FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Rotary / Rotaract / Interact Clubs

phantombr
Então pessoal...
Alguem participa de clubes de serviço?

Além da família Rotária, existe a família Leonina (Lyons, Leo, Leo Junior)
e tantas outras organizações de menor expressão internacional.

Sou Rotaractiano, de SC, e na próxima semana estaremos participando da conferência do nosso distrito, onde há troca de diretorias regionais e feedbacks dos acontecimentos mais importantes do ano rotário (que começa em 1° de julho, e termina em 30 de junho).
miau
Eu nao participo de nenhum grupo ou associaçao nem clubes de serviço.
D'Artagnan
viagei, que que é tudo isso?
CRPLAYES
Alguem poderia esclarecer melhor o que é isso"clubes de serviço"?
Gilgamesh
Sempre ouvi falar de rotary, e lions, e nunca soube o que eles efetivamente fazem.

É algum tipo de sociedade religiosa ou filosófica?
Ou só associação comum?
gnomme
clubes so mesmo o meu SLB!!!
cparakawa
Sei lá, sempre achei que Rottary e Lyons fossem braços públicos de sociedades maçônicas. Mesmo que o membro do clube não seja membro da loja em si ... Rolling Eyes
phantombr
Vou responder usando como fonte o site que tenho aqui na Frihost, que utilizei como fonte o material oficial de orientação da família Rotária (Rotary, Rotaract e Interact).

Rotary - over 30 anos.
Rotaract 18 - 30 anos
Interact. 14- 18 anos
CRPLAYES wrote:
Alguem poderia esclarecer melhor o que é isso"clubes de serviço"?

O Rotaract Club é uma organização internacional de jovens com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade.

Gilgamesh wrote:
É algum tipo de sociedade religiosa ou filosófica?
Ou só associação comum?

Uma associação de carater jurídico, sem fins lucrativos. Não trata diretamente de religião, apesar de que em momentos específicos podem ser utilizadas mensagens, parábolas, citações em geral (como em discursos por exemplo).

cparakawa wrote:
Sei lá, sempre achei que Rottary e Lyons fossem braços públicos de sociedades maçônicas. Mesmo que o membro do clube não seja membro da loja em si ...

Rotary e Lyons tem praticamente os mesmos objetivos. São braços públicos da sociedade, e não de organizações como a maçonaria (fechada inclusive, não é todo mundo que pode entrar).
O que muda entre essas entidades é o lema do ano Rotário/Leonístico. Assim, por exemplo, o presidente do Rotary Internacional define seu 'tema' para enquanto for presidente, e todos os Rotarys do mundo todo vão executar ações voltadas à esse tema. Neste ano, o lema Rotário é:

Mostremos o Caminho.

Objetivo principal das duas entidades: formação de lideranças e atuação social ativa. No Rotary da minha cidade, o projeto deles é composto de atendimento aos portadores de deficiência física, então eles possuem cerce de 60 cadeiras de rodas que são emprestadas para pessoas com pós-operatório ou deficiencia temporária ou permanetes.
albertospbr
Eu só conhecia o Rotary Club por causa dos intercâmbios de países que costumam fazer, pois conheci pessoas que viajaram para outros países através do Rotary Club.
Pensei que fosse só para viagens.
Abraços.