FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Medidas para acabar com o desperdício energético

gnomme
O que podemos fazer no dia a dia para poupar recursos energéticos e sussecivamente poupar na factura do final do mês e poupar o meio ambiente?

Idea Aqui fica a minha dica:

-Desligar sempre no botão os monitores dos PC's e da televisão, para evitar que fiquem em stand by e gastando...
mariohs
  • Trocar monitores CRT, por monitores LCD, pois gastam menos energia, são mais bonitos, ocupam menos espaço e são mais leves. Ok, têm desvantagens também, principalmente para os "gamers".
  • Trocar suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de led, etc.
  • Evitar banhos longos, já que isso não só é desperdício de energia, como também de água.
  • Ao comprar eletrodomésticos, dar prefência aos que possuem o selo do PROCEL (para os brasileiros, não sei se existe programa semelhante em Portugal). Serão aparelhos mais caros, porém valerá a pena ao longo prazo, pela economia de energia.

Infelizmente, a cultura, ingenuidade e poder aquisitivo de nós brasileiros (não sei o caso de Portugal) criam uma barreira imensa que deveria ser transposta, mas fica difícil de fazê-la.

Monitores LCD ainda são mais caros que os CRT.
As lâmpadas fluorescentes compactas, duram 20 vezes mais, porém custam 20 vezes mais. Lâmpadas fluorescentes compactas amarelas não são tão fáceis de se encontrar e existem os que dizem que não querem que a sala de suas casas se pareçam com cozinhas.
Os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos e mais eficazes são os mais caros, e a imensa maioria do povo apenas compra pelo preço, não pensa nos benefícios a longo prazo.

Assim que lembrar de mais coisa vou postando.
D'Artagnan
curiosidade minha aqui...

as lampadas fluorecentes gastam mais energia se forem ligadas e desligadas constantemente ...

será que isso vale tb pros monitores crt... porque qualndo a gente liga ele tem que energizar o monitor todo denovo e tal...
Lviter
Bom essa não é exatamente pra economizar energia, é pra não poluir. Embora tudo que você possa reutilizar ou reduzir o consumo acabe gerando também economia de energia elétrica indiretamente.

Quando você usa óleo na cozinha, especialmente pra frituras, ou outro qualquer não deve jogar diretamente na rede de esgoto, mas colocar em uma garrafa (pet) e jogar no lixo doméstico.

Aprendi há pouco tempo.
mariohs
D'Artagnan wrote:
curiosidade minha aqui...

as lampadas fluorecentes gastam mais energia se forem ligadas e desligadas constantemente...

Isso só acontece se você ligar e desligar ela constantemente deixando ela acesa por um período inferior a 20 segundos.

D'Artagnan wrote:
será que isso vale tb pros monitores crt... porque qualndo a gente liga ele tem que energizar o monitor todo denovo e tal...

Além disso, o monitor CRT também gasta mais energia durante a operação.
Bockman
Lviter wrote:

Quando você usa óleo na cozinha, especialmente pra frituras, ou outro qualquer não deve jogar diretamente na rede de esgoto, mas colocar em uma garrafa (pet) e jogar no lixo doméstico.

Aprendi há pouco tempo.

Ou no meu caso, colocar a garrafa junto à reciclagem para "transformação" em Biodiesel (utilizado nos transportes públicos e nos serviços de recolhas de lixos).

E fica a minha sugestão (para quem não gosta de salas de estar/cozinha Wink )

Lâmpadas de Baixo Consumo

Be Well Cool
mariohs
@Bockman
Essas lâmpadas são de luz amarela? Elas são um pouco difíceis de se encontrar... na verdade precisa de um pouco de boa vontade, já que as brancas dominam as prateleiras.
renato.fornel
Uma boa dica é transformar o sistema de aquecimento de água convencional (chuveiro elétrico) por sistemas de aquecimento termo-solares, que utilizam painéis que captam a luz natural e transformam em energia limpa. Em alguns casos, o projeto inicial tem um custo médio, mas a curto prazo, o benefício é muito rentável e interessante. Sem contar que quem mais ganha com tudo isso é o nosso planeta! wink:
Bockman
mariohs wrote:
@Bockman
Essas lâmpadas são de luz amarela? Elas são um pouco difíceis de se encontrar... na verdade precisa de um pouco de boa vontade, já que as brancas dominam as prateleiras.

(alguém anda a precisar de tirar umas férias.... Razz )

mariohs wrote:
Lâmpadas fluorescentes compactas amarelas não são tão fáceis de se encontrar e existem os que dizem que não querem que a sala de suas casas se pareçam com cozinhas.

Resposta:

Bockman wrote:
E fica a minha sugestão (para quem não gosta de salas de estar/cozinha Wink )

É obvio que (como podem ter visto pelo site que dei, indicando os Preços Recomendados de Venda ao Público) fica muuuuuito mais caro ter essas lâmpadas, mas eu acho que posso dispensar esse extra para uma lâmpada de vez em quando (não fundem facilmente).
mariohs
Hahahaha eu bem que imaginei... mas no site não indica que elas são de luzes amarelas, então eu achei que eram as tradicionais luzes brancas.
thi.dias
Bem, essa vale para quem mora onde eu moro. No Nordeste brasileiro (mais especificamente em Natal/RN, 300 dias de sol por ano!).

Usar o chuveiro no modo DESLIGADO. Vocês não sabem o alívio que é tomar um banho frio aqui.
lmeurer
Compre um óculos de visão noturna e não acenda mais as lâmpadas de casa a noite..

ahuahuauauahah

essa é uma boa pedida