FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Condenações do Papa afastam fieis da igreja?

fabiotemp
Segundo o Papa Bento XVI, a Igreja deve ser contra o uso de camisinha... Porém acho que: ou eles se expressam mal, ou não estão nem ai aos que não seguem as doutrinas de sexo antes do casamento... Para mim, pedir aos jovens que não usem camisinha, seria o mesmo que pedir a um policial não usar colete á prova de balas... Sexo é uma necessidade do ser humano, e o mundo mudou, hoje estar casado com 25 anos é muito difícil em nossa socidade, principalmente aos que tem acesso a cultura, isso faz com que tenham experiências antes do matrimônio. E são justamente essas pessoas que estão atentas as doenças e problemas de gravidez indesejada... Dizer simplemente que proibem o uso de camisinha faz com que pessoas menos instruidas parem de usa-las, porém dificilmente deixarão de fazer sexo...
elton
Algum catolico aqui casou Virgem? ou pretende casar Virgem (hehe)

Não sou catolico e tampouco protestante. mas aqui entre nós os catolicos Brazucas só são catolicos por nascimento, a maioria esta em falta com a igreja.
D'Artagnan
Não sou catolico, nem defendo as mesmas ideias, mas sejamos sinceros...

Desculpa de amarelo é comer goiaba verde!

pra mim criticar sem discutir é a mesma coisa que atirar antes e perguntar depois...
Vanilla
fabiotemp wrote:
Segundo o Papa Bento XVI, a Igreja deve ser contra o uso de camisinha... Porém acho que: ou eles se expressam mal, ou não estão nem ai aos que não seguem as doutrinas de sexo antes do casamento... Para mim, pedir aos jovens que não usem camisinha, seria o mesmo que pedir a um policial não usar colete á prova de balas... Sexo é uma necessidade do ser humano, e o mundo mudou, hoje estar casado com 25 anos é muito difícil em nossa socidade, principalmente aos que tem acesso a cultura, isso faz com que tenham experiências antes do matrimônio. E são justamente essas pessoas que estão atentas as doenças e problemas de gravidez indesejada... Dizer simplemente que proibem o uso de camisinha faz com que pessoas menos instruidas parem de usa-las, porém dificilmente deixarão de fazer sexo...

Na verdade essa proibição à camisinha é muito mais antiga que o pontificado de Bento XVI. Pra falar a verdade, ele é o primeiro papa que está tocando no assunto. Ele estuda a liberação da camisinha para casais casados, o que é inédito na Igreja Católica.

Ninguém aqui é estúpido e, católico ou não, sabe muito bem a importância da camisinha. O que a Igreja faz é uma recomendação. Afinal de contas, já estamos bem longe da Idade Média e do "Você vai pro inferno se não fizer o que a Igreja manda!!111". Pode apostar que pessoas menos instruídas deixam de usar por falta de informação, e não por recomendação papal!

Ah sim, eu não sou católica, eu sou agnóstica. Acho muito simplista culpar a Igreja pelo que hordas de irresponsáveis fazem.
mariohs
Vanilla wrote:
Ninguém aqui é estúpido e, católico ou não, sabe muito bem a importância da camisinha. O que a Igreja faz é uma recomendação. Afinal de contas, já estamos bem longe da Idade Média e do "Você vai pro inferno se não fizer o que a Igreja manda!!111". Pode apostar que pessoas menos instruídas deixam de usar por falta de informação, e não por recomendação papal!

Exato. Uma coisa é você ser fiel, outra coisa é ser burro. Nesse ponto acho que a igreja deveria "se adaptar". Poucos levam a religião tão a sério (acho eu) a ponto de não usarem ou estimulare o não uso do preservativo. Como disse, quem não usa é muito mais por falta de informação do que por "xiitismo".
fabiotemp
Vanilla wrote:
fabiotemp wrote:

Pra falar a verdade, ele é o primeiro papa que está tocando no assunto. Ele estuda a liberação da camisinha para casais casados, o que é inédito na Igreja Católica.

Onde vc viu isso? No Pânico na TV ou no Casseta e Planeta? O Papa Bento XVI assim como outros, condenam todo tipo de anti-conceptivos. Porém ele dá maior ênfase que os outros ao assunto... No meu questionamento, o que quero deixar claro, é o absurdo de se condenar algo que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Vanilla
fabiotemp wrote:
Onde vc viu isso? No Pânico na TV ou no Casseta e Planeta? O Papa Bento XVI assim como outros, condenam todo tipo de anti-conceptivos. Porém ele dá maior ênfase que os outros ao assunto... No meu questionamento, o que quero deixar claro, é o absurdo de se condenar algo que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

Ah meu Deus, lá vamos nós... Em primeiro lugar, eu não sei por quem você me toma. Não, eu não vi no Pânico na TV, e muito menos no Casseta e Planeta. Eu não vejo TV aberta. Se quiser conferir a notícia, aí vai o link:

Vaticano 'divulgará documento sobre uso de camisinha'

A BBC é uma fonte bastante confiável pra você? Só me faça o favor de pesquisar antes de sair por aí dizendo besteira. Você está parecendo mais fanático do que qualquer fundamentalista que tem por aí.
eduardo_ai5
A verdade é que o mundo evoluiu e a igreja não..

A tendencia é cada vez mais eles perderem espaço, já que a juventude cada vez mais tem MENOS motivos pra acreditar..

Infelizmente é assim que eu vejo
cparakawa
fabiotemp wrote:
No meu questionamento, o que quero deixar claro, é o absurdo de se condenar algo que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

É muito mais longe do que isto. Se Deus (o da Bíblia) disse crescei-vos e multiplicai-vos, então contracepção vai contra a palavra do senhor. Além do que, caso não nasça uma criança se as pessoas não usarem anticoncepcionais, pensando de forma extrema é um caso de aborto.

Pensando de forma mais cínica - ou crítica, quanto mais filhos as pessoas têm, maior a chance de aumentar o rebanho católico. Se por um lado a quantidade de católicos é uma boa ferramenta de markenting, do ponto de vista financeiro é necessário mais apoio nos países ricos.

Não é só questão de vida e morte. São muitas outras coisas em jogo.

-----------------------------------------------------

As pessoas se afastam da igreja católica já faz muito tempo. Não é problema deste papa. O próprio fato de se dizer católico e não cumprir com suas obrigações religiosas básicas, já é um afastamento. E isto vem de longe. E não é só no catolicismo, na Europa o cristianismo anda em baixa faz tempo.
eduardo_ai5
Mas Deus também não nos deu o livre arbítrio amigo?
cparakawa
Que eu me lembre, não.

Deus (Elohim, YHVH) disse para Adão e Eva não comerem da árvore da vida (ou árvore do conhecimento, lembrando que o Genesis foi chupinhado do Livro dos Mortos). Isto não foi livre arbítrio. A menos que vc considere que nós, explusos do Éden, temos a livre de escolha de fazer o que Deus quer e voltarmos ao paraíso ou fazermos o que quisermos e nós que nos viremos (ou queimemos no inferno, depende da versão).

Aliás, as discussões sobre o lívre arbítrio são posteriores à Bíblia. Como em S. Tomás de Aquinos x Sto. Agostinho, se a salvação é pela fé ou pelas boas ações.
Lviter
Cabe observar, independente de opinião, que a Igreja não defende apenas a não utilização pura e simples da camisinha, ela insere esta posição num contexto ainda mais radical: a defesa do sexo exclusivamente dentro do casamento, tanto para o homem como para a mulher, o que, convenhamos, hoje em dia ainda é mais difícil acontecer.

Com relação ao exercício da sexualidade concordo ou discordo dos pontos de vista defendido pelo Papa Bento XVI, dependendo da questão.

Aborto: Sou radicalmente contra, inclusive nos casos de estupro. Em minha opinião (sou mulher e já tive um aborto espontâneo), só deve ser permitido quando a saúde da mãe esteja correndo riscos.

Anticoncepcionais e Camisinha: Sou totalmente a favor, exatamente para evitar que aconteçam abortos, e no caso da camisinha, para deter o avanço da AIDS. Só questiono a forma como é trabalhada esta visão das DSTS: Transe a vontade, desde que use camisinha... Acho que a coisa não é só por aí, não.

Sexo fora do Casamento: Concordo em parte com algumas restrições. Esta é uma questão moral e individual de cada um. E a moral muda de acordo com o tempo. Mas relacionamentos menos descartáveis seriam muito mais saudáveis em todos os aspectos.
phantombr
Papa?
Pra que serve isso?
Caraca... ainda dão bola para o que o alemão de boina fala?
Bom... pra que da bola pro Alemão (o sem boina) do BBB...
Num país como o nosso...
Eu não ligo pro papa, nao ligo pra catolicismo, judaismo, islamismo, eu tenho minha propria maneira de ver, entender, e me relacionar com o mundo.
Me envergonho ter nascido num berço católico, (eu diria 'assassino'),
e não sou praticante.
EU TO EM DIVIDA COM A IGREJA SIM.
E não pretendo pagar tão cedo.
cparakawa
phantombr wrote:

Dívida do quê?
mariohs
phantombr wrote:
Papa?
Pra que serve isso?
Num país como o nosso...
Eu não ligo pro papa, nao ligo pra catolicismo, judaismo, islamismo, eu tenho minha propria maneira de ver, entender, e me relacionar com o mundo.
e não sou praticante.

Entendo que você não queira ter religião ou então seguir uma outra diferente das citadas. Eu só não entendo a revolta e a falta de respeito com a religião alheia. E também a falta de respeito com seus próprios pais - Me envergonho ter nascido num berço católico, (eu diria 'assassino')...
pagear
Já escrevi em outro tópico, não sou Católico, sou Espírita, mas acredito que o Papa esteja certo em afirmar o dogmas e as doutrinas católicas. Esse é o papal (perdão pelo trocadilho) papel dele. Ele foi eleito dentro de um sistema muito bem organizado. Os seus fiéis DEVEM aceitar suas colocações. Eu creio que isso faz parte da concepção religiosa de cada um, e questionar uma parte é questionar o TODO. Não é possível ser religioso em parte, só até onde a pessoa concorda. Não existe "meio buraco", ou é ou não é.

Por isso ele não se importa com a perda dos fiéis, mas sim com a manutenção da qualidade daquilo que ele representa, por direito.
cparakawa
mariohs wrote:
phantombr wrote:
Papa?
Pra que serve isso?
Num país como o nosso...
e não sou praticante.

Entendo que você não queira ter religião ou então seguir uma outra diferente das citadas. Eu só não entendo a revolta e a falta de respeito com a religião alheia. E também a falta de respeito com seus próprios pais - Me envergonho ter nascido num berço católico, (eu diria 'assassino')...

Fazendo papel de advogado de porta de cadeia. Cool

Motivos pra revolta com a igreja católica existem vários, justificados. Inclusive alguns até com a mea culpa da igreja. Faltar com o respeito com a religião alheia eu nem sei se é tão grave. Caso contrário, tem que se respeitar o nazismo. Lavagem cerebral, baixo índice de racionalidade e matança. É parecido com o catolicismo (ou mesmo o cristianismo). E a caça às bruxas nos EUA não foi perpetuada pelos católicos. Não vejo muita diferença em relação ao nazismo em vários pontos.

Não considero desrespeito aos próprios pais odiar o berço católico. O catolicismo é muito limitante, é só ver que os países mais influentes do ocidente desde o século XVII (quase 400 anos) NÃO são católicos. E os países mais pobres e subdesenvolvidos da Europa ocidental são os católicos. Duvido que seja coincidência. Catolicismo pode ser bom pra ir pro céu, mas é uma m*rd* pra viver na Terra. E eu fui católico ultra-praticante por uns 4 anos, por vontade própria. Mas não me envergonho disto, aliás acho que foi uma experiência muito boa, me abriu os horizontes pra muita coisa e me ajudou a entender o semelhante. Posições conflitantes ... 8/

É difícil discutir religião. A sorte é que, por aqui no fórum, parece que só existem agnósticos, esotéricos, ateus e cristãos cochas. Caso contrário, ia dar uns flame wars bem interessantes. Smile
Lviter
cparakawa wrote:
É difícil discutir religião. A sorte é que, por aqui no fórum, parece que só existem agnósticos, esotéricos, ateus e cristãos cochas. Caso contrário, ia dar uns flame wars bem interessantes. Smile

Desculpe minha ignorância... Mas o que são cristãos cochas??? Alguma nova dissidência??? Smile
maisleo
eu não vou generalizar, afinal ninguem pensa igual, mas algumas pessoas que não concordam acabam se afastando, outras ficam mesmo não gostando, isso é relativo.
cparakawa
Lviter wrote:
cparakawa wrote:

Desculpe minha ignorância... Mas o que são cristãos cochas??? Alguma nova dissidência??? Smile

É um meio caminho entre um cristão e um agnóstico. No Brasil tem um monte. Cool
thi.dias
aqui no Brasil quem naum gosta de falar que naum tem religião fala que é católico.
thiago
Sou Catolico... mais ha certos exageros nisso..