FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Experiencias malucas

merrik
Ha!, preciso de pessoas de bom coração dispostas a pesquisar ou de alguem que saiba de fisica : P, eu uma criança feliz lendo a apostila de fisica vejo uma questão onde mostra um desenho e diz:
"misturando-se convenientemente água e álcool, é possivel fazer com que uma gota de óleo fique imersa em repouso, no interior dessa mistura"
não teve outra não resisiti, foi espontâneo e segui pra cozinha peguei um copo taquei água e álcool e o óleo (olha tudo começa com uma vogal e tem acento) e ai vem a primeira dúvida, porque cargas d'água uma gota fico um pouco pra baixo do meio da mistura e outras pra cima, depois disso como era álcool e álcool queima, e tinhas fósforo e e e ... taquei fogo, aushausa, ainda bem que minha mãe não tava em casa, dai vem a segunda pergunta o que faz a cor do fogo mudar de azul para amarelo? e a terceira, porque o fogo parece separado da superficie? quarta, poderia explodir? (eu sei que o que explode na gasolina pelo menos é ela na fase gasosa mas não faço a menora ideia com álcool) depois de ver o foguinho fiquei meio entediado mas eu reparei que parte do óleo sumiu e não acho que tenha evaporado porque senão não ia ser fácil fritar, então a quinta, o óleo dissolveu na água? (estranho, acho que não) então eu peguei uma colher de chá e fiquei esquentando a bendita depois disso mergulhei ela na água e fico toda preta (ainda vo ter uma armadura medieval assim, toda pretinha =D ) mas eu não sei porque disso, alguem ai sabe? continuando a historinha resolvi tacar água, poxa fazia uns estralinhos tão legais ai vem outra pergunta, estalos eram do copo que tava trincando ou era a água? depois de alguns estalinho o copo quebrou dai eu quase entrei em pânico tava queimando ainda, ausashuahusa, mas como eu sabia que uma hora isso ia acontecer deixei um pano do lado e apaguei (detalhe, quase que o desgramado queima, dai ferrava tudo) e a ultima pergunta que não tem a ver com isso mas quando eu tava lavando a louça, eu peguei um copo de plástico e mergulhei ela na água dai eu puxei ele para cima mas alguma força puxava ele para baixo se eu soltasse ele voltava para o fundo, alguem sabe me dizer onde foi parar o empuxo nessa historia?
CMA
Cuidado com essas experiências, isso ainda corre mal um dia... Laughing

Enfim, algumas coisas posso dizer-te:

- O álcool não explode, mas arde muito depressa.
- Uma chama passar de azul para amarelo significa falta de oxigénio no local. Cuidado com isso, a falta de oxigénio também afecta seres humanos...
- Apesar do fogo parecer separado da superfície, não está. Existe alguma transparência na parte exterior da chama.
- Não sei quais as propriedades do óleo que usaste, mas diferentes substâncias precisam de diferentes temperaturas para dissolver. Um exemplo prático: chocolate em pó dissolve-se muito melhor em leite. Evaporar? Duvido muito, óleos costumam resistir a temperaturas MUITO elevadas.
mariohs
Quote:
porque cargas d'água uma gota fico um pouco pra baixo do meio da mistura e outras pra cima

A mistura diz deixar o óleo em equilíbrio com a mistura, não importa se é no meio, no começo, ou quase encostando no fundo... ela está em repouso. Se você conseguir mexer a gota até o meio, ela vai ficar lá, em repouso.

Quote:
o que faz a cor do fogo mudar de azul para amarelo?

A cor da chama do álcool quando queimado é azul (desde que se tenha oxigênio o suficiente). A cor da chama do óleo quando queima é amarela. A chama ficou azul enquanto queimava o álcool, por ser mais inflamável. Quando este atingiu uma temperatura suficiente para queimar o óleo, a chama mudou de cor por isso. Quando você excita (dá energia) aos elétrons de uma substância, eles pulam para uma camada de maior energia, quando os elétrons voltam à camada normal, eles devolvem essa energia em forma de luz. É assim que funcionam fogos de artifício, lasers e interruptores de luz fosforecentes (cada um com sua particularidade).

Quote:
e a terceira, porque o fogo parece separado da superficie?

Não sei essa, mas o álcool é muito volátil, pode ser que uma parte dele estava gasosa durante a combustão.

Quote:
quarta, poderia explodir?

ACHO que não, a combustão ocorreu de forma lenta, não ocorrendo uma explosão de fato.

Quote:
o óleo dissolveu na água?

Não, ele queimou.

Quote:
então eu peguei uma colher de chá e fiquei esquentando a bendita depois disso mergulhei ela na água e fico toda preta

Acho que ela oxidou, simplesmente.

Quote:
estalos eram do copo que tava trincando ou era a água?

Era a água em contato com o pouco de óleo quente que ainda restava. Quem já fritou batata e sem querer espirrou água na frigideira sabe como é... é um estalo um pouco mais sinistro do que o "estalinho" do seu copo Very Happy

Quote:
alguem sabe me dizer onde foi parar o empuxo nessa historia?

Quando a força da gravidade é maior que o empuxo, o objeto desce Very Happy
Se você está falando de retirar o copo cheio de líquido, de boca para baixo, acima da superfície da água, lembre-se que não existe empuxo se o objeto não estiver imerso no líquido.