FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Será que compensa montar uma lan house?

Vaguiner carlos
Eu queria montar uma lan house, mais fiquei sabendo de varías lan houses que faliram, será que é compensável montar, a considerar o fato de que o investimento é um pouco alto?
cparakawa
Vc tem que montar um plano pra ver se dá certo (business plan).

Primeiro, tem que ver quanto vc tem pra gastar. Lembre que vc tem que deixar alguma reserva, pois imprevistos acontecem durante a execução do projeto e, no início, a lan house pode não conseguir pagar as contas dos mês.

Segundo, definir o local (ponto) e o estilo de lan house (mais voltada pros hardcores, mais internet cafe, lanchonete, loja de reparos, etc). Precisa ver o perfil de potenciais clientes e possíveis concorrentes. Por exemplo, abrir dentro de um shopping center em que vc tenha alguma exclusividade pode ser caro, mas garante segurança, clientela "provavelmente" melhor e infra-estrutura (segurança, estacionamento, etc).

Terceiro, tendo um esboço inicial do que vc pretende montar, colocar os custos no papel e ver se o dinheiro realmente é suficiente. Se não for, vc pode tentar arranjar um sócio - ou mesmo um sócio capitalista, que só entre com o dinheiro sem pôr a mão na "massa".

Quarto, avaliar o quanto vc vai ter de receita e o quanto vc vai ter de custo por período. Existe uma certa sazonalidade em todos os negócios, há altos e baixos durante o ano e vc tem que levar isto em conta. A lan house não precisa ter receita maior que a despesa todo mês, mas no agregado (ano todo, por exemplo), ela tem que cobrir o seu salário (pró labore) e dar um retorno acima do mercado financeiro, levando-se em conta o que vc investiu na empresa ao longo do tempo. Caso contrário, não é um bom investimento, melhor por o dinheiro no banco ou em outra coisa mais rentável. No primeiro ano de funcionamento, o prejuízo pode ser aceitável. A partir do segundo ano ...

Mais ou menos é isto, matemática financeira vai ser ferramenta básica.
Vaguiner carlos
Muito obrigado, foi uma ótima esplanação sobre o assunto, mais eu estava fazendo uma projeção, será que com 15,000 eu conseguiria montar uma lan house com 10 micros.
albertospbr
Ólha, vou lhe contar um fato verídico.
Eu já até pensei em montar uma, principalmente depois que fiz um curso de redes e cabeamentos no SENAI.
Aqui embaixo (moro num prédio da Rua Vergueiro, 435 - Liberdade) tem uma galeria que tem uma lan com apenas 5 computadores e vivia cheia, logo depois, já fora da galeria, montaram uma outra (outro dono gente finíssima) com 6 computadores, que também vive cheia, e há alguns meses atrás montaram uma outra lan maior com uns 10 computadores (essa ao lado (loja vizinha mesmo) da pioneira, porém, um outro dono). Enfim, em todas é muito difícil ficar sem ao menos 1 cliente, mas a pioneira é a que tem menos clientes, talvez por causa do seu mal atendimento. Digo isso porque eu e minha namorada já fomos mal atendido lá em duas oportunidades quando precisamos usar a internet, pois a minha plaquinha estava queimada na época.
É incrível, mas foi só eu pensar em abrir uma lan que abriram 2 num raio de menos de 30 metros pra azar da pioneira, e, quer saber, bem feito pra ela.
Moral da história, atendimento é quase tudo em um negócio.
Ressalto que nas lans daqui sempre tem clientes por causa de 5 faculdades próximas + 3hospitais + metrô Vergueiro ou São Joaquim + uma infinidade de prédios ao redor.
Sobre o preço cobrado, R$ 1,00 cada 30 minutos.
Pesquise a quantidade de pessoas que passarão pelo local onde pretende abrir a sua lan.
Tenho 2 amigos que fizeram curso comigo que estão se dando bem, porém, não vejo uma lan com o mesmo sucesso financeiro daqui uns 5~10 anos no Brasil, pois considero um negócio necessário para o momento, mas novas tecnologias estão chegando e o acesso à internet está ficando cada vez mais facilitado.
Abraços.
cparakawa
Supondo que vc queira montar uma lan house com 10 micros. E que a taxa de ocupação por micro seja de 40%. Ou seja, de cada 10 horas, o micro tem um cliente por 4 horas (fins de semana e à noite é mais cheio, normalmente). Se vc vai cobrar 1 real a cada meia hora e vai ficar aberto 12 horas por dia, em média, vai dar uns 288 reais de receita por mês pra cada micro. Arredondando pra 300, com 10 micros vc tem 3000 reais de receita por mês.

Aí vc faz a conta dos custos mensais pra manter o negócio funcionando. Supondo que vc tenha um funcionário só, mais aluguel, luz, iptu, link, etc, vamos chutar que dê uns 1500 reais por mês na diferença entre receita e despesa. Estes 1500 tem que cobrir o seu salário (afinal vc é dono mas trabalharia na lan house), cobrir o investimento inicial e dar algum lucro. Supondo que vc ache que uns 1000 reais cubra o seu salário, dá 500 reais pra cobrir o capital investido mais o lucro. Considerando que vc conseguiria tirar 1,0% numa aplicação bancária, 15.000 renderia 150 reais por mês no banco, com vc sentado em casa. Então seu lucro daria uns 350 reais. Ou seja, o negócio tá valendo a pena.

No investimento inicial, não creio de 15.000 seja suficiente. Se vc montar 10 máquinas de 1.500, já dá o valor. Fora isto, vc tem que pagar cabeamento, custo de instalação do link, possível reforma do local, valor do ponto comercial, custos burocráticos, mobiliário e sempre aparecem outras coisas. Fora que vc precisa ter algum dinheiro sobrando para alguma necessidade. Acho mais provável vc precisar de uns 25.000 reais para montar uma lan house de 10 máquinas. Ou vc pode diminuir o número de máquinas.

Lembrando que eu estou fazendo suposições relativamente grosseiras. E estou desconsiderando que vc vá agregar outros serviços, como bebidas, lanches, petiscos, jogo do bicho, ponto de tráfico, venda de suprimentos e hardware, manutenção de pcs, etc. Vai da sua imaginação, capacidade técnica e análise das possibilidades que o mercado local pode oferecer.

Não é tão fácil assim imaginar se um negócio vai ser bom ou não. Aliás, é por isto que a maior parte das empresas quebra no Brasil. Soma-se a dificuldade das pessoas em analisar um investimento à incapacidade gerencial, aí dá-se os índices de "mortalidade infantil" empresarial.

Pense bem e coloque tudo na ponta do lápis. Se vc é empreendedor, sempre aparece alguma oportunidade boa.

E lembre que um negócio não é necessariamente pra sempre, não é como um filho ou um cachorro. Se vc monta o negócio e, após um tempo, nota que as margens de lucro estão caindo (concorrência, crise financeira, modismo, etc) e não há alguma solução palpável pro negócio se reestabelecer, não exite em passar o negócio pra frente. Vai dar um bom trabalho recomeçar. A primeira empresa dá mais trabalho porque falta o expertise, mas com o tempo vc vai pegando mais o jeito da coisa. Só não pode começar muito "verde" (ingênuo, "mamão", parvo, etc), senão é quebra na certa. Aparência do local, qualidade do serviço e qualidade de atendimento tem que ter um padrão mínimo, senão espanta a clientela.

Se vc não tem medo de arriscar e tem espírito empreendedor, vá em frente. No começo se faz umas c*g*d*s, mas não sendo burro e tendo alguma visão e um pouco de sorte dá certo, mesmo com umas cabeçadas no começo.

[]'s
Vaguiner carlos
Eu fiz uma analise de tudo o que você descreveu, e cheguei a seguinte conclusão, se eu for mesmo montar, teria que investir uns 30,000,
isso levando em conta os software que seria um por maquina, eu também teria que comprar 10 cadeiras executiva, 10 mesas especiais para lan house, cabeamento, roteador etc...
Se eu fizer uma base pelo orçamento que você descreveu, eu levaria de 2 a 3 anos para recuperar o investimento, isso dependendo de tudo correr como o planejado.
Obrigado pela dica.
cparakawa
Tem um tópico aí pra trás, Sucesso Financeiro, http://www.frihost.com/forums/vt-67188.html&highlight=sucesso+financeiro+sustentado
Talvez interesse

Eu não tinha parado pra ficar imaginando se lan house dava dinheiro. No meu ponto de vista, se for pra montar só a lan house não compensa. Uma lanchonete ou botequim, num ponto decente, acaba gastando pouco mais e dando um retorno ao menos duas vezes mais rápido - eu espero.

Pra ver se um negócio vai ou não pra frente, grosso modo, há dois approachs básicos: 1- Se o negócio existe em quantidade, observe o funcionamento dos estabelecimentos (receita, despesa, gerenciamento, infra-estrutura, etc), se o dono for "chegado" dá pra pedir umas dicas; 2- Se o negócio for raro e/ou inovador, tem que assumir um risco maior e ir na base do "chutômetro" pra muitas coisas.

Agora que vc já fez suas próprias contas, já dá pra dar uma opinião pessoal sem que vc esteje muito cru, então vc já tem mais noção e não fica muito abalado. Cool

Eu acho que as lan houses estão se voltando mais pra nichos. Creio eu que as que conseguem segurar mais tempo são as de shopping (segurança, espaço de encontros, lugar pra deixar os filhos, infra-estrutura) e as de periferia (as pessoas não tem tanta renda pra um PC, telefone e banda larga). Nos bairros de classe média, ainda mais na rua, vão ficar menos e menos atrativas, talvez não caso se dediquem aos lan partys. Estou falando em termos gerais, existem oportunidades específicas que não devem ser descartadas.

Outra coisa é que, no Brasil, é forte o famoso "efeito embalo". Um abre uma padaria e vai indo bem, aí vem o embalo e abre uma padaria na frente da primeira; resultado: os dois quebram. Pra manter seu negócio, evitando a concorrência predatória de gente meio mula, é importante tentar manter um certo monopólio. Locais em que há possibilidade de aparecer muita concorrência e com mercado restrito são descartados, serviços que só vc possa prestar são sempre interessantes. Se vc tem exclusividade de algo, por contrato, know-how, questões legais, patentes, poder financeiro, etc, é possível conseguir melhor rentabilidade e maior longevidade ao negócio.

E, convenhamos, não precisa saber muito pra abrir uma lan house e o investimento não é tão alto. Se vc não pode barrar concorrentes por conhecimento técnico e poderio financeiro, pode tentar barrar oferecendo serviços exclusivos e/ou conseguindo uma certa limitação territorial, como locais em que não há muita viabilidade técnica para concorrentes por falta de espaço físico. Pessoalmente, eu acho que lan house não é investimento ruim, mas está muito longe de ser algo muito rentável e de futuro, EM GERAL. Conforme vc imagina, 3 anos pra dar retorno num negócio que depende de tecnologia e que é muito vulnerável à defasagem tecnológica (especialmente se for voltada para gamers), é muito tempo. Montar algum business ligado à tecnologia pode ter mais glamour, mas o que interessa mais é o que dá mais lucro. Pelo menos é esta a lógica de abrir uma empresa. Mesmo que o foco da empresa não seja algo pelo qual vc tenha paixão, depois do negócio montado e caminhando bem, vc arranja um gerente decente e só pensa no fluxo de caixa. Very Happy

[]'s
Vaguiner carlos
É você tem razão é um alto investimento, e as incertezas sobre o futuro são muitas, eu acho que vou desistir e tentar outro enpreendimento promissor, que não necessite de um alto investimento e que eu possa recuperar em pouco tempo.
Pelo que você descreveu, você tem um grande conhecimento sobre empreendedorismo; Qual o empreendimento que você me indicaria para eu investir, e que não necessite de um alto investimento, e que o retorno seja rapido.
thi.dias
Quote:
É você tem razão é um alto investimento, e as incertezas sobre o futuro são muitas, eu acho que vou desistir e tentar outro enpreendimento promissor, que não necessite de um alto investimento e que eu possa recuperar em pouco tempo.

Por favor, quando você descobrir esse empreendimento, me avisa, que eu quero também.
Vaguiner carlos
Quote:
Por favor, quando você descobrir esse empreendimento, me avisa, que eu quero também.

Não sei se você sabia, mas os grandes empresários iniciaram seu empreendimento com pouco capital e dentro de uma garagem e hoje são bilionários; E hoje quantas pessoas estão entrando para o rol dos empresários, iniciando seu empreendimento com pouco dinheiro no bolso; Atualmente existe diversas formas de você ser bem sucedido na vida, basta vc achar o fio da miada, e é o que eu estou procurando.

Eu não pretendo passar o resto da minha vida como empregado, eu sei que qualquer empreendimento vc corre risco, mas o risco faz parte do investimento, é tudo se inicia por um projeto onde você tem que canalizar todos os objetivos, se não você não sai do ponto de partida.
merrik
Bem, um ponto importante para a criação de uma empresa é um planejamento, tente fazer um quando decidir o negocio, pensar nos seus objetivos com a empresa - não se prenda apenas ao lucro, tente fazer uma analise e dividir um objetivo em vários menores -, depois que você tiver seus objetivos você deve pensar em como atingi-los, então se você iniciar o seu negocio analise esse projeto de tempos em tempos para averiguar se tudo está na linha e tente aprimora-lo, como já disseram pesquisas são de extrema importância e indispensaveis para se obter o sucesso, vale dizer que além de se observar a empresa você deve analisar seus atos, achar o fio da meada não é o suficiente e administrar uma empresa não é fácil, como o cparakawa disse as empresas brasileiras tem uma "mortalidade infantil" empresarial muito alta, assim uma empresa é considerada estavel com +- 4 anos de funcionamento e lucro.
Vaguiner carlos
Quote:
Bem, um ponto importante para a criação de uma empresa é um planejamento

O planejamento é uma das fases do projeto, que eu já dei inicio.

Quote:
não se prenda apenas ao lucro, tente fazer uma analise e dividir um objetivo em vários menores -, depois que você tiver seus objetivos você deve pensar em como atingi-los

Por isso que estamos discutindo e trocando conhecimentos, é para que eu possa atingir esse objetivo.

Quote:
como já disseram pesquisas são de extrema importância e indispensaveis para se obter o sucesso

É o que eu estou fazendo aqui no fórum.

Quote:
o cparakawa disse as empresas brasileiras tem uma "mortalidade infantil" empresarial muito alta, assim uma empresa é considerada estavel com +- 4 anos de funcionamento e lucro.

A maior parte da mortalidade das empresas acontece, porque muitos dos empresários, não sabem analisar o custo da empresa, acham que a empresa está dando lucro, quando muitas das vezes a empresa está no vermelho, e mal a empresa começa a dar lucro, e o sujeito já pensa em comprar um carro zero, em vez de fortalecer o caixa da empresa.

Sem contar que a média de tempo para recuperar o investimento é de 3 a 5 anos, dependendo do porte da empresa.
cparakawa
É muito difícil dizer qual empreendimento é o melhor para vc. Vc tem que levar em conta o que vc sabe fazer de bom, qual habilidade extra que vc possui e que possa se transformar em dinheiro. Se vc for excelente programador, pode tentar vender softwares customizados. Se vc tiver excelente lábia para negócios, vc pode trabalhar intermediando alguma coisa e tentando ganhar nas duas pontas. Se vc for bom na arte do engabelamento, pode abrir um templo neopentecostal. A maioria das oportunidades sofre de uma certa saturação, mas daí vai sua capacidade de analisar e montar o negócio, e da sua capacidade intrínseca para o negócio específico ou para o business em geral.

Tem gente que consegue margens boas com alimentação, comprando imóveis (de gente enforcada) e revendendo, investindo em ações e mercados futuros, distribuindo produtos para algum local mais distante, etc. Apesar da concorrência andar forte e de algumas coisas não darem muito futuro, ainda dá pra conseguir montar alguma coisa com expectativas palpáveis de bons lucros. É ruim se pautar em números fixos, mas se a receita-custo não for mais que 5% do capital investido, não é um bom negócio (pode ser razoável).

Se vc nunca montou negócio nenhum e tem interesse, é bom estudar matemática financeira e algum livro de análise e elaboração de projetos. Pode ser que vc entenda bem a teoria e, na hora de por em prática, dê com os burros n'água, mas daí vem a experiência que vc vai acumulando. Na minha opinião, a forma de acelerar o processo é aprender com os acertos e as besteiras que os outros fazem. Olhando ao seu redor, vc normalmente vê mais exemplos do que NÃO fazer.

Algumas pessoas só pensam em montar algo que seja permanente. Eu não vejo problemas em começar mais humilde, para se capitalizar e depois abandonar o negócio antigo e começar num maior. No primeiro caso, vc tem o dono da Zara (que começou fabricando lingerie na sala de sua casa) e o dono da Ikea (que começou como pequeno vendedor de móveis na Suécia). Do outro lado, tem o chinês dono da maior rede de transporte de conteiners do mundo e de empresas como a rede 3, tendo começado sem um puto no bolso vendendo flores de plástico nas ruas de Hong Kong. Os três fazem parte dos 10 mais ricos da Forbes e começaram com pouquíssimo ou sem capital.

Acho que já foi discutido bastante como tem que funcionar a "mente" da pessoa para ficar rica (no tópico do Sucesso Financeiro). A técnica para operacionalizar o negócio não é nenhum monstro indomável. Aí vai de vc mesmo se vai dar certo ou não (ou melhor, quanto tempo vai demorar) e até onde vc quer chegar. Paul Allen saiu do comando da Microsoft porque achou que já estava rico o suficiente, mesmo sabendo que a empresa ia ficar ainda maior. Vai de cada um. Very Happy
hive
Que tópico bancana! Parabéns aí cparakawa pelo show de dicas engajadas.

Eu sou outro que não tem o mínino tino pra negócios. Tipo Van Gogh mesmo; cheio de idéias interessantes mas sem a mínima noção para comercializá-las.
No momento stou pensando em abrir um negócio com um amigo, no esquema "home office"; pra prestação de serviços ligados a design e internet. Cada um na sua casa, fazendo a sua parte. A gente tá incubando uma estrutura pra isso aos poucos, bem de leve.

Acho legal pra início de negócio já que o custo da "empresa" é quase zero, acho que pra quem tá muito inseguro pra investir num negócio de cara, vale a pena começar em casa, mas com uma estrutura administrativa, comercial e contábil já nos moldes.
Vaguiner carlos
cparakawa, valeu pelas dicas eu estava precisando mesmo desses conselhos.

Você tem um grande conhecimento de como empreender, vc já pensou em ser palestrante, dá pra ganhar um bom dinheiro Very Happy
thi.dias
Quote:
Não sei se você sabia, mas os grandes empresários iniciaram seu empreendimento com pouco capital e dentro de uma garagem e hoje são bilionários; E hoje quantas pessoas estão entrando para o rol dos empresários, iniciando seu empreendimento com pouco dinheiro no bolso; Atualmente existe diversas formas de você ser bem sucedido na vida, basta vc achar o fio da miada, e é o que eu estou procurando.

Eu não pretendo passar o resto da minha vida como empregado, eu sei que qualquer empreendimento vc corre risco, mas o risco faz parte do investimento, é tudo se inicia por um projeto onde você tem que canalizar todos os objetivos, se não você não sai do ponto de partida.

A diferença é que nos tempos desses grandes empresários que vc citou, era mais fácil ser pioneiro. Naum tinha nada!

Hoje em dia é muito mais difícil, e a muito tempo eu procuro algo para meter a cara, mas ainda naum encontrei algo com potencial. Por isso repito o que eu disse antes: Por favor, quando você descobrir esse empreendimento, me avisa, que eu quero também.
Vaguiner carlos
Quote:
A diferença é que nos tempos desses grandes empresários que vc citou, era mais fácil ser pioneiro. Naum tinha nada!

Hoje em dia é muito mais difícil, e a muito tempo eu procuro algo para meter a cara, mas ainda naum encontrei algo com potencial.

Eu acho que não, ser pioneiro é muito mais complexo, pensa bem vc ter que começar do zero sem perpesctiva de nada, inventar o que não existe, ser pioneiro é muito mais difícil, e mesmo hoje em dia quantos empresários não ficaram ricos, apenas se baseando ou copiando os projetos desses empresários.

Quote:
Por isso repito o que eu disse antes: Por favor, quando você descobrir esse empreendimento, me avisa, que eu quero também.

Thi.dias, eu te pergunto vc tentou alguma vez montar algum empreendimento, porque eu te falo nenhum empreendimento e facíl por mais simples que pareça, se vc não souber gerir, a tendencia é de vc falir em pouco tempo, é só vc fazer uma comparação com a vida financeira, que adianda uma pessoa ganhar um otímo salario se seu padrão de vida não é compatível com o seu salario, se essa pessoa não souber gerir sua vida financeira, jamais ela consiguirá gerir uma empresa

Se vc tem um espirito empreendedor com o tempo vc irá descobrir, como iniciar seu empreendimento, mas só isso não adianta, vc tem que perder o medo, porque o medo faz com que as pessoas deixem de arriscar, o risco faz parte de qualquer empreendimento, mas antes de tudo vc tem que analisar o risco, e verificar se ele é aceitável ou não. Se vc não tem noção de como iniciar um empreendimento, é bom se preparar e fazer um curso no sebrae.

Meu tio tentou mais de 10 vezes empreender em diversos seguimentos, até que depois de muita tentativa, ele enfim conseguiu atingir seus objetivos, e hoje está muito rico, o que não podemos fazer é desistir na primeira tentativa.

[/quote]
pagear
Conheço um cara que abriu e fechou. Precisa, realmente, de um BOM planejamento e um capital considerável, além de um ponto estratégico.

Boa sorte.
carlokes
Oi a todos,

Sinceramente, e na minha opinião, podes ter o melhor planeamentodo mundo e capital ilimitado (embora se esse fosse o caso provavelmente irias investir num negócio bem mais lucrativo), no entanto, se não tiveres mercado, tás destinado a ir à falencia.

O que se observa hoje em dia bastante é que uma lan house já não ésó uma lan house, é um café, restaurante, loja, enfim uma imensidão de coisas que se complementam umas às outras e ai sim um bom planeamento é um factor importantissimo.

Provavelmente não devo ter acrescentado nada de novo mas fica a minha opiniao de qualquer maneira.

Felicidades para o projecto.

Fiquem Bem !!
thi.dias
eu ainda naum tentei investir em nada. Como falei estou na procura ainda. Mas é como você falou mesmo. Preciso perder o medo. Mas é que se eu entrar em alguma coisa e der errado, eu vou estar envolvendo outras pessoas. Ainda naum tenho capital, por isso eu iria precisar de ajuda de terceiros. Pretendo trabalhar uns anos como proletário, pra juntar um capital, ai então arriscar. Mas é lógico que pra qualquer negócio, irei calcular os riscos. Farei o planejamento, tudo certinho. Como ensinam no Sebrae.
Vaguiner carlos
Quote:
Conheço um cara que abriu e fechou. Precisa, realmente, de um BOM planejamento e um capital considerável, além de um ponto estratégico.

Eu não conheço mas ouvi falar de algumas pessoas que se aventuraram e acabaram falindo, esse que é o problema de abrir uma lan house, muito investimento, e pouca perspectiva para o futuro.

Quote:
O que se observa hoje em dia bastante é que uma lan house já não ésó uma lan house, é um café, restaurante, loja, enfim uma imensidão de coisas que se complementam umas às outras e ai sim um bom planeamento é um factor importantissimo.

Como eu já tinha conhecimento na área de montagem e manutenção de micros, fiz uma faculdade de tecnólogia em gestão de sistema da informação, então meu conhecimento é mais voltado para a área de informática, então se eu fosse mesmo abrir uma lan house, iria abrir junto uma loja para vender acessórios, e fazer manutenção de micro

Quote:
eu ainda naum tentei investir em nada. Como falei estou na procura ainda. Mas é como você falou mesmo. Preciso perder o medo. Mas é que se eu entrar em alguma coisa e der errado, eu vou estar envolvendo outras pessoas. Ainda naum tenho capital, por isso eu iria precisar de ajuda de terceiros. Pretendo trabalhar uns anos como proletário, pra juntar um capital, ai então arriscar. Mas é lógico que pra qualquer negócio, irei calcular os riscos. Farei o planejamento, tudo certinho. Como ensinam no Sebrae.

É você está no caminho certo, o negócio é planejar, analisar até dar o passo inicial; certa vez eu estava ouvindo a radio CBN, e um especialista da área de empreendimento falou a seguinte frase " É bom sonhar, a cabeça pode estar nas nuvens, mas os pés tem que estar no chão",
todos nos sonhamos um dia em ter nosso próprio negocio, mas jamais poderemos nos afobar, é como vc está fazendo planejando, analisando o mercado, ajuntando o capital, que é de suma importância.
Boa sorte.
thi.dias
ahhh, mas eu até tenho uma empresa ó. Essa imagem do meu avatar é o papel de parede que eu fiz com a logomarca. Se chama WatLosen Corporation. Nunca me deu nenhum lucro financeiro. Eu e mais dois amigos que a "abriu" para dar nome ao nosso "Estúdio" de cinema. Já temos 5 curtas metragem produzidos pela WatLosen. Participamos até de uma Mostra de Curtas do Cineclube da Cidade (Natal/RN). hehehehe. Quem sabe no futuro ela naum dê lucro de verdade. Depois eu coloco os filmes na net pra galera conferir. Vcs vão ver a abertura da WatLosen Studios, estilo aquelas aberturas da Paramount.
Vaguiner carlos
Parabéns, agora só resta vc arrecadar investimento para seu projeto, quem sabe se vc não consegue algum investimento através de empresas que patrocinam eventos relacionados a cultura, ou até mesmo do próprio governo.
facool
trampar com essas coisas exige saco hein
Vaguiner carlos
Quote:
trampar com essas coisas exige saco hein

No inicio e meio complicado, até vc montar os computadores, configurar, colocar em rede, instalar os softwares leva tempo, mas depois é só gerenciar.
cparakawa
thi.dias wrote:
ahhh, mas eu até tenho uma empresa ó. Essa imagem do meu avatar é o papel de parede que eu fiz com a logomarca. Se chama WatLosen Corporation. Nunca me deu nenhum lucro financeiro. Eu e mais dois amigos que a "abriu" para dar nome ao nosso "Estúdio" de cinema. Já temos 5 curtas metragem produzidos pela WatLosen. Participamos até de uma Mostra de Curtas do Cineclube da Cidade (Natal/RN). hehehehe. Quem sabe no futuro ela naum dê lucro de verdade. Depois eu coloco os filmes na net pra galera conferir. Vcs vão ver a abertura da WatLosen Studios, estilo aquelas aberturas da Paramount.

Isto é um negócio interessante, principalmente se vcs gostam de editoração de video. Se já dominam a técnica, o negócio é correr atrás de contatos, caso não queiram viver de filmagem e edições de casamentos e tal - não que seja ruim, mas é bem limitante. Não imagino que grande mercado exista por aí, mas bandas de música são um filão bom. Mesmo que no começo não dê muita grana, vcs podem ter grande divulgação da empresa e da qualidade dos seus serviços. É uma sugestão. Se não unir a parte técnica com a comercial, a empresa nunca vai pra frente.

[]'s
Vaguiner carlos
Quote:
thi.dias escreveu:

Isto é um negócio interessante, principalmente se vcs gostam de editoração de video. Se já dominam a técnica, o negócio é correr atrás de contatos, caso não queiram viver de filmagem e edições de casamentos e tal - não que seja ruim, mas é bem limitante. Não imagino que grande mercado exista por aí, mas bandas de música são um filão bom. Mesmo que no começo não dê muita grana, vcs podem ter grande divulgação da empresa e da qualidade dos seus serviços. É uma sugestão. Se não unir a parte técnica com a comercial, a empresa nunca vai pra frente.

Eu tenho um amigo que faz uns cinco anos que ele está trabalhando com editoração de video, no inicio ele começou fazendo edição de casamento, depois fez algumas filmagens para tv, e hoje está muito bem financeiramente, eu acho que tudo depende do esforço e dedicação de cada um para atingir seus objetivos, tem que correr atrás, divulgue sua empresa, a propaganda é a alma do negocio.
mundumidis
Só queria fazer uma consideração....

Ta certinho o que disseram ai todos tem uma certa razão, mas em todo empreendimento é necessário uma boa dose de sorte tbm, q quando digo sorte digo oportunidade + competencia + muito trabalho, mas não podemos deixar de considerar, que o capital injetado está diretamente ligado ao sucesso do empreendimento, devemos considerar não apenas o que poderemos ganhar, e sim o risco que temos e vamos considerar q hj as lans estão visadas, não somente pelos ladrões e traficantes, como tbm pelas autoridades.
Vaguiner carlos
Quote:
Só queria fazer uma consideração....

Ta certinho o que disseram ai todos tem uma certa razão, mas em todo empreendimento é necessário uma boa dose de sorte tbm, q quando digo sorte digo oportunidade + competencia + muito trabalho, mas não podemos deixar de considerar, que o capital injetado está diretamente ligado ao sucesso do empreendimento, devemos considerar não apenas o que poderemos ganhar, e sim o risco que temos e vamos considerar q hj as lans estão visadas, não somente pelos ladrões e traficantes, como tbm pelas autoridades.

É vc tem razão as lan houses estão sofrendo fiscalizações referente a utilização de softwares pirata, hoje para trabalhar tranquilo tem que licenciar todos os softwares do computador o que torna inviável para muitas pessoas que preferem trabalhar na ilegalidade, só que a maioria das pessoas que montam lan houses não se preocupam com a fiscalização, e esquecem que qualquer usuário pode denunciar a lan house pela utilização de software pirata; e a multa pela utilização de software pirata é altissima, pra se ter idéia a multa e tão pesada que mesmo vendendo todos computadores da lan house não daria para pagar a multa.
jeffelix
Olá á todos. Este é o meu primeiro comentário neste forum. Também estava á procura de informações sobre como abrir uma Lan e não pude deixar de me registrar para fazer meu comentário.

Tenho um negócio de transportes e me qualifiquei como webmaster onde trabalho a partir de minha casa com minha familia, pois vejo um negócio de futuro e pico.

Já tive algumas empresas em outros segmentos como; uma empresa de entretenimentos, depois uma empresa de cursos de qualificação profissional e o ultimo foi um pequeno call center.

Já quebrei algumas vezes e na maioria das vezes foi por falta de recursos financeiros para capital de giro dos negócios, mas consegui voltar mais forte e gerir bem melhor os negócios e com mais conhecimento. Em um dos negócios uma vez ganhei muito dinheiro e já estava á caminho de ficar rico e tive problemas de quebra de contrato e queda de 70% do faturamento, mas consegui fechar o negócio e não tive muitos prejuizos e mantive os bens conquistados á partir deste negócio, foi o melhor negócio entre todos os outros que administrei, mas infelizmente uma mudança pode colocar tudo em xeque!

Aprendi muita coisas nestes mais de dez anos e hoje sei muito bem o passo á passo para iniciar um negócio bem sucedido. Apesar de trabalhar um casa no padrão novo de negócios pelas internet. Estou se preparando para á expansão de um nicho que estou há três anos estudando cuidadosamente. Pretendo abrir uma Lan somente para implementar parte do meu projeto, portanto não vou depender da receita e vou utilizar o lucro da lan como parte do investimento na expansão.

Acredito que hoje uma lan house deve contér pelo menos os computadores (internet) assistência técnica (hardware) vendas de acessórios, se possivel até computadres etc. (não se equeça de montar uma loja virtual) E uma Lanchonete ou algo parecido. Inclusive será o tipo de Lan que pretendo montar, pois o local sugerido é de grande popularidade e público jovem.

Como alguém já comentou antes aqui é necessário perder o medo de avançar pois se você tem todos os recursos para iniciar, você está pretendo tempo.
É logico que é preciso estudar bem o mercado, produto, serviço, concorrente e cliente, etc. Está é a lição de casa e cada vez mais você entender seu mercado de atuação, mais você sentirá seguro, capacitado, confiante para seguir em frente, além de reduzir ainda mais á margem de risco do seu negócio. E se quebrar? quebrou! Me diz qual empreendedor de sucesso que nunca quebrou?

É lógico que ninguém inicia um negócio para fechar lá na frente, mas se isso acontecer você saberá se você é empreendedor de fato, pois deverá ter coragem para analisar onde foi que errou e tentar tudo novamente.

Como disse anteriormente na maioria dos negócios que quebrei, eu voltei mais forte, tive êxito e napior das hipóteses recuperei tudo o que havia perdido. Lembre-se que falir pode significar "tempo para repletir de fora e voltar mais forte mas agora com experiência acumulada na prática!". As vezes precisamos parar tudo para conseguir pensar e visualizar de fora prá dentro os pontos de correção do negócio.

Para os que não tem capital para investir, minha dica é tentar um negócio menor, não importa o que seja. Digamos uma barraca de pastel ou hotdog, sei lá... até levantar o capital necessário para investir naquilo que pretende crescer. Enquanto junta o dinheiro, vai pesquisando tudo relacionado ao que você pretende montar.

Bem é isso.
Meus dois centavos

Boa sorte!
Sidney
depende, se vc quiser 5 PC's de R$4000,00 é facil 4000,00x5= R$20,000,00 (eu não compraria pcs's tão caros não, dá pra montar máquina boa pra jogos com menos de R$2000,00 sossegado e com monitor.)

A parte da construção física do ímovel fico devendo (não entendo nada)

seria interessante tbm investir em alguns consoles (Playstation2 por exemplo) e alugar por hora para a molecada jogar tbm

O preço por hora acredito que ficaria ideal R$3,00 a hora.

Quanto a pergunta que motivou a criação do tópico: "Vale a pena abriri uma lanhouse?", eu respodo que depende, acredito que no total vc vá gastar uns R$200,000,00 se o terreno já for seu. Se vc tiver a grana "sobrando" e quiser fazer um investimento compensa, mas se vc for pegar emprestado para ter retorno etc não.

São opiniões pessoais claro, fica ao seu bom senso decidir.

Espero ter ajudado.
gilmariofgl
A princípio eu até tinha bastante vontade de abrir uma Lan House , mas com o tempo percebi que não iria me dar muito lucro. Aqui onde mora tem Lan House (duas) que cobra apenas 1 real a hora, isso não paga nem a conta de luz quanto mais dá lucro. Só que com a facilidade que estão as coisas hoje eu jamais pagaria 3 reais por uma hora. Acho que é melhor abrir uma lanchonete ou alguma outra coisa desse tipo.
gueda
gilmariofgl wrote:
A princípio eu até tinha bastante vontade de abrir uma Lan House , mas com o tempo percebi que não iria me dar muito lucro. Aqui onde mora tem Lan House (duas) que cobra apenas 1 real a hora, isso não paga nem a conta de luz quanto mais dá lucro. Só que com a facilidade que estão as coisas hoje eu jamais pagaria 3 reais por uma hora. Acho que é melhor abrir uma lanchonete ou alguma outra coisa desse tipo.

Aqui na minha cidade tem várias lan houses, algumas cobrarm R$ 1,00 também, enquanto outras cobram preço normais.
Trabalhei em um órgão público que levou uma investigação e aventou-se uma hipótese de lavagem de dinheiro oriunda de crimes cibernéticos feita em lan house R$ 1,00 e video locadora com lançamento blu ray R$ 1,00. (sem generalizar, nessas que eu acompanhei aconteceu isso).

Quanto a lan house da minha cidade que custa R$ 1,00, é notório que o proprietário é traficante Razz então sem viabilidade de competição
phantombr
Acho que é meio tarde pra entrar no mercado de lan houses, o pico do lucro foi a uns dois anos atras.

@Gueda
O proprietário de uma empresa é traficante?
Tipo, se ele é traficante, deve estar preso ou foragido....

Agora fiquei pensando se alguem preso/foragido (acho que fala "trânsito julgado") não perde seus bens ou suas coisas? Tipo se o cara roubou muito dinheiro público não daria para o Estado tirar as coisas dele para repor o prejuízo?
gueda
phantombr wrote:
Acho que é meio tarde pra entrar no mercado de lan houses, o pico do lucro foi a uns dois anos atras.

@Gueda
O proprietário de uma empresa é traficante?
Tipo, se ele é traficante, deve estar preso ou foragido....

Agora fiquei pensando se alguem preso/foragido (acho que fala "trânsito julgado") não perde seus bens ou suas coisas? Tipo se o cara roubou muito dinheiro público não daria para o Estado tirar as coisas dele para repor o prejuízo?

A Constituição brasileira traz o princípio da presunção da inocência, isto é, todos são inocentes até prova em contrário. Embora seja notório que o proprietário é traficante, não há provas materiais e jurídicas válidas para levar a cabo uma eventual condenação.
É a mesma ideia: É sabido que A matou B, mas só a "motivação" não basta; cade o corpo? Cade a arma? Cade a prova de que ele realmente esteve com B?
e por ai vai

Quanto à sua dúvida, quando alguém é condenado em um crime, este só perderá seus bens caso seja comprovado que a aquisição de tais bens foram oriundas do crime. Por exemplo, um traficante comprou uma fazenda com o dinheiro que veio do tráfico, nesta hipótese, sim, haverá perdimento, mas é necessário o nexo entre a origem criminal e a aquisição.

"Trânsito em julgado" ou "coisa julgada" é o termo utilizado em uma ação quando não cabe mais recurso, ou seja, o que está decidido e definido nela deve ser respeitado e não é mais possível mudanças.
rafael2112
Não deve dar um consumo de 1 Real de luz por hora, acredito que maior problema seja a concorrência, mas enfim nada melhor do que observar uma Lan pra ver como está indo o negocio.
gueda
rafael2112 wrote:
Não deve dar um consumo de 1 Real de luz por hora, acredito que maior problema seja a concorrência, mas enfim nada melhor do que observar uma Lan pra ver como está indo o negocio.

mas não é só a luz o custo. Os custos envolvem tributos, manutenção, depreciação de móveis e imóveis, salários, contribuições sociais, água, luz, telefone, internet...
ricardo22
depende cara, qual diferencial a tua lan house terá?

se for igual a todas as RIDICULAS lan houses que tem por ai a resposta é NÃO!

se for algo diferente, inovador ai sim, a resposta é SIM!
rafael2112
ricardo22 wrote:

Qual sua ideia de inovação?
gilmariofgl
ricardo22 wrote:

Se a idéia de inovação inclui mais gastos não compensará.
Por aqui algumas pessoas estão dando um jeitinho de ter internet em casa, já tem até uns que colocaram um sistema de internet em que conecta o PC pelo celular e só pagam R$ 0,50 ao dia, e se não usarem nem pagam.
O retorno do investimento deverá ser em curto prazo já que hoje a previsão é de uma falência total em um efeito dominó.
gueda
gilmariofgl wrote:
ricardo22 wrote:

Se a idéia de inovação inclui mais gastos não compensará.
Por aqui algumas pessoas estão dando um jeitinho de ter internet em casa, já tem até uns que colocaram um sistema de internet em que conecta o PC pelo celular e só pagam R$ 0,50 ao dia, e se não usarem nem pagam.
O retorno do investimento deverá ser em curto prazo já que hoje a previsão é de uma falência total em um efeito dominó.

concordo. Para os "novos internautas" que usam apenas redes sociais e um msn compensa a tim infinity, que é R$ 0,50 o dia inteiro.
leandrow
A verdade é que as lan houses deixaram de ter o brilho e o sucesso que as promoveu na época da internet discada, principalmente.

Hoje em dia temos internet sem fio gratuitas em vários lugares, computadores públicos... a expansão da internet banda larga teve ampliação em larga escala nos últimos anos e dificilmente encontramos alguém que tenha um computador, mas que não tenha acesso a internet. Com isso, as lan houses só tem tido retorno compensatório em cidades pequenas, regiões rurais ou marginalizadas, mas exatamente por estarem situadas nestes de locais de pouca ou nenhuma vigilância, muitas vezes acabam sendo alvo de bandidos.

Uma ideia que eu vejo que tem dados certo para regiões mais desenvolvidas, são as lans que ficam abertas em horários noturnos. Certa vez passei por uma do gênero próxima a algumas casas noturnas e restaurantes da cidade e notei um movimento considerável. Surprised
rafael2112
leandrow wrote:

Uma ideia que eu vejo que tem dados certo para regiões mais desenvolvidas, são as lans que ficam abertas em horários noturnos. Certa vez passei por uma do gênero próxima a algumas casas noturnas e restaurantes da cidade e notei um movimento considerável. Surprised

Costuma dar certos em lugares perto de hotéis, pousadas. Lan também é muito usada para impressão
leandrow
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:

Costuma dar certos em lugares perto de hotéis, pousadas. Lan também é muito usada para impressão

É verdade, mas vale lembrar que hoje em dia também é possível utilizar o serviço de impressão em praticamente qualquer papelaria. E como existem mais papelarias do que lan houses... Rolling Eyes
rafael2112
leandrow wrote:
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:

É verdade, mas vale lembrar que hoje em dia também é possível utilizar o serviço de impressão em praticamente qualquer papelaria. E como existem mais papelarias do que lan houses... Rolling Eyes

Aqui no meu bairro eu uso Lan House para impressão geralmente, tem muita coisa que é por email ou site dai procuro Lan
leandrow
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:

Aqui no meu bairro eu uso Lan House para impressão geralmente, tem muita coisa que é por email ou site dai procuro Lan

Uma lan house em localidade conveniente a você, eu diria! E bem, já vi lan houses fazendo alguns serviços comumente vinculados à papelaria, como xerox, venda de lápis, canetas, folhas... alguns materiais básicos. Também é uma excelente estratégia uma conveniência variada dentro da lan house, isso a moderniza aos padrões da realidade atual. Smile
D'Artagnan
leandrow wrote:
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:

Uma lan house em localidade conveniente a você, eu diria! E bem, já vi lan houses fazendo alguns serviços comumente vinculados à papelaria, como xerox, venda de lápis, canetas, folhas... alguns materiais básicos. Também é uma excelente estratégia uma conveniência variada dentro da lan house, isso a moderniza aos padrões da realidade atual. Smile

uma papelan-house seria uma boa agora , aqui a videolocadora tem lan house embutida, mas eh bairro de fim interiooor, meu colega tinha uma lanzinha em são vicente, fechou porque o crédito a 1 real estava dando prejuiso
leandrow
Em Salto, São Paulo - cidade com pouco mais de 110 mil habitantes -, vejo muitas lan houses dando certo. Smile

Araçoiaba da Serra, cidade totalmente rural; é sucesso total. Rolling Eyes

É, rimou, eheh!
maykell
deve se fazer uma grande análise de mercado antes de executar os planos!!
Propaga
Vaguiner carlos wrote:
Eu queria montar uma lan house, mais fiquei sabendo de varías lan houses que faliram, será que é compensável montar, a considerar o fato de que o investimento é um pouco alto?

É o seguinte Vaguiner:
O governo está implantando o sistema de socialização da internet.
O custo de acesso vai baratear e muito. Desta forma, as Lan's House's
deverão se tornar inviáveis.

Abraço...

Guttierres.
guihnz
Olá pessoal,

Gostaria de deixar um ponto de vista diferente do senso comum. Muitos dizem que não vale a pena montar uma Lan House pois o preço cobrado pelo uso do computador é muito baixo - 1 real por hora na média.

Não é verdade, há muitas Lan Houses ganhando dinheiro, mas não somente com o acesso ao computador e sim com outros produtos e serviços oferecidos na própria Lan. O acesso ao computador é como o "pãozinho da padaria". Não há mais padeiro que ganhe dinheiro com pão, mas ele é um grande atrativo para atrair muitos clientes que irão gastar comprando outros produtos.

Atualmente, as Lan Houses rentáveis estão seguindo este mesmo modelo. E há muitas que ganham bastante dinheiro. É claro que, porém, isto implica em trabalhar bastante. É preciso entender o que o seu público deseja e correr atrás para conseguir vender estes produtos.

Aqui temos mais conteúdo sobre o assunto: www.nexcafe.com.br/como-montar-uma-lan-house.html
enilsoncba
O segmento de "LAN houses" tem poucas redes consolidadas, mas a tendência é que o mercado comece a tornar-se muito competitivo a partir deste ano.
"Até seis meses atrás, só se viam novas lojas abrindo. Agora, as primeiras já começam a fechar. É sinal de que está acontecendo uma depuração do mercado", diz Othon Barcellos, da "LAN house" Just4fun, que licencia a marca por uma taxa de R$ 20 mil.
A única rede de franquias do setor, a Monkey (que tem 32 lojas em todo o país), também avalia que a concorrência está começando a crescer. "Mas isso é bom, há a necessidade de massificar o conceito, muita gente ainda não sabe o que é uma LAN", afirma o gerente de comunicação da rede, Leonardo De Biase. A taxa para a franquia é de R$ 29 mil.

Alta tecnologia
Embora os proprietários de "LAN houses" se digam animados com o crescimento do setor, a concorrência exige profissionalismo e cuidados especiais.
O professor de empreendedorismo da Eaesp-FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo, ligada à Fundação Getúlio Vargas) Tales Andreassi afirma que essa característica de negócio de alta tecnologia também traz um "problema". "Essas tecnologias estão sujeitas a serem substituídas por outras mais novas. Nesse ponto, é um risco."
Assim, o conselho aos empreendedores é que procurem manter-se atualizados, tomem contato com o que está acontecendo no mercado internacional e invistam nas inovações que surgirem.

Modismo
Mas será que a explosão dos jogos em rede é apenas um modismo, como o kartismo indoor e o paintball? Para o professor Andreassi, a bolha que existe é a forma como está se dando a expansão do negócio. "O grupo de usuários vai crescer ainda, depois diminuir e, então, estabilizar-se. Os jogos têm um público muito específico, cativo, para o qual as LANs nunca serão modismo", afirma o especialista.
Empresários e usuários demonstram otimismo. "É como sair para ir ao cinema. O objetivo é divertir-se, passar o tempo. Isso não é modismo", opina o estudante de medicina e frequentador de LANs Décio Sato, 24. Ele costuma jogar de três a quatro vezes por semana com os amigos.
Segundo o estudante, como a indústria do entretenimento está constantemente desenvolvendo novos softwares, não há risco de os usuários cansarem de jogar.
Os números do setor de desenvolvimento de jogos nos Estados Unidos refletem a força do mercado. Em 2001, a indústria arrecadou US$ 9,4 bilhões, contra US$ 8,35 bilhões movimentados por Hollywood no mesmo período.
Propaga
Pois é meus amigos, quanta divagação e ótimos comentários para o tópico “Será que compensa montar uma lan house?”.

Para abrir qualquer negócio hoje em dia, acredito é necessário levantar cedo, chegar na frente dos concorrentes e, às vezes, dar a cara pra bater.

Não basta pensar positivo e ser otimista. É necessário antes de tudo, tentar adivinhar ou prever que o infortúnio está logo ali atrás da esquina.

Verifique se você tem estrutura psicológica para ‘matar no peito’ e/ou ‘tirar de letra’ as pressões características de cada atividade e suportar com diplomacia certos “clientes” que ultrapassam os limites da tolerância e da paciência de Jó para aturá-los.

Portanto, desejo a qualquer um que queira empreender seu primeiro negócio muito sucesso! E, não desista no primeiro obstáculo. Também não se surpreenda pelos altos tributos e taxas e outras tantas picaretagens que aparecem pelo caminho empresarial.

O desafio é grande! Mas, nós temos a força e a coragem do BOM BRASILEIRO.