FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

A extinção das rádios online

cparakawa
Pra quem não tem acompanhado, é grande a pressão das corporações de midia americanas para um sistema de pagamento de pesadas taxas pelas radios online.

http://www.savenetradio.org

Quote:
I do not support The Copyright Royalty Board's (CRB) March 2nd decision to substantially increase royalty rates. Not only will it impact my choices, but the Recording Industry Association of America's (RIAA) manipulation of these rates, and the CRB's indifference will hurt working artists, damage small record labels and force law abiding small webcasters, already paying a large portion of their revenue per month in royalties, out of business. This decision will also damage hundreds of small businesses providing goods and services to working artists, small record labels and small webcasters.
I respectfully ask that you evaluate the CRB decision and do whatever is necessary to establish a reasonable royalty rate for all the parties involved.

Só existe uma coisa que não enfatizam: o porquê das rádios online terem que PAGAR para tocar as músicas enquanto as rádios "tradicionais" RECEBEM para tocar as músicas.

Eu sou ouvinte de rádios online faz uns 8 anos. Não tem comparação vc escutar uma rádio que não fica empurrando qualquer lixo, movido à jabá. Como a baixaria no sistema de radiodifusão brasileira é pelo menos equivalente à americana, não ficaria impressionado se nossos parlamentares aprovassem algo do gênero. Afinal de contas, a maior parte da rádios tradicionais brasileiras está sob controle de políticos.

Nestes momentos em que se misturam interesses mesquinhos, manutenção de status quo de grupos dominantes que perderam o bonde tecnológico, sistemas de dominação e lavagem cerebral em geral, eu só posso acreditar que a pirataria musical não é crime. Pensando melhor, os dois lados são sujos.
mariohs
Sinceramente não sei. Em teoria, é a mesma coisa, só que uma você escuta pelo aparelhinho, e na outra o aparelhinho é o computador. Pode ser que eles argumentem que ouvindo pelo computador é possível "salvar" a música, o que ainda é absurdo, pois (creio eu que) a música vem em um bitrate mais baixo do que o "normal".

Eu nunca fui usuário de rádio online, talvez pelo motivo de não saber quais eram as boas rádios online, talvez por ter a banda larga a "pouco" tempo.

Sem querer desviar o tópico, se puder indicar boas rádios online, ficarei grato.
cparakawa
As rádios online tem algumas grandes vantagens, como serem independentes das gravadoras -ao menos as que não são grandes- e poderem fornecer material específico para um determinado gosto musical. Mesmo morando em São Paulo (onde o espectro de rádios é cheio), se vc gosta de rock tem 2 opções, se gostar de música erudita acho que ainda só tem uma. Se vc gostar de Rock dos anos 60 ou música barroca, aí se lascou. O único problema das rádios onlines é a portabilidade, mas a partir do momento que o tráfego de dados em redes celulares ficar barato, vai popularizar mais ainda.

Pra achar rádio online é fácil. Basta definir qual o seu estilo musical preferido e dar uma busca. Não tenho ido atrás, mas os players mais importantes eram o Windows Media Player, o Real Player e o Winamp. Eu prefiro o Winamp, pois vc acha mais rádios fundo-de-quintal. Todos os players tem um sistema de busca interno. No Winamp é só entrar no Media Library (ML), no lado esquerdo escolhe Online Services/Shoutcast Radio. No lado direito, vc pode escolher por quick genre ou fazer a busca por alguma palavra chave. Acha as rádios dentro do seu gosto musical, e escuta um pouco, pra ver se gosta ou não. Não tem muito segredo. Não sei nos outros, no winamp vc pode baixar um programinha (como o Shoutcast) e fazer sua própria rádio, aí é só distribuir o seu número de ip com a porta aberta para a transmissão da rádio.
mariohs
Valeu! Vou experimentar em casa!

Voltando ao assunto, fazendo uma analogia aos blogs como fonte de informação frente aos livros, revistas e grandes portais, as rádios online conseguem atingir nichos mais específicos, e você sempre encontra o que está procurando. Forçar o pagamento de taxas absurdas vai acabar com as rádios digitais, ou vai reduzi-las a um número muito menor.
pamelaBM
Para falar a verdade eu ñ gosto de radio, nem radio online nem tradicional, ñ escuto radio de nenhum tipo de bastante tempo, só escutava quando eu era pequena e meu pai colocava hahahaha. Prefiro baixar mp3 na internet, comprar meus cds, tapes, e escutar aonde eu quiser minhas musicas.
mariohs
pamelaBM wrote:
(...) Prefiro baixar mp3 na internet (...)

Você sabia que pirataria é crime?
pamelaBM
Calma Calma rapaz, eu baixo mp3 para conhecer a banda, ou baixo mp3 de banda q são IMPOSSIVEIS conseguir algum material. Quando eu gosto realmente da banda eu sempre compro cd/tape, pq ñ gosto desse negocio de ter tudo em mp3, e comprando algum material eu estou ajudando uma banda q eu gosto e que merece ajuda.

Eu sei q pirataria é crime, mas se todo mundo q tivesse uma mp3 fosse preso, grande parte da população q tem PC seria preso inclusive VC, duvido q vc ñ baixa alguma coisa ae, usa algum progama crackeado, etc

É crime quando vc baixa mp3 e fica revendendo por ae, ganha dinheiro com trabalho dos outros, se fosse assim como vc ta dizendo nos anos 80 um galerão seria preso, pq naquela epoca tinha uma copia danada de tape.
mariohs
Contanto que você tenha os originais, você pode ter cópias de backup.

Mas chega desse assunto, pq está distorcendo o propósito do tópico. Wink
pamelaBM
Sim, está certo..rs Wink
Lviter
Eu gosto de ouvir rádios online também, de vários tipos, de acordo com meu humor. Meus gostos são pra lá de ecléticos Smile .

A questão que se coloca em relação a tudo isso é maior do que a própria pirataria. As novas tecnologias estão gerando e ainda vão gerar muitas novos problemas e novas respostas. E o sistema vai acabar se adaptando, pra não perder dinheiro. Ou ganhar ainda mais. Se não me engano a Napster hoje vende downloads legais. Além da Apple.

Imagine na época em que o próprio rádio começou... De repente os artistas podem ter achado que ninguém mais compraria discos podendo ouvir as músicas gratuitamente em um aparelho... ou algo assim. Só que hoje as mudanças são muitas mais rápidas e radicais.
cparakawa
Nem sei ao certo.
Muitos acharam que as rádios iam acabar com o advento da televisão. Não acabou, mas muita coisa mudou. Rádio-novela, concurso de artistas e jornalismo no horário nobre passaram para a TV.

O que está em cheque (e eu espero que morra) é a forma como funciona a rádio comercial atual. Parte da receita vem de anunciantes, outra parte das gravadoras, e uma última parte de grupos de pressão (políticos, religiosos, etc). Por causa deste emaranhado de interesses, o formato "rádio" é mais engessado, não se pode colocar "o que quiser" no ar.

A rádio online destrói isto porquê qualquer um pode abrir uma, os custos são mais baixos e não tem a limitação do espectro de onda. Assim sendo, o dono da rádio tem maior liberdade para fazer a sua própria grade. Assim vc pode ter rádios para públicos muito específicos. Isto tbm não impede que as grandes rádios tenham um pé dentro da internet, ou que surja uma rádio só para internet que seja comercial e abrangente. Simplesmente as possibilidades se multiplicam. Alternativo deixa de ser a rádio pirata do morro.

Em termos musicais, a rádio é uma das melhores formas de divulgação de um artista. A rádio online dá oportunidade para artistas de segmentos muito restritos, que não tem acesso ao mainstream. Se vc quiser escutar o hit parade escolhido pelas grandes gravadoras, é um direito seu. Mas vc não é obrigado a só ter esta opção. É como a TV, antes vc tinha uns 7 canais (VHF) e hoje vc tem dezenas, pena que as tvs online ainda engatinham. E fazer a própria programação é um negócio bom, mas em geral dá preguiça.
Lviter
cparakawa wrote:

O que está em cheque (e eu espero que morra) é a forma como funciona a rádio comercial atual. Parte da receita vem de anunciantes, outra parte das gravadoras, e uma última parte de grupos de pressão (políticos, religiosos, etc). Por causa deste emaranhado de interesses, o formato "rádio" é mais engessado, não se pode colocar "o que quiser" no ar.

A rádio online destrói isto porquê qualquer um pode abrir uma, os custos são mais baixos e não tem a limitação do espectro de onda. Assim sendo, o dono da rádio tem maior liberdade para fazer a sua própria grade. Assim vc pode ter rádios para públicos muito específicos. Isto tbm não impede que as grandes rádios tenham um pé dentro da internet, ou que surja uma rádio só para internet que seja comercial e abrangente. Simplesmente as possibilidades se multiplicam. Alternativo deixa de ser a rádio pirata do morro.

Esta anarquia saudável e a participação de muitos na produção das mídias, ao invés de uns poucos, parece ser um dos rumos...
mariohs
cparakawa wrote:
É como a TV, antes vc tinha uns 7 canais (VHF) e hoje vc tem dezenas, pena que as tvs online ainda engatinham.

Ainda não parei para pensar no assunto, mas farei assim que estiver hoje no aeroporto esperando o meu vôo que com certeza vai atrasar Sad .
Dizem que a tv online vai ser a grande revolução da tv. O Joost tá aí para confirmar. Não sei porque nunca se falou tanto de rádios online...
hive
No momento estou ouvindo rádio online. Meu último 'hype' é com a lastfm http://www.lastfm.pt/dashboard/ (dá uma olhada no rodapé) que tem um sistema interessante chamado scrobbling para compartilhar as músicas do desktop dos usuários. Genial!

Sobre a questão das taxas para rádios online eu não tenho nada a dizer que ainda não tenha sido dito aqui no tópico; só
que isso me dá calafrios. Shocked

Sendo um pouco paranóico eu diria que parece que os "nossos chefes" estão querendo lentamente dar andamento algum tipo de institucionalização da internet, com polêmicas como essa. Acho que pra evitar que a coisa vá por esse caminho a única solução é discutir e difundir o assunto pro máximo possível de pessoas.

DIGA NÃO A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INTERNET!
juninho_14
ja pesquisei quanto a regularização de uma radio online e se nao me engano seria 1,750 reais mensais para o ECAD ! Podendo tocar qualquer música pelo q entendi qualquer uma mesmo, ate d outro país, senao pelo menos de todo Brasil
psydevil
eu duvido que isto va acontecer.
cabral
Olá pessoal!
Não sou muito fã de rádio em geral, seja online ou não.
Mas as vezes escuto pra ouvir notícias e tal, pra ouvir música prefiro um cd... Very Happy
Mas se cobrarem pesadas taxas nenhuma vai fikar no ar, pq é brincadeira pagarmos pra poder a rádio tocar músicas e a rádio tradicional receber pra tocar...a não ser o indispensável é claro, como servidor de hospedagem e tudo que a envolve...!
Mas não sei, se for do interesse desses políticos *&¨%$ pode ser que venham a ser aprovadas leis contra isso tb! Nesse Brasil não duvido de mais nada, todos rumores e idéias que digam respeito a leis e políticos no Brasil levo em consideração, pq tem cada lei que putz, loucura total! Também constituição da época d Dercy Gonçalves! Laughing

Abraços!
Wink
cparakawa
psydevil wrote:
eu duvido que isto va acontecer.

A lei tá no Congresso norte-americano. As rádios sediadas lá vão se ferrar mesmo, caso a lei seja aprovada. As de outros países eu não sei. No Brasil, a ingerência política é alta, já houve problemas com a Telefónica e com a Embratel (Telmex) por causa da criação de canais de tv privadas. Falando das rádios tradicionais, tem horário político e pronunciamentos oficiais obrigatórios. Não sei como é que funciona em Portugal.

------------------------------------

http://www.jt.com.br/editorias/2007/04/16/var-1.94.12.20070416.3.1.xml
Entrevista com o Lobão, aonde ele fala do jabá

Acho que pouca gente se pergunta como é que se "decide" o que é música de qualidade e o que não é nas rádios comerciais ...
pagear
Eu tenho escutado a Voz da América - http://www.voanews.com/english/ - para aperfeiçoar o meu inglês.

É bem interessante. Tem uma parte chamada "Special English" com reportagens especiais e notícias onde os locutores falam mais devagar, especialmente para quem está aprendendo o inglês. Todos as locuções também aparecem transcritas em texto. MUITO BOM. Recomendo.

-- Editei o post porque havia colocado o endereço errado, sorry, SurprisedP
Vaguiner carlos
A única radio on-line que eu ouço é a cbn, principalmente agora que colocaram uma câmera para filmar os ancoras, eu não sabia como era que funcionava uma radio, agora já dá pra ter uma idéia.
miau
Meu marido me indicou uma rádio online muito legal esses dias...
http://www.powermon.net/blast

A maioria da programacao é feita por jovens, mais novos do que eu, com jrock, jpop, algumas músicas nacionais e internacionais.