumo... mas dae você pensa: e as drogas ilícitas? porque são proibidas? simplesmente pq o governo não consegue arrecadas impostos sobre elas... ¬¬''... e não adianta falar que vicia e faz mal a saúde, pois me prove que cigarros e bebidas ñ fazem o mesmo... ¬¬'''....
D'Artagnan
Quote:
Qdo vc falou de aspirar lixo, faz sentido. Só que eu nasci e cresci em São Paulo, cidade em que o ar é um lixo. A EPM/Unifesp fez um teste com um marronzinho (fiscal de trânsito) não fumante e o pulmão dele parecia o de alguém que fumava um maço de cigarros por dia. Não estou aliviando os problemas do cigarro, só dizendo que em alguns lugares vc tá ferrado de qualquer jeito

Talves seja dai que venha minha intorlerancia , eu moro no interior. ***Por acaso agora eu reparei que o wolve é meu vizinho***

cparakawa wrote:

É impressão minha, ou quem é filho de fumantes tem a tendência muito forte a não fumar?

Fato, apesar de não ser uma regra geral...

Quanto ao local onde o pessoal fuma, ok fumar na rua ameniza, mas n resolve,
principalmente aquele infeliz que vai fumar ,no ponto de onibus , vem conversar com aquela tocha acessa ou resolve andar na sua frente com a chaminé aberta... Evil or Very Mad

*** xiita eu?***

tinha um projeto aqui na minha cidade que era pra fazer fumodromos publicos e se proibido fumar na rua... eu sou totalmente a favor, apesar de ser bem irreal... isso iria até sociabilizar a fumacinha Razz

cparakawa wrote:

...escuta Molejo...

alguém ai me passa um cigarro? Razz
cparakawa
Tem uma outra coisa que eu me lembrei agora.

Quem já trabalhou em empresas de algum porte, já conhece o fumódromo, que pode ser uma salinha, uma varanda, o banheiro, o lado de fora, etc. Os fumantes tem duas vantagens. Uma é o break pro cigarro, e vc não pode fumar trabalhando. A segunda, mais legal, é que vc não trabalha no fumódromo. Então o fumódromo vira ponto de conversas: fofocas, algumas decisões sobre o trabalho, decisões sobre o que vai rolar depois do trampo e tal. Eu já vi o absurdo de, pessoas com horror a cigarro, freqüentarem o fumódromo pra ficar por dentro dos acontecimentos.

E eu não bebo café, mas ainda tem o break do cafézinho. Cool

E quando vc vai na casa em que não se fuma (festas pequenas)? É estranho que saem os fumantes pro lado de fora e sempre aparecem os bisbilhoteiros pra saber o que estão fazendo.

Pra não dizer que cigarro só faz mal. Uma amiga minha torrou o meu saco pra eu ir na casa dela, que ia ser aniversário e ela só chamou os mais "chegados". Não posso fumar dentro da casa, mas beleza. E ela gosta de sertanejo.

Advinhem a desgraça.

Ela chamou um fdp dum cantor "sertanejo" que cantava e tocava violão mal pra kct. Resultado: quando o cara pegava na viola, eu e mais 3 saíamos pra fumar e só voltávamos qdo o sujeito cansava. Nunca "fumei" tanto na minha vida, e a gente ia lá pra rua, o mais longe possível. Se eu não fosse, ia ter que ouvir por semanas a fio. Se eu não fumasse, ia ter me suicidado ou tido algum piripaque (real ou forjado). Meus pulmões se ferraram, mas meus ouvidos agradecem até hoje. Cool
mariohs
Eu não fumo, respeito quem fuma, fumando perto ou não. Já faz parte do meu psicológico saber que vou em um bar, boteco ou balada e vou voltar cheirando cigarro para casa. Não tem jeito. Muita gente fuma, e não acho que irão proibir o cigarro nestes locais especificamente. Quanto a restaurantes, muitos têm a área de fumantes e não-fumantes.

Vanilla wrote:
(...) mas meu namorado decidiu que não era legal e com muito apoio dele (leia-se: chantagem emocional pesada) (...)

Hahahaha que apelação... Mas pelo menos serviu pra livrar você do vício...

cparakawa wrote:
Assim como tem gente que, dentro de casa, só anda de cueca, tem caca de cachorro, escuta Molejo, etc.

Podia rolar uma enquete do que é pior...
maybe
putz
eu fumo faz uns 10 anos já, mas sempre tive esta consciência de tentar me afastar de pessoas que não fumam/fumavam na hora que eu ia fumar. mesmo quando eu estava nesta de "fumar na balada" (nunca fui de freqüentar baladas tipo boate...)

e eu concordo quando dizem que filho de fumante na sua maioria também se torna fumante, pois grande parte dos meus amigos que fumam "aprenderam" com seus pais (sem contar que a minha mãe é uma fumante heavy!)

mas eu já pensei algumas vezes em parar de fumar, só não tive ainda aquele estímulo como a Vanilla teve:
Quote:

(...) mas meu namorado decidiu que não era legal e com muito apoio dele (leia-se: chantagem emocional pesada) (...)

ou simplesmente necessidade mesmo de parar...
Lviter
Só não entendi a resposta "não sei" para a pergunta... Think Think Think
maybe
Lviter wrote:
Só não entendi a resposta "não sei" para a pergunta... Think Think Think

ahhahahahaha
eu nem tinha notado!!

comopode?!
¬¬'

pior é que teve gente que votou...
cparakawa
Não entendi o porquê de não gostarem da opção "não sei". Pode parecer absurdo, mas muita gente não tem idéia. Depois que o Ronaldo (9, Febem, Amarelão, Gordo, sei lá o que mais) disse que era branco, todas as opções são possíveis.

Pode parecer incrível, mas muita gente não tem idéia ou opinião formada sobre coisas básicas. Se a pessoa tem interesse em aprender/entender o assunto, eu acho que já tá bom.

Um teste no Estadão, que mede o nível de dependência ao cigarro:

http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowEspeciais!destaque.action?destaque.idEspeciais=293

Achei totalmente fajuto. O meu deu dependência leve.
fabiotemp
Eu tive a infelicidade de começar a fumar aos 17 anos para não ter que fumar escondido... mais para mostrar que eu podia... Hoje 16 anos mais tarde vejo a burrada que eu fiz... sou completamente viciado em cigarro... Se não me controlar fumo quase 2 maços por dia... Se eu tivesse uma namorada, como aconteceu com a Vanilla, acho que ela terminaria comigo se eu parrasse de fumar... fico muito nervoso, não durmo, uma agitação completa... tem muita gente qe não acredita, pq nunca passou por isso... Tenho vontade de parar, porém, por desculpa ou não, só daria paa parar definitivamente se eu pudesse ficar num lugar distante e sem preocupações... e ainda com algum remédio para abstinencia... mas acredito que isso um dia se resolva... enquanto isso, o uníco conselho que posso dar é não ache que vc pode parar quando quiser... isso pode não acontecer.
Tilibra
fabiotemp wrote:
Eu tive a infelicidade de começar a fumar aos 17 anos para não ter que fumar escondido... mais para mostrar que eu podia... Hoje 16 anos mais tarde vejo a burrada que eu fiz... sou completamente viciado em cigarro... Se não me controlar fumo quase 2 maços por dia... Se eu tivesse uma namorada, como aconteceu com a Vanilla, acho que ela terminaria comigo se eu parrasse de fumar... fico muito nervoso, não durmo, uma agitação completa... tem muita gente qe não acredita, pq nunca passou por isso... Tenho vontade de parar, porém, por desculpa ou não, só daria paa parar definitivamente se eu pudesse ficar num lugar distante e sem preocupações... e ainda com algum remédio para abstinencia... mas acredito que isso um dia se resolva... enquanto isso, o uníco conselho que posso dar é não ache que vc pode parar quando quiser... isso pode não acontecer.

Belo relato fabio !

Uma boa lição de moral, para que todos pensem bem antes de fazer qualquer coisa do genero.

Parabéns pela sinceridade, e desejo que consiga largar o vício !
cparakawa
fabiotemp wrote:
... fico muito nervoso, não durmo, uma agitação completa... tem muita gente qe não acredita, pq nunca passou por isso... Tenho vontade de parar, porém, por desculpa ou não, só daria paa parar definitivamente se eu pudesse ficar num lugar distante e sem preocupações... e ainda com algum remédio para abstinencia... mas acredito que isso um dia se resolva... enquanto isso, o uníco conselho que posso dar é não ache que vc pode parar quando quiser... isso pode não acontecer.

Eu comecei fumar só de "alegria" aos 16, meus pais sabiam. Meu pai só não gostava que eu fumasse DENTRO de casa. Aos 17 é que a coisa ficou difícil, comecei a trabalhar de analista-programador (o faz tudo), prazos pra ontem, leis mudando do dia pra noite. Aí começou a ficar feio, não só cigarro como álcool. Resolvi o problema largando a profissão. Em momentos calmos da minha vida, eu fumo muito pouco. Já parei sem esforço, o que indica que não sou dependente químico.

O problema é que tenho dependência psicológica. Existem outras formas de controlar o Stress e a ansiedade, mas o cigarro sempre foi o caminho mais "fácil". Eu conheço gente que pára de fumar com os patches e outros trecos. No meu caso, eu tenho é que levar uma vida mais sossegada, morando em metrópole com um monte de responsabilidades/problemas não dá. Também não vou negar que eu avacalho. Se eu ficar escutando alguns tipos de mantra o dia inteiro, eu fico mais letárgico (ou cai muito a stamina), mas eu fumo quase nada e praticamente paro de beber - mesmo uma cervejinha fica difícil de descer.

Dependência psicológica é muito pior que a química, a meu ver. Determinados ambientes e/ou situações automaticamente ativam a necessidade de fumar. Vc tem que ter muito auto controle pra bloquear isto. É que nem as pessoas que roem as unhas, só que o cigarro dá mais benefícios (químicos/psíquicos) e cobra MUITO mais da saúde.