FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[Moda] Sinónimo de beleza ou estupidez?

fabiotemp
Durante séculos a moda tem servido para ditar a degradação da humanidade. Desde milhares de anos atrás a moda mais serviu para deformar e multilar pessoas, como na China, que mulheres tinham seus pés enformado e sapatos apertados para não crescerem. Em um outro país da África, mulheres tem o pescoço alongado por meio de anéis.
Quanto mais comprido, mais aceita pela sociedade. Numa época não tão distante de nós, mulheres usavam cintas que esmagavam a cintura para afina-las, e recentemente, as mulheres caveira, as masculinizada as alfinetadas... Ou só ossos ou cheia de musculos com um monte de metal enfiado no corpo. Sem contar nas estupidez matarem animais só para mostrarem glamour e requinte... Desculpe-me mas isso é falta de amor próprio? Será que as mulheres nunca ficarão felizes quando se olham no espelho e se vêem como as natureza as criou?
mariohs
Acho que precisamos primeiro traçar uma linha aqui. O que é e o que não é fanatismo por moda. Enquanto feita de modo saudável, que não afete a integridade física e mental de modelos, acho algo bonito. A partir do momento em que aparecem casos de anorexia, e casos como o que citou acima, aí eu não acho legal...

Temos também que diferenciar o que é cultura e o que é fanatismo. O exemplo de alongar o pescoço feminino não é algo cultural? Eu não sei responder.

Outra coisa a dizer ainda são as épocas. Esses exemplos que você citou ainda se aplicam à nossa realidade?
Vanilla
mariohs wrote:
Temos também que diferenciar o que é cultura e o que é fanatismo. O exemplo de alongar o pescoço feminino não é algo cultural? Eu não sei responder.

Na verdade, quem somos nós pra julgar o que é e o que não é bonito? No Mianmar, mais anéis no pescoço não significam que a mulher é socialmente aceita. Mas sim que ela é... Mais bonita! Pois é. Não acho que o Brasil tenha um padrão de beleza definido, mas se formos pensar em outros países, como os EUA, veremos que bonita lá é uma mulher loura, magra e com seios grandes.

Atualmente, a moda já não força mais ninguém a se mutilar só pra ser aceito. E convenhamos, casaco de pele só compra quem quer (e quem pode). Agora, esse negócio de enfiar metal no corpo... Você deve estar falando de piercing e body modification em geral, não? Eu pergunto mais uma vez: quem somos nós pra julgar o que é e o que não é bonito? Eu tenho um piercing na cartilagem da orelha, e acho a coisa mais linda. Também adoro tatuagens, mas tem quem não goste. O mesmo vale pra body modification extrema. Isso não é moda, é o que a pessoa gosta e acha bonito.

Deixa eu te contar uma coisa muito legal: as mulheres nunca estão satisfeitas com o que tem. Eu pinto o cabelo de preto, porque a cor natural (loiro) não fica bem. Minha mãe alisou o cabelo permanentemente. E estamos sempre nos cuidando, mudando, fazendo algo novo. Acho que a vaidade é algo inerente ao ser humano, e nem de longe acho isso ruim. Por que? Ué, qual o problema em querer ser melhor, se sentir mais bonita?

Lógico que há o exagero, e é aí que deveriam estar concentradas as suas críticas. Melhor conhecer bem o que você está querendo criticar,ok?
fabiotemp
Bom... Eu conheço muito mais do que vc imagina... Me fala uma coisa... Vc inventou seu piercing? Imagino que não... Usa pq viu alguém que usa, ou comunidades inteiras que usam...O que digo, são coisas de modismos... Não estou criticando quem usa... Só acho que certas coisas devem se analizadas por suas concequencias. Longe disso... Eu acho muito bonito certas tatoos... Pretendo fazer o nome da minha filha em hebraico na nuca... Claro existem exageros... Mais até que ponto? 2, 3, 100? Quem seriamos nos para julgarmos? Estou apenas levantando uma questão, é bom que se entenda isso... Pessoas nos dias de hoje ainda morrem por cirurgias que aumentam ou diminuem milímetros no corpo... Vc encontra mulheres lindas que ficam procurando defeitos e sí mesma... Veja o caso da vigorexia... Os homens não tem mais como crescer sua musculatura, chegaramao limite do corpo, e ainda sim tentam arrumar meios de crescer mais...
Existe pessoas que não se aproximam e não gostam de serem vistas ao lado de pessoas feias... E o que é feio? São pessoas esteriotipadas como feias... Que não possuam peso, altura ou simetrias, que nào são aceitas por uns...

Agora vejam um comparativo... Quem você lembra como marca de produtos na TV? Tem mais pessoas (feias) que (bonitas).

P Q isso? PQ a simpatia e o carisma não da para ser enfeitados ou modificados em uma pessoa.

Defendo as pessoas que querem mudar para ficarem melhor consigo mesma, e não para serem aceitas por pessoas que ditam, como se fosse uma regra universal do que é legal ou não, visando apenas a aparência.
Agora o difícil é o discernimento de uma coisa ou outra.
Vanilla
fabiotemp wrote:
Bom... Eu conheço muito mais do que vc imagina... Me fala uma coisa... Vc inventou seu piercing? Imagino que não... Usa pq viu alguém que usa, ou comunidades inteiras que usam...

Uso porque acho bonito, e não porque alguém me disse "Piercing é legal e você tem que usar senão não vai ser aceita!". Entendeu a diferença? O que quiz dizer é que as pessoas não são mais forçadas a fazerem o que não querem. Também não ligo pros exageros. Se uma pessoa quer cobrir o corpo de tatuagens e acha que está bonita assim, qual o problema?

Quote:
Defendo as pessoas que querem mudar para ficarem melhor consigo mesma, e não para serem aceitas por pessoas que ditam, como se fosse uma regra universal do que é legal ou não, visando apenas a aparência.
Agora o difícil é o discernimento de uma coisa ou outra.

Mas foi exatemente o que eu disse...
Lviter
Moda é reflexo da estética dominante. E não existe só pra forma como as pessoas se vestem. As Artes de modo geral sempre variaram de acordo com as preferências de cada século ou década. A própria Web já mudou bastante a estética de suas interfaces, durante sua curta existência. Se analisamos as razões de cada pessoa se vestir de determinada maneira, vamos descobrir que ela se insere dentro da cultura de sua época, mesmo quando deseja contestar como os hippies na década de 60, ou os piercings e tatoos de hoje. Moda para o ser humano (desde as cavernas) é antes de tudo um meio para expressar sua identidade.

Concordo que é importante ter uma visão crítica a respeito de auto-flagelações como a anorexia e determinadas cirurgias plásticas. E também em relação ao consumismo das fashion victims. O problema de quem busca estes caminhos é que faltam valores interiores consistentes, e elas buscam no exercício de sua auto-imagem a aprovação da sociedade pra se sentirem em paz consigo mesmas. Só que a questão é psicológica e interna, e não externa.

Este desvalor com o ser humanos e esta descartabilidade - usou, saiu de moda, joga fora (inclusive para as modelos, cada vez mais jovens) são estimuladas pelos valores capitalistas em que vivemos (olha os valores culturais em jogo de novo!). Mas pense bem: se não houvesse moda correríamos o risco de andar como os chineses da era Mao, todos usando aquela túnica cáqui de colarinho curto. Já pensou? Viva as diferenças!
gnomme
eu acho que não é bem assim...
Desde sempre a moda existe em todas as áreas! A moda é assim por dizer como a vertente visivel da evolução das coisas.
Uma coisa fica fora de moda e deixa de ser usada....outra está na moda evolui...
É o puro processo evolutivo
mariohs
Quote:
Pessoas nos dias de hoje ainda morrem por cirurgias que aumentam ou diminuem milímetros no corpo... Vc encontra mulheres lindas que ficam procurando defeitos e sí mesma... Veja o caso da vigorexia... Os homens não tem mais como crescer sua musculatura, chegaramao limite do corpo, e ainda sim tentam arrumar meios de crescer mais...

Mais uma vez entramos aí em uma questão de fanatismo e também outros como imperícia médica e também doença. Anorexia, vigorexia e etc são doenças da era contemporânea, creio eu. Doenças que vieram a partir de um fator cultural que a sociedade tem hoje em dia.

Foi bom as mulheres se expressarem, elas explicam bem o que ocorre com a mulher brasileira, e pode se aplicar às outras também...
Vanilla wrote:
(...) as mulheres nunca estão satisfeitas com o que tem.

Lviter wrote:
(...) se não houvesse moda correríamos o risco de andar como os chineses da era Mao, todos usando aquela túnica cáqui de colarinho curto. Já pensou? Viva as diferenças!
D'Artagnan
A questão aqui é muito mais que moda então, é mais cultural...

é como aquela historia do quartel no rio grande do sul, onde um dia um oficial superior iria fazer uma visita, e o comandante do tal quartel sabendo que existia um banco recem pintado mandou um soldado ficar de guarda, esse oficial mudou de quartel, mas o posto de guarda ficou lá duarante anos, até alguém se perguntar porque raios existia um posto de guarda naquele banco?

A moda em si é algo quase que inevitavel, mesmo a pessoa que tenha repulsa por moda ri quando vê uma foto da mae nos anos 80...

agora me digam isso não é relativo a moda?

Essa ideia fixa que se gerou por padrões esteticos, é só mais um afluente daquele tipo de comportamento ao qual eu me referi no exemplo do guarda... o ser humano com pouca cultura é facilmente manipulavel e acomodado
Propaga
A moda, pra mim não incomoda! Graças a Deus vivemos num país livre e podemos usar ou nos vestir como quisermos. Claro, desde que não seja de maneira ofensiva e que também não atente à lei dos bons costumes. Aquilo que algumas pessoas vêem como feio e/ou ridículo, pode ser perfeitamente normal para outras.

Como já foi dito aqui, exageros são sempre impróprios em qualquer situação da vida. Mutilação para embelezar o corpo, acredito ser de extremo mau gosto. É a minha opinião, embora, é claro, respeito a sua opinião.

Muitas mulheres e homens frequentemente recorrem a procedimentos cirúrgicos para modificar sua aparência física. E os resultados em muitos casos são decepcionantes e até motivo para muitos processos na justiça.

Concordo com a opinião de Lviter de que na maioria dessas pessoas, as contestações de suas aparências são exclusivamente internas e jamais serão vistas no espelho.
rafael2112
Cuidar da aparência não é algo negativo, muito pelo contrario. Porém quando isso se torna obsessivo seguindo uma traço anti-natural sem duvida deve ser tratado como desvio psicológico.
soprafazertestes
Na minha opinião acho que existe uma diferença bem grande entre moda e a cultura da forma e dos materiais. Eu acho que a moda mais serve para marcar uma época, mostrar e ver como a sociedade se comportava, então não vejo isso como algo pejorativo, como os moicanos dos punks, o topete de Elvis e demais. Agora a moda do comércio, que tem um dos principais objetivos os lucros, daí eu não acho legal mesmo, mas isso não significa que seja algo prejudicial e nocivo, claro que dentro de uma normalidade de conduta.