FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Escolas Tecnicas. O que acha delas?

cparakawa
Estava dando uma olhada no blog do Marcos Guterman, no Estadao, e tive ideia pra este topico.

http://blog.estadao.com.br/blog/guterman/

Num tempo em que o nivel da maioria das faculdades eh baixissimo e o diploma na mao nao vale muito, nao era hora de se voltar a investir em escolas tecnicas (2o grau) e outros cursos profissionalizantes?

Nao soh pra se formar tecnicos em mecanica, eletronica, etc. Mas tbm para dar algum fundamento para as profissoes em que o sujeito aprende na pratica e no chute, como pedreiros, eletricistas, etc. Saber de novos materiais, seguranca e outras coisas que melhoriam a vida nao soh para eles como para as pessoas que contratam os seus servicos?

Eu tenho extremo orgulho de ter passado por uma escola tecnica em seus tempos de gloria. Sou formado pela Federal de SP, no tempo em que o ensino lah era de excelente qualidade (parece que descambou muito com FHC e Lula). Soh pra ter uma ideia, em 1995, 20% dos aprovados da Poli-USP (engenharias) e 25% dos aprovados da FEA-USP (Adm,Economia e Contabilidade) eram formados pela Federal de SP. Da minha turma de processamento de dados, a maioria acabou cursando universidades de excelencia em sp (USP, UNICAMP, FGV, Unesp), acho que uns 30 dentre 40 alunos. Embora vc nao tivesse quimica, historia, biologia e geografia, matematica era de primeirissima linha, e fisica e lingua portuguesa tbm eram muito bem lecionadas.

Nem tanto pela fisica, mas matematica e lingua portuguesa sao essenciais no segundo grau, mesmo que vc pare de estudar. Se a maioria da populacao tivesse acesso a uma escola em que aprendesse uma profissao ao mesmo tempo que tivesse solidos conhecimentos da lingua patria e de matematica, creio que jah se resolveria boa parte dos nossos problemas de educacao e qualificacao profissional.

E vc?
Estudou em escola tecnica?