FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

E-commerce, e-business e afins

hive
Acho que seria legal um tópico pra discutir e reunir links sobre e-commerce e afins. É um assunto aparentemente comum a pessoas que sustentam um host na web, como nós.
Existem trocentas ferramentas, estratégias, tipos de e-commerce que podem ser úteis pra diferentes situações.
Afinal, dá pra fazer uma grana montando um negócio na web?

alguns links:
http://www.emarket.ppg.br/business.asp
http://www.ecominfocenter.com
http://www.cbsc.org/servlet/ContentServer?pagename=CBSC_NL/display&lang=en&cid=1100003683252&c=GuideInfoGuide

Deixem links e/ou informações úteis para comunidade aqui.
thi.dias
www.e-commerce.org.br/

Site muito bom, tem vários artigos que te ajuda a iniciar nesse tipo de negócio.
Aidmar
Olá a todos!!!

Sou recém cadastrado no forum. Vi esse tópico e, como estou aprendendo a programar em php e a usar banco de dados MySql, pensei em desenvolver um sistema de comércio eletrônico, pra mim mesmo. O que eu queria saber é: Qual é, aproximadamente, o investimento inicial (em dinheiro) que eu devo fazer para se montar uma pequena loja on-line??? Existe alguma exigência quanto ao servidor, ou quanto as tecnologias usadas, que teriam algum custo?

Obrigado,

Aidmar
mariohs
Seja bem vindo, Aidmar!!!
Vou listar aqui os pontos que eu acho os mais importantes...

Segurança: este é para mim o principal ponto de lojas online. Vou colocar meu cartão de crédito, pagar com o boleto, etc. A loja precisa ser segura. Portanto, um certificado de segurança daria um pouco de credibilidade. Nem todas as lojas têm, entretanto.

Confiabilidade: este é um ponto que me faz preferir comprar de lojas do que no mercado livre por exemplo (eu sei que têm lojas que vendem lá também, mas isso não vem ao caso). Quero ter certeza de que ao finalizar a minha compra, não vai dar problema no sistema, que vou ter que inputar meus dados novamente, que a mercadoria vai chegar em minha residência no prazo estipulado.

Usabilidade: facilidade de encontrar os produtos, categorizar produtos, colocar tags, fazer seu produto ser o mais fácil possível de ser encontrado (isso é bom para quem vende e para quem compra). Coloque fotos de seu produto, pois muitas pessoas não costumam pesquisar pelo modelo do produto, então coloque fotos (se possível mais de uma) de todos os seus produtos. Um bom exemplo de usabilidade é o site Newegg, tem um sistema de drilldown, aonde você vai clicando nos links que te interessam... é muito facil encontrar os produtos lá... dê uma olhada e vai ver o que quero dizer...
elton
mariohs wrote:
Portanto, um certificado de segurança daria um pouco de credibilidade. Nem todas as lojas têm, entretanto....

mario com sabe alguns dias atraz pedi sua ajuda para implementar o sistema Oscommerce.
Agora vendo seu comentario fiquei interessado no assunto certificado de segurança.

Por exemplo na instalação da loja oscommerce php, tem uma opção de SSL (certificado de segurança) Este certificado é expedido pelo Servidor ou por empresa de terceiros?
O Nosso server possui tal serviço, dei uma olhada no painel de controle e não achei nada, tB dei uma olhadas no site principal e tb nada.

Vou dar uma busca no Google agora só pra ver o que acho.
Santo Google de cada dia.
mariohs
Não conheço muito a fundo SSL, mas sei que alguns serviços (pagos) de hospedagem oferecem SSL, outros não. O Frihost não oferece este tipo de serviço.

Se interessar, me envie uma pm que posso lhe indicar um host bom e barato, com suporte a SSL.
elton
Mario
PM enviado. Obrigado por responder
elton
Pesquisei muito Sobre SSL e achei muitas informaçoes importantes e outras tb inveridicas.

A respeito de certificados digitais, vou colocar uma breve descrição que uma entidade de certificação me enviou:

Quote:
Os certificados SSL básicos e mais baratos são emitidos em nome do domínio, tipo www.seudominio.com.br ou seudominio.com.br (são duas coisas diferentes para o certificado).

Existem tipos de certificados mais caros que servem para o servidor inteiro, como é o caso de SSL compartilhado, em que qualquer site hospedado naquele servidor pode usar o SSL dele, através de um endereço específico, diferente do seu site. Por isso que aparece aquela janela alertando que o certificado não pertence àquele domínio. Acaba é causando mais desconfiança no cliente, que não entende o que é isso e fica achando que o site está com problema.

Para poder instalar um certificado seguro, vc precisa ter um IP dedicado, que deve ser fornecido pelo seu provedor de hospedagem e só serve para aquele servidor e aquele domínio.

Tb me foi informado que tenho que adquirir tanto o serviço de hospedagem e o serviço de certficação na mesma empresa.

Pesquisei no registro.br e descobri que é possivel sim ter o site hospedado em um dado servidor e vc ainda poder inserir um certificado valido para o meu dominio.

Ainda não descobri como instalar SSL, mas vou descobrir um dia.

Achei um site interessante gringo, e meu ingles é pessimo, mas da pro gasto:
http://www.openssl.org/
Tilibra
sempre tive a curiosidade de saber como fazer funcionar esse ssl ....

mas não tenho server pago pra testar ...

mas um dia eu testo !
elton
Tilibra wrote:
sempre tive a curiosidade de saber como fazer funcionar esse ssl ....
mas não tenho server pago pra testar ...
mas um dia eu testo !

Não tenho certeza absoluta, mas pelo que entendi, vc pode tertar aqui no frih. Só não sei como fazer. Vou pesquisar umpouco mais. sobre o assunto, pois pra mim é necessario ter o SSL.
Abs