FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Grandes Civilizações

Gilgamesh
Quais são as civilizações mais interessantes?

Gosto mais da Pérsia, Romana, e Grega.

Mas também, a Indiana (O Mahabharata é o melhor livro que eu já vi)

Das mais recentes, gostava mais da Holandesa.
hive
Gostava muito de ler sobre as primeiras que se tem notícia. Suméria principalmente (da-lhe Gilgamesh hehe). Os sumérios eram povos extremamente trogloditas e cientificamente desenvolvidos com uma curva de desenvolvimento ciêntifico tecnologico quase vertical. Até hoje viajo nas páginas daqueles atlas visuais sobre civilizações antigas, nas primeiras cidades - Uruk, Ur, nas leis e militarismo daqueles povos entre os rios. Eles eram foda.
Se fosse pra escolher uma civilização acho que ficaria com a dos Minóicos. Apesar de não ter sido uma graaaande civilização, é bem interessante ler sobre ela. O povo da ilha de Creta tinha uma cultura quase alienígena e uma organização social feminista, matriarcal, bastante sólida. O problema é que sobrou pouco vestígio pros historiadores estudarem a sociedade cretense a fundo - uma pena.
Lviter
Também gosto muito de viajar na História. Aprecio principalmente a da Grécia, país que espero conhecer um dia (não muito distante, de preferência).
Vanilla
Gilgamesh wrote:
Quais são as civilizações mais interessantes?

Gosto mais da Pérsia, Romana, e Grega.

Mas também, a Indiana (O Mahabharata é o melhor livro que eu já vi)

Das mais recentes, gostava mais da Holandesa.

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre a história da Índia, acho que é um país que deixaria qualquer um fascinado. Eu morro de vontade de conhecer. Uma coisa que eu adoro é ler livros que se passam durante a Idade Média. Acho que todo nerd curte muito a Idade Média, sabe-se lá por qual motivo... Estou pra pegar alguns livros que falam sobre reis que governaram durante a Idade Média.Vou deixar só a prova de amanhã passar. Cool

Há também as grandes civilizações que povoaram a América Latina, como os Incas e os Astecas. Elas sempre me passam uma sensação um pouco "incômoda", como se nunca fôssemos capazes de saber o que se passou exatamente com elas. Misto de curiosidade e uma pontinha de medo, mas tão fascinantes quanto qualquer outra.
mariohs
Sempre gostei mais de Grécia e Roma, nunca fui muito fã da idade média. Gostaria também de aprender mais sobre os povos pré colombianos... Em geral história nunca foi o meu forte Very Happy
Tilibra
como vários devem saber por aqui, sou viciado em games .... e curtia muito as civilizações encontradas nos jogos Age of Empires I e II Smile

É sempre bom conhecer essas civilizações, mas nunca me aprofundei a ponto de pegar um livro específico sobre alguma civilização ....
D'Artagnan
Tilibra wrote:
como vários devem saber por aqui, sou viciado em games .... e curtia muito as civilizações encontradas nos jogos Age of Empires I e II Smile

É sempre bom conhecer essas civilizações, mas nunca me aprofundei a ponto de pegar um livro específico sobre alguma civilização ....

Games são cultura Razz...
É verdade, pena que estão em inglês , mas aquela parte que conta a historia das civilisações no game é muito interessante, eu li diversos ^^

No mais a China sempre me fascinou...

Por um lado é uma civilisação cheia de sabedoria, mas por outro é cheia de superstição e dogmas... a cultura é muito interessante , em alguns pontos linda e em outro horrivel.
Vaguiner carlos
Eu sou gosto mais da civilização inca, os incas eram superiores a outros povos da epoca,e suas obras estão viva até hoje.
phantombr
Teve um site um tempo atras que traduziu o jogo, e inclusive as historias das civilizações.
Very Happy
XxlilikaxX
Eu gosto muito da Civilização Romana. Eles tinham uma organização no exército exelente...
Os caras sabiam até engenharia. Fiz um trabalho a um tempo, achei facinante.
Mas os Gregox são espertos também Smile
mundumidis
Todas são interessantes pois são nossa origens, mas me ligo em mistérios e nesse ponto eu considero os Incas e Maias o q tem de mais interessante.

Muitas coisas q eles criaram só depois de milhares de anos alguem conseguiu fazer uma teoria a respeito.
albertospbr
Eu sei que a minha resposta destoará um pouco o tópico, mas... me intriguei muito após ler o livro " Eram os Deuses Astronautas? ".
Também tenho curiosidade em conhecer os mistérios da China, que agora começa a se abrir para o mundo.
Abraços.
Lviter
Ressuscitando o tópico...

Tenho pesquisado sobre os celtas para um texto que estou escrevendo
e achado muito interessante.

As tribos formavam uma cultura que dominou a Europa Ocidental (França, Inglaterra,
Portugal, Espanha e outras regiões) centenas de anos antes de Cristo até serem
subjugadas pelos romanos (exceto na Irlanda e Escócia), em sua maior parte.

Eram muito ligados à Natureza. Os druidas além de sacerdotes, eram professores
e juízes. Origem da palavra druida: oak(carvalho) e wid(saber).

Quote:
druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.
gilmariofgl
Para mim não existe nada mais fascinante do que os egípcios.
Desde a arquitetura, mitologia, crenças, até Tomb Raider... Ops, Tomb Raider? Pois é, nada tão inspirador como essa cultura.
FinalHunter
Gosto da civilização grega, acho fascinante a mitologia deles assim como os deuses egipcios.
Fiquei ainda mais interessado na grecia apos ter jogado o God of War hehe(eita jogo violento e bom hehe), apesar de que algumas coisas tao erradas no jogo.
cparakawa
Pensei que já houvesse respondido este tópico. Eu nem sei quais as civilizações eu gosto mais, no final o que eu mais curto são as mitologias/deuses de cada uma delas.
phantombr
D'Artagnan wrote:
Tilibra wrote:

Games são cultura Razz...
É verdade, pena que estão em inglês , mas aquela parte que conta a historia das civilisações no game é muito interessante, eu li diversos ^^

No mais a China sempre me fascinou...

Por um lado é uma civilisação cheia de sabedoria, mas por outro é cheia de superstição e dogmas... a cultura é muito interessante , em alguns pontos linda e em outro horrivel.

Sou fã de games tipo Age of Empires também e APESAR de estar dentro do jogo um arquivo falando historicamente sobre cada civilização, eu NUNCA tive interesse de abrir. Em geral, sou um analfabeto-histórico. Nunca gostei muito de história, e coloco a culpa disso nas costas dos meus professores, que definitivamente me deram 'nojo' das suas aulas mediocres.

Porém, como fã de Age, tenho os arquivos de tradução se alguem quiser. Em português fica bem interessante. Very Happy
arquivo
Já li alguns livros sobre os astecas e os egípcios, realmente interessante a leitura, ainda mais por ser uma espécie de ficção histórica, ou seja, cria-se um personagem ficticio que vive numa época e em meio a condições que existiram. Esta viagem é relamente intensa, fazendo você se sentir naquela época, a propósito o nome do dois livros são bem sugestivos, O Asteca e O Egípicio... no caso do primeiro rolou até o aprendizando de alguma palavras e expressões.
Deline
A Greco-romana deve estar sempre no topo nesse assunto.
Eu gostaria sempre de ver mais coisas sobre o povo Egípcio, eram muito inteligentes, faziam cálculos e construções praticamente perfeitas. Fora as crenças, acho bem bacana esse povo ^^
Além disso tem a China, país que tive que pesquisar muito durante as aulas pela sua evolução, e também porque eu sempre era a sorteada pra ler revistas sobre e tal.
thi.dias
falando nisso...

hoje eu estava lendo sobre as 7 profecias Maias. Dá até medo. os caras eram muito inteligentes mesmo para prever essas coisas.

http://www.novaera-alvorecer.net/as_7_profecias_maias.htm
cparakawa
thi.dias wrote:
falando nisso...

hoje eu estava lendo sobre as 7 profecias Maias. Dá até medo. os caras eram muito inteligentes mesmo para prever essas coisas.

http://www.novaera-alvorecer.net/as_7_profecias_maias.htm

Quando mencionaram os quatro evangelistas relacionados com as profecias maias, foi sacanagem demais. O que é que tem a ver?

Eu não acredito no fim do mundo em 2012. Mas que vai dar m*rd*, vai. Aliás, já tá dando. A humanidade chegou num ponto em que só se salva o planeta se vc exterminar boa parte da raça humana. É como a nuvem de gafanhotos que morre por falta de comida - depois de ter devorado tudo.

Seria interessante abrir um tópico sobre estas profecias de fim do mundo? (Maias, São Malaquias, terceiro segredo de fátima, revelação, etc, etc). Ia ser bem estranho.
Kashinilaya
Minha civilização favorita é a Civilização Védica. Na verdade, tal civilização parece ressurgir de tempos em tempos. O conhecimento védico foi formalizado em diversos momentos da história humana, especialmente na história que não se registrou de forma cronológica, já que os integrantes dessa civilização não acreditavam que as datas pudessem acrescentar qualquer coisa de útil ao conhecimento.
A propósito, o calendário Maia, segundo um cientista latino cujo nome e origem não me recordo, não prevê o fim do mundo, mas uma transformação acentuada para uma era de maior iluminação. Às vezes o ceticismo parece querer me dominar e eu duvido de que possam acontecer mudanças drásticas, mas há claros sinais de uma mudança em curso.
cparakawa
Kashinilaya wrote:
A propósito, o calendário Maia, segundo um cientista latino cujo nome e origem não me recordo, não prevê o fim do mundo, mas uma transformação acentuada para uma era de maior iluminação. Às vezes o ceticismo parece querer me dominar e eu duvido de que possam acontecer mudanças drásticas, mas há claros sinais de uma mudança em curso.

Pelo que eu li também, nenhuma destas profecias prevê fim do mundo para 2012. É uma mudança de era bem atribulada. Se vc destrói todas as referências sobre profecias, observa o mundo atual e o desenvolvimento histórico da humanidade, o mundo não vai acabar mas vai acontecer algum acontecimento razoavelmente traumático.

1. O mundo está virando multi-polar, ou seja, não existem mais superpotências. Os EUA não só está quebrado, como deixou barato a invasão da Geórgia. Mundos multi-polares são períodos de conflitos sem muito controle.

2. Problemas localizados. Muito se fala de Israel x mundo árabe. A meu ver, o lugar problemático é Índia x Paquistão. Dois países nucleares, tem atritos desde a independência e agora o Paquistão anda em estado de bagunça interna. Existe a possibilidade de um golpe de estado fundamentalista em uma nação nuclear. Umas 15 ou 20 bombas nucleares não detonam o mundo, mas provavelmente geram um mini inverno nuclear em escala global, não aniquila a humanidade mas vai tornar a vida bem pior.

3. Europa ocidental sem guerras internas faz 60 anos. Não é a primeira vez que acontece, da mesma forma os conflitos sempre retornaram. Não vejo a região tão evoluída assim para ser vista como área pacífica.

4. Crise econômica mundial. Se gigantes como George Soros dizem que a crise ainda está no começo, e ministros da fazenda/economia (como o britânico) falam que é a pior crise em 60 anos, quem sou eu para contestar?

Dá para adicionar mais fatores. É mais ou menos um gatilho acionando o outro - efeito cascata. A demonstração russa de que os Estados Unidos não é mais superpotência já é um sinal verde que não existe mais o "super policial planetário". Crises econômicas pesadas sempre foram uma boa "escada" para governos extremistas. É um mundo mais instável e bem armado. A chance de dar besteira é maior.
mintcg
a civilização romana

é a mais importante... os filósofos olham para a civilização grega como a origem de tudo, e vêem Roma como uma repetição de uma tradição. Mas acho que eles supervalorizam os gregos. Para mim, a civilização romana ajuda a pensar a sociedade atual tão ou mais que a grega. A filosofia dá uma grande importância à questão da origem, do original. No mundo em que vivemos, o mundo pós-moderno, é o mundo da cópia, da repetição, do simulacro. Ponho em questão essa idéia de originalidade, de criatividade. Eu acredito que há mudanças, mas que elas ocorrem lentamente. Há formas que atravessam os séculos e se desenvolvem de uma maneira lenta, por isso uso a palavra trânsito. Então d efato.. Roma esta mais proximo da nassa vida cotidiana atual