FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Perguntas "filosoficas" que surgem na sua cabeça?

D'Artagnan
Quem de vocês nunca teve uma questão filosofica maravilhosa relativa a uma unha encravada, ou ao seu cachorro, ou a veruga da professora de algebra????

vamos lá não se envergonhem... vamos fazer um intercambio de duvidas malucas aqui ^^

Pra que serve os dedos dos pés??
Porque a natureza tem o esforço de dividir eles??
mariohs
Os dedos dos pés servem para te dar equilíbrio na hora de caminhar ou correr... até mesmo na hora de ficar em pé. Porque estão separados? Não sei.

Minha pergunta: Por que o Pato Donald sai do banho com uma toalha enrolada na cintura, se normalmente ele já não usa calças?
pagear
Ôpa!

Eu tenho outra "pergunta filosófica". Aliás, tenho duas, na verdade:

1) Não sou Católico, mas sei que se comemora o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, todos os anos, porém, porque a data de sua morte é móvel? Por que não há uma "data fixa" no nosso calendário, tal qual existe para o nascimento????

2) Mudando de assunto, dizemos em Português "... na década de 30." ou "... nos anos 30 aconteceu ...." dessa forma para TODAS as décadas: 20, 30, 40, .... EXCETO para os vinte primeiros anos do século. Por que? Como diríamos? "... na década de 0 ..." ? "... nos anos 10 ..." ?
sergio_ykz
mariohs wrote:

Minha pergunta: Por que o Pato Donald sai do banho com uma toalha enrolada na cintura, se normalmente ele já não usa calças?

Eu vi na Warner um "documentario" mostrando o Pato Donald levantando os tornozelos da calça para mostrar que ele tem calça sim, também explicava por que o coiote sempre compra equipamentos da ACME, questão de crédito.

Mas vá lá...

Porque o gato sempre cai de pé?
cparakawa
Quote:

Tinha um quadrinho em que o Pato Donald ia na loja comprar calças, aí o vendedor fazia a mesma pergunta. Aí o Pato Donald arrancava as calças e perguntava se aquilo era o quê? (mostrava as calças com as pernas de pato e a parte de baixo da plumagem, e o Pato Donald pelado da cintura pra baixo).

Quote:
1) Não sou Católico, mas sei que se comemora o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, todos os anos, porém, porque a data de sua morte é móvel? Por que não há uma "data fixa" no nosso calendário, tal qual existe para o nascimento????

É uma convenção, que nem o ano 1. Foram inventados pela igreja católica, o ano que nasceu cristo, o natal, a páscoa (data lunar).

Quote:
2) Mudando de assunto, dizemos em Português "... na década de 30." ou "... nos anos 30 aconteceu ...." dessa forma para TODAS as décadas: 20, 30, 40, .... EXCETO para os vinte primeiros anos do século. Por que? Como diríamos? "... na década de 0 ..." ? "... nos anos 10 ..." ?

Se vc evitar a preguiça, existe resposta. Na década de 1900, na década de 1910. Na década de 2000 soa estranho, mas que eu saiba é assim que funciona. "Nos anos" soa estranho, fora que não é uma definição implícita. Nos anos de 1900 pra mim soa como o século inteiro. Aí não sei.

Eu tenho perguntas, mas elas vão mais contra a incoerência e a hipocrisia. Por exemplo, por quê se comemora a Independência do Brasil se foi uma vergonha?

Por quê se acontece algo bom se diz que Deus está lhe ajudando, mas quando vc se ferra pouca gente fala que Deus está lhe punindo?
merrik
Ha!, eu tenho uma que ninguem vai conseguir responder, por onde a hello kitty come? ela não tem boca 0o.

-Off-
já que falei nisso vale contar um historinha comica, com essa mesma pergunta que surgiu quando estava com uns colegas no supermercado e vimos uma daquelas toalhas com o desenho dela, um dos meus colegas falo que ela comia pelo pé, e eu esperto que só mais eu "sério?" detalhe, eu até acreditei por um tempo e achei isso bem comico : P, eu ainda sou muito inocente para esse mundo a fora, aushaushuahsua
ofogao
Pergunta que não quer calar para mim é: se temos alma onde ela fica alojada no corpo??? sera que no pulmão? coração? figado ? rim? ou mesmo cerebro...Bem se alguem souber onde ela fia alojada por favor responda ai.
Lviter
cparakawa wrote:
Quote:

Não sou Católico, mas sei que se comemora o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, todos os anos, porém, porque a data de sua morte é móvel? Por que não há uma "data fixa" no nosso calendário, tal qual existe para o nascimento????

É uma convenção, que nem o ano 1. Foram inventados pela igreja católica, o ano que nasceu cristo, o natal, a páscoa (data lunar).

A data da morte de Jesus, não foi convencionada aleatoriamente, apesar de ser móvel. Ela aconteceu na mesma data em que uma das festas da Páscoa, que já existia centenas de anos antes de Jesus nascer, entre os judeus, cujo calendário funcionava (acho que ainda funciona) em base lunar (meses de 28 dias). O nosso calendário, por sua vez, é solar, embora com falhas de seis horas a cada ano, que são acertadas pelos anos bissextos. Busca-se uma aproximação a cada ano, daí a data ser móvel.

A festa da Páscoa, por sua vez, se originou da libertação dos judeus da escravidão no Egito e ainda é a principal festa judaica nos dias de hoje. Páscoa em hebraico quer dizer pessach = passagem, e se relaciona à última das dez pragas que teriam acontecido aos egípcios: a passagem do anjo da morte levando todos os primogênitos. Para que os filhos dos judeus também não fossem atingidos, naquela noite eles deveriam matar e comer, em família, um cordeiro sem defeitos e espalhar o seu sangue nas portas de suas casas, para que o anjo da morte não entrasse ali.

Esta simbologia, para os cristãos, apontaria para o Cordeiro de Deus: Jesus. E os cristão celebram não a sua morte, mas a sua ressureição.
Mas o que historicamente se pode comprovar é que existiu um Jesus de Nazaré que foi crucificado em uma Páscoa por volta do ano 30 a 34 de nossa era. O ano em que Cristo nasceu também não foi aleatório, embora sua data também seja aproximada (margem de 4 anos também).

O Natal é que foi determinado aleatoriamente: não se sabe em dia Jesus nasceu, mas certamente não deveria ter sido em dezembro (inverno na Palestina), de acordo com a própria Bíblia, pois os pastores estavam nos campos à noite, então não estava fazendo tanto frio. A Igreja queria na verdade cristianizar uma festa pagã que já acontecia naquela época.

Quote:
Por quê se acontece algo bom se diz que Deus está lhe ajudando, mas quando vc se ferra pouca gente fala que Deus está lhe punindo?

Porque nós vivemos de esperança antes de tudo, e precisamos acreditar em um Deus que é bom para nos sentirmos melhores...
elton
mariohs wrote:
Os dedos dos pés servem para te dar equilíbrio na hora de caminhar ou correr... até mesmo na hora de ficar em pé. Porque estão separados? Não sei.

Muito legal a do pato donald. Não havia pensado nisso.
mariohs
Eu não sabia dos tais "documentários" e historinhas em que ele levanta a calça Very Happy ahahahahaha
cparakawa
Lviter, melhor eu explicar direito. No caso do Natal, a data foi "chutada" mesmo (25/12), o ano é uma aproximação grosseira - 4 anos. Eu sou a favor da simplificação neste caso, a Igreja Católica quis assim e é assim até hoje. Mesmo seguindo o Pessach judaico, a Páscoa Cristã é a morte e a ressureição de Cristo, então podiam tbm calcular que dia foi a ressurreição de Cristo (no chute mesmo, que nem o Natal) e colocar uma data fixa, nem precisa ser um domingo.

Assim quis a Santa Igreja e assim manda a tradição até hoje. As datas não são aleatórias, as datas foram decididas arbitrariamente.

Lembrei duma pergunta: Por quê os Flintstones comemoram o Natal ? (na Idade da Pedra lascada) Ou o natal é a festa do Papai Noel? (e o velhinho seria um ser pré-histórico)

Quote:
Quote:

Porque nós vivemos de esperança antes de tudo, e precisamos acreditar em um Deus que é bom para nos sentirmos melhores...

É, pode ser. Eu acreditava nisto. Mas eu passei do conceito de Deus bom para Deus justo, é mais próximo da realidade. Agora eu acredito no Deus relojoeiro (clockmaker). Enfim, acho que é uma dúvida só na minha cabeça.

Se Deus é bom, pra quê agradecer algo de bom se ele só faz o bem? Ele não vai fazer o mal mesmo.
(Esta pergunta não tem sentido se vc conhece o velho testamento)

Quote:
Porque o gato sempre cai de pé?

O gato tem grande equilíbrio. Pra isto, ele usa as patas e a cauda. Se vc amarrar as patas do gato, ele não cai em pé. Ainda não fiz o teste, mas deve funcionar: amarra as pernas e a cauda do gato juntas e joga o gato de uma altura de uns 50m. Se possível, usar muitos gatos pra confirmar a teoria e tem que se fazer o teste onde o solo seja o mais duro possível. Cool

Quote:
Ha!, eu tenho uma que ninguem vai conseguir responder, por onde a hello kitty come? ela não tem boca 0o.

Esta tem várias respostas. Hello Kit se alimenta por uma sonda anal. Ou por osmose. Ou é daquele grupo de malucos que usa o Sol como fonte direta de alimentação. Ou vc desrosqueia a cabeça da Hello Kit, enche e depois fecha. Ou por meio de injeções. Aliás, alimentar a Hello Kit pra quê?

Voltando ao Pato Donald, dava pra pensar em várias coisas, caso ele não use calças mesmo. Ele pode usar a toalha pra não molhar o chão. Ou pelo fato de ser uma ave, então as penas podem represar a água na parte de baixo do corpo. Quem se lembra, o pato têm uma glândula em cima do ânus. Ele usa o bico pra retirar a secreção desta glândula e passá-la pelas penas, para impermeabilizá-las. Então, O Pato Donald usa a toalha para evitar de ficar enfiando o bico no próprio rabo, instintivamente o pato deve fazer isto quando vai ou está em contato com a água. Nunca fui fã de biologia, devem existir outras respostas.

--------------------------------------

Por quê super herói usa cueca pra fora das calças ? (Superman, batman, etc) Facilita os movimentos ? Ou ele usa uma por dentro e a de fora é alguma proteção de kevlar ou titânio?

Por quê o Hulk, ao se transformar, não destroça as calças? E, ao voltar ao normal, como as calças encolhem (algo de número 100 pra 3Cool e se ajustam ao corpo? Inventaram algum tipo de super lycra? Mas a calça fica estrupiada na parte de baixo (abaixo dos joelhos) e inteira no resto, é feita de dois materiais diferentes?

Quem é cego de nascença consegue ver alguma coisa no sonho? E quem é surdo de nascença, escuta algo nos sonhos?
pagear
Eu tenho mais uma pergunta: o HOMEM INVISÍVEL é CEGO???

Nós enxergamos porque a luz incide em nossa retina, então como pode o HOMEM INVISÍVEL enxergar, se a luz o atravessa, sem se projetar na retina???
hive
Quote:
Quem é cego de nascença consegue ver alguma coisa no sonho? E quem é surdo de nascença, escuta algo nos sonhos?

Acho que quem é cego de nascença sonha com sons apenas e que é surdo sonha com imagens apenas. Agora se o cara é cego e surdo de nascensa...bom, vai ser azarado assim lá na p********
Mas esse coitado deve sonhar com cheiros e sensações de tato (?). Imagino que sonhamos com o que podemos registrar com os sentidos numa certa prioridade pros mais usados.

Quote:
o HOMEM INVISÍVEL é CEGO???

Essa é fácil: Pra se adaptar a essa característica o Homem Invisível teve de desenvolver um tipo diferente de visão. Ele não usa a luz pra enxergar mas um complexo sistema parecido com o o do demolidor (morcegos tbm) onde atravéz de uma apurada audição ele converte ondas sonoras em imagens.
E ele não é cego pois quando fica visível usa sua visão normalmente.
juninho_14
Ih, essa eu tenho várias:

1. Por que lojas abertas 24 horas possuem fechadura (????????)
2. O Pluto e o Pateta são cachorros certo? Por que o Pateta fala e o Pluto não? (kkkk)

A MELHOR AGORA:

Porque "já" quer dizer agora e "já, já" quer dizer daqui á pouco?
cparakawa
Quote:
1. Por que lojas abertas 24 horas possuem fechadura (????????)

Esta é fácil. As lojas são 24 horas por dia, mas não 365 (ou 366) dias por ano. Pode acontecer falta de luz, morte do dono, arrastão, ameaça do tráfico, falência, reforma, vigilância sanitária, etc.

---------------------------

O que é pior, a pessoa que só fala dos outros ou a pessoa que só fala de si mesma?
Joker68
cparakawa wrote:

Por quê super herói usa cueca pra fora das calças ? (Superman, batman, etc) Facilita os movimentos ? Ou ele usa uma por dentro e a de fora é alguma proteção de kevlar ou titânio?

Que eu saiba foi porque o Chuck Norris apostou queda de braço com todos eles e o acordado era que quem perdesse usaria as cuecas para fora pelo resto da vida.

www.thechucknorrisfacts.com
Razz
cparakawa
Quem foi que criou o viral que fez renascer o Chuck Norris?
pamelaBM
questões filosoficas na minha cabeça eu tenho muitasssss, rs.. tenho crises existencias e tudo..rs

e as questões que não sei se algum dia irei obter as resposta que é se a vida vale a pena ser vivida, se existe algum razão para vivermos, eu nem gosto de ficar pensando muito nisso pq acabo ficando mau... Confused
cparakawa
Acho que não é deste tipo de pergunta filosófica que trata o post.

Mas seria legal fazer uns posts com perguntas deste gênero: Qual a razão da vida, vale a pena viver. Só que as respostas iam ser as mais bisonhas possíveis, e não tem como se provar se a maioria das opiniões é verdadeira ou falsa.
hive
A razão de viver é estimular os sentidos e procriar. Dependendo de como vc encara pode ser muito legal ou muito chato. Cool
Joker68
Vamos lá então. Para saber se a vida tem algum sentido, segue uma rápida análise esquemática:

1) Quando morremos, tudo acaba
OU
2) Continuamos nossa jornada

Se 1, então termina tudo e não precisamos seguir em frente. Viva como puder e aproveite o tempo que tem.
Se 2, então:

1) Se continuamos nossa jornada, temos um fim específico algum dia?
OU
2) Não tem fim nunca, somos imortais e nosso objetivo é viver para todo o sempre

Se 1, então UM DIA tudo terminará, portanto voltamos à situação do 1 anterior. Se 2, então:

1) Continuamos vivendo e aprendendo e nos aprimorando até um dia atingirmos um objetivo: sermos DEUSES onipotentes, onipresentes e oniscientes (tudo podemos, vemos e sabemos),
OU
2) nunca chegaremos a um objetivo final, e a lenga lenga jamais terá um objetivo ou fim atingido...

Se 1, então que sentido terá nossa vida DEPOIS de chegarmos ao objetivo, já que nada mais restará (e portanto, qual o sentido agora mesmo)?
Se 2, então que sentido terá nossa vida já que NUNCA chegaremos ao objetivo, que por sinal nem existe?

Ora bolas, voltamos ao ponto de partida! Very Happy Very Happy Very Happy
Vanilla
mariohs wrote:

Dedos do pé são coisas estúpidas! Só servem pra gente gastar dinheiro com manicure e ter unhas encravadas. Até pouco tempo atrás as duas unhas dos meus dedões estavam encravadas. Acho que é um jeito bizarro de Deus punir os seres humanos... Assim como ele puniu todas as mulheres fazendo com que elas pagassem com sangue uma vez por mês por terem provado do fruto da árvore da vida...

merrik wrote:

Eu lembro que li uma vez num lugar que a Hello Kitty não precisava de boca porque falava com o coração. Isso foi o pessoal da Sanrio (a empresa dona da Hello Kitty) que falou. Mas sobre a comida, ninguém explicou nada... Uma vez recebi um e-mail muito interessante, vou ter que dividir essa com vocês!

Quote:
Havia uma menina de cerca de 14 anos q estava em fase terminal de
>>cancer de boca. Os medicos jah haviam tirado todas as esperanças da
>>familia em relação a cura da garotinha. A mãe da menina,
>>desesperada, tomou uma decisão insana. Fez um pacto com o Demônio:
>>consagrou a menina ao Demônio para q ele a curasse e como promessa,
>>criaria uma marca q afetaria todo o mundo ( no caso a Hello Kitty).
>>Posteriormente o Demônio curou a garotinha, e a mãe cumpriu o q
>>havia prometido: criou a Hello Kitty.
>>
>>A palavra Hello, em ingles quer dizer olá. A palavra Kitty, é de
>>origem chinesa e quer dizer Demônio.
>>
>>***Logo, Hello Kitty quer dizer: Olá Demônio.***
>>
>>Vcs pode perceber q a Hello Kitty naum tem boca, devido ao caso da
>>garotinha ter o cancêr de boca.
>>
>>A Hello Kitty é um simbolo da Nova Era. A Nova Era é uma seita q
>>vai contra todos os princípios de Deus. Ela busca criar simbolos
>>"bonitinhos" para agradar a todos.

É... Pois é...

ofogao wrote:
Pergunta que não quer calar para mim é: se temos alma onde ela fica alojada no corpo??? sera que no pulmão? coração? figado ? rim? ou mesmo cerebro...Bem se alguem souber onde ela fia alojada por favor responda ai.

Essa eu sei! Eu vi hoje em Heroes! De acordo com o doutor Chandra Suresh, a alma fica no cérebro. Logo, coma o cérebro das pessoas e você adquire a alma e o poder delas. Cool
cparakawa
Joker68 wrote:
Vamos lá então. Para saber se a vida tem algum sentido, segue uma rápida análise esquemática:

1) Quando morremos, tudo acaba
OU
2) Continuamos nossa jornada

Se 1, então termina tudo e não precisamos seguir em frente. Viva como puder e aproveite o tempo que tem.
Se 2, então:

1) Se continuamos nossa jornada, temos um fim específico algum dia?
OU
2) Não tem fim nunca, somos imortais e nosso objetivo é viver para todo o sempre

Se 1, então UM DIA tudo terminará, portanto voltamos à situação do 1 anterior. Se 2, então:

1) Continuamos vivendo e aprendendo e nos aprimorando até um dia atingirmos um objetivo: sermos DEUSES onipotentes, onipresentes e oniscientes (tudo podemos, vemos e sabemos),
OU
2) nunca chegaremos a um objetivo final, e a lenga lenga jamais terá um objetivo ou fim atingido...

Se 1, então que sentido terá nossa vida DEPOIS de chegarmos ao objetivo, já que nada mais restará (e portanto, qual o sentido agora mesmo)?
Se 2, então que sentido terá nossa vida já que NUNCA chegaremos ao objetivo, que por sinal nem existe?

Ora bolas, voltamos ao ponto de partida! Very Happy Very Happy Very Happy

Acho que falta um fator importante, se a pessoa gosta de viver, ou se sente bem em estar viva.

Se a pessoa nao gosta de viver e nao existe nada depois, entao o suicidio eh a saida logica - pra abreviar o sofrimento.

Caso haja um objetivo/meta "superior" para estar vivo, entao a pessoa que se vire para contornar a infelicidade de estar vivo.

Se somos eternos, entao o "infeliz" tem que achar alguma razao para ficar feliz em viver. Volta-se ao paragrafo anterior, de certa forma.

Se vc considerar a possivel existencia de um Deus e de outros planos de existencia, entao a analise fica mais complicada. Acho mais facil discutir futebol, mas a existencia humana eh um assunto que me agrada - tambem. Cool

[]s
sandyglam
Por que lojas abertas 24 horas possuem fechadura
oooaaaoskaoskopkeookaskop
Essa é a melhor!