FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Inteligência X Motivação

Quem tem maior chance de obter êxito em uma situação qualquer?
Inteligente
31%
 31%  [ 5 ]
Motivado
68%
 68%  [ 11 ]
Total Votes : 16

cabral
Olá pessoal!
Gostaria que comentassem, quem vcs acham que tem maior chance de obter êxito em uma situação qualquer, o inteligente ou o motivado?

Não vou dar minha opinião ainda, vou esperar alguns comentários para expor meu pensamento sobre!
Vamos comentem, quem vence e porque acham que vence?
Votem tb na enquete....

Abraços!
Wink
thi.dias
o ideal seria ter os dois atributos ao mesmo tempo, porque uma pessoa inteligente sem motivação, naum vai aplicar sua inteligência de forma eficiente. Sem motivação vai faltar dedicação e sem isso nada vai pra frente. Acho menos difícil, um motivado desprovido de inteligência obter êxito do que um inteligente desprovido de motivação.
mariohs
É complicado escolher um ou outro... na minha opinião, um não chega a lugar nenhum sem o outro.
E também depende da situação. Treinar em um determinado esporte para atingir um certo nível de excelência requer mais motivação do que inteligência.
cparakawa
A meu ver, a motivação é básica na vida. A inteligência é um catalisador, ou um fator multiplicador da motivação.

Considerando inteligência o antônimo de imbecilidade, ou uma capacidade da pessoa em analisar coisas e chegar à conclusões. Dificilmente alguém é inteligente em todos os assuntos, mas pode ser imbecil em todos.

Uma pessoa sem motivação, mas inteligente, não vai fazer muita coisa. Pois não há motivo para fazer algo. Seja escrever um livro, montar uma empresa, se dedicar à sociedade, política, etc. Eu tenho certeza disto, conheço uns na minha família.

Uma pessoa motivada, mas muito imbecil, vai chegar em algum lugar. Embora lentamente.

Entretanto, se fosse para escolher, eu prefiro nascer inteligente (na média dos assuntos) do que motivado por natureza. Motivação você consegue construir; inteligência eu já tenho várias dúvidas se é possível e até que ponto. Existem vários livros e cursos para vc aumentar sua motivação, mas muito pouco sobre como ficar mais inteligente.

[]'s
Bockman
Quanto a mim não é possível dissociar os dois termos.

Ao classificarmos uma pessoa como inteligente, temos vários pontos para analisar. A percepção de inteligência para a sociedade avalia se uma pessoa estudou (na escola ou por meios próprios), se lê muito, se fala bem, se é bom naquilo que faz, etc. Ora, para obter estes atributos uma pessoa pessoa teve que se dedicar a fazer qualquer coisa para os desenvolver certo? para nos dedicarmos a qualquer coisa necessitamos de ter motivação, portanto não vejo como podemos ser inteligentes sem motivação.

Também não consigo perceber como se consegue ter motivação sem se ter inteligência. Ter motivação para qualquer coisa implica que pensámos no assunto, que analisámos se o queríamos fazer ou não e se era esse o assunto ao qual nos iríamos dedicar de corpo e alma.
Por outro lado, se uma pessoa se dedica a um ofício (ou outra coisa qualquer), dedica-se também a aprender (gradualmente, mais depressa ou mais devagar, mas sempre aprendendo) como executar esse ofício. Ora se vai aprendendo vai ganhando conhecimentos, transformando-se numa pessoa inteligente (pelo menos no ofício em questão).

Não vou votar para já (até porque não concordo com nenhuma das opções), quero ver o desenvolvimento do tema antes, a ver se mudo de opinião.

Be Well Cool
cparakawa
Bockman, aí tem que se definir o conceito de inteligência. Inteligência pra mim é uma capacidade inata em muitos e aprendida na marra por outros. Não tem a ver com conhecimento (formal ou prático), mas uma pessoa inteligente se sente mais compelida a aprender - estou generalizando.

Li o seu post e vc tem razão parcialmente. A inteligência provavelmente gera motivação para estudar, mas não necessariamente para trabalhar, por exemplo. Mas motivação normalmente tem raiz (es). Pode ser a inteligência. Pode ser a necessidade de sustentar a família. Pode ser a vontade de conquistar algo melhor. Dá pra imaginar um monte de coisas para a pessoa ser motivada. Cães normalmente são motivados, mesmo os mais nécios.

Talvez a inteligência cause motivação para algumas coisas específicas. Mas a inteligência não é condição sine qua non para a motivação, é uma das possibilidades. Então não são coincidentes, o que existe é uma intersecção em que motivação e inteligência se retro-alimentam. Nesta área específica, inteligência e motivação não podem ser dissociadas.

Será que é isto mesmo?
mariohs
A "velha" discussão sobre o conceito de inteligência. Para mim, inteligência é algo que nasce com a pessoa. Sempre vemos pessoas nas escolas que têm mais facilidade de aprender do que outras (quando isso não depende de conhecimento já adquirido). Todos são inteligentes em um certo nível, é por isso que sempre reitero minha opinião que a palavra "burro" soa pejorativo, já que indica que a pessoa nasceu sem nenhuma inteligência.
cparakawa
Eu já vi alguns "burros plenos", e não foi em sala de aula. Se vc expandir o conceito, a pessoa consegue respirar e se alimentar sozinha, ela tem alguma inteligência. Ela consegue analisar a situação (tem fome e tem comida nas proximidades) e toma a melhor decisão possível (coloca a comida na boca, mastiga e engole). Burrice é mito!

Prefiro continuar com meus conceitos mais estritos. Twisted Evil
juninho_14
Creio que motivação é sim o causador de um maior êxito em qualquer situação. Inteligência na realidade não creio que venha de berço. Todos nós nascemos com um potêncial (as vezes diferentes) mas um potencial alto que nem sempre o atingimos... mas inteligencia é uma coisa que vem se desenvolvendo com todos nós. Uma pessoa motivda a fazer qualquer coisa poderá aprender a tal coisa e se tornar "inteligente" diante dakela situação... não sei se me compreenderam mas essa é minha opiniao..

[]s
Joker68
Pra mim, motivação é combustível. Inteligência é o motorista.
Se você tiver combustível infinito, pode dar "n" voltas ao mundo e eventualmente chegar em algum lugar pretendido no início. Com inteligência, você provavelmente identificará de saída o melhor caminho.

Já que a questão é sobre pessoas se darem melhor diante de determinada situação com motivação x inteligência, e imaginando que não existe caso onde motivação = zero ou inteligência = zero, assumo que "se dar melhor" é "resolver por completo" a situação em menor tempo.
Portanto, tendo a pensar que quem tiver mais inteligência do que motivação vai levar vantagem. A inteligência consegue inclusive discernir se alguma alternativa é boa o suficiente para daí motivar o indivíduo a agir. Se não for boa o suficiente, a motivação não surge. Já o cara motivado mas com pouca inteligência raramente vai acertar o alvo, a não ser depois de bastante esforço. Isto tende (normalmente) a gerar frustração com o tempo, diminuindo até a própria motivação...
cparakawa
Você está dizendo que se a pessoa possui muita inteligência e pouca motivação, ela é mais eficiente para resolver a situação. Se o caso é inverso, ela é mais eficaz em resolver a situação. Exatamente isto, penso eu.

Como eu considero que "êxito" -citado na pergunta- é mais próximo de eficácia, então a motivação é mais importante. Este negócio de ler as entrelinhas da pergunta sempre dá esta margem.

Usando a analogia do carro, inteligência é o motorista, motivação é o combustível. Vc descarta as situações extremas, eu gosto de imaginá-las. Cool

Se vc só tem o motorista e não tem combustível, o motorista chega lá se não for muito longe (se der pra ir a pé) e se o objetivo não for levar o carro junto ou uma carga pesada. Se vc só tem combustível infinito, mas não tem como saber a rota, é possível chegar a qualquer lugar de forma aleatória, só que esquece o quanto vai demorar pois vai depender da sorte.

Enfim, ainda considero mais fácil obter motivação do que inteligência.
Joker68
cparakawa wrote:

Enfim, ainda considero mais fácil obter motivação do que inteligência.

Hehe, ainda mais se considerarmos que pessoas inteligentes são mais difíceis de serem motivadas (é preciso um BOM motivo). Wink
cparakawa
Isto quer dizer que gatos sao mais inteligentes que caes. Qualquer coisa eh motivo para um cachorro, jah pro gato ...

Lembrei de um filme, Door to door, sobre como a motivacao consegue superar barreiras.

Mas eh um fato que eh mais dificil motivar alguem inteligente. O sujeito comeca a pensar se o resultado eh recompensador, se o esforco eh muito alto e qual a probabilidade de atingir o resultado, ou o custo beneficio. Tudo ajuda a nao ter motivacao.

Aih vc veh um cachorro que rola, pula, senta, finge de morto e dah a pata pra receber um biscrok (biscoitinho de cachorro). 8/
hive
Quote:
Gostaria que comentassem, quem vcs acham que tem maior chance de obter êxito em uma situação qualquer, o inteligente ou o motivado?

Ficou meio sem contexto a pergunta mas acho que depende da situação qualquer. Se for pra enfileirar 1 km de bolinhos de carne em linha reta, acho que o motivado tem maior chance de ter êxito; se for criar uma rota pra fila de bolinhos de carne, cobrindo todas as ruas da cidade sempre respeitando as mãos das ruas, o inteligente provavelmente terá maior chance. Smile

Eu acho que a "ferramenta" necessária para o êxito ou sucesso é sempre relativa a tarefa em questão. Como vivemos numa era informatizada onde os trabalhos mecânicos são mal remunerados então o ambiente atual é mais fovorável para o inteligente do que pro esforçado. Não acho que a vantagem da inteligência seja um axioma como a maioria das pessoas coloca.

O conceito de inteligência pode variar um pouco mas o indivíduo considerado inteligente basicamente é aquele com a capacidade de avaliar problemas e encontrar soluções mais rapidamente do que a média geral. Parece obvio que no nosso ambiente terá mais sucesso do que um esforçado pouco inteligente se a sorte for a mesma pra ambos.
O esforçado pode ter maior sucesso do que o inteligente se for "esperto" suficiente para ascender apoiando-se nos inteligentes. Acontece muito isso. Conheço um caminhão de gente esforçada, burra e "espertinha" que acaba se dando bem em várias situações.
Muita gente acha até pejorativo o "jeitinho" a "isperteza", etc. Mas eu acho que é apenas uma adaptação de pessoas menos inteligentes para sobreviver.
"A formiga só trabalha porque não sabe cantar." - rauzito
CRPLAYES
Eu acredito que depende da situação... em situações em que seja possível fazer algo sem determinado conhecimento, o motivado obtêm mais êxito que o inteligente, pois a força de vontade é a certeza do sucesso. Já em situações em que seja necessário o conhecimento específico pra se dar um passo a diante acredito que só motivação não seja suficiente, nesse caso o inteligente leva vantagem. O ideal seria conciliar os dois, aí é matar nos peitos e fazer o gol.
pagear
Em geral, penso que o inteligente "ganha" do motivado, porque com sua inteligência maior eu encontra uma melhor resolução, mesmo que esteja sem muita motivação para o caso.

É a minha opinião particular, apenas lembrando que opinião é como BUNDA, cada um tem a sua, mas é mais fácil olhar e criticar a dos outros do que a própria, hehehe...
Gilgamesh
Inteligência. Chega uma hora que a motivação esbarra no conhecimento.

E uma hora que a inteligência clama pela motivação para ultrapassar algumas barreiras.
Ainda bem, estou nessa fase.
Era inteligente, mas preguiçoso e desmotivado. Sonhador.

Agora, com um pouco mais de força de vontade crescente, cada vez mais me saindo melhor.
Tilibra
eu já acho que motivação é tudo Smile

do que adianta ter inteligência e não estar motivado para aplica-la.

Com motivação, qualquer um pode superar seus limites a cada dia.
Uma pessoa motivada e atuante, é claro, pode tranquilamente superar um inteligente.
potterline
MOTIVAÇÃO!

con certeza! ao meu ver a motivação que faz a inteligancia, pois a inteligencia se faz de nosso esforço para estudarmos naum acham?

se vc naum se motiva a se tornar inteligente vc naum sera inteligente, e muitas veses a inteligencia naum te salva de cituações diversas.

Sou a favor da motivação!

um pessoa motivada vale por mil inteligentes! hehe
facool
tá ruinzinho de gramática hein potterline huahua

motivação e inteligência são muito importantes, difícil dizer qual é mais.

acho que depende da situação, uma situação crítica por exemplo, ou de saia justa, que exija um raciocínio rápido, quem se daria melhor? em determinados esportes é a mesma coisa, alguns exigem mais inteligência, e outros motivação.

ademais, o que define pra vcs uma pessoa inteligente?
vandame
assim dizia o sábio chinês: 'mais vale aquele que tentou e não conseguiu do que aquele q nem tentou'

acredito que, vc tendo motivação e indo atrás de seus ideias, mesmo q não se resolva de forma tão inteligente, e passe por um caminho mais complexo, tudo termina no mesmo resultado, a inteligencia é importante, pq ela facilita, mas nem por isso ela resolve tudo se vc não sabe usá-la corretamente ou ainda nem quer usá-la