FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

DotNetNuke - CMS Microsoft based mas Grátis

gnomme
Alguem usa este CMS?

www.dotnetnuke.com

É bem poderoso, gratuito, e está a ser desenvolvido em parceria com a Microsoft.
Pode ser usado e desenvolvido apenas com ferramentas gratuitas (quem diria):
Visual Web Developer Express
Microsoft SQL Server Express Edition

Serão os primeiros passos da Microsoft no rumo do Open Source? Confused
mariohs
Dei uma olhada e tenho algumas considerações:
  • Entrei no demo, e olhei o código fonte - muito bagunçado, layout baseado em tabelas (que além de semanticamente incorreto, dificulta a ação dos bots de engines de busca), declarações de css inline. É bom para quem não tem experiência alguma com (x)html e css, mas é péssimo para quem busca SEO (Search Engine Optimization).
  • Pelo menos no Demo, é usado um DOCTYPE do tipo HTML Transitional, não sei nem se os desenvolvedores sabem o que é um DOCTYPE.
  • Apesar das ferramentas de desenvolvimento serem grátis, o sistema operacional que os suporta não é (Windows). Portanto, para desenvolver neste sistema, o desenvolvedor deverá adquirir uma licença do Windows. Ao contrário de PHP + MySQL, que rodam tanto em ambiente windows quanto Linux / Unix.

Ao meu ver, este CMS ainda tem muito a evoluir, e não chega perto aos cms'es que temos hoje em dia, mais maduros.
gnomme
mariohs wrote:
Dei uma olhada e tenho algumas considerações:
  • Entrei no demo, e olhei o código fonte - muito bagunçado, layout baseado em tabelas (que além de semanticamente incorreto, dificulta a ação dos bots de engines de busca), declarações de css inline. É bom para quem não tem experiência alguma com (x)html e css, mas é péssimo para quem busca SEO (Search Engine Optimization).
  • Pelo menos no Demo, é usado um DOCTYPE do tipo HTML Transitional, não sei nem se os desenvolvedores sabem o que é um DOCTYPE.
  • Apesar das ferramentas de desenvolvimento serem grátis, o sistema operacional que os suporta não é (Windows). Portanto, para desenvolver neste sistema, o desenvolvedor deverá adquirir uma licença do Windows. Ao contrário de PHP + MySQL, que rodam tanto em ambiente windows quanto Linux / Unix.

Ao meu ver, este CMS ainda tem muito a evoluir, e não chega perto aos cms'es que temos hoje em dia, mais maduros.

o dito código fonte que você vê é o que é gerado pelo servidor...por acaso você sabe o que está dizendo?

Acho que primeiro deverá tirar um cursinho de ASP e depois fundamentar bem as suas criticas. Tem todo o direito em dar sua opinião, mas por favor, fale do que sabe, ok?

Bem haja
mariohs
gnomme wrote:
o dito código fonte que você vê é o que é gerado pelo servidor...por acaso você sabe o que está dizendo?

Acho que primeiro deverá tirar um cursinho de ASP e depois fundamentar bem as suas criticas. Tem todo o direito em dar sua opinião, mas por favor, fale do que sabe, ok?

Bem haja

Abra o demo, clique com o botão direito e selecione "exibir código fonte" ou opção similar. Observe o código HTML gerado pelo código ASP que roda no servidor. E sim, o código fonte (x)html que é gerado pelo servidor, após o processamento do script, é um código sujo e semanticamente incorreto, como disse lá em cima.

Pelo jeito é você que não sabe o que está falando, ou então não sabe ler. Engines de busca não conseguem olhar o código fonte que gera o (X)HTML, assim como todo user-agent, até mesmo o do browser. O que os user-agents enxergam é apenas o código (X)HTML gerado, não importa a linguagem que você utilizou para gerar sua página.

Acho que você poderia voltar ao pré primário e aprender a ler. Aprenda a ler e entender do que as outras pessoas estão falando antes de falar uma besteira como a que disseste Wink

Ahhh, e se mesmo assim você ainda fizer questão de não entender do que estou falando (devo dizer que não é nada difícil), olhe o código fonte do drupal, e compare com este em questão. Ambos são gerados no servidor, porém o drupal usa PHP como engine. Olhe os dois códigos e veja a diferença...
gnomme
mariohs wrote:
gnomme wrote:

Bem haja

Abra o demo, clique com o botão direito e selecione "exibir código fonte" ou opção similar. Observe o código HTML gerado pelo código ASP que roda no servidor. E sim, o código fonte (x)html que é gerado pelo servidor, após o processamento do script, é um código sujo e semanticamente incorreto, como disse lá em cima.

Pelo jeito é você que não sabe o que está falando, ou então não sabe ler. Engines de busca não conseguem olhar o código fonte que gera o (X)HTML, assim como todo user-agent, até mesmo o do browser. O que os user-agents enxergam é apenas o código (X)HTML gerado, não importa a linguagem que você utilizou para gerar sua página.

Acho que você poderia voltar ao pré primário e aprender a ler. Aprenda a ler e entender do que as outras pessoas estão falando antes de falar uma besteira como a que disseste Wink

Ahhh, e se mesmo assim você ainda fizer questão de não entender do que estou falando (devo dizer que não é nada difícil), olhe o código fonte do drupal, e compare com este em questão. Ambos são gerados no servidor, porém o drupal usa PHP como engine. Olhe os dois códigos e veja a diferença...

xiii...alem de despeitado é mal educado....
Continua a falar sem saber, mas eu nestes casos prefiro ignorar para não descer tão baixo.
Bem haja
mariohs
gnomme wrote:
xiii...alem de despeitado é mal educado....
Continua a falar sem saber, mas eu nestes casos prefiro ignorar para não descer tão baixo.
Bem haja

Em momento nenhum fui mal educado Very Happy
Você falou besteira acima e apenas corrigi o seu equívoco, já que você não parece entender muito bem de (x)html. Se prefere ignorar, fique à vontade. Very Happy
otagomes
Mariohs, o que o Bem quis dizer é que você está olhando a coisa da forma errada. Não avaliamos o quanto um código é bom, correto ou eficiente olhando o resultado do html enviado para o cliente ou do servidor e sim na estrutura interna em .asp, .php qualquer outra tecnologia.
Se o resultado html é tableless ou não não importa quando se trata de cms, pois o importante mesmo é verificar se o tratamento que a ferramenta dispensa é eficiente.
Sou desenvolvedor de cms unix/linux há muito tempo, como o joomla, mambo e outros e em nada eles nos deixam faltar, no entanto, já precisei por diversar vezes implantar cms windows e esse dotnetnuke é o melhor a ser utilizado principalmente porque o código interno dele é extremamente eficiente, tanto quanto os cms unix fora o fato de que a avaliação de uso dessa ferramenta feita pelo usuário foi tão boa quanto o de usuários free.
Acredito que nesses posts é importante a gente deixar bem claro o que queremos dizer para que tenhamos certeza de que não seremos mal interpretados e principalmente que não sairemos do objetivo do post: ajudar quem precisa de ajuda.
Aconselho o uso desse dotnetnuke para fins de homolagação e até produção pois é uma ferramenta que não deixa a desejar em nada, ok?
abçs
Ota
thi.dias
e ai, alguém chegou a usar esse cms? O negócio é que ele pode ser gratuito. porém hospedagem de .NET de graça que é algo raro de se ver. Ai nem rola. :/